“Nós reerguemos a indústria naval brasileira”, afirma Dilma

Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff participou, na manhã desta segunda (14), da viagem inaugural do navio Dragão do Mar e do batismo do navio Henrique Dias, no Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco. Na ocasião, a chefe do Executivo destacou os investimentos feitos pelo governo federal na indústria naval brasileira desde que seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o Palácio do Planalto. Segundo ela, não fossem as políticas desenvolvidas a partir de 2003, o setor continuaria estagnado.

“Nós fomos a segunda maior indústria naval nos anos 1980 no mundo, mas entramos numa reta inclinada para baixo e perdemos a importância, porque não havia incentivo, não faziam políticas industriais e não tinha política de compra. Nós [gestão Lula e Dilma] reconstruímos a indústria naval com projetos. E começamos mudando radicalmente a política de compra, que é comprar aquilo que o seu país pode produzir”, disse a presidente.

Segundo Dilma, incentivando a produção nacional, o governo parou “de exportar o que o Brasil tem de mais preciso, que é emprego para cada família brasileira”. “[Na última década] multiplicamos os empregos no setor por 10. Era algo perto de sete mil empregos, e hoje estamos perto de 80 mil empregos”, sustentou.

Dilma ainda frisou que o projeto de ampliar a frota de navios petroleiros saiu do papel com seu esforço pessoal, enquanto comandante do Ministério de Minas e Energia, e da atual presidente da Petrobras, Graça Foster. “[Quando o governo sinalizou que queria produzir mais navios petroleiros] disseram que a gente não ia conseguir nem produzir os cascos”, contou a petista. “Mas como eu e a Graça somos incrédulas quando se trata de rebaixar a competência brasileira, nós insistimos”, completou.

Em seu discurso, Graça Foster reforçou que o Prominp e o Promef são “programas que nasceram por decisão do governo federal, não só para [beneficiar] a Transpetro ou a Petrobras”, fundamentais para a expansão da indústria naval. A dirigente acrescentou que União se comprometeu a investir, entre 2013 e 2020, “100 bilhões de dólares na indústria naval offshore”. Ainda de acordo com Graça, o Dragão do Mar é motivo de orgulho para a Nação, pois tem capacidade para transporta 1 milhão de barris do petróleo, o que equivale à metade da produção diária da Petrobras no Brasil.

Retomada do setor

A indústria naval brasileira passou quase 20 anos em crise, sem qualquer política de incentivo à construção naval. Mas a partir da Lei do Petróleo, assinada em 1997, o governo FHC junto com a Petrobrás instauraram no país uma série de medidas para substituir as importações e induzir a produção de conteúdo local. Em 2003 e 2004, dois programas, o Promef e o Pomimp, concretizaram o objetivo da Lei do Petróleo e o país que tinha 1910 trabalhadores no setor em 2001, hoje conta com 78.136 empregos diretos.

Prominp

O Programa de Mobilização da Indústria nacional de Petróleo e Gás Natural foi instituído em 2003, coordenado pelo Ministério de Minas Energia. Juntou-se a Petrobrás, o Instituto Brasileiro de Petróleo com diversos fornecedores de bens e serviços no Brasil, a indústria naval e diversas associações, sindicatos e instituições, como o BNDES, entre outras.

A indústria do petróleo representa mais de 10% do PIB do Brasil e o aumento da produção impulsiona o crescimento brasileiro, já que graças ao Promimp toda a cadeia produtiva está unida e mobilizada nesse sentido. A demanda e o fornecimento da bens e serviços pra indústria naval estimula a produção nacional de diversos produtos.

A Petrobras desenvolveu, em conjunto com o Prominp e os seis maiores bancos do País, o Programa Progredir, que tem como objetivo viabilizar a oferta de crédito em volume e condições competitivas para toda a cadeia de suprimento (fornecedores e subfornecedores) da Petrobras, melhorando a liquidez e a robustez financeira dessas empresas nas suas operações.

Promef

O Programa de Modernização e Expansão da Frota foi criado em 2004 com o objetivo a construção de navios no Brasil, com um índice de nacionalização dos bens e serviços utilizados de 65% na primeira fase e 70% na segunda fase. Está prevista a construção de 26 navios na primeira etapa e 23 na segunda. Três estaleiros foram construídos nos últimos anos só para atender às demandas do Promef: O Estaleiro Atlântico Sul e Vard Pomar, ambos no Complexo Industrial Portuário do Suape; o estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba e o estaleiro de Mauá, em Niterói que foi reativado.

Até o momento, oito navios produzidos no Brasil estão em operação. Além do Dragão do Mar, Irmã Dulce, Celso Furtado, João Candido, Rômulo de Almeida, Sérgio Buarque de Holanda, Zumbi dos Palmares e José Alencar já foram lançados ao mar. Em construção nos estaleiros brasileiros seguem o Henrique Dias, Oscar Niemeyer e Anita Garibaldi.

Dragão do Mar

O navio suezmax Dragão do Mar, lançado nesta segunda (14), possui 274 metros de comprimento, 51 metros de altura, 48 metros de largura, capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo e calado de 17 metros, compatível com a passagem do Canal de Suez. Sua entrega técnica foi realizada no dia 16 de dezembro de 2013.

Redação

13 Comentários

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  1. Avante, Dilma.
    Continue firme

    Avante, Dilma.

    Continue firme reconstruindo tudo o que destruiram

    Na educação, saúde,….

    Estamos garantindo a sua reeleição para que continue implantando o progresso do Brasil

    1. Bancarrota

      alianca,

      Como você consegue falar em bancarrota, para uma empresa que tem 18 bilhões de boe em reservas já confirmadas, além de mais uns bilhões a caminho? Faça a conta, hoje o barril está a U$ 103.

      Oposição desta maneira não leva a lufar algum, é burrice, assim como é burrise insistir nos U$ 42 milhões que a Astra teria pago pela refinaria em Pasadena, um atentado à inteligência de uma girafa, né?

      Um abraço

       

      1. A PFVSA da Venezuela tem

        A PFVSA da Venezuela tem VINTE VEZES MAIS RESERVAS do que a Petrobras, e reservas em terra, de custo de exploração baixo e a PDVSA está QUEBRADISSIMA, o problema não é ter reservas, é de A D M I N I S T R A Ç Ã O.

        A ECOPETROL da Colombia tem pouquissimas reservas e vale mais nas bolsas internacionais que a Petrobras.

    2. O “fascio” que carrega o Aliança Liberal.

      Zé Morcego, que usa o apelido de aliança liberal, não é aliança, é algema, não é liberal, é fascista, tem o espaço neste blog que jamais teremos na Revista do Esgoto, Na Folha, Globo e Estadão. É tão pueril que pensa que audiência aqui é a mesma daqueles gorilas que assistem aos “debates” do William AWaackalhação, onde todos os “debatedores” são torcedores ou funcionários do PSDB e repetem as mesmas ladainhas que lhes são ensinadas, como se ideias suas fossem. Não têm ideias, alguns, nem cérebros têm. Há um professor de História de São Carlos que é sempre encontrado em São Paulo, outro, a mugir sobre política externa, é o mesmo que tirou os sapatos em aeroportos norte-americanos quando REPRESENTAVA o Brasil na função de Ministro das Relações Exteriores. O obtuso Aliança não vê que aqui a audiência é qualificada e não somos as vaquinhas de presépio que nele acreditam e em sua “sapiência”, mistura de sapo com excrecência.

    3. 80 mil ganhando em cima

      80 mil empregos gerados , trabalho qualificado. Uma das industrias mais lucrativas do país

      Bom mesmo era a estagnação e as bolhas do liberalismo.

      Triste reacionário contra tudo o que não compreende. 

  2. “Sabemos que o fortalecimento

    “Sabemos que o fortalecimento da Petrobrás revolucionou a indústria naval brasileira. Já dissemos o quanto os empregos aumentaram. A previsão pra 2017, é que passemos dos quase 80 mil de hoje para 100 mil empregos gerados na indústria de fornecedores. E, entre 2014 e 2015, geraremos mais 17 mil empregos. E podemos também medir a Petrobras pela sua força, tanto em terra quanto no mar. São 133 plataformas, 41 sondas de perfuração e 361 barcos de apoio. Muito mais virão”,

    Dilma Rousseff

  3. A industria naval brasileira

    A industria naval brasileira JAMAIS foi a 2ª do mundo. Só um estaleiro na Coreia do Sul, o Hyundai , construiu em 2013,  77 milhões de toneladas de bavios, vinte vezes mais que o Brasil inteiro.

  4. Maior área costeira do Atlântico .

    Só governos néscios deixaram nossa indústria naval se tornar inoperanteNosso mar territorial  eh importante demais para tanto descaso ..

  5. BDI

    Sem querer jogar água no chopp, mas um exemplo claro do que é um governo sem Norte, sem Rumo e sem Estrela  é quando ele faz exatamente o contrário do que os que lucram e progridem fazem.

    A industria naval faz água por todos os cantos do planeta e nós aqui investindo os parcos recursos da nação em tecnologias e industrias obsoletas e ruinosas sem qualquer critério a não ser é claro o de manter as obras públicas com o pouco fiscalizado dinheiro do povo.

    Até quando?

    Baltic Dry Index – Collapse in World Trade – Thank you Harry ReidPosted on April 13, 2014 by 

    Baltic-Dry-D 4-11-2014

    The Baltic Dry Index falls for fourteen days in a row and is on a record low.The index shows the volume of world trade by sea. The collapse of the index warns shipbuilders are in the crisis, as demand for new container ships is rapidly declining in the West.

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