Assembleia aprova por unanimidade afastamento de diretor da USP Leste

Jornal GGN – Reunião aberta da EACH/USP Leste (congregação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades), realizada na manhã da quarta-feira (11), terminou com a aprovação do afastamento do diretor-geral da instituição, José Boueri Filho e do vice-diretor, Edson Leite. Segundo informações obtidas junto a funcionários da administração e a professores, a saída de Boueri poderá ser oficializada na quarta-feira (18).

O encontro foi convocado pela direção da EACH, para escutar alunos e professores em greve desde a notícia de autuação da universidade pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), na última sexta-feira (6), por ter descumprido exigências de controle e despoluição do solo (veja em documentos). O professor Jorge Machado, do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH explicou, entretanto, que a congregação não tem poder deliberativo. Logo, a decisão final caberá à reitoria da USP.

Para funcionários da direção, as chances de afastamento imediato de Boueri são significativas. O docente assumiu o cargo de direção da USP Leste em 2010 – desde então vem colecionando uma série de reclamações. Em junho de 2011, o diretor-geral do Parque Ecológico do Tietê protocolou na Secretaria de Recursos Hídricos do estado de São Paulo uma notificação (veja abaixo) pedindo para que o diretor do Campus USP Leste parasse de tirar terra e entulho da área de concessão do parque, localizado na várzea do rio Tietê, portanto com alto nível de fatores contaminantes. Já, em 2012, o ginásio poliesportivo do campus foi interditado por risco de desabamento, e até hoje permanece isolado.

A USP Leste foi construída entre a várzea do rio Tietê e o bairro Ermelino Matarazzo, onde, há algumas décadas, indústrias da região despejavam resíduos químicos. O local também servia como depósito de terra retirada no processo de desassoreamento do rio Tietê, conta o professor de Gestão de Políticas Públicas da EACH, Wagner Iglesias.

No final da reunião da quarta-feira, que contava com representantes de professores, alunos e funcionários, duas propostas foram apresentadas. A primeira sugeriu que a escolha de um novo diretor fosse marcada para novembro. Até lá, a atual direção se manteria no cargo. Segundo o professor Jorge Machado, o próprio Boueri sugeriu essa proposta. A outra saída apresentada e aprovada por unanimidade na congregação foi o afastamento imediato de Boueri e Leite, com eleições em um mês.

O afastamento de Boueri só poderá ser oficializado caso a reitoria da USP acate o pedido dos manifestantes, em caso de renúncia ou pedido formal do diretor de afastamento do cargo por motivos pessoais ou por demissão. Na próxima quarta-feira, a congregação da EACH fará um novo encontro, desta vez fechado, para decidir se acata, ou não, a decisão tomada na reunião deesta semana.

Dentre as 11 exigências da Cetesb, não cumpridas pela universidade, está a instalação de um sistema de extração de gases inflamáveis em todos os prédios. A concessionária deu 60 dias, a parti de 6 de setembro, para a USP atender às exigências de segurança. Enquanto isso, parte da instituição permanecerá interditada.
 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador