Secretário reconhece erro da Prefeitura de BH na obra do viaduto que desabou

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Secretário reconhece descaso da fiscalização em obra que desabou em Belo Horizonte

Do Estadão Conteúdo

O secretário de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte (PMBH) e presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Lauro Nogueira, reconheceu que houve descaso na fiscalização da obra do viaduto que desabou nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, e disse que a prefeitura é corresponsável pela queda de uma das alças do elevado.

— A prefeitura tem responsabilidade, assim como a construtora e os técnicos contratos para a fiscalização — afirmou.

Enquanto funcionários que trabalhavam no local garantem que a obra seguia a toque de caixa, o secretário afirma que o viaduto não era uma obra da Copa do Mundo e, por isso mesmo, não havia pressa na sua entrega. As causas do desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Pedro I, que matou duas pessoas e deixou outras 22 feridas na capital mineira, só serão conhecidas em 30 dias, após as perícias.

Além dos especialistas do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia (Ibape) de Minas Gerais e do grupo técnico indicado pelo Conselho Regional de Engenharia (CREA), um terceiro laudo será produzido por peritos contratados pela Cowan, empresa que realizava a obra. As primeiras análises sinalizam que um afundamento de seis metros do pilar principal, após a retirada das escoras, pode ter causado o desabamento.

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais informou que o inquérito policial destinado a apurar as circunstâncias que envolveram a queda do viaduto já está em andamento na 3ª Delegacia Regional de Venda Nova. Segundo a polícia, a primeira providência adotada foi acionar a perícia técnica e colher informações de pessoas que estavam no local. Foram realizados os trabalhos periciais, sem os quais os corpos não poderiam ser liberados para as providências de sepultamento.

A perícia de engenharia legal do Instituto de Criminalística prosseguiu com os procedimentos, visando a elaboração do laudo pericial, que deve ser concluído no prazo de 30 dias. Segundo o delegado que preside os autos, a coleta de provas técnicas é importante nesta fase inicial da investigação, assim como a formalização das declarações de envolvidos e depoimentos das testemunhas.

O Ministério Público mineiro também investiga, há dois anos, indícios de superfaturamento no projeto, orçado em R$ 154 milhões, detectados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Risco

O temor, agora, se direciona para outras obras em andamento. A demolição da alça do viaduto que permanece de pé, por exemplo, não está descartada e a Câmara Municipal de Belo Horizonte cancelou seu recesso, para “dar um retorno à sociedade mineira”, como disse em nota. Evitar o alarmismo neste momento, três dias antes de Belo Horizonte receber uma das semifinais da Copa do Mundo, é a maior preocupação das autoridades.

Enquanto uma das vítimas do desabamento era velada, o secretário de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, afirmou que foi criado um serviço de acompanhamento psicossocial para vítimas do desabamento e parentes. Os familiares de Hanna Cristina dos Santos, motorista morta no acidente, disseram, porém, que os responsáveis pela obra não manifestaram apoio à família.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

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  1. Alguem pode explicar bem

    Alguem pode explicar bem explicadinho pra todos nos porque Minas exporta minerio de ferro e faz viadutos de concreto?!?!

    1. Sim:

      além de produzir minério de ferro para exportação, Minas é um grande produtor de cimento. 

      A capital brasileira de cimento se chama Pedro Leopoldo. 

       

  2. Enquanto isso

    Enquanto isso, impunemente, a TV Globo ja espalhou pra todo pais que era uma obra da copa do mundo … E os coxinhas repercutem nas redes sociais.

  3. Perda de tempo!

    Ô perda de tempo! Os blogs sujos, como o do Nassif, só publicaram matérias bundas como essa sobre a queda do viaduto.

     

    Seguem o PIG, apenas, ao tratar esse absurdo como acidente.

     

    Sim, o olhar deveria ser para o absurdo da queda do viaduto e não de festas ou responsabilidades pela fiscalizaçãol

     

    Afinal, como pode cair?

     

    Material de terceira, projeto de estagiários que porra foi!

     

    Mas os blogs sujos, pautados pelo PIG, ficaram no mais fácil.

     

    Pena!

    1. O primeiro viaduto desviado

      O primeiro viaduto desviado em 30 centimetros foi ha CINCO MESES ATRAZ, Silvio.  Ate hoje nao tem laudo…

      Nada a ver com os blogs.  Eh o governo, especificamente a prefeitura de BH, e eh MESMO.

  4. Quem vai pagar a conta?
    A responsabilidade por pagar a remoção e a reconstrução do viaduto deveria ser do executor. O fato de não ser fiscalizado não autoriza o executor a fazer mal a obra. Não deve haver erro de projeto. Se houvesse era obrigação do executor denunciar isso antes de começar. A prefeitura assumir a responsabilidade pode dar margem para safar o executor. Uma hipótese plausível seria causa relacionada à qualidade ou quantidade dos materiais utilizados ou não utilizar o processo construtivo corretamente. Tudo para minimizar os custos. Repito: não haver fiscalização não causa a queda. A responsabilidade da executora não pode ser afastada.

  5. A responsabilidade da
    A responsabilidade da prefeitura é subjetiva em relação às vítimas. Mas a p de efeitura deve cobrar a responsabilidade da executora.

  6. Jogada politica! Como o


    Jogada politica! Como o candidato é de minas e do psdb, o sonho de consumo da corrupta mídia, tudo não passa de acidente quando não colocada a culpa diretamente à Presidenta. Não pode, estratégia política, esse “acidente” permanecer no noticiário, deve ser esquecido para não prejudicar o novo “moralista” da corrupta mídia. Num momento desses, me sinto orgulhosa de nunca ter compactuado com a direita, nunca ter dado um votinho sequer para qualquer candidato escolhido pela máfia midiática. A podridão debaixo dos tapetes desses políticos inflados pela mídia, é tão grande quanto a podridão da máfia midiática e da máfia justiceira. Enquano isso, os vira-latas não cansam de votar nesses candidatos virtuais, de papelão que a midia produz para eles idiotizados, imbecilizados, consumistas doentios(consomem até falsificações pagando por preço de ouro), desiquilibrados. Nas andanças pelo mundo, NUNCA vi um “povo” torcendo contra o próprio país e ter, como seu governante, uma mídia velhaca, corrupta e totalmente idiotizante. Olha a programação que essa mídia oferece para eles: luciano huck(quer concorrer para, pasmem, presidente do país em 2018) com suas ofertas de jovens para “princípes” estrangeiros: entrevistas com marias chuteiras ensinando como transar, agarrar um jogador de futebol: uma tal de “japa”(esqueci o nome dela, mas eles também a chamam de japa), oferecendo chiliques como visual do programa(meus deuses, como pode alguem com uma dicção,  uma voz como a dessa mulher ser apresentadora de programa? E pensar que nossos grandes e reais, cheios de belezas reais, artistas estão totalmente fora do contexto de cultura(?) dessa mídia ridícula. A miséria cultural num espaço que é público, tv,  desanimador. Dá para entender o porquê dos protestos de julho/2013 quando se vê, durante uma semana, como nossa velhaca mídia consome a possibilidade pensante, inteligente, cultural. Essa mídia cria pessoas sem identidade própria.

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