Alemanha vai expulsar diplomatas dos EUA se espionagem for confirmada

Sugerido por Assis Ribeiro

E se fosse o governo brasileiro?

Do Uol

Se diplomata dos EUA participou de espionagem, ele será expulso, diz Alemanha

O ministro do Interior da Alemanha, Hans-Peter Friedich, advertiu nesta terça-feira (29) os Estados Unidos que, se for comprovado que algum de seus diplomatas espionou ou infringiu a lei alemã, o mesmo será expulso do país.

Em entrevista à emissora pública alemã “ARD”, o ministro alemão assegurou que, se as informações sobre a espionagem ao governo alemão forem confirmadas, “haverá as correspondentes consequências” e, portanto, “é correto o [rumor] que é veiculado agora”.

“Está bastante claro que, se alguém aqui na embaixada ou em algum outro lugar for responsável ou culpado neste assunto, será sancionado e, se for diplomata, deverá abandonar o país”, afirmou Friedrich.

Neste aspecto, o ministro acrescentou que essa “não seria a primeira vez que um diplomata seria expulso de uma embaixada” do país.

Friedrich ressaltou que o essencial neste momento é esclarecer o sucedido e, por isso, considerou que a Alemanha e EUA devem “responder em conjunto” as perguntas suscitadas em torno ao programa de espionagem americano em solo alemão.

De acordo com o ministro, neste momento, as autoridades americanas não têm respostas para muitas de suas perguntas.

Além disso, Friedrich se mostrou convencido de que a Alemanha tem que extrair consequências deste escândalo, repensar os acordos de transmissão de dados com os EUA e melhorar a segurança das comunicações tanto no distrito governamental de Berlim como no conjunto da rede europeia.

No entanto, durante a entrevista citada, Friedrich enfatizou o fato de “não cometer o erro de pôr em dúvida” o conjunto das relações bilaterais entre ambos os países, que qualificou de “boas e necessárias”.

Por sua parte, o comissário do governo alemão para a proteção de dados, Peter Schaar, pediu aos sócios europeus não atrasar a nova direção que fixará regras mais estritas para as empresas tecnológicas americanas que operam na UE, uma norma que, segundo ele, deveria ser aprovada antes das próximas eleições ao Parlamento Europeu.

Schaar se mostrou a favor da proposta da Eurocâmara para suspender o acordo de transferência de dados bancários, assinado com os EUA com base na luta antiterrorista, até que se esclareça o escândalo de espionagem dos serviços secretos americanos à Europa.

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quá, quá, quá, Este governo

    Quá, quá, quá, Este governo alemão é capacho dos norte americanos. Vive dando apoio às iniciativas dos EUA de agredirem qualquer país que contraria a vontade do império. Agora, chupa que é de uva!

  2.   MAS QUE ABSURDO!!!! NINGUÉM

      MAS QUE ABSURDO!!!! NINGUÉM aqui (Leonidas, AA, outros) ainda se deu ao trabalho de ensinar à Alemanha que isso “é do jogo”, que “é assim mesmo”, etc?? Vamos lá, pessoal, iluminem a Alemanha nessa questão!

  3. Mas os EUA não precisam de

    Mas os EUA não precisam de “diplomatas” para espionar. Eles tem agentes ( com certeza  trabalhando na Alemanha com certa “anuencia” do serviço de inteleigencia alemã) e equipamentos. Ninguém pegou o celular da Angela Merkel e colocou um grampo no aparelho….foi só descobrir os números ( com certeza ela e a Dilma não usam um único aparelho) e passar a monitorar através dos “hubs” de comunicação.

    Isso é anúncio para fazer efeito na midia…

    1. e eufemismo!

      responsaveis pela espionagem tem cargo de diplomata para possuirem imunidade, se pegos no ato, não podem ser presos, são expulsos!

      além do que e praxe, expulsam um bagre pequeno apenas como demonstração de insatisfação, e coisa minima, mas em isso a Dilma teve coragem de fazer!

       

       

  4. estão indo mais longe que a Dilma ousou!!!

    agora estamos vendo como gente grande trabalha, a Dilma jogou para a torcida ao cancelar a visita aos EUA e postergar a compra dos aviões para a FAB, e ficou nisso!  Os aviões serão comprados apos a eleição, a desculpa sera de um grande desconto, enquanto isso a defesa do pais fica abandonada!  Pois se fosse serio, teria comprado um dos outros dois finalistas da licitação!  Não comprou porque quer comprar o caça americano, sabujice pura!

    nenhum diplomata americano foi expulso aqui, pois o pessoal do DEA ajuda a PF no combate ao trafico, outros departamentos bancam drones e outros equipamentos para monitorar a triplice fornteira…  por isso nenhum diplomata americano foi expulso do pais.  Alias nem mesmo o chefe da inteligencia brasileira foi demitido!  

    tudo não passou de um circo da Dilma, que estava acuada pelas manifestações e fingiu ser durona com os EUA para conseguir apoio dentro do seu proprio grupo!

     

    1.   Meu caro, não nos meça pelo

        Meu caro, não nos meça pelo seu QI. Melhor seria se você aproveitasse seu tempo livre explicando de novo pra gente “que é do jogo”, que “é assim mesmo”, etc.

        Pior que ficar mudo é este seu comentário, que mistura paranoia, má-fé e hipocrisia aos litros, especialmente se comparado às suas costumeiras “contribuições”. Deve ser difícil ser você, meus parabéns.

    2. Haja hipocrisia!

      Agora é muuuito  fácil acusar Dilma de tibieza e “jogar para a torcida”. Queria ver FHC ou qualquer um do PSDB e da oposição fazendo o que ela fez.  Se for esperar, melhor ficar sentado. Quem tem memória se lembra de como era submissa a diplomacia brasileira nos tempos de  governo Tukano, a ponto do ministro das relações exteriores Celso Lafer tirar os sapatos no aeroporto de Miami

      1. sua base de comparação e sempre o FHC!

        pois eu procuraria comprar com outros presidentes que peitaram os americanos com mais firmeza que a Dilma “frouxa”!

        Geisel mandou embora todos os assessores americanos quando o Carter quis ensina-lo a governar o pais!

        Janio condecorou Tchê, contra a vontade dos EUA

        Getulio arrancou a CSN para permitir a instalação de bases no NE!

         

        A Dilma vai comprar os aviões americanos, se e apos a eleição !

         

  5. O bolivarianismo está batendo

    O bolivarianismo está batendo às portas da Europa. Onde este mundo vai parar?

    É o Chaves/Moralles fazendo escola.

    Acuuuuuda Serra.

    1. isso existe na europa a tempos!

      eu acho que vcs acreditam que o chaves inventou a roda!

      a independencia dos paises europeus com relação aos EUA e bem mais antiga que o Chaves, era apenas mais sutil, principalmente na Alemanha, que ainda na decada de 60 iniciou contatos com o leste contra a vontade dos EUA e principalmente de Her Kissinger.  Foi graças a isso que a tensão diminuiu ao ponto de iniciar a detente!

      Chaves e seus herdeiros deveriam primeiro aprender a administrar seu pais, como por exemplo garantir o fornecimento do basico para sua população e principalmente pagar suas dividas,  esta virando costume lá, atrasar pagamentos, para que surjam facilitadores que por meio de uma comissão consigam garantir o pagamento aos credores, principalmente da PDVSA. 

      Isso segundo eu ouvi de pessoa que negará se perguntado diretamente

  6. Alemanha vai expulsar diplomata norte-americano espião

    Bom, já disseram aqui sobre o efetivo de militares posicionado na Alemanha, mas esqueceram de citarem também a quantidade de bases, que são inumeras!

    Se realmente expulsarem um diplomata, será sem dúvida, um peixinho, enquanto os grandes……..

    Depois da II GG a Alemanha nada mais é que um pais ocupado, sem Constituição e que ainda está em guerra, pois não foi assinado sequer um acordo de rendição!

    Se quiserem pesquisar, verão que é apenas uma colonia a serviço do Império e seus aliados!

    Angela Merkel e seus antecessores no governo alemão, não passam de capachos, e ao menor sinal, saem em apoio império, até mesmo em socorro às economias falidas da Europa!

    É ver para crer!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PS.: Onde está o ouro que os EE:UU “roubaram” da Alemanha”!!!!!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador