Vestido de gari, Doria varre a cidade por “10 segundos” e promete repetir a cena toda semana

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O prefeito de São Paulo João Dória (PSDB) começou os trabalhos no Paço vestido de gari para uma ação junto à imprensa, na manhã deste dia 2. Sem abrir mão de tênis de marca e corrente de ouro, o prefeito varreu a cidade por “10 segundos”, de acordo com relatos do Estadão. 

Ele disse que repetirá essa iniciativa toda semana, até o fim do mandato, numa campanha pelo projeto Cidade Linda. O prefeito recebeu críticas da jornalista Vera Magalhães, que considerou a cena “midiática” e vazia de sentido prático. Não era necessário fazer isso para firmar a imagem de “João Trabalhador”, disse.

Doria também obrigou que seus secretários se vestissem de gari. O Estadão disse que ele dividiu opiniões. Alguns profissionais acharam a cena hipócrita.

Por Luiz Fernando Toledo

No Estadão

Doria se veste de gari e promete limpar a cidade pessoalmente toda semana

Em sua primeira agenda pública, o prefeito eleito João Doria (PSDB), vestido de gari, se comprometeu a fazer, pessoalmente, varrição das ruas da cidade de São Paulo uma vez por semana até o fim de sua gestão.

“Toda semana, em todos os eixos, o Prefeito estará lá, vestido de gari, ajudando a limpar a cidade para demonstrar que é trabalhando que nós vamos limpar a cidade. Em quatro anos, todas as semanas”, disse o tucano.

O gesto de Doria simboliza o início do programa Cidade Linda, de ações de zeladoria e limpeza urbana na capital ao lado de seu secretariado também vestido como gari. O projeto tem como foco a limpeza de praças, jardins, parques, avenidas e demais espaços públicos, especialmente os que tiverem sido alvo de vândalos ou de pichadores.

O prefeito chegou antes do horário marcado, por volta das 5h50, e praticamente não conseguiu fazer o trabalho de limpeza por causa do assédio da imprensa e da população, que apareceu para apresentar demandas da cidade. “É bom vocês acordarem muito cedo”, disse à imprensa. O secretariado recém empossado de Doria também se vestiu como o chefe e participou do evento.

Apesar do uniforme, o prefeito não abriu mão de seus itens de luxo. Ao invés das botas utilizadas pelos garis, preferiu usar um sapatênis da Osklen, que custa cerca de R$ 450 no site da fabricante. No pescoço usava uma corrente que parecia ser de ouro.

A varrição prometida ficou só no gesto: cercado pela imprensa e por cidadãos, o prefeito só conseguiu colher algumas folhas e colocá-las no cesto de lixo em uma ação que durou menos de 10 segundos. Antes de pegar no cabo, ganhou um par de luvas de uma gari que o abraçou. “Posso usar?”, perguntou. “Não, é só para tirar foto e depois você me devolve”, retrucou ela.

Após cerca de uma hora sem conseguir varrer, Doria parou para tomar café em um bar da região. A ação causou tumulto: fotógrafos e cinegrafistas começaram a subir nas mesas do estabelecimento e até no balcão para registrar o momento. O secretário de comunicação Fábio Santos pediu que descessem. “É sacanagem com o bar”, mas não foi obedecido.

Entre os garis a ação foi vista sob diferentes ângulos, da ridicularização ao elogio. “Ele vai virar meme (imagem que viraliza nas redes sociais com algum tipo de piada) até dizer chega”, disse um deles em meio à multidão. Outros viram o prefeito com bons olhos. “É bom que ele vai conhecer a cidade. Falta organização no centro. Junta muito carroceiro e morador de rua e eles fazem uma bagunça, uma sujeira. Se mexer com eles, partem para cima. Já presenciei muita briga, principalmente na Cracolândia”, diz o motorista dos garis Cleber Pedro da Silva, de 38 anos, há oito meses no cargo.

Alguns moradores de rua ficaram revoltados por terem sido retirados do local. Eles foram convidados a ficar em uma quadra para que a ação fosse realizada. “Tenho duas carroças, a barraca e um cachorro. Não cabe nada na quadra, fora que tira o lazer das crianças”, reclamou Débora Moreira Silva, de 37 anos. Ela disse que a população local foi avisada da ação com dez dias de antecedência.

Outros moradores de rua que já estavam na quadra disseram ter recebido promessas de receber uma bolsa-aluguel para que saiam da rua. “Pegaram o nome de todos que moram aqui”, disse Pâmela de Oliveira, de 37 anos, que está na praça há quatro meses. “Nós também ajudamos a limpar. Eu mesmo tirei duas carroças de lixo daqui”, disse um morador de rua que pediu para não ser identificado.

Doria também se comprometeu a ser catador de recicláveis por um dia durante o evento, ao ser abordado por representantes do movimento social Pimp my Carroça. Eles entregarem a ele o manifesto “Do lixo, vivo!”, com reinvindicações da categoria sobre coleta seletiva de lixo. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Haddad

    Haddad saia do seu ap no paraiso pegava o busao que o levaria ao seu trabalho ou seja no gabinete de prefeito eleito por SP, o chamavam de demagogo.

    Doria qus repetir a atitude de Janio que desinfetou a cadeira em que FHC sentou se antes de vencer a eleiçao , ele só quer dizer aos eleitores que vai limpar a cidade dos avanços do PT, nada mais que isso !

  2. Pobre povo

    Pobre pelo que é; e mais pobre pelo que os coxinhas acham que é.

    Cada um tem o governo que merece.

    Falta agora saber o que o Boris Cassoy irá falar….do alto das suas vassouras!!!

  3. Hipocrisia não faltava ao
    Hipocrisia não faltava ao antigo governo. É a cidade desde a saída do kassabe estava imunda também no sentido literal.

  4. A cidade precisa de pão e circo?

    É disso que a cidade precisa, um showman vestido de gari, ou de um prefeito de verdade, que saiba ser gestor (o que o Dória alega a todo segundo que será)? A função de um prefeito é se vestir de gari (como se a cidade não tivesse garis…), ou coordenar sua equipe, estabelecer políticas públicas, gerenciar e cobrar resultados?

    Se o Dória não sabe as competências de um prefeito, e nem tem ideia que a função do prefeito não é ser gari, lá vamos pra 4 anos de pão e circo (e incompetência) em São Paulo…

    P.S.: Quando Haddad pegava o ônibus pra ir ao trabalho, era trucidado nas redes sociais, chamado de demagogo e coisas piores. Agora quando o Dória se veste de gari (e promete fazer isso toda semana…) as redes sociais o louvam, como se ele tivesse descoberto a pólvora, a roda, o fogo e a cura do câncer ao mesmo tempo. 

  5. Pera la, ne?  Eu pensei que a

    Pera la, ne?  Eu pensei que a profissao mais discriminada de Sao Paulo fosse prostituta!

    Porque ele nao vai dar por 10 segundos tambem?

  6. Varre, varre vassourinha….

    Outro ex-prefeito de São Paulo também era chegado em usar vassoura como instrumento de marketing. Virou presidente! (minúscula proposital). Depois renunciou pq viu que não dava conta e foi o início de um processo que jogou o país em 21 anos de ditadura. Realmente, São Paulo sabe escolher seus governantes.

  7. Quem sabe se as patacoadas, e

    Quem sabe se as patacoadas, e a inoperância prevista desse babaca não serão suficientes para enaltecer Hadad, que só não foi reeleito pela campanha imunda da imprensa, bajulando os tucanos paulistas, pra variar. 

    O PT se lascou nas últimas eleições, mas tudo leva a crer que seus substitutos, impostos, farão o mau serviço em favor dos petistas.

    O que não faltam são pessoas hoje decepcionadas com Temer, dizendo que votará em Lula de novo. O povo agiu pela insensatez, e já está pagando caro por isso na escala maior, 

  8. Do Twitter

    Dória se veste de prefeito mas não governa; local já havia recebido o melhor prefeito previamente

    Bem, prefeito. Essa é a vassoura. Isso, com as duas mãos. As cerdas são para baixo, senhor. Os movimentos são parecidos com os do golfe…

    Jânio Quadros, João Dória Jr e a vassoura: definitivamente uma parte de São Paulo ama varrer o futuro.

    Bom ano a todas e todos.

  9. ele dividiu opiniões

    com certeza.

    os puxa sacos de sempre, adoraram.

    os demais estão divididos entre os que não acreditam no que viram, e os que estão com a barriga doendo de rir.

  10. Não perco meu tempo para

    Não perco meu tempo para comentar uma merda dessa.

    Aqui no RJ o Crivella foi mais original, foi doar sangue.

    Mas isso tem um informação subliminar. Doo sangue agora, para depois ser o vampiro o do povo. Eles não poderão reclamar, pois fiz o mesmo.

    O povo não entende nada, esses politicos são proativos.

     

  11. Demagogo. Deve ter tomado

    Demagogo. Deve ter tomado Champagne  com caviar de desjejum para depois ir fazer pose  . O pior é  que tem gari bobinho que gosta , fora parte (a maioria, não esqueçamos) da paulistada, êta nóis….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador