Da mais alta aristocracia da Itália, a nobreza papalina de Roma

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Motta Araújo

A NOBREZA NEGRA DE ROMAAs dez famílias da nobreza papalina de Roma se consideram a mais alta aristocracia da Italia, superior à nobreza do Piemonte, ligada a Casa de Savoia, mais alta que os nobres do Reino de Napoles e Duas Sicilias, dos reis Bourbons e até mais alta do que a orgulhosa nobreza austriaca que governou o Norte da Italia até a reunificação de 1870. Os nobres papalinos são as familias dos papas da Idade Média e do Renascimento, sua influencia, poder e riqueza permaneceram por séculos chegando até nossos dias, todas tem descendentes atuais, a riqueza foi preservada pelos imoveis, palacios e obras de arte, o prestigio social é do topo da aristocracia europeia.

As familias são  os Adobrandini, os Barberini, os Borghese, os Borgia, os Borromeo, os Chigi, os Colonna, os Farnese,  os Mattei, os Orsini e os Doria Pamphili. Há outras de menor destaque mas essas dez são as principais, suas raizes vem do Medio Evo, tem muitos séculos de poder e prestigio, a riqueza foi acumulada através dos Papas, lembrando que o Papado tinha dominio por seculos da terra onde está a Italia central, o Papado era um Pais e a nobreza papalina era o núcleo administrativo desses territorios alem de fornecerem Papas para o Trono de São Pedro.

A nobreza papalina participa de varias funções no Vaticano, onde mantem seu secular prestigio no protocolo papal, conviveram bem no fascismo, onde inclusive ocuparam cargos, como o Principe Valerio Borghese, comandante da flotilha de ataque e sabotagem Decima Mas, da Real Marinha Italiana, tem influencia na politica e na diplomacia, o Palazzo Chigi foi sede do Ministerio das Relações Exteriores durante todo fascismo e hoje é a sede do Governo Italiano, o Palazzo Farnese é a Embaixada da França, o Palazzo Doria Pamphili é a atual Embaixada do Brasil, o nome das familias está por toda Roma, por casamento se entrelaçam tambem com a aristocracia do dinheiro, frequentam o Acquasanta Golf Club, o mais exclusivo de Roma e o Circolo dela Caccia, clube fechado de gloriosa historia.

Há cronicas saborosas da nobreza romana nos livros excelentes de Curzio Malaparte, especialmente A Pele, cujo pano de fundo é Roma durante a Segunda Guerra.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1.   Esse Medio Evo tem algo a

      Esse Medio Evo tem algo a ver com o Evo Morales? Rsrs

     

      Falando sério, não sabia que os Colonna e os Borgia ainda passeavam por aí. Se até os Habsburgo saíram de cena, há muito tempo…

      Xará, críticas à parte, gosto dos seus posts. Não partilho de muitas das suas opiniões, mas admiro seu conhecimento.

    1. http://www.youtube.com/watch?

      http://www.youtube.com/watch?v=PXzvMF7Dx6g

      Meu caro xará, os Hbsburgo não sairam de cena, Otto de Habsburgo foi o decano Deputado ao Parlamento Europeu, onde tinha enorme prestigio, muitos Hnasburgos trabalham na União Europeia, é a melhor das familias reais destronada da Europa atual, discretos, trabalhadores, modestos, não ostentam titulos ou riquezas. O Dr.Otto Hbasburgo, que morreu em 2011 com 98 anos, era filho do ultimo Imperador da Austria, deixou 7 filhos, acima o video de seu funeral. Otto de Habsburgo foi um dos fundadores da Sociedade do Mont Pelerin, presidida por von Hayek, tambem austriaco, que em 1944

      criou a Escola Neoliberal de Economia, uma derivação da Escola Austriaca e que a partir dos anos 70 teve grande influencia nas politicas economicas de varios paises.

      1. O Oto era muito mais importante do que isto

        Na ocasião de sua morte sete países lhe concederam honras de chefe de Estado. 

        A queda o muro de Berlin e o fim da guerra fria com a libertação de vários estados satélites soviéticos também pode ser creditada a ele.

  2. The Borgias

    Mais um delicioso post do AA.

    Tem uma série ótima dirigida pelo Neil Jordan que mostra praticamente todas as famílias citadas do post durante o Papado de Alexandre VI (1492-1503), Rodrigo Borgia, interpretado pelo grande Jeremy Irons

    Disponível aqui:

    http://fcl.sx/fcl/the-borgias-1a-a-3a-temporada/

    (alías, ótimo site. precisam de contribuição voluntária para fechar as contas do mês de maio. quem puder…)

    trailer:

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=58hmD2sGV7Q%5D

  3. Bernardino Nogara

     Maestro Motta, novamente um post irreprensivel, até recordando a um dos flagelos da Royal Navy na II Guerra Mundial, o Principe Borghese, e seus torpedeiros da  10a MAS ( marina aero silluranti ) e seus “porcos”.

      Portanto espero, que vc., comente sobre estes “nobres papalinos” ( familias e clãs), e seus ” uomini de fiducia”, e como Bernardino Nogara ( irmão do confessor de Pio XI, o Monsenhor Nogara), transformou o que o Vaticano recebeu após o Tratado de Latrão ( remember IRI), e conseguiu “eleger” Pio XII – Nogara fez o Vaticano (APSA), controlar a Italgás – nomeando como diretor Francesco Pacelli – irmão do futuro Papa, Pio XII.

       Bernardino Nogara, desde Latrão, até sua morte em 1958, transformou o Vaticano religioso, em Vaticano S.A. (Apsa, IOR, etc..).

    1. http://4.bp.blogspot.com/_Qxq

      http://4.bp.blogspot.com/_Qxq9iTGa0H0/TTRZqKwdXJI/AAAAAAAAHf8/uYqwhj-nolk/s400/RothschildAldobrandini.png

      Meu caro Junior > A nobreza papalina sempre participou de circuitos financeiros ligados ao Vaticano e que nada tem a ver com religião. Os Adobrandini, que são no inicio uma ramificação dos Borghese, estão hoje intimamente ligados por casamento aos Rothschilds, simbolos da comunidade judaica. Olimpia Aldobrandini é casada com David Rothschild, filho do Barão Guy de Rothschild e chefe do ramo francês da tradicional dinastia bancaria. Acima o casal Rothschild-Aldobrandini.

      que tem quatro filhos de mãe catolica e pai judeu. A nobreza paplina está em todas as listas de uma suposta organização

      que governa o mundo, velha narrativa de uma teoria da conspiração que encanta os crédutos que sempre existem..

  4. A embaixada…

    … brasileira não fica no Palácio Doria Doria Pamphili situado na Via del Corso  mas sim no Palácio Pamphili da Piazza Navona.

    Imperdível, no museo da Via del Corso, o retrato do proprietário dos 2 palácios, Giovani Battista Pamphili – o Papa Inocéncio X – de Velazquez…  além dos 3 Caravaggios, claro.

  5. Libelo diabólico contra a Santa Igreja de Pedro e o Catolicismo

    sei não… se este post libelo contra a Cristandade Católica somente subiu porque seu Nassif de folga na Virada Cultural deixou o plantão da redação do GGN-Nassif às moscas nas mãos de estagiário mal-pago e dá essa “bela lambança”…

    como pode aqui no blog de seu Nassif – o mais novo cruzado templário papista, o defensor do Papa Francisco como o futuro estadista (argentino, pero si) da paz mundial – subir este post ofensivo às Suas Santidades Católicas, que desconfio, o libelo AA acima foi tramado escrito sob encomenda just in time do Universal Bispo Edir Macedo mancomunado com o poderoso Rabinato Paulista para, nas entrelinhas subliminares da presente crônica social-libelo da Vida de Papas, denegrir e corromper a figura Santa dos Papas e de Suas Nobiliarquias e a Santa Igreja de Pedro.

    por conseguinte, denegrir e corromper e injuriar a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, nestes tempos imperiais do choque de civilizações e das religiões…

  6. Dubiedades nada mais……

    Gostaria de entender os comentários do Motta, que diz: ” … Adobrandini, que são no inicio uma ramificação dos Borghese, estão hoje intimamente ligados por casamento aos Rothschilds, simbolos da comunidade judaica. Olimpia Aldobrandini é casada com David Rothschild, filho do Barão Guy de Rothschild e chefe do ramo francês da tradicional dinastia bancaria. 

    E ao mesmo temmpo afirma: “… uma suposta organização que governa o mundo, velha narrativa de uma teoria da conspiração que encanta os crédutos que sempre existem..”

    Daí, ao mesmotempo que afirma uma realidade, vem logo abaixo desacreditá-la por conta de uma suplosta teoria de conspiraçã.

    Bem sabe ele, e muitos talvez que as finanças mundiais sempre estarão ligadas as organizações judaicas. Vide as denuncias sobre o Banco do Vaticano e a lavagem de dinheiro operada por eles, juntamente com seus parceiros.

    Então meu caro Motta, seja menos Troll, e argumente com mais lógica, sem atribuir supostamente tudo o que ocorre a Teorias de Conspiração.

    A menos que esteja querendo sondar!!! 

     

  7. Muito bom saber algo sobre a “nobreza papalina”, e assim ver como Deus é realmente bom e concede graças de mando e autoridade a famílias que nos edificam com seus testemunhos através dos séculos. Que essas famílias sejam muito gratas a Deus e à Santa Igreja e coloquem Nosso Pai em primeiro lugar e acima de tudo, de modo que não sejam vitimados pelo materialismo e a cobiça, mas sim se voltem ao cultivo das virtudes sobrenaturais. É o que mais precisamos hoje em dia, de elites que sejam católicas, e não revolucionárias como no mais das vezes ocorre na modernidade. Deus sempre fomenta a desigualdade, e este é um ponto que precisa ser meditado com mais frequência por aqueles que reivindicam para si o nome de cristãos. Que Nosso Senhor Jesus Cristo o abençoe, sr. Mota Araújo, e que Nossa Senhora nunca lhe falte. Ass. Rafael José

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador