Aliada da Rússia, China apresenta plano de paz superficial para Ucrânia

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

A proposta foi rejeitada por Kiev. No entanto, o presidente ucraniano afirmou que ainda irá discutir pontos do plano

A China lançou uma proposta de paz para o fim da guerra na Ucrânia nesta sexta-feira (25), data em que completou um ano desde que a Rússia invadiu o país Europeu.

A fim de se caracterizar como mediadora da crise, a China – aliada de Moscou – apontou 12 sugestões, entre elas um pedido um cessar- fogo abrangente na Ucrânia. 

Em geral, o plano apresentado em um documento do Ministério das Relações Exteriores reiterou a posição chinesa que vem defendendo desde o início do conflito, tendo a Rússia como aliada. 

Na lista, a China critica as sanções ocidentais à Rússia, defende a oposição ao uso de armas nucleares e pede o fim da “mentalidade de Guerra Fria”. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Posição ucraniana

Inicialmente, a proposta foi rejeitada por Kiev, a menos que a ação envolvesse a retirada de tropas russas para as fronteiras estabelecidas em 1991.

O presidente ucraniano Volodimir Zelenski afirmou, no entanto, que pretende discutir os pontos apresentados na proposta com representantes de Pequim antes de anunciar um posicionamento definitivo. “De qualquer forma, considero muito positivo que a China comece a falar sobre a Ucrânia”, disse. 

Já no Twitter, o principal assessor do líder, Mikhailo Podoliak, criticou a iniciativa. “Qualquer ‘plano de paz’ que se baseie só em um cessar-fogo e, consequentemente, em um redesenho das fronteiras ucranianas e uma continuidade da ocupação militar não ambiciona a paz, mas a derrota da Ucrânia”, escreveu ele sobre a sugestão chinesa.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador