Ronaldo Bicalho
Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
[email protected]

A política econômica de Trump

Do Canal IE

Neste IE Especial, do Canal IE, o professor Luiz Carlos Delorme Prado, do Instituto de Economia da UFRJ, analisa a política econômica do vencedor das eleições americanas, Donald Trump. 

https://www.youtube.com/watch?v=sNLLk7_Q6VU

Ronaldo Bicalho

Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Bicalho, perdi 11:20 na minha vida vendo esta análise…..

    Caro Bicalho, perdi 11:20 na minha vida vendo esta análise chinfrim de um professor de história da economia da UFRJ.

    Eu que sou alguém que toco de ouvido em economia já havia falado sobre o que este professor falou logo após a eleição de Trump, ele ficou na superficialidade e simplesmente não falou das consequências aos Estados Unidos do que levará todo este programa se for implantado, pois o fechamento de fronteiras, restrições as indústrias mexicanas (muitas delas mais verdadeiras maquiadoras do que indústrias) levarão logicamente a um aumento dos custos de produção, que poderá ou não ser seguido por um aumento de salários, mas tem uma coisa que ele nem tocou, o aumento da inflação nos Estados Unidos.

    Dependendo a intensidade real e não retórica dos planos de Trump, tudo isto pode resultar num empobrecimento a médio prazo da classe trabalhadora que ainda mantém o seu emprego.

    Na realidade acho que este plano, como dizem os portugueses será um imenso FALHAÇO, que fortalecerá mais os concorrentes, como a China e a Comunidade Européia do que os USA, pois sem aumento de tributação dos mais ricos, que seria a solução para este plano de retomada de investimentos em infra-estrutura que desta forma produziria um efeito multiplicador.

    Trump não vai manter este plano assim como ele fala, por mais de dois anos, na época Reagan as taxas de juro já vinham altas e atingiram a valores reais de 18% a.a. e a inflação chegou no fim do governo Carter atingir 13,5% a.a., baixando com Reagan transformando os juros reais mais altos.

    Todo este movimento do governo Reagan calsou problemas na Europa e Terceiro Mundo, mas como o mundo da era fim da URSS não tinha contrapartida o resto do mundo subsidiou os USA, isto não será reproduzido com Trump.

  2. Analisar Trump? Sério?

    Maestri, velho de guerra,

    Tu tá mais certo que menstrução de freira.  Com todo o respeito, também acho que a análise do professor foi um tiro n’água. Mas mira, tchê, aca no hay mucho para analisar. Em relação às promessas de campanha, seguro que o Trump não lembra sequer dum fiapo daquilo que lascou prá cima da brugada lá  dos States antes das eleições. No que toca ao plano de governo, até as pedras da Casa Branca sabem que o esse loco não o tem. Pela mala suerte dos gringos e do resto mundo, El Loco é produto das circunstências, golpe do destino. Estava no lugar certo, na hora certa, con o destino certo e do lado de lá os paraguaios do Partido Democrata, foi como bater em boracho. Ele aproveitou a oportunidade. Ahora, que agarrou o freio nos dentes vai sair a la cria, boloear-se com os arreios campo a fora. Aonde vai dar nem el diablo lo sabe, sequer o próprio, então imagine o resto.

    E nosotros? Como estamos? Igualizito o de sempre, pobres e más judiados que petiço de chácara.

    Entonces, ficar trovando sobre lo que fará el Loco, é tanta perda tempo quanto se quedar lendo a análise do professor, tal qual ficar acendendo vela para defunto ruim ou gastar pólvora em chimango.

    Hasta luego  hermano, que te vaya bién, que no te piquen los mosquitos y no te pise el tren.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador