Copom repete corte de 0,5 ponto na Selic, que vai a 11% ao a

Copom repete corte de 0,5 ponto na Selic, que vai a 11% ao ano

BRASÍLIA – O Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual, para 11% ao ano, sem viés. Foi o terceiro corte seguido desde o fim de agosto, quando o desaquecimento da economia global desencadeou um processo de relaxamento da política monetária no Brasil.

“Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 11% a.a., sem viés”, informou o BC.

“O Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012”.

 

Nas reuniões de agosto e outubro, o comitê já tinha feito duas reduções de 0,5 ponto percentual cada uma, trazendo a Meta de Taxa Selic de 12,5% para 11,5% ao ano. Apesar da queda, a taxa ainda ficou acima do nível em que estava em abril de 2010 (8,75%), quando a escalada da inflação levou o BC dar início a um ciclo de elevações que durou até julho de 2011.    

Como a de outubro, a decisão de hoje foi unânime e não surpreendeu. A mediana das projeções colhidas pelo BC junto a bancos e empresas já mostrava que o mercado apostava em queda de 0,5 ponto nesta última reunião do Copom em 2011. Além disso, nas últimas semanas, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, fez diversos discursos sinalizando a “ajustes moderados” na Selic.

Mais uma vez, o cenário o externo foi o principal motivo para a redução da taxa básica de juros. O Copom teme que, sem alívio nos juros, o cenário mundial de baixo crescimento e de risco de recessão provoque impacto negativo mais forte na  economia brasileira, que já desacelerou. Nesse contexto, ajustes moderados na Selic são considerados compatíveis com a convergência da inflação para a meta em 2012.

Referenciada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a meta do BC é baixar a inflação para 4,5% em 2012, nível substancialmente inferior ao atual. Até outubro, a variação do IPCA em 12 meses chegou a 6,97%. O mercado concorda que haverá recuo. Mas não acredita que a variação do índice em 2012 ficará no centro da meta, como diz o BC. Considerada a mediana das projeções da pesquisa Focus, feita pelo BC, o mercado aposta  que a inflação será de 5,56% no próximo ano.

Nesta semana, o IBGE divulgou uma nova ponderação para o IPCA, que pode reduzir a inflação do índice no próximo ano. O novo cálculo é feito com base na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/2009. A média de 0,3 ponto percentual de redução apurada pelos analistas privados faz com que a previsão da inflação para 2012 caia de 5,56% para 5,26%.

(Mônica Izaguirre e Murilo Rodrigues Alves | Valor)

http://www.valor.com.br/financas/1118130/copom-repete-corte-de-05-ponto-na-selic-que-vai-11-ao-ano

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador