Departamento de Justiça dos EUA pode desistir de processar Assange

Sugerido por MiriamL

Do Opera Mundi

Governo dos EUA deve desistir de processar Julian Assange, diz jornal

Segundo Washington Post, Departamento de Justiça precisaria acionar, também, jornalistas que divulgaram papéis do Wikileaks

O Departamento de Justiça dos EUA estaria a um passo de desistir de processar o fundador do Wikileaks, Julian Assange, pela publicação de documentos considerados secretos, de acordo com reportagem do jornal The Washington Post publicada na segunda-feira (26/11).

O governo norte-americano chegou à conclusão, segundo o Post, de que processar Assange implicaria acionar também na Justiça os jornalistas e empresas de comunicação norte-americanas que divulgaram os papéis. Ele só poderia ser processado caso surgisse outra acusação criminal.

De acordo com o jornal, o mesmo raciocínio não se aplica ao ex-funcionário da CIA Edward Snowden, tampouco à ex-analista de inteligência das Forças Armadas Chelsea Manning. A diferença, para o governo americano, é que Assange não vazou documentos, somente os publicou – e isso faz diferença ao analisar o caso.“E, se você não vai processar jornalistas por publicar informação confidencial, o que o departamento não vai, então não há jeito de processar Assange”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

O fundador do Wikileaks está refugiado na Embaixada do Equador em Londres desde o dia 19 de junho de 2012. Ele tenta evitar a extradição para a Suécia, onde responde a um processo por assédio sexual. Assange diz que está sendo perseguido e a ação sueca é só um pretexto para capturá-lo. 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Invertendo o ônus da culpa…

    Caríssimo André Motta Araújo,

    Quer dizer que o “traste”, o “vagabundo e sem-vergonha” é o Assange, não os EUA…

    Me responde uma pergunta: quem comete a maior ilegalidade – quem matou e escondeu ou quem revelou o crime?

    Abs.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador