“A entrevista”: guerra e cinema juntos misturados

O novo conflito entre EUA e Coréia do Norte não é apenas ridículo, é preocupante. A disputa começou porque a Sony Pictures estava produzindo uma comédia em que o líder norte-coreano seria vítima de uma tentativa de assassinato. Um grupo de hackers invadiu os servidores da empresa e provocou um prejuízo de 100 milhões de dólares http://tecnologia.ig.com.br/2014-12-19/obama-diz-que-coreia-do-norte-e-culpada-por-ataques-de-hackers-contra-sony.html. Investigando o episódiol, o FBI teria descoberto que o ciberataque foi executado por norte-coreanos e com a utilização de servidores do governo daquele país. Obama imediatamente passou a acusar o governo da Coréia do Norte de ter ordenado o ataque.

A Sony Pictures é uma empresa privada e suas atividades são regidas pelo Direito Internacional Privado. Caso tenha prejuízo em razão da ação de terceiros deve recorrer às medidas judiciais cabíveis e aguardar a solução do conflito judicial. Os responsáveis devem ser processados com base na legislação internacional e na legislação nacional do país em que eles vivem. Os EUA é uma pessoa jurídica de direito público, suas relações com outros Estados são regidas pelo Direito Internacional Público. A confusão jurídica entre Sony Pictures e EUA – e entre os dois ramos do Direito Internacional – não existe e não deveria ser estimulada pelo governo norte-americano. Mas foi exatamente isto o que ocorreu. Barack Obama tratou o ciberataque a uma empresa privada como se fosse um caso de “segurança nacional”.

Qual foi o aspecto da “segurança nacional” dos EUA colocada em risco em razão do cibertaque à Sony Picures? Nenhum. A empresa não detém segredos governamentais norte-americanos, tampouco realiza atividades que dizem respeito ao funcionamento da infraestrutura cibernética, energégica ou defensiva dos EUA. Ao tratar o ciberataque à Sony Picutres como se fosse um ataque ao seu país, Obama dá a entender que a empresa faz parte de uma espécie de Ministério Informal da Propaganda e do Americanismo e levanta suspeitas sobre a natureza das relações entre a industria cultural privada e o governo norte-americano. O conteúdo provocativo do filme que irritou os norte-coreanos ou o governo da Coréia do Norte foi definido por agentes públicos dos EUA?

O conflito entre empresas se resolve com base no Direito Civil. O conflito entre uma empresa e o Estado que a prejudicou também pode ser resolvido pelo Direito Civil, eventualmente será solucionado com base no Direito Internacional Privado. O conflito entre Estados é regido pelo Direito Internacional Público, caso em que a solução pode ser diplomática ou jurídica. No limite os Estados resolvem suas disputas recorrendo à guerra.

EUA e Coréia do Norte não celebraram um Acordo de Paz ao fim da Guerra da Coréia. Portanto, tecnicamente os dois países ainda estão em guerra muito embora não existam hostilidades militares entre ambos http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8341:submanchete060513&catid=31:mundo&Itemid=59. Os EUA tem milhares de soldados estacionados em bases militares na fronteira entre sua aliada (a Coréia do Sul) e a Coréia do Norte (o inimigo acusado por Obama de ter colocado em risco a ‘segurança nacional’ do seu país). Se se sentir ameaçada, a Coréia do Norte mobilizará suas tropas para se defender de um ataque militar norte-americano/sul-coreano. Em consequencia, norte-americanos e sul-coreanos farão o mesmo.

O aumento da tensão numa região que já é tensa pode levar as partes a retomar as hostilidades. Neste caso, os prejuízos para ambas seriam bem maiores do que os 100 milhões de dólares perdidos pela Sony Pictures. É isto que os EUA desejam? Duvido muito.

É difícil saber exatamente por que o governo Obama joga gasolina numa fogueira que ainda está crepitando. A Coréia do Norte está mais isolada do que jamais esteve. Há alguns anos os chineses abandonaram o regime de  Pyongyang a própria sorte. Os EUA estão a beira de uma guerra com a Rússia por causa da Ucrânia. Ao aumentar a pressão sobre seu inimigo asiático o Pentágono pretende levar o Kremlin a apoiar Kim Jong-un para desqualificar Putin na arena internacional? Qual será a reação da Casa Branca caso a Rússia se comprometa a defender a Coréia do Norte caso este país seja militarmente atacado?

No início do seculo XX um tiro disparado por Gavrilo Princip provocou a reação em cadeia que acarretou dezenas de milhões de vítimas da I Guerra Mundial. O suposto ataque polonês a uma estação de rádio alemã foi o alibi utilizado pelos nazistas para invadirem a Polônia dando início a II Guerra Mundial. O filme “A Entrevista” provocará a III Guerra Mundial? Comprem seus ingressos, a Casa Branca está prestes a lançar sua nova e última super-produção planetária.

Fábio de Oliveira Ribeiro

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ridículo, grotesco ou apavorante?

    São os adjetivos apropriados para aplicarmos à qualquer dos aspectos e personagens dessa história

    O regime norte-coreano, o filme em si, a negligência , mais uma vez, da Sony com seus sistemas, a ridícula acusação à Coréia do Norte, a utilização do episódio como pretexto para ampliar ainda mais o rufar dos tambores de guerra do Obama, o mega-impacto publicitário obtido para o filme, a histeria midiática na condenação de um suposto terrorismo e na defesa da liberdade de expressão, a credulidade da opinião pública nessas farsas…

    Mais do que meras bombas semióticas, estamos diante de verdadeiras flatulências lógicas, armas de destruição em massa das consciências, que preparam o terreno para mais um avanço das forças da ignorância, da prepotência, da ganância, e da guerra.

    Concordo plenamente. Difícil mesmo não temer pelo pior nessas circunstâncias.

    1. Depois dessa grande

      Depois dessa grande publicidade para um filme que talbez fosse irrelevante, com certeza a Sony vai rufar de faturar com as bilheterias. Teriam mesmo sido os coreanos? Os caras tem mesmo esse potencial todo de tecnologia para vazar uma gigante da tecnologia como a Sony? Fic ameio diicil de engolir essa sem questinoar um pouco.

  2. É preciso entender que o

    É preciso entender que o cinema é metade da identidade cultural americana. É coisa sagrada, até mais que a própria realidade. Se “o conteúdo provocativo do filme que irritou os norte-coreanos ou o governo da Coréia do Norte foi definido por agentes públicos dos EUA” ? Não tenha a menor dúvida de que se não o definiram o assistiram e aprovaram. Embora sempre tenha havido os rebeldes, e embora o famigerado código tenha sido declarado extinto em 1968, desde a entrada em vigor do Código Hays em 1933, o cinema americano e os órgãos de informação do Estado, e mais as poderosas organizações de defesa do americanismo, nunca mais se separaram. Um filme desta natureza jamais poderia ser realizado sem uma boa dúzia de reuniões entre os produtores e os representantes dessa gente.

  3. Concepção

    Então pela sua ideia, um governo que se sinta prejudicado por uma empresa ou pais, pode autorizar e ajudar civis a atacarem estas organizações tendo em vista que ela são privadas e não tem qualquer relação com o governo. 

    Voce ja imaginou se todos sequisem o seu pensamento, como seria?, foi um ataque de hakers, e se fosse real, um governo pagasse para pessoas atacarem um  empresa so porque não gosta dela ou é criticado por ela.

    Politicamente pode não ser errado, etica e moralmente é.

    1. Você também esta confundido a
      Você também esta confundido a Sony Pictures com o Estado norte-americano e misturando Direito Internacional Privado ao Direito Internacional Público. Explique-me melhor quais são os aspectos públicos da atividade de uma empresa privada. Você realmente acredita que a Sony Pictures detém segredos militares dos EUA e desempenha um papel essencial na segurança e defesa do governo norte-americano?

      1. confundir

        Não estou discutindo se é direito internacional publico ou privado, mais sim da atitude do que deveria ser o certo e o errado, a sony é um empresa que se localiza em um pais tido como democratico, que da o direito de livre opinião e expressão, e um pais agindo de um forma totalmente errada ataca esta empresa simplismenta por não aceitar criticas.

         

  4. A Coreia do Norte é uma

    A Coreia do Norte é uma aberração.

    A falsa moral da esquerda ainda nos faz ver apoio a essa anomalia que é a condiçao deste pais.

    Eles fizeram a primeira monarquia comunista do mundo!

    Um nojo, uma naçao que escraviza seu povo e os expoe a toda sorte de manipulaçao e doutrinaçao.

    O absurdo nao e constatar que a Coreia do Norte seja nefasto, é ver gente se desdobrando para arrumar um jeitinho de apoiar aqueles miseraveis do clâ Kin… 

    1. Fins e meios

      De fato, o regime  norte-coreano é deprimente. Mas não entendi o vc que considerou “jeitinho de apoiar aqueles miseráveis…”

      Ora, meu caro, deixe de fazer parte da trolagem da direita burra e preconceituosa, pois o autor do post não está dando jeitinho nenhum nem apoiando ninguém! Fez apenas uma observação coerente à luz do direito internacional. Ele está certo, o governo dos EUA tomaram para si uma disputa que é estritamente privada, apenas isso.   Diz mais, com razão, ao levantar a fundada suspeita de que a industria do cinema norte-americano é uma espécie de ministério informal da propaganga do governo, ou seja, uma obviedade que todos já conhecem, (menos a direita burra e preconceituosa) sem, no entanto, emitir juízo de valor a favor da Coréia.

      1. Nada na coreia do Norte é

        Nada na coreia do Norte é privado, a nao ser ela inteira que é proprietaria do clã Kim neste caso nao se trata de uma briga entre duas empresas e sim de um estado abjeto que ousa sabotar uma empresa que atua em conformidade com a lei norte americana e o direito internacional…  

        1. Simples leitura

          ” O conflito entre uma empresa e o Estado que a prejudicou também pode ser resolvido pelo Direito Civil, eventualmente será solucionado com base no Direito Internacional Privado. “

          1. acorda colega
            A Coreia do

            acorda colega

            A Coreia do Norte ta andando e c… para o direito internacional

            Caso voce ainda nao tenha percebido claro…rs

          2. Os EUA foram condenados por

            Os EUA foram condenados por um Tribunal Internacional por prática de terrorismo na Nicaragua e a décadas não cumprem a decisão que obrigou a Casa Branca a indenizar a destruição de um porto naquele país. Os nortte-americanos atacaram o Iraque com base em mentiras sobre “armas de destruição em massa” que não existiam e que não foram encontradas naquele país. A NSA usa recursos financeiros públicos e servidores estatais dos EUA para espionar cidadãos, empresas, governos e Estados estrangeiros. Fale-me mais sobre o compromisso dos norte-americanos com o Direito Internacional?

          3. Misturou os assuntos para do

            Misturou os assuntos ( o caso agora é de uma empresa privada atacada por um pais ) para do alto da sua salada insana poder relativizar tudo e manter o racicionio patetico anti yankee né?

            O que acho mais engraçado nesse tipo de sujeito é que o cara vive em conformidade com os valores do mundo ocidental e jamais sofreu nenhum tipo de privaçao que fosse sequer parecida à 1% do que um norte coreano esta exposto.

            e ainda assim ele vem aqui querer comparar o grau de satisfaçao que uma naçao como é os EUA possa ter em relaçao ao direito internacional e atraves desse raciocinio cretino livrar a barra da coreia do norte

            e assim mesmo todo esquerdista boçal fala do que nao vive, defende o que nao vive, come, bebe, veste, consome itens do mundo ocidenal e de sua cultura ” decadente judaicocristaocapitalista  yankee ” e nas horas vagas vem postar abobrinha para defender regimes que ja os teriam executados ou aprisionados ( jogando a chave fora ) por coisas como essa ou seja postar opiniao ( pateticas claro ) na internet do mundo democratico para defende-los…rs

          4. Mas é muito Chico Anysio, a

            Mas é muito Chico Anysio, a SONY então vai a um Juiz da Coreia do Norte e entra com um pedido de indenizações,

            tem comentarista aqui tão maluco com o Kim Junior.

            Um Estado tem como obrigação legal DEFENDER SUAS EMPRESAS, faz parte da função de um Estado, a Inglaterra e os EUA invadiram paises e derrubaram governos em defesa de suas empresas, como em 1953 no Irã.

            É claro que os EUA tem todo o direito e razão para defender a SONY.

          5. Multinacional

            Para começo de anedota, a SONY é uma empresa multinacional JAPONESA com sede mundial em Tókio. Por outro lado, é claro que o governo pode fazer uma defesa POLÍTICA de qualquer empresa situada em seu território, mas a discussão apontada é JURÍDICA. Também, o post não discutiu a eficácia ou não do remédio jurídico mencionado. Apenas demonstrou que esse é o caminho legal a ser seguido, especialmente, como dito, por não se tratar de empresa sensível aos interesses bélicos ou de segurança nacional dos EUA.

  5. Exemplo de sofisma da

    Exemplo de sofisma da conclusão irrelevante:

    (01) o primeiro interlocutor denuncia que, sem qualquer motivação, a França lançou dois mísseis em Cuba e matou dezenas de crianças que estavam num ônibus a caminho do jardim de infância;

    (2) o outro interlocutor responde que a França é uma grande democracia e que Cuba é uma ditadura totalitarista que prende ou fuzila os opositores do governo e que o primeiro interlocutor é um esquerdopata que fecha os olhos para os males do regime cubano.

    Caso o segundo interlocutor seja desonesto intelectualmente e queira jogar fumaça sobre a atitude do país agressor, sua afirmação é uma falácia e ele é só um mentiroso ingênuo a imaginar que suas declarações são percebidas como afirmações inteligentes.

    Caso ele acredite sinceramente que sua conclusão decorre logicamente da afirmação do primeiro interlocutor, deve ser internado imediatamente para tratamento psiquiátrico ou ingressar em algum curso eficaz de interpretação de texto.

    O exemplo pode parecer grotesco, mas esse tipo de “dialética nonsense”, comum em outras áreas menos nobres da internet, está aparecendo cada vez mais aqui nesse blog. Pena.

  6. Ta dificil ???

     O ciberataque foi executado por norte-coreanos  com a utilização de servidores do governo daquele país !!!!! . Cade o “estado de direito ” ?????  Ta difícil entender onde radica o problema ???

    1. A NSA, que comprovadamente

      A NSA, que comprovadamente espiona cidadãos, empresas, governos e Estados estrangeiros (o Brasil incluído) é uma agencia estatal norte americana e seus servidores são públicos. Portanto, pelo seu raciocínio qualquer país espionado pelos EUA-NSA está autorizado a declarar guerra contra os norte-americanos (inclusive a Coréia do Norte). Mais lógica e menos ideologia Rodney, please.   

  7. Que isso…

    A Coreia do Norte é o que menos importa. Qualquer dos “suspeitos de sempre” serve.

    Da Sony, roubou-se quase tudo gravado em meio digital, foi muita coisa mesmo. Foi monstruoso. Enorme.

    Pela natureza do ataque, mesmo sendo numa empresa privada e de entretenimento, prenuncia os estragos que um ataque similar faria numa industria mais estratégica.

    Um ataque desses na Petrobras e o Brasil para, sem combustível. No Operador Nacional do Sistema e o Brasil fica às escuras.

    Minha leitura é que Obama mandou um recado de que vai sair na porrada se algum engraçadinho vier a tentar isso de novo com a economia dos EUA.

     

     

  8. piada…

     “O conflito entre uma empresa e o Estado que a prejudicou também pode ser resolvido pelo Direito Civil, eventualmente será solucionado com base no Direito Internacional Privado “.  Quer levar Coreia do Norte ao Tribunal de Haia ?? E piada !!!!! 

  9. piada…

     “O conflito entre uma empresa e o Estado que a prejudicou também pode ser resolvido pelo Direito Civil, eventualmente será solucionado com base no Direito Internacional Privado “.  Quer levar Coreia do Norte ao Tribunal de Haia ?? E piada !!!!! 

    1. A questão não é esta meu

      A questão não é esta meu caro. A questão colocada é bem outra. Os EUA tem tanto direito de confundor Direito Internacional Privado com Direito Internacional Público, quanto você em de confundir uma empresa privada (a Sony Pictures) com o Estado norte-americano. Além disto, você não conseguiu explicar porque a “segurança nacional” dos EUA foi afetada em razão do ataque à uma empresa privada que não é encarregada da segurança daquele país. O seu amor doentio pelos EUA Rodney o faz se esquecer de coisas que até mesmo alguns norte-americanos costumam respeitar: a lógica. 

  10. o ano das notícias malucas sobre a Coréia

    Video fake atribuido à tv estatal onde a Coréia ganha a copa

    Notícia de que todas as mulheres do país foram obrigadas a ter o mesmo corte de cabelo(curtíssimo)

    Rumores sobre video pornô da primeira dama

    notícia sobre a “doença mortal” do Kim

    notícias de executados que aparecem vivos depois

    e depois reclamam de manipulação sobre os norte coreanos, acho que eles perdem de goleada nesse quesito.

    pelo que vi em trailer e sinopse o filme é o oposto do que tão dizendo, poucas vezes meios ocidentais pegam tão leve com o líder coreano, o filme é uma clara paródia da relação do ex jogador de basquete Dennis Rodman com o Kim Jong real, os assassinos do se esforçam para odiar um “ditador fofo” e não conseguem, é mais fácil o FBI ter aprontado o ataque sobre a Sony, que aliás é especialista em ser invadida por qualquer um.

       Tem uma boa dose de comédia garantida em qualquer sistema monarquista ou militarista mas é insuperável o pastelão em que Establishment ocidental se mete com essa obsessão por um país no qual a maioria das pessoas no ocidente não tem o menor interesse, esse é o mote mais provável do filme.

  11. EUA espionaram Brasil e Alemanha, pelo menos

    Leram e-mails de Dilma e de Angela Merkel.

    Que tal nos apoiarmos no discurso do Obama para  meter umas  porradas  nos Estados Unidos?

  12. Prezado Fabio
    Holiwood é uma

    Prezado Fabio

    Holiwood é uma extensão do governo americano, muita coisa feita lá é uma “pauta”.

    Esta brincadeirinha com a Coreia do Norte, tem varios alvos.

    Abração

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador