Os problemas das terceirizações na construção civil

Enviado por Motta Araujo

Um viaduto novo, sem uso, só cai por MEGA erro de projeto ou de construção. A obra se iniciou com um consórcio constituído pela Delta e Cowan, acabou ficando só com a Cowan, construtora das mais antigas dentro do grupo das médias, seu fundador era o lendário Walduck Wanderley, já falecido, hoje parece que está com uma filha herdeira.

Walduck não era engenheiro, começou a vida como tratorista de obra e no seu tempo a Cowan era junto com a Rabelo depois Tratex a ponta das mineiras, logo atrás das grandes Andrade Gutierrez e Mendes Junior. Walduck tinha apartamentos enormes em BH, SP e Miami, exatamente iguais por dentro, era um sujeito excêntrico.

O grave problema das obras desse tipo hoje é que as construtoras que entram e ganham NÃO CONSTROEM NADA, é tudo subempreitado e terceirizado, perde-se o controle de qualidade do conjunto da obra, como se viu na cratera do metrô de São Paulo, da Linha Pinheiros, onde morreram 7 pessoas. O erro era de uma firma de soldas QUARTEIRIZADA.

A antiga Companhia do Metrô tinha um famoso Departamento de Engenharia que projetou e fiscalizou a construção da primeira linha, era uma grande e competente equipe. Hoje desde o projeto é tudo terceirizado, até mesmo a fiscalização da obra é terceirizada, com grandes empresas, como a Logus, que só fazem fiscalização.

Com a falta de uma equipe-núcleo central os projetos ficam soltos, à deriva, permitindo erros e corte de custos que chegam no limite da segurança. Onde se colocavam 10 barras de ferro, hoje colocam seis, “no limite”, sem deixar uma reserva de segurança. O Conselho Federal de Engenharia e seus Conselhos Regionais deveriam ser os primeiros a fazer campanha para reverter o perigoso DESPRESTÍGIO da engenharia brasileira, que já foi das melhores do mundo.

Redação

45 Comentários

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  1. A análise é superficial ao

    A análise é superficial ao afirmar “onde se colocavam 10 barras hoje se colocam 6”.

    A terceirização de fato pode ocorrer, porém a construtora deve ter alguém que coordene a obra. Caso a queda do  viaduto seja por problema de execução a construtora é responsável

     

    1. O AA é advogado e fez um belo

      O AA é advogado e fez um belo texto sobre terceirização e engenharia. Não sei o que você é, mas faça um bom texto sobre os médicos cubanos que a gente lê.

    2. La vem o senhor com assunto

      La vem o senhor com assunto que não tem nada a ver com o post.

      Para seu governo os médicos cubanos não são mercenários e nem carniceiros como são muitos brasileiros que conheço.

    3. que troll mais sem

      Uma vez.. sempre! Desqualificar profissionais sem apontar fato nomes com provas contundentes te qualifica: és covarde!

      O viaduto caiu, é um fato que faz parte deste post.

      1. “..o contorcionismo

        “..o contorcionismo “sem-vergonha” de sempre, né ?” 

        O contrário quem usa contorcionismo para apoiar os “médicos” Cubanos é vocês, terceirizar e precarizar o trabalho médico é vocês que apoiam a revelia da lei trabalhista brasileira é vocês eu não.

        Moral relativa não é coisa minha e da esquerda.

  2. Concreto avisa

    O concreto armado avisa quando não suporta a carga; ele trinca!

    Andy comentou: MEGA erro de projeto ou de construção. Pior é um MEGA erro de mentalidade.

    A engenharia civil e a arquitetura brasileira estão entre as melhores do mundo, ainda. Mas o descaso bate a porta como este viaduto ou no prédio que desabou no centro do Rio, próximo a sede da Petrobras , poucos anos atrás.

    Os Conselhos agem mais como orgãos cartoriais do que em prol da profissão. No fim das contas  quem sai a defender são entidades como o IE-SP.

     

  3. COWAN

    Décadas atrás a  COWAN  foi a  responsável pelo asfaltamento da BR 122,entrocamento da BR 251 até Janaúba,no norte de Minas.Um asfalto tão  bem feito que foram  raríssimas as intervenções para manutenção do mesmo.Mas como está dito no post,não havia a tal da terceirização.

  4. Hoje em dia tudo, praticamente, é terceirizado

    O problema não é da terceirização. é da desrespeitilização. É da desprestigiação. É da cartelização dos maus e principalmente é da degeneração da falta de confiança (como atestou uma pesquisa recente da CNI). Desconfiança e suspeição que geram burocracia e carestia. Na desconfiança você tende a colocar intermediários no processo (o terceirizado) que muitas vezes é uma emenda tão pior quanto o mau soneto.

    1. Uma investida política da

      Uma investida política da Oposição foi aquela pesquisa do Datafolha feita às pressas, sem embargo das usuais manipulações, para não colher os resultados consolidados da influência positiva da Copa e também para tentar miminizar  esta influência sobre a candidatura Dilma. Faz parte do contra-ataque da Oposição em relação ao sucesso da Copa. Outra forte investida deste contra-ataque foi o caso do desabamento do viaduto mineiro, que está sim, sendo amplameente aproveitado pela Oposiçaõ e divulgado contra a imagem do Brasil, principalmente pela Globo e no exterior, principalmente na Inglaterra, com o Guardian. Claro que não é um problema da terceirização em si. E também sabemos que o Brasil foi ungido por Deus para jamais ter terrorismo, seja de direita ou esquerda, isso é fora de questão nem se deve de modo algum falar nisso. Por isso nem de longe pensamos que foi um ato terrorista, apesar de ter acontecido em território governado pela Oposição, apesar de ter acontecido coincidentemente em obra que fazia parte do repertório das chamadas obras da Copa e apesar de saber que qualquer estudante de engenharia civil mesmo da pior faculdade de Minas está apto a calcular, planejar e gerenciar a construção de uma reles alça de viaduto pré-fabricada como aquela.

  5. ESTE ASSUNTO NÃO ESTÁ SENDO MUITO DIVULGADO PELA MÍDIA

    A notícia foi passada, rapidamente, como dia o francês,” en passant”= et ” très légèrement”.

    Ora, era uma obra de mobilidade urbana, inclusa naquelas que facilitariam o deslocamento das pessoas durante a Copa, inclusive passando sobre a principal avenida que nos leva ao Mineirão.

    E por que esta menção rápida e fugitiva da noticia.

    Há algum tempo qualquer coisa que acontecia  em obras em que o governo havia contribuído para a sua construção era objeto de escandalosas manchetes e um murmúrio e lamúrias indescansáveis.

    A obra, na verdade, embora contando com o auxílio financeira do governo federal, é do Município de Belo Horizonte, que fez os projetos e torrou o dinheiro na construção da obra que demoliu ainda sem utiização. Uma aberração.

    Ora, o Prefeito de Belo Horizonte,   que é do PSB, já garantiu o apoio ao Aécio.

    Ah, então tá explicado. Tudo pelo Aécio. Mas e a Arena Corínthians, quase pararam a Copa? Não foi culpa de ninguém ligado ao Aécio, ora bolas! Que pergunta boba!

    Coisa que acontece, como diria, como comentaria  vozes da mídia, Diria, se necessário: valeu,  era para a Copa, hoje reconhecidamente um evento viotorioso. O Prefeito até decretou luto. Nem fan fest nem  banda 14 Bis, do cantor Thiaguinho e do grupo Cadência do Samba, nem mais nada!

    São administrações mineiras que se preparam para melhorar o País.

    É ou não é?

     

     

     

  6. AA, em geral os editais

    AA, em geral os editais limitam a terceirização na execução das obras a uma determinada porcentagem do total, ou para alguns tipos de serviços. E muitas obras são fiscalizadas pelo corpo técnico do próprio órgão público contratante (caso a tenha, pois tem que ser engenheiro para atestar cada métrica entregue para ocorrer os desembolsos) ou então o órgão público contrata uma empresa de engenharia específica só para fazer a fiscalização e subsidiar o atestado de entrega. A empreiteira executora faz fiscalização apenas por seu próprio controle, nunca para fins de atestado de conformidade junto à contratante. A executora não pode atestar a si mesmo, confere?

    Por fim, é exagero falar em desprestígio de nossa engenharia. Não temos evidências de que se pode generalizar os erros no total de obras que temos no Brasil.

    1. Meu caro, não posso acreditar

      Meu caro, não posso acreditar que não exista uma empresa de engenharia fiscalizadora numa obra desse porte. Existem otimas empresas especializadas em fiscalização, a Logus é  a maior delas, tinha tb a Ductor, firmas que só fiscalizam.

      Mas cair um viaduto DESSE JEITO? E quase impensavel, parece obra sem engenheiro, como é possivel? É coisa grave demais, as pontes de Paris tem 600 anos e não cairam nem em guerras, como se faz um viaduto sem ABSOLUTA segurança de sustentação ? Não consigo imaginar no que erraram, qualquer que seja o erro, é MUITO PRIMARIO.

      1. Deve existir sim, AA. Neste

        Deve existir sim, AA. Neste caso foi cagada tripla na fiscalização. Da construtora, da empresa fiscalizadora e dos engenheiros da prefeitura. A obra tava quase pronta e provavelmente ela recebeu o atestado de todos.

        Só quis dizer que nas licitações de obras que participei não havia permissão para terceirizar o principal, mas somente alguns serviços, como terraplanagem, bota fora, e outros pequenos serviços. A execução da grande engenharia tinha que ser da empresa proponente da proposta vencedora.

  7. O CREA-MG existe? Pequeno

    O CREA-MG existe? Pequeno histórico recente da engenharia mineira:

     

    Abril de 2010 – obras do Shopping Plaza Anchieta afetam estruturas de quatro prédios do bairro da zona sul de BH. Todos os moradores são retirados de suas casas durante meses pelo risco de desabamento.

    Setembro de 2010 – Prefeitura de BH admite erro no projeto de um viaduto do Complexo da Lagoinha. Obras de correção são orçadas em 300 mil. Um caminhão tinha “agarrado” embaixo do viaduto em junho.

    Janeiro de 2012 – um prédio de dois andares desaba no bairro Caiçaras. Uma pessoa morreu

    Janeiro de 2012 – Prédio Vale dos Buritis desaba, com transmissão ao vivo das tv´s, no bairro do mesmo nome. Outros três prédios vizinhos são interditados também por risco de desabamento.

    Dezembro de 2013 – Rua Cabo Verde, no bairro Anchieta, é interditada depois de uma cratera monumental se abrir apos uma chuva. Escavações de um terreno para construção de um prédio são apontadas como responsável pelo desastre.

    Abril de 2014 – Rua Samuel Pereira é interditada no bairro Cruzeiro. Risco de desabamento para algumas construções na área.

    Listei casos que ganharam repercussão no estado e no país. Vários outros “pequenos” casos ficaram de fora. E assisto com assombro o quase nenhum questionamento sobre o que está ocorrendo com nossa engenharia, pelo menos em Minas. Ah sim, nenhuma das obras acima tem a ver com Copa. Os doentes já começaram a lincar a tragédia de ontem com PT, Lula etc etc

     

     

     

    1. Lembro que estive em BH há

      Lembro que estive em BH há um pouco mais de um ano e a notícia era de edifícios novos caindo no bairro Gutierrez, se não me engano…

  8. CONFEA e CREA’s são

    CONFEA e CREA’s são autarquias inexistentes. Insípidas, incolores. Concordo com o post: a engenharia brasileira perdeu credibilidade completamente. 

    1. Se a  engenharia da maior

      Se a  engenharia da maior empresa nacional não cosegue fazer nada além de conta de padeiro, é um milagre  fazar prédios viadutos, etc… que fiquemem pé.

  9. Taí! Sugestão para um projeto

    Taí! Sugestão para um projeto de lei: limitar o nível de subcontratações em obras, pelo menos as públicas. Para que não fique a sub da sub da sub da sub da sub responsável por alguma parte da obra e o controle de qualidade já ter ido para o espaço no meio do caminho.

    Quero ver alguém ter corágem de propor e quero ver mais ainda ser aprovado, ainda mais sabendo o quanto as empreiteiras contribuem para as campanhas.

    Pensando bem, antes disso, deveria ser proibida a contribuição de pessoas jurídicas. E aí, Ministro Gilmar, já deu tempo de estudar o assunto ou seu pedido de vistas é ad eternum?

  10. É visível que essa discussão

    É visível que essa discussão foi pela enormidade de casas poupulares que Dilma inaugurou ontem e essa não tem nada haver se a empresa tercerizou, quintrizou,,, quiçá usou condições análoga a escravo. E o fatoi é que foi FHC quem criou essa desgraça de tercerização no serviço público e o petismo não tem como mais mudar tal coisa, assim como tudo feito por FHC.

  11. E para registrar, quem

    E para registrar, quem trafega pela dita Avenida fica embasbacado- ou estarrecido, escolham o termo que acharem adequado- com a qualidade dos acessos e sinalização. Aliás, como toda e qualquer obra por essas bandas. É de deixar alemão com vontade de importar a qualidade.

  12. A legislação brasileira já

    A legislação brasileira já imputa a responsabilidade das mortes àqueles que tinham dever de agir. 

     

    Portanto, poderiam ser denunciados por homicídio o presidente da cowan, o prefeito, e todos os responsáveis, inclusive chefe dos bombeiros e etc. Com a nova “teoria do domínio do fato”, todos iriam para a cadeia e, aplicando a ideia de Fux: “eles que provem serem inocentes”.

  13. nao tem nada a ver com terceirizacao
    O Andre Araujo pode entender de muitas coisas, mas de engenharia nao entende nada.

    O problema nao sao as terceirizacoes.

    A terceirizacao eh ateh natural, pois a especializacao das atividades gera o aumento da produtividade.

    A construtora ganhadora da licitacao, hj em dia, eh uma gestora de contratos mesmo. E nao tem problema nenhum nisto.

    O problema eh a falta de programas de qualidade total, fiscalizacao mesmo.

    Antigamente existiam diversos orgaos publicos com corpo tecnico forte para efetuar a fiscalizacao das obras.

    Atualmente estes orgaos foram, raas excecoes, desmantelados.

    Os politicos sonham em contratar empresas que facam as obras e entreguem sem problemas, e pensam q fiscalizacao eh assunto menor.

    Ledo engano.

    A cratera do metro nao caiu por problema de solda coisa nenhuma.

    Foi falta de controle tecnologico da resistencia do concreto.

    O que nunca teria ocorrido se o entao governador Alckmin nao tivesse proibido a fiscalizacao do metro ate de entrar na obra.

    1. Voce confirmou exatamente o

      Voce confirmou exatamente o que eu disse e alega que eu não entendo nada de engenharia. Não sou engenheiro mas tenho conhecimento do assunto, presidi uma entidade estatal de planejamento e licenciamento  de obras de grande porte do Estado de São Paulo  e fiz parte de estatais que contratavam obras em larga escala, esses processos passavam por

      minhas mãos com todos os calculos e daos técnicos para serem aprovados em Conselho, depois de acaloradas discussões que levavam dias.

      A TERCEIRIZAÇÃO assim como tantos conceitos da economia moderna foi copiada dos Estados Unidos MAS copiam os beneficios e não as RESPONSABILIDADES. Uma obra desse porte tem forçosamente uma empresa FISCALIZORA, alem disso a Prefeitura, que é a contratante, tambem tem obrigação de fiscalizar. Lembro perfeitamente que na ultima gestão Maluf na Prefeitura de São Paulo, o Secretario Reynaldo de Barros era encontravel as 7 horas da manhã fiscalizando obras, fazia isso todo dia, obras que eram executadas por emepreiteiras, mas ele fiscalizava diretamente e varias vezes pedia checagens de resistencia, não largava as obras a solta, essa gestão foi sujeita a criticas, MAS no quesito engenharia eles foram excelentes, as obras dessas duas gestões Maluf e Barros foram muito bem feitas

      Na questão de RESPONSABILIDADE, um caso desses nos EUA estaria investigado, sentenciado e com indenizações e penas resolvidas em poucos meses, aqui pode levar 20 anos sem solução. Tem que ser responsabilizados a empreiteira, a fiscalizadora e a Prefeitura, esta não pode tirar o corpo fora, como já tirou, o Prefeito disse ontem “”acidentes acontecem em obras”, uma declaração que justificaria seu impeachment. ISSO NÃO FOI ACIDENTE, Senhor Prefeito, acidente seria se um caminhão batesse na coluna, ISSO FOI NEGLIGENCIA E INCOMPETENCIA , inclusive de sua Prefeitura, que tinha obrigação de ficar em cima de uma obra desse porte. Ponte cair ANTES DE SER USADA é o fim da picada como leviandade

      e incompetencia total de engenharia, NAÕ TEM DESCULPA.

      1. Pois eh Andre, acho q vc
        Pois eh Andre, acho q vc entedeu meu ponto.

        Soh uma outra observacao mais profunda, para ir ateh o cerne da questao: todos os problemas .comecam na politica. Esta historia de eleicoes a cada quatro anos, ainda por cima com reeleicao.dos governantes, virou um deus nos acuda. A todo momento a engenharia eh atropelada em funcao do tempo politico.

        Eh muito.comum hj em diversos empreendimentos forcar a entrega do projeto, mesmo ainda mal estudado para o inicio imediato das obras. Isto pq politico q inaugura maquete, comprovadamente nao eh eleito.

        Ai comeca a obra, o projeto eh ruim, a execucao pior ainda e a fiscalizacao “atrapalha” o andameto da obra, q devera ser entregue a tempo da inauguracao pelo politico interessado.

        De tal forma que o atual desafio da engenharia nacional eh: como defender a boa tecnica das ingerencias politicas?

        Sou totalmete cetico que os orgaos de classe vao resolver alguma coisa. Os atuaus creas nao passam de orgaos cartoriais com a funcao de reservar mercado para as grandes e velhas empreiteiras de sempre e arrecadar o maximo possivel em taxas de art, anuidades, etc. Nao exercem funcao regulatoria praticamente nenhuma.

        Alias, sao anos negros q vivemos na engenharia nacional.

        A epoca de ouro da nossa engenharia nossa foi do inicio do seculo xx, com emilio baumgart, lobo carneiro pai e filho, ateh a construcao de itaipu.

        De la pra ca, o engenheiro toma porrada de todo mundo, soh teve sucesso aquele que saiu do setor e foi pro mercado financeiro.

        Olhem as nossas faculdades de engenharia, sao uma lastima.

        E ninguem quer mais saber de estudar engenharia. A procura aumentou um pouco recentemente, eh verdade, mas sao aquelas pessoas que querem tirar proveito do aquecimento do setor, colocou o filho pra estudar engenharia pra vender apto minha casa minha vida. Melhor que nada, mas nao serao estes como os grandes engenheiros de outrora.

        Temos uma copa e uma olimpiada aqui e importamos muitoa dos projetos de engenharia. Iso em outros tempos seria de corar qq administrador publico.

        Hj eh visto como grande ato administrativo.

        Em comparacao, educacao virou negocio, acoes de empresas educacionais explodindo na bovespa, em sua grande maioria especializadas em vender cursos de baixa qualidade em direito, administracao.. Sao os futuros baichareis em direito sem oab.

        Uma lastima.

    2. Terceirização em obras de

      Terceirização em obras de infra-estrutura é uma temeridade, completamente errado por envolver riscos.

      Mesma coisa de um pedreiro que sofre um grave acidente com sequelas e não tem seguro do INSS registrado pela empreiteira.

  14. O Araujo da Construção Civil, do Jurídico e do Wikileaks

     

    Motta Araujo,

    Você está com a corda toda. Há pouco estavam na primeira página aqui do blog de Luis Nassif dois posts seu, este “Os problemas das terceirizações na construção civil” de sexta-feira, 04/07/2014 às 10:43, e o post “A desfaçatez de O Globo e as declarações de Barbosa” de sexta-feira, 04/07/2014 às 08:49, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-desfacatez-de-o-globo-e-as-declaracoes-de-barbosa

    No post “A desfaçatez de O Globo e as declarações de Barbosa” você critica o editorial do jornal em relação das declarações de despedidas de Joaquim Benedito Barbosa Gomes.

    E recentemente houve o post “A verdadeira história da aproximação de Lula e Bush Jr.” de segunda-feira, 30/06/2014 às 12:02, em que você comenta o livro de Mathias Spektor, que parece que ainda vai ser lançado, no que diz respeito a participação de Fernando Henrique Cardoso na aproximação de Lula com George Walker Bush, o filho. O endereço do post “A verdadeira história da aproximação de Lula e Bush Jr.” é:

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-verdadeira-historia-da-aproximacao-de-lula-e-bush-jr

    E no dia seguinte Luis Nassif referendou seu post “A verdadeira história da aproximação de Lula e Bush Jr.” com um post semelhante intitulado “Como Lula aproximou-se dos Estados Unidos” de terça-feira, 01/07/2014 às 06:00, e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-lula-aproximou-se-dos-estados-unidos

    O melhor no post “Como Lula aproximou-se dos Estados Unidos” não foi tanto o referendo que Luis Nassif dá ao que você dissera no post “A verdadeira história da aproximação de Lula e Bush Jr.”. O melhor no post do Luis Nassif foi o comentário enviado terça-feira, 01/07/2014 15:01 por Leandro C. que ele intitulou “O Motta tem bastante conhecimento deste caso” e que vale bem a transcrição a seguir. Disse ele lá (sendo que para evitar algum problema eu não deixo entre aspas o que ele disse):

    Se alguém tem duvidas sobre o assunto e da influencia de um nobre colega do blog, segue link:

    https://wikileaks.org/cable/2004/03/04SAOPAULO493.html

    Sem fazer muito mistério eu esclareço que o link indicado por Leandro C. mostra você, ainda que camuflado (Ou talvez seja agora que você esteja camuflado), nas páginas do Wikileaks.

    Bem, em relação aos posts de hoje, todos dois de ótima qualidade, eu não gostei das críticas que você faz as declarações de despedidas do ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes e tenho algumas dúvidas sobre o que você diz como problema nas obras públicas. Reconheço que como você eu também não gostei das declarações do ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes quando ele fala que o indicado a ministro tem de ser um estadista ou um estadista em gestação sendo que, pelo que ele declarou, o entendimento de estadista dele é não se vincular a determinados grupos de pressão. Não creio que haja um entendimento científico do que seja um ministro do STF estadista nem imagino que alguém que alcance o cargo de ministro no Brasil não esteja ligado a algum grupo de pressão. O Joaquim Benedito Barbosa Gomes, por exemplo, é vinculado ao grupo de pressão dos promotores ou pelo menos foi com este perfil que ele atuou no STF e muito provavelmente foi por este perfil dele que ele foi indicado ministro do STF. Aliás, talvez ele seja o primeiro representante da promotoria a ocupar um cargo de ministro do STF. Só que você diz um pouco mais, pois você diz que o ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes disse que é preciso mudar “os critérios de indicação de candidatos a Ministro”. Não encontrei nenhuma declaração dele neste sentido. Valia à pena deixar o link. É a falta do link que eu recriminaria no ótimo post “A desfaçatez de O Globo e as declarações de Barbosa”.

    E em relação a este post “Os problemas das terceirizações na construção civil” , também de ótima qualidade, as minhas dúvidas se concentram ao parágrafo de encerramento do post quando você diz:

    “Com a falta de uma equipe-núcleo central os projetos ficam soltos, à deriva, permitindo erros e corte de custos que chegam no limite da segurança. Onde se colocavam 10 barras de ferro, hoje colocam seis, “no limite”, sem deixar uma reserva de segurança. O Conselho Federal de Engenharia e seus Conselhos Regionais deveriam ser os primeiros a fazer campanha para reverter o perigoso DESPRESTÍGIO da engenharia brasileira, que já foi das melhores do mundo”.

    Pelo jeito que caiu o viaduto, me pareceu que o problema seria de afundamento de pilar. Só que a outra alegação que apareceu é que foi problema de cura do cimento na tentativa de antecipar o término da obra. Nisso você tem razão em apontar como um problema de engenharia, e em princípio, penso que seria mais de construção do que de projeto. A minha dúvida, entretanto, diz respeito ao que você chama de limite de segurança que estaria sendo reduzido.

    Em uma frase, para chamar atenção já vi um engenheiro dizendo que o prédio bom é o que cai e não o que fica em pé. Na verdade era só para chamar atenção. O que ele queria dizer é que um prédio feito no limite de segurança, quando ocorrer um imprevisto acima dos limites de segurança dele, deve cair. O prédio que foi feito com uma margem maior de segurança foi projetado por mau calculista. Então se a margem de segurança está sendo reduzida significa que os cálculos são melhores.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 04/07/2014

  15. A construtora responde também

    A construtora responde também se o erro for facilmente detectável, uma vez que se exige acervo técnico não por acaso, em obras menores é prudente a revisão dos projetos, imagina uma obra desse porte. Então dizer simplesmente que é um erro de projeto e se isentar é muito fácil. 

  16. Eficiência e cartaze técnica
    É uma das coisas que acontecem quando o fetiche da “eficiência” vai longe demais.

    Em geral, na gestão trabalha gente com vocação pra auditor fiscal, mas sem muita noção da física.

    Mesmo os com formação em engenharia ou ciências, passaram tanto tempo organizando planilhas que perdem o tato pro mundo real.

    E como eficiência em gestão significa fazer o mesmo mais barato , da-lhe cortar custo. De preferência no salário. No de quem trabalha de fato, não no próprio (claro).

    Não é de se espantar que hj em dia ninguém quer mais trabalhar de verdade. Todo mundo só quer gerenciar. Gerenciar oque, não importa. Trabalhar, calcular, experimentar … ah … isso é coisa de subalterno. Terceiriza isso ai.

    Hoje em dia até aluno de doutorado quer contratar estagiário pra tocar experimento.

    Isso fora o fetiche das controladorias internas. Não que sejam em princípio ruins em si… mas outro dia mesmo eu gastei o equivalente a 40% de um contrato com papelada pra controladoria. Acontece com certa frequência. Fora o tempo que se gasta preparando slides … puh.

    As vz eu tenho a impressão que os ditos “gerentes” acham que os engenheiros são de pouco valor. Os controletes então, pra eles os engenheiros são desonestos mesmo.

    Depois quando o viaduto cai vai um ou outro pra cadeia … ou culpa-se a firma de solda quarterizada. Mas no proximo dia o fetiche continua.

    Eu me pergunto: até quando?

  17. Leigos NÃO deveriam comentar a respeito do que não entendem

     Com todo respeito Sr. Motta Araújo. O Sr. cometeu tremenda BOLA FORA!

    NÃO DÁ!!!!!!!!!! Não dá mesmo! LEIGO comentando sobre engenharia como se fosse engenheiro. NÃO DÁ!!!!!!!!!!

    Olha. Essa discussão não é Brasil x Colômbia não, em que todo mundo pode se achar técnico e dar seus pareceres. Que mania MAIS INSUPORTÁVEL!

    Aos leigos (ou mesmo especialistas) que se atrevem a comentar o que não entendem ou não tem todas as informações: vocês não têm VERGONHA de ficar dando pitaco e gerando posts sobre assuntos que não conheçem profundamente?????

    É fato a engenharia brasileira anda sem muito crédito e nós engenheiros de estruturas e/ou construtores somos agentes especialmente responsáveis por este quadro de desolamento atual.

    Agora. Uma coisa não permite a outra. Baboseiras não podem ser escritas por leigos assim sem que recebam a devida resposta.

     

    PÉROLAS DO FEBEAPÁ:

     

    “Pelo jeito que caiu o viaduto, me pareceu que o problema seria de afundamento de pilar. …. Nisso você tem razão em apontar como um problema de engenharia, e em princípio, penso que seria mais de construção do que de projeto. A minha dúvida, entretanto, diz respeito ao que você chama de limite de segurança que estaria sendo reduzido.”

     

    Eu respondo para você sua dúvida a respeito “de limite de segurança que estaria sendo reduzido”: BULLSHIT! Baboseira em estado de graça (para ser mais ameno!).

     

    “Em uma frase, para chamar atenção já vi um engenheiro dizendo que o prédio bom é o que cai e não o que fica em pé. Na verdade era só para chamar atenção. O que ele queria dizer é que um prédio feito no limite de segurança, quando ocorrer um imprevisto acima dos limites de segurança dele, deve cair. O prédio que foi feito com uma margem maior de segurança foi projetado por mau calculista. Então se a margem de segurança está sendo reduzida significa que os cálculos são melhores.”

     

    Não sei em que termos isso ai em cima foi dito e obviamente não dá para levar a sério porque está transcrito e, obviamente de novo, quem transcreveu o fez como entendeu. Se foi dito assim mesmo o autor desse MONUMENTO DA ASNEIRA deveria se desculpar com a comunidade dos engenheiros calculistas brasileiros por falar tanta besteira sem ter autoridade para tanto! Porque falta de autoridade está óbvia até para qualquer calculista trainee no primeiro dia na profissão!!!

     

    Agora. A PÉROLA MAIOR da conversa está transcrita Ipsis litteris abaixo (as letras garrafais e os “!!!!!”são por minha conta para ressaltar o problema que está gritando por atenção e quem quer dar lição de moral não tem condições de fazê-lo)

     

    Por Motta Araújo: “NÃO SOU ENGENHEIRO MAS TENHO CONHECIMENTO DO ASSUNTO (sic!), PRESIDI (sic!!!!!!!!) uma ENTIDADE ESTATAL de planejamento e licenciamento  de obras de grande porte do Estado de São Paulo  e fiz parte de estatais que contratavam obras em larga escala, esses processos PASSAVAM POR MINHAS MÃOS (sic!) COM TODOS OS CALCULOS e daos técnicos para serem aprovados em Conselho, depois de acaloradas discussões que levavam dias.”

     

    Explica muito!!!! Repetirei para ninguém esquecer: EXPLICA MUITO do porque as coisas andam como andam!!!! Porque a engenharia brasileira não consegue se desenvolver, por exemplo. É SIM um dos motivos, SEM menor sombra de dúvida! Só não é possível aprofundar mais aqui nesse espaço. Mas todos aqui entenderam a gravidade da coisa! 

     

    Motta Araújo. Com todo respeito: Não venha com “porques” acontecem essas coisas. Não me venha com lições de moral. Você não entende lhufas de engenharia meu senhor e não importam quantos anos o senhor esteve a frente da presidência dessa “entidade estatal” (adoraria saber o nome!!!!!). Isso não o faz engenheiro e meramente o faz perceber-por alto as coisas envolvidas. O Sr. NÃO tem a menor noção dos problemas que um engenheiro estruturalista tem que enfrentar para por as estruturas ‘de pé’ (AS interferências de leigos é uma das mais absurdas e presentes!). Não venha dizer que entende por que foi presidente porque não cola!

     

    Caros patrícios: Sim a engenharia deve buscar e punir o responsável por esse colapso urgentemente! Deve identificar imediatamente e mostrar a sociedade que não olha passível a mais um caso vergonhoso de erro de engenharia. Assim eu penso, mas não acredito que será assim. Se o problema for na Engenharia de Projeto (elo mais fraco) tenham certeza podem até pegar o calculista e massacrá-lo (se for empresa projetista grande, duvido muito!). Porém, se o problema for na Engenharia de Construção (elo mais forte) – ai é que nada acontecerá mesmo. A HISTÓRIA brasileira está repleta desses casos!

     

    COLEGAS ENGENHEIROS, especialistas em engenharia de estruturas ou não: CONCLAMO-OS A NÃO COMENTAR com base em informações da mídia (independente ou grande mídia) SEM POSSUÍREM dados técnicos concretos sobre os assuntos envolvidos (especialmente em caso de colapso de estruturas).

     

    Lembro-lhes que comentar tendo como base para esses “pareceres” informais as imagens da mídia e o DISSE-ME-DISSE além de ser EXTREMA FALTA DE ÉTICA, OS IGUALA em termos de conhecimento aos leigos e CONTRIBUI SIGNIFICATIVAMENTE PARA O DESCRÉDITO DA NOSSA PROFISSÃO e está muito longe de ser corporativismo: é respeito pelo diploma, pela profissão e, principalmente, evitar o OBA-OBA e o COMPORTAMENTO ABUTRE de leigos e engenheiros, é demonstrar RESPEITO com aqueles que sofrem com o ocorrido.

     

    MCV

    Engenheiro Civil

    Belo Horizonte

     

    P.S.: estou muito cético. Não creio que este comentário será publicado. Creio que o Sr. Motta Araújo além de ex-presidente de “entidade estatal” é um queridinho no pedaço.

     

    1. Apelo a

      Apelo a autoridade. 

      Basicamente o viaduto não caiu foi uma elevação da crosta terrestre.Os leigos não devem opinar sobre assuntos que não tem pleno conhecimento, só as “corporações de oficio” podem.

       

      1. convicto

        Fazer o que? Acompanho suas postagens.

        Para o Sr. Não adianta nem mesmo desenhar.

        Qualquer que seja o fluxo da informação você nem mesmo vai tentar ler para tentar entender… será apenas um reacionário convicto. Apenas por ser – para ser – do contra.

        Pelo menos é convicto. Nâo é mais um maria vai com as outras como muitos dos “mercadores de estrelhinhas” daqui. Pelo menos aqui não. Talvez em outros blogs o Sr. seja maria vai com as outras (tem toda pinta), mas aqui não é.

         

         

    2. Muita calma nessa hora

      Sr. “Cético”, em primeiro lugar lhe esclareço que este blog só não publica baixarias e ofensas ao blogueiro. 

      Em segundo lugar, acho que vou cometer um sacrilégio comigo mesmo, pois raramente defendo o Sr. Motta Araújo embora muitas vezes reconheça o valor das suas contribuições “enviesadas”. O problema é que o Sr. fez uma extensa argumentação, bateu muito no Motta Araújo, mas não disse coisa nenhuma de concreta. Afinal, o viaduto caiu, dane-se se foi mau projetado, má construção, estrutura mal calculada, ou sei la´… O que importa é que os LEIGOS, os parentes das vítimas e a sociedade tem todo o direito de questionarem o que houve, nada de o assunto ficar restrito ao conselho de engenharia, ou aos “entendidos” que irão “abafar” na base da carteirada. Não estou nem aí para o “doutor” que deixou a merda acontecer, e nem vou deixa-lo se proteger via entidades de classe. A partir da hora que houveram vítimas, nada de se esconder atrás de palavras como “ética”, “técnica”, ou deixar o assunto para o corporativismo classista. Eu quero que o verdadeiro responsável pague com cadeia!

      Destarte, se o Sr. quis dizer outras coisas, e eu não entendi, me esclareça…

      Um abraço.

    3. “Aos leigos (ou mesmo

      “Aos leigos (ou mesmo especialistas) que se atrevem a comentar o que não entendem ou não tem todas as informações: vocês não têm VERGONHA de ficar dando pitaco e gerando posts sobre assuntos que não conheçem profundamente?????”:

      NAO.

      QUANTAS vezes esse piso do viaduto se quebrou ao cair, por favor?

  18. (2) Leigos NÃO deveriam comentar a respeito do que não entendem

    Caro Sr. Sérgio T.

    Ora, vivas! Ao menos um se deu ao trabalho de ler tudo. Pelo menos um! E foi pinçar a última frase.

    Ou não entendeu meu ponto ou simplesmente o ignorou para bater nas surradas teclas do “corporativismo”. No caso alegado parece que sugere que eu defendi o espírito de corpo ao mencionar que os “entendidos irão abafar”! É isso?. Onde mesmo que o Sr. encontra essa alusão em meu texto? Seja sincero consigo em sua busca! Ou não leu com compreensão ou não está sendo honesto com sua própria leitura. Decida!

    Meu caro. Você está esfericamente enganado! Participo de inúmeros grupos de discussão de engenharia (virtuais e presenciais) e posso testemunhar para todos aqui que a maioria ABSOLUTA dos engenheiros (civis, pelo menos) HÁ MUITO não suporta mais essas ocorrências e os, para usar termo seu, “abafas”. Nós não admitimos mais a arquitetura do anacrônico sistema (para alguns: matrix) CONFEA-CREA, seu já famoso apreço pela inércia e seu uso político.

     

    Parênteses: como exemplo quero lembrar-lhes que outro grupo de profissionais – os arquitetos – já agiu e saiu do ‘Sistema’ por conta dessas coisas (as engenharias começam a se mexer). Os arquitetos fundaram seu próprio “negócio”. Se, inicialmente, na gestação do conselho de arquitetura e urbanismo (CAU), a idéia era libertadora e tentava uma forma de regulação real das boas práticas seguindo exemplo dos melhores conselhos mundiais, o batismo após nascimento acena com o “mais do mesmo” (mas esse é outro assunto para outra discussão – peço que não se prendam a isso no meu texto). Fecha parênteses.///

     

    Nós nos envolvemos ardorosamente nos debates com cobranças e discussões tanto para tentar entender quanto para exigir ações enérgicas contra aqueles que jogam o nome de nossa profissão na lama. Porém, 99,9% dos debates técnicos em nada poderiam contribuir para o entendimento correto desse tipo de situação enquanto um relatório completo não é emitido.

    Querem um exemplo de como a confusão pode se armar?

    Exemplo (portal do J. Estado de Minas): http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/07/04/interna_gerais,545338/analise-preliminar-indica-afundamento-em-pilar-da-estrutura-de-viaduto-que-caiu-em-bh.shtml

    Trecho 1: “A análise preliminar feita pelo Instituto Brasileiro de  Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG) indica que houve o afundamento de um pilar da estrutura”

    Trecho 2: “Aparentemente, houve o afundamento de um pilar do viaduto. Com a retirada de algumas escoras, o peso que estava distribuído entre escoras e pilar ficou todo direcionado para o pilar principal”, explicou. “Temos que analisar o plano de retiradas de escoras para ver como ele estava funcionando. Esse projeto determina quando e como as escoras devem ser retiradas””

    SEGUNDO a reportagem a HIPÓTESE aventada PELOS TÉCNICOS tanto no trecho 1 quanto no 2 da notícia: afundamento do pilar. (nos termos técnicos recalque de fundação ou ruptura da seção da coluna …. não dá para saber….imprecisão começa já aqui porque o termo – afundamento = deslocamento – usado é totalmente inadequado e porque as escoras tem que ser removidas mesmo e o pilar tem que ser capaz de resistir e deve estar previsto o fluxo de cargas para o pilar principal).

    Trecho 3 (as maiúsculas são minhas para vocês perceberem a confusão completa): “O perito judicial …, do Instituto Mineiro de Perícia, TAMBÉM acredita na mesma HIPÓTESE….” E o trecho continua com a afirmação do perito … “NÃO HOUVE DESLOCAMENTO lateral, o viaduto caiu sobre si mesmo. Tudo leva a crer que o CONCRETO NÃO ATINGIU a resistência adequada para suportar o peso”. Opa! Pera lá!

    Quem não entendeu nada agora fui eu! E os “especialistas em tudo”? O que me dizem? O segundo perito concorda ou não com a hipótese de afundamento?? O concreto de onde não agüentou os esforços?? Do pilar? Do viaduto? Aposto que a matéria que causou a confusão! E os “especialistas em tudo” pegam essas coisas mal escritas e complementam com verdadeiros MOMUMENTOS da verdade absoluta (para não repetir outras coisas que escrevi).

    Quanto à carteirada: não conheço exemplo mais acabado de carteirada que aquela dada pelo Sr. Motta Araújo. O ilustre ex-presidente de uma “entidade estatal” quis se dizer entendido em engenharia e apto a participar do OBA-OBA com uma CARTEIRADA clássica, só por ter exercido cargo de presidente de uma “entidade estatal”. Você conhece uma maior? Talvez a minha, não é? Pois aponte onde está no meu texto se encontrar algo diferente de um protesto contra as baboseiras dos “especialistas em tudo” – baboseiras as quais voltarei logo em seguida.

    Pois é. A conclusão: aqui no Brasil todo mundo é “especialista em tudo”, com mais destaque para Médico, técnico de futebol e engenheiro (afinal é tudo a mesma coisa – simples demais!), ah!…E como esquecer? SEJAMOS JUSTOS: somos também JUÍZES TOGADOS!!! Principalmente aqueles que não admitem pontos de vista divergente do “justiceiro de toga” que presidia o STF até outro dia.

    Quanto ao que me cabe: vejo que aqui em nossa terra amada todo mundo entende de uma massinha, um reboco, um viaduto ruindo, um prédio em colapso. EXPLICA MUITO O ESTADO DE COISAS!

    Aqui na terra Brasil todo mundo sabe explicar definitivamente e indubitavelmente os “porquês” dos problemas nas estruturas civis – independentemente da falta de diploma e da complexidade das variáveis envolvidas sem terem se dado ao trabalho de terem sentado num banco de escola de engenharia civil (não é Sr. Motta?).

    Esses sabichões saem por ai arrotando ABSURDOS INACREDITÁVEIS como “Onde se colocavam 10 barras de ferro, hoje colocam seis, “no limite”, sem deixar uma reserva de segurança”. Deus meu!!! Quanta bobagem!???

    Esses “diplomados por aclamação” podem perpetrar MONUMENTOS DE ASNEIRIÇE e eu, engenheiro formado, pós graduado, que exerço a profissão há mais de vinte anos com honra, honestidade e dedicação total para com a sociedade não posso reclamar porque sou corporativista? Convenhamos!!! É UMA INVERSÃO ABSURDA DE VALORES! Só falta dizer que é porque sou tucano! (antes que os ânimos se exaltem com a palavra “tucano”: NÃO sou!! Sai na rua debaixo de chuva anos para fazer campanha para aquele que o collorido chamava de sapo barbudo, e nem votava ainda!)

    Só que os sabichões se calam quando é para apontar a solução o que fazer para corrigir (CRITICAR É O ESPORTE PREDILETO DOS BRASILEIROS! Qual futebol o que?!). Os sabidos se anulam mesmo quando tem em função em condições de mudar o “estado das coisas”, como, por exemplo…hum…vejamos…qual seria um bom exemplo?.. Talvez a presidência de uma “entidade estatal de planejamento e licenciamento”, quem sabe!? Quanta incoerência, não é mesmo, meus caros? Precisa dizer mais o porque da minha virulenta reação?

    Precisa: além de tudo um presidente de uma empresa estatal de PLANEJAMENTO (atividade que necessita de engenharia até a medula!) que não é engenheiro e não entende, de fato, lhufas de engenharia (ele demonstrou cabalmente em seu post que não entende nada!). Vou repetir mais uma vez: EXPLICA MUITO O ESTADO DE COISAS!! Acreditem em meu desabafo.

    Bem. E já que somos também médicos e que nessa BALBÚRDIA TOTAL não se necessita mais de diploma (além daqui um bom exemplo é que os bombeiros são os primeiros a fornecer “pareceres-pitacos” diante de jornalistas havidos por sangue e ibope – nessa ordem!) peço que mandem casos de erros médicos porque eu também quero fazer parte do OBA-OBA, dos DISSE-ME-DISSE. Também tenho direito. Quero me exercitar comentando sobre como esse ou aquele médico errou na pega do bisturi, como havia receita com dose incorreta e outras coisas “menores”.

    Mas não me entendam mal! O farei sempre com mais cristalina e positiva intenção de manter o assunto em atenção constante, pela transparência (claro!!), e para que as vítimas não sejam esquecidas e que os culpados sejam encontrados. Afinal SOMOS GUERREIROS e, se gente guerreira e atuante como eu e o Sr. Sérgio T “estivesse lá” em inúmeros casos tenebrosos PARA COMBATER OS PODEROSOS as coisas não teriam sido como a história nos conta. A gente não faria OBA-OBA. Claro que não. A gente seria uma voz contra o corporativismo e pela transparência para que os casos não sejam repetidos.

    Lembrete: questionar e exigir cumprimento DA LEI é uma coisa! Escrever asneiras é outra!

    Tá bom…só um pouquinho de oba-oba…. que faz parte de nossa cultura….. vamos lá: vamos admitir!

    Pausa para as palmas efusivas e para sapecar 5 estrelinhas para os “especialistas em tudo”.

    Um lembrete final: bom lembrar o que o oba-oba dos “juízes togados da opinião publica” e a manipulação da mídia fez com os políticos pegos no caixa 2 do partido dos trabalhadores. Precisa mais?

    E volto a afirmar: se for um calculista de escritório pequeno ($ pequeno) pode ser que pague o que deve (tem que pagar!!). Se for de escritório grande ($$$$$) acho muito difícil –  o que revoltaria muito. Se for erro de engenharia de construção (no elo mais forte: $$$$$$$$$) ai acho quase impossível porque a justiça aqui não funciona.

    Em qualquer caso o culpado tem que ser encontrado e punido – não existe essa estória de “imponderabilidade” – trabalhamos com números e controlamos os riscos sempre existentes para que coisas como essas NUNCA ocorram! Tem erro ai sim e não foi do pobre coitado do peão ou do mestre de obras. Alguém decidiu e esse alguém não está na base da pirâmide. Se não punirem alguém só me restará permanecer com meu luto eterno fruto desse estado de coisas que ceifa a vida de pessoas, não pune os responsáveis e joga na lama essa profissão que tanto contribui para esse país.

    Sr. Sérgio T. Mais que isso só desenhando!

    Em tempo: minha postagem inicial foi propositalmente destemperada. Sabia dos riscos de ser antipático, mas não estou aqui para colecionar estrelinhas.

    E repito o que disse em tom bem antipático mesmo: leigos não deveriam dar pitaco a respeito de assuntos que não entendem.

    Sejamos menos simplistas: Vamos reconhecer que não vai ajudar na transparência nem vai ajudar às vitimas. Só vai ajudar aumentar a bagunça. Melhor é COBRAR ação. Não caiam nessas coisas desses “especialistas em tudo”.

    O Sr Sérgio T. escolheu uma má hora para defender alguém. Usou argumentos fracos e não contrapôs o meu ponto de vista – se é que o percebeu. (?)

    Certas coisas cristalizam minha percepção de que aqui não há mesmo contraditório. Há de fato a possibilidade de postar opiniões contraditórias (o que é diferente), mas estas são repelidas como que por uma manada enfurecida (ou estrelinhas negativas) que gosta de ler textos que reafirmem exatamente o que já pensam e acreditam. Isso é perigoso, pois planifica o debate da pior forma. Lembro-me de um dos blogs progressistas tratando desse importante assunto. Será que foi por aqui?

    P.S.: já tive vários comentários perdidos no éter dessa comunidade. Todos carregados de contraditórios e de polêmicas.

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