Brasil quer reduzir tropas no Haiti

Por raquel_

Do Valor  Online

Amorim quer a redução da missão militar internacional na ONU

BUENOS AIRES – O ministro da Defesa, Celso Amorim ,afirmou que o Brasil deverá propor na próxima reunião da Unasul, em Montevideo, nesta quinta-feira, a redução da missão militar internacional da ONU no Haiti ( Minustah), comandada pelo Brasil. De acordo com Amorim, que discutiu o tema esta manhã em Buenos Aires com o ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, a diminuição do efetivo será o primeiro passo para o estabelecimento de um cronograma prevendo o fim da presença militar estrangeira.

“Os objetivos da missão eram estabelecer a paz e a democracia no País. As condições de segurança melhoraram e o Haiti já realizou a sua segunda eleição democrática desde o início da missão. Se fôssemos esperar, a situação ficaria perfeita, teríamos que permanecer lá para sempre”, disse.

Amorim frisou que o desengajamento será gradual e o mandato da ONU no Haiti será renovado em outubro. O Brasil comanda a missão militar no Haiti, iniciada em 2004 e atualmente com 12,2 mil integrantes.

A missão praticamente dobrou de tamanho depois do terremoto de janeiro de 2011, que destruiu toda a infraestrutura haitiana. O ministro da Defesa está realizando a sua primeira viagem internacional desde que assumiu o ministério, no mês passado. Amanhã, Amorim irá ao Paraguai.

(Cesar Felício / Valor)

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador