As declarações dúbias do diretor da NSA sobre a espionagem

Enviado por jns

A Declaração de James Robert Clapper ao Senado Americano

Washington Post

Audiência do Comitê de Inteligência do Senado no dia 12 de Março de 2013

O Senador Ron Wyden (Partido Democrta, Oregon), um dos principais críticos dos  programas de vigilância do governo Obama, disse que o Diretor de Inteligência Nacional, James Clapper, não deu uma ‘resposta direta’ sobre a vigilância da NSA, em uma audiência em março de 2013.

Durante a audiência do Comitê de Inteligência do Senado, Wyden perguntou a Clapper se a Agência de Segurança Nacional recolhe dados e Clapper respondeu: ‘Não senhor (a NSA) não recolhe qualquer tipo de dados (…)’, uma resposta contrária às revelações posteriores a respeito do gigantesco aparato de coleta de dados da NSA.

Wyden disse, em um comunicado, que, por cortesia, os oficiais de Inteligência precisavam dar uma ‘resposta direta’, mas se recusaram.

‘Para ele se preparar para responder, enviei as perguntas para o escritório do Diretor Clapper, com um dia de antecedência. Após o término da audiência, a minha equipe ofereceu, à sua assessoria, a oportunidade de alterar as respostas’, disse Wyden.

‘Agora novas audiências públicas são necessárias, para lidar com as divulgações recentes, por que o povo americano tem o direito de esperar respostas diretas da liderança da Inteligência às perguntas feitas pelos seus representantes’, observou Wyden.

A declaração de Wyden representa o aumento do cerco à controvérsia sobre os programas de vigilância. O testemunho de Clapper, e se ele mentiu ou não, tem sido alvo de exame, especialmente pelas agências noticiosas, mas a pressão de Wyden inova e é, particularmente, significativa por ser de autoria de um integrante do Partido Democrata.

Wyden não acusa, diretamente, Clapper de mentir ou enganar os Senadores, mas sugere que ele deveria ter sido capaz de ser mais preciso.

Clapper procurou esclarecer o teor do seu testemunho durante uma entrevista concedida, posteriormente, à Andrea Mitchell, da NBC, dizendo que imaginou que a pergunta se referia aos ‘esforços mais invasivos’.

‘Eu respondi da forma que eu pensei que era a mais verdadeira, ou menos mentirosa, ao dizer não’, disse Clapper.

Clapper recebeu um voto de confiança do Presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Dianne Feinstein (Democrata-Califórnia). 

Questionado sobre a discrepância entre as divulgações recentes e o testemunho de Clapper, Feinstein disse que Clapper é uma das pessoas mais honestas que ele conhece e sugeriu que ele entendeu mal a pergunta.

Wyden contra-argumentou, dizendo que Clapper sabia que a pergunta seria feita e, então, devia ter oferecido uma resposta mais precisa.

No vídeo, o Senador Ron Wyden interroga o Diretor James Clapper, na Comissão de Inteligência do Senado sobre a vigilância sem mandado da Agência de Segurança Nacional.

As Informações foram postadas, na íntegra, nos blogs de Glenn Kessler, em 6/12/2013, e Aaron Blake, em 11/06/2013.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Clapper procurou esclarecer
    “Clapper procurou esclarecer o teor do seu testemunho durante uma entrevista concedida, posteriormente, à Andrea Mitchell, da NBC, dizendo que imaginou que a pergunta se referia aos ‘esforços mais invasivos'”:

    Basta bater o olho pra ver que ele esta falando a verdade, ja que o NSA coleta dados brutos e em grande quantidade.

    Os “esforcos mais invasivos”, eufemismo para intrigas e fofocas, sao terceirizados pro FBI e suas candinhas e comadres.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador