Por Marco Antonio L.
Do Jornal GGN
Transporte privado obteve mais investimentos do que público
Alvo de reivindicação nas manifestações, o preço cobrado pelas passagens de ônibus foi 65% maior do que a inflação entre 2000 e 2012, gerando um custo superior ao índice dos automóveis particulares e da gasolina. Ou seja, enquanto o transporte público ficou mais caro, o privado ficou mais barato e ainda contou com incentivos do governo, como a redução do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI).
O conforto, a praticidade e a facilidade na compra de automóveis particulares resultou na queda de 25% da demanda de transporte público em comparação com os anos 90, gerando um círculo vicioso que favorece, novamente, o aumento das tarifas. É o que aponta a Nota Técnica – Tarifação e financiamento do transporte público urbanodivulgada, na quinta-feira (4), pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).
Por causa do grande número de automóveis em circulação, o congestionamento urbano acaba aumentando em 20% e [25%, no caso de São Paulo], o que reflete diretamente no preço da tarifa.
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