Pesquisa Datafolha gera balanço positivo para Fernando Haddad

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Jornal GGN – Embora a manchete de capa do jornal Folha de S. Paulo da segunda-feira (30) destaque que apenas 17% da população de São Paulo aprovam a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), os resultados da pesquisa Datafolha também revelam uma série de dados que provam os feitos positivos do petista.

No quesito transporte coletivo, por exemplo, dobrou o número de usuários que consideram o serviço ótimo ou bom na capital paulista. Hoje, a aprovação atinge 31% dos entrevistados. Em junho de 2013, quando o município enfrentou manifestações populares em busca da redução da tarifa, apenas 15% consideraram o serviço satisfatório.

Também aumentou, segundo a pesquisa, o número de pessoas que costumam usar os ônibus que percorrem as faixas exclusivas. O número cresceu de 66%, em junho de 2013, para 79%. “O período coincide com a ampliação das faixas em toda a cidade pela gestão de Fernando Haddad”, destaca a publicação.

Outro índice que caiu quase que pela metade foi o número de pessoas que consideram o transporte coletivo ruim ou péssimo. No levantamento atual, a margem é de 34%. No ano passado, 55% dos entrevistados se disseram insatisfeitos com o serviço. Em contrapartida, cresceu de 74% para 81% o número de usuários de veículos particulares incomodados com o trânsito. 

Balanço positivo

Em função da pesquisa Datafolha e do balanço de 18 meses do governo Haddad, a Folha dedicou uma página inteira às obras de peso que o petista prometeu tirar do papel até o final de seu mandato, em 2016.

De acordo com o periódico, das 123 promessas, o prefeito deu andamento a 108 metas, cumpriu outras 13 e mantém no papel apenas dois projetos: a implantação da inspeção veicular gratuita, cujo certame foi suspenso pelo Tribunal de Contas, e a criação de 150 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus na modalidade BRT, que também teve a licitação paralisada.

Entre os pontos altos da administração petista em São Paulo está a instalação de 337,3 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, inaugurados até 25 de junho. Haddad superou a promessa inicial de implantar até 150 quilômetros de faixas em um ano.

Entraves no processo licitatório e de licenciamento também emperram, segundo apurou a Folha, a construção de quatro hospitais (Haddad havia prometido três), de Unidades Básicas de Saúde (das 43 prometidas, Haddad entregou quatro e mais uma está em obra), de creches (243 prometidas, 26 entregues e uma em andamento) e de Centros Educacionais Unificados (20 prometidos, 1 em fase final de construção, 9 em andamento e 10 com terreno definido).

Popularidade 

Apesar dos inúmeros feitos, a Folha destaca a baixa popularidade de Fernando Haddad entre os moradores de São Paulo. De acordo com a pesquisa Datafolha, apenas 17% classificam a gestão do petista como ótima ou boa. Em junho de 2013, o volume era de 18%.

A oscilação está dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais. O resultado vai ao encontro do posicionamento de inúmeros especialistas que acreditam que Haddad não tem conseguido dar a publicidade devida aos projetos que vem executando no comando do Paço.

Ainda de acordo com a pesquisa Datafolha, os que responderam que o governo Haddad é regular somam 44% (alta de 2% em relação a 2013). Outros 3% não souberam avaliar a administração petista e 36% consideram-na ruim ou péssima.

Entre as justificativas para a tal baixa popularidade de Haddad, a Folha destacou a derrota do petista na tentativa de reajustar o valor do IPTU. Além disso, lembrou que o chefe do Executivo enfrentou movimentos e greves – caso dos motoristas de ônibus, em maio, e invasões do MTST em áreas abandonadas em função da discussão do Plano Direitor na Câmara de Vereadores. 

Influência 

Na avaliação da Folha, Haddad viu minguar a expectativa de aumentar a receita do Paço sem o reajuste do IPTU. Mas, ao mesmo tempo em que destaca a derrota do petista e o orçamento municipal enforcado demais para dar conta de grandes obras, o jornal frisa, nas entrelinhas, uma vantagem de Haddad: ele tem angariado apoio do governo federal para financiar inúmeras obras.

Além disso, o prefeito de São Paulo conseguiu articular diversas secretarias para dar vida, sem forçar o orçamento, a programas como o Braços Abertos, que ajudou a reduzir o número de viciados em crack na região central de São Paulo – problema que durante décadas parecia insolucionável.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

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  1. Independente da agua -que nao

    Independente da agua -que nao eh problema causado por ele mas por irresponsabilidade do PSDB e uma seca das bravas causada por desmatamento uns 600 ou 800 quilometros ao oeste- o que Haddad pode fazer a respeito do misero “desenvolvimento” do metro de Sao Paulo, gente?

    Se ele tivesse uns quilometrinhos pra mostrar daqui a 3 anos, a coisa seria bem outra -nao, o PSDB nao os mostrou e nao vai mostrar tampouco.  Essa bola em particular esta na mao deHaddad.

    No mais, marquem essas palavras:  o PT esta entrando em uma fria gigantesca ao tentar alcancar a governadoria de SP.  Que o PSDB se vire mais um pouco por la com seus eleitores.  O Brasil esta ADORANDO assistir.

    1. Para de jogar praga Ivan,

      Para de jogar praga Ivan, mais 4 anos de PSDB por aqui é demais … kkk

      Penso que o PT não chegou ao estado de São Paulo por falta de quadros políticos. Padilha está muito à frente de Mercadante, Alckimin não terá um debatedor tão fraco como teve anteriormente.

      Se o PT tiver melhores propostas, acho possível que ganhe a eleição. Foi na base das propostas que Haddad ganhou.

  2. É verdade!
    17% de ótimo e 36%

    É verdade!

    17% de ótimo e 36% de ruim e péssimo é muito bom!

    Tão bom que o Lula já cristianizou o Padilha. O balanço positivo é que o Dono do PT percebeu que a dupla Poste sem alça do PT paulista seria impossível de ser carregada e lançou o Padilha aos tubarões, sem se importar em humilha-lo frente ao Maluf.

    Eu sigo rindo!

    1. Ri melhor quem ri por último.

      Siga rindo Mauro. O Haddad tá fazendo boa plantação. Do que entendo em detalhe – gestão pública de resíduos – está sendo exemplar. Esse prefeito é corajoso e atrevido. Ri melhor quem ri  por último.

  3. Ou seja, Haddad está se saindo melhor que a encomenda…

    Infelizmente o conservadorismo dos paulistanos e a açao da mídia impedem que seus feitos sejam mais reconhecidos. Mas isso acaba mudando, é impossível tapar sol com peneira. 

    1. Eh isso que os paulistas de

      Eh isso que os paulistas de SP NAO conseguem entender!

      O “conservadorismo” paulista veio TODINHO da circulacao de dinheiro -inegavel- que comecou a alguma epoca do fim dos anos 60 ou comeco de 70.  Nao que era la essa “circulacao” de dinheiro entre a populacao.  Nada tao complexo.  A “circulacao” do dinheiro paulista era toda pra exportacao.  Essa eh a razao que eles “investiram” em tudo no mundo e fizeram o Brasil passar fome varias vezes.

      Nao estou falando vaziamente, Anarca, isso eu vi com os proprios olhos desde o comeco dos 70.  No Brasil inteiro a mantra era esse:  Sao Paulo eh uma merda sim, mas eh “cidade so pra negocios”.  Isso eh, voce quer “ganhar dinheiro” aas custas da exportacao de dinheiro brasileiro?  Va pra SP.

      Era tudo concentrado la, nesse cu de judas.

      O “conservadorismo” dos pobres (!!!) em Sao Paulo devida do fato deles se considerarem melhores que o resto do Brasil porque essa era a lavagem cerebral que a media brasileira destinava a eles.

      Em suma:  pura arrogancia.

      Que se afundem com sua tucanada porque o Brasil esse rabo sujo nao abana de novo.  Antes a causa fosse somente a internet.  Nao eh.  Eh uma soma de fatores enormes, dos quais o governo Lula/Dilma eh a maior parte.  SP nao vai enganar ninguem mais.  Repetindo:  que se afundem.

      1. Sou  paulistano e não vou me

        Sou  paulistano e não vou me afundar não rs..

        Voce acertou em 90%  a análise e certamente não generalizou

        a manipulação, que realmente há e esta bem viva ,Inclusive   no

        detalhe de que quem migra prá São Paulo  fica paulista tambem.

        Mas a soluçaõ sai do coração do monstro, já foi pior  e  só aqui

        surgiria um Lula ou  um PT entre outras coisas positivas.Quanto

        aos “TUCANOS”, são coronéis empolados.Mas tivemos Maluf ,

        outros… Cesar Maia, Agripino,Aécio,Garotinho,Yeda,ACM’s e o

        Brasil roda…e roda e vai melhorando.

  4. Em São Paulo, Haddad apanha

    Em São Paulo, Haddad apanha mais da mídia do que a Dilma, algo que eu considerava até fisicamente impossível.

  5. O haddad pegou uma “bucha”

    O Haddad pegou uma “bucha” pesadissima e esta dando conta sim,

    apenas um detalhe: Atenda mais a periferia Haddad, cada vez mais,

    é dali que virá o novo , onde os resultados aparecem.

  6. Paulistas ainda não estão preparados

    Infelizmente a maioria dos paulistanos ainda não estão preparados para uma adminstração corajosa e inovadora como a do Prefeito Haddad,.É  impressionante como uma cidade de perfil tão cosmopolita é majoritariamene provinciana e é alvo fácil de uma midia manipuladora que certamente escondeu dos entrevistados que as obras que não sairam do papel ou ainda estavam paralisadas são de responsabilidade dessa “justtiça” tão escancaradamente  partidarizada ..  

  7. Dinâmico, enérgico com ternura

    Fernando Haddad, mesmo não sendo bem auxiliado em certas áreas, está fazendo uma administração dinâmica, enérgica, com toques de ternura. Haja visto o já apontado caso da Cracolândia que ficou mais de uma década a espera de ação profícua nas gestões Kassab-Serra. Om mesmo se aplica na cultura.  E no transporte urbano, a melhoria é incrível, embora tenha que ter cuidado: é uma área fácil de ser sabotada. Aliás, já é pelas frequentes passeatas na avenida Paulista toleradas pela mídia, pela polícia do governador do estado. Ninguém tem o direito de fechar ruas. E nesse sentido, creio que o prefeito e a câmara dos vereadores teriam que protestar com mais enegria e indignação. Se Haddad fizer isso, vai ganhar pontos.  

    1. Nao existem manifestaçs que nao atrapalhem o trânsito!

      Querer impedir isso é uma forma dissimulada — nem tanto… — de querer impedir o direito legal que o povo tem de manifestar-se. Por mais que eu desaprove as manifestaçoes que vêm ocorrendo, nao vou, por causa delas, querer que o direito a manifestaçoes seja sufocado. 

      Se Haddad fizer isso, pode ganhar pontos por um lado, mas perde muitos por outro, sobretudo entre os seus simpatizantes! 

      1. sem atrapalhar o transito

        Existem, sim, manifestações que não atrapalhem o transito. Em outras nações, domocráticas. Só em revoluções, isso não acontece. Não é o caso do Brasil. Não é justo 200 sem tetos fecharem ao mesmo tempo duas avenidas sob o olhar passivo da PM do governador tucano. Claro, o fato gera raiva na maioria da população que acusa o PT de responsável. E não  apolícia mal paga.  Mas o prefeito também leva a culpa, ele tem que protestar. O direito legal de manifestar-se pode continuar existindo sem impedir e tumultuar, deliberadamente, o direito de ir e vir. Fazer o contrário, de forma impositiva e muitas vezes brutal (quebrar lojas) é típico do fascismo.  

        1. Papo de direitista. E de vira-latas colonizado

          Essa de que nao existem manifestaçoes que atrapalhem o trânsito em outras naçoes democráticas. E as imensas manifestaçoes na Espanha, na Grécia, as do Occupy, etc? Sao delírios? 

  8. Obstáculos  a execução dos

    Obstáculos  a execução dos projetos de Haddad,convertem-se  em apoio e futuros  votos, seja Padilha ou o próprio.Embora  a vocação suicida  dos paulistas e paulistanos na escolha   dos seus administradores seja  incompreensível, há uma atração  patológica  pelos  cleptomaníacos que  desde  Ademar de Barros formaram uma linhagem sólida e contínua, o que  explica de  certa  forma,a  inabilidade eleitoral dos bandeirantes.

     

  9. Um cara correto, honesto e

    Um cara correto, honesto e bem intencionada

    Mas tambem miope. Exemplo?

    A 23 de maio parada e a faixa de onibus vazia fora do horario de pico

    Flexibilidade prefeito

    1. Num dia desses um
      Num dia desses um comentarista encheu a boca para dizer sobre a burrice do planejamento do BRT em Beagá: a avenida parada e as faixas vazias.

      Eu penso que vcs não entenderam a logica de uma via exclusiva para ônibus e defendem – na verdade – a não preferencia do transporte público.

      Fora do horário de pico ônibus continuam a trafegar agora numa freqüência menor – por causa da faixa de horários. Mas ha numero considerável de pessoas em circulação ainda! De outro modo, nada impede que o numero de ônibus aumente com o tempo.

      Fluiria a fila de carros “fora do horário de pico”? Sim. Consequentemente aumentaria o tempo de viagem de quem esta no coletivo, reduzindo conforto e aumentando, insatisfação, afastando usuários.

      1. O equilibrio entre transporte

        O equilibrio entre transporte publico e individual deve ser buscada dando preferencia ao coletivo ( o obvio)

        São Paulo vive uma realidade completamente distinta a de BH tai 02 exemplos

        -PSDB construi 700 metros/ano de metro, é um nº que mostra a incompetencia absurda

        -As faixas aqui em São Paulo foram absurdamente mal planejadas

        Se Haddad continuar assim sua popularidade tambem assim vai ficar

         

        1. Não vejo mau planejamento

          Faixas exclusivas diferem de corredores de ônibus.

          As faixas exclusivas da 23 de maio, tão criticada pela Folha, tornam a viagem muito mais rápida. Hoje, do Paraíso à Sé no corredor da 23 de maio gasta-se de 7 a 8 minutos. Um ônibus que faz o mesmo percurso (do Paraíso à Sé), mas não utiliza faixas exclusivas, leva de 25 a 30 minutos. Digo isso por experiência própria porque já cronometrei ambos os tempos.

          Infelizmente, São Paulo nas gestões anteriores, deu preferência ao transporte individual e a cultura de deixar o carro em casa levará um pouco de tempo. Mas dizer que há mau planejamento porque tem um monte de carro parado enquanto os corredores estão vazios demonstra nada menos que a “burrice” ou ignorância de quem ainda prefere utilizar o carro.

           

    2. Walter,  também observo isso

      Walter,  também observo isso na av. 23 de maio.

      E ADORO!!  Quando passo por ela, sempre de ônibus, vou na janela dando “tchuazinho” pra quem tá lá parado e inisite em andar de carro.

    3. A lógica das faixas de ônibus

      A lógica das faixas de ônibus é que fiquem livres para os ônibus passaram, se ficarem engarrafadas não precisa de faixa é manter o mesmoi engarrafamento do transporte individual.

  10. A opinião dominante é que o

    A opinião dominante é que o atrasado Estado de São Paulo não compreende o avanço que Haddad significa.

    Dinamismo com amor, vide a Cracolândia, caso único no mundo em que, para combater as drogas, o administrador criou uma zona livre para traficantes, enquanto os viciados são financiados pelo município, que não julga necessário trata-lo.

    Um humanista! Criou a Terra Sem Lei com aplausos entusiasmados.

    Enfim, o Haddad é ótimo, o povo paulistano é que não presta.

    Sigo rindo de baldes…

     

     

  11. Minha filha mora em SP e

    Minha filha mora em SP e agora só anda de ônibus e está achando uma maravilha.  O Haddad, como a Dilma, peca na área de comunicação. Tem que divulgar qual poder vetou a adequação do IPTU e o que a perda dessa arrecadação causa no desenvolvimento de projetos além é claro das realizações.

  12. O Haddad tem ido muito bem,

    O Haddad tem ido muito bem, para mim está melhor até do que a Marta. Acho que até as próximas eleições municipais muitas iniciativas terão dado resultado. Acredito que após as eleições ele deve implantar uma expansão do rodízio que dará algum oxigênio para o trânsito, depois de uma resistência inicial todo mundo vai gostar do resultado. Corredores de ônibus já terão sido inaugurados aumentando a adesão ao transporte coletivo e a satisfação de todos os usuários. Os novos hospitais também serão lembrados pelos eleitores. Isso sem falar de outras grandes iniciativas como a solução inovadora na Cracolândia.

    Espero eu que a prefeitura consiga contornar esse problema de comunicação, essa prefeitura é boa demais e está fazendo muito. Tem uma parcela de jumentos elitistas na população paulistana, esses não tem jeito, mas a maioria da população, a parcela que elegeu Haddad, só não apoia por falta de informação, afinal a mídia fica destilando o veneno todo dia, a influência deles é muito grande.

    Aí entra o assunto batido que adoro repetir, o maior problema nacional: Cadê a Ley de Médios?

  13. O q a Folha tem a ver com a realidade?

    o melhor balanço mesmo seria deixar de medir desempenho de governo popular pela régua da Folha de S. Paulo. Eu também peguei a época em que a Folha refletiva a sociedade, mas isso foi há muito tempo. Na verdade é edulcorar o passado. Eu é que era um elitista e a Folha me representava. Em 2014 isso não faz mais sentido

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