Workshop discute financiamento para pesquisas em geologia marinha

JORNAL GGN – O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) promoveu um encontro no Rio de Janeiro que reuniu representantes de instituições de pesquisa e fomento do Brasil e dos Estados Unidos para discutir a criação de um ambiente tecnológico que proporcione o desenvolvimento de estudos em robótica, computação, engenharia, além de novas fontes de financiamento para projetos voltados para impulsionar estudos em geologia marinha e oceanografia.

O encontro debateu uma parceria estratégica entre os dois países para alavancar projetos sustentáveis que busquem desvendar o potencial dos recursos minerais e ambientais dos oceanos.

Essa parceria pode levar ao desenvolvimento de tecnologia nacional para construção de um submersível não tripulado envolvendo instituições brasileiras e americanas, entre elas a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o CPRM, o Instituto Oceanográfico Woods Hole,  a Petrobras, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), universidades (como a UNB e a USP), a Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), o Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias (Inpoh) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

No workshop, o coordenador da Área de Energia da ABDI, Jorge Boeira, fez um balanço do desenvolvimento industrial no país. Ele citou iniciativas do governo que buscam promover um ambiente favorável à inovação tecnológica em diversas áreas da indústria, em especial do setor de petróleo e gás.  

Boeira destacou que a ABDI apoia a iniciativa, que busca incentivar parcerias para desenvolver um parque tecnológico nacional de excelência. “O encontro serviu para mostrar que o Brasil possui competências técnicas para desenvolver novas tecnologias para exploração do fundo dos oceanos e que a ABDI tem interesse em contribuir nesse processo de construção institucional”, afirmou.

Com informações da ABDI

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador