O suicídio de Allende confirmado

Do Opera Mundi

19/07/2011 – 14:28 | Ansa | Santiago

Relatório confirma suicídio como causa da morte de Salvador Allende

O diretor do Serviço Médico Legal chileno, Patrício Bustos, confirmou nesta terça-feira (19/07), baseado no resultado da autopsia realizada nos restos mortais do ex-presidente Salvador Allende (1970-1973), que ele realmente se suicidou. 

“A causa da morte, como é conhecida por toda a opinião pública, por sua família e pelo juiz [encarregado do caso], foi ferimento a bala. Uma forma de morte que corresponde ao suicídio”, afirmou Bustos. 

Ele ainda informou que a identidade do corpo pode ser confirmada por meio de métodos de odontologia forense e genética. 

 O médico entregou o relatório à família do ex-mandatário e ao juíz Mario Carroza, que investiga as circunstâncias da morte de Allende e que solicitou a exumação do corpo. 

O ex-presidente morreu em 11 de setembro de 1973, durante um ataque ao La Moneda, sede do governo chileno, pelas forças golpistas lideradas por Augusto Pinochet. A versão oficial da morte dizia que Allende teria cometido suicídio, mas alguns chilenos acreditavam que ele teria sido assassinado pelos militares naquela ocasião. 

Em maio, pouco depois do início da investigação, sua filha, Isabel Allende, também senadora, declarou que o pai “tomou a decisão de morrer” como um gesto de coerência política. Ela reafirmou sua convicção de que ele decidiu tirar a própria vida “em defesa do mandato que lhe fora entregue pelo povo”. 

Isabel, também à época, expressou “sua satisfação” com o processo judicial que tem como objetivo “estabelecer de forma incontestável as causas da morte”. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador