FMI reduz prognóstico para crescimento global, e piora dados para Brasil

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O último relatório elaborado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a reduzir suas estimativas para o crescimento econômico global, ao mesmo tempo em que piorou seus prognósticos para o Brasil ao fim deste ano.

De acordo com o relatório de perspectiva econômica global, o crescimento mundial deve ser de 3,3% em 2015. Anteriormente, a estimativa era de 3,5%. O FMI justificou tal ajuste à projeção para os Estados Unidos, que perdeu força durante o primeiro trimestre devido a nevascas excepcionalmente pesadas, um dólar em recuperação e paradas nos portos da Costa Oeste. Para 2016, o documento também revisou para baixo a estimativa de crescimento. A projeção passou de 1% para 0,7% no próximo ano. “No entanto, os fatores de aceleração progressiva da atividade econômica nos países desenvolvidos – condições financeiras acessíveis, política orçamental mais neutra na zona do euro, a queda dos preços dos combustíveis, uma retomada da confiança e a melhora no mercado de trabalho – continuam intactos”, diz a entidade.

O FMI estima contração de 3,4% da economia russa, o que representa uma melhora com relação à previsão anterior, que indicava um recuo de 3,8%. Já as previsões para a China e para a Índia se mantiveram estáveis – o FMI prevê que esses países cresçam 6,8% e 7,5%, respectivamente.

A pesquisa também indica crescimento de países com economia avançada, passando de 1,8% em 2014 para 2,1% em 2015. A estimativa anterior era de 2,4% de expansão. Para os Estados Unidos, a projeção de crescimento para 2015 ficou menor, passando de 3,1% para 2,5%.

A zona do euro teve estimativa de crescimento estável. O FMI prevê que o grupo tenha expansão econômica de 1,5% em 2015, com crescimento de 1,7% da Alemanha, 1,5% da França, 1,2% da Itália e de 2,5% da Espanha.

A entidade também se mostrou crítica com os últimos acontecimentos na zona do euro devido ao agravamento da crise na Grécia. Segundo o relatório, o fechamento dos bancos e o referendo lançado recentemente pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras (que resultou em um “não” às propostas dos credores) acabou por aumentar a “incerteza quanto às perspectivas e à natureza de um socorro futuro da comunidade internacional”, o que gerou alguma agitação no mercado ao longo dos últimos dias.

“A retomada econômica na zona do euro parece estar globalmente bem encaminhada, com uma recuperação robusta da demanda interna e a inflação começando a subir. As projeções de crescimento foram revistas para cima em diversos países da zona do euro, mas na Grécia os desenvolvimentos atuais deverão afetar a atividade econômica bem mais do que o esperado”, diz o FMI.

Além disso, o fundo monetário indica que o crescimento da economia dos países emergentes e em desenvolvimento deve desacelerar em 2015, passando de uma expansão de 4,6% em 2014 para 4,2% em 2015. Segundo o levantamento, esses países devem sofrer o impacto da queda dos preços das commodities, em especial os exportadores do petróleo.

Quanto à economia do Brasil, a previsão de 2015 passou para contração de 1,5%. A estimativa anterior era de 1%. A expectativa para 2016 é de crescimento de 0,7%. Anteriormente, a estimativa era de 1%. A entidade tem reduzido as expectativas para a economia brasileira em 2015 ao longo do ano – no relatório de janeiro, a estimativa era de crescimento de 0,3% para 2015 e de 1,5% para 2016. Em outubro de 2014, a previsão do FMI para o fechamento de 2015 registrava um avanço de 1,4%. Em julho de 2014, o prognóstico era de crescimento de 2%, enquanto os dados para abril de 2014 apontavam um avanço de 2,7%.

 

(com Agências)

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem?

    FMI?

    Esse tal FMI é o mesmo que avisou todo mundo sobre a crise de 2008 muito antes de ela acontecer, evitando assim que bilhões de dinheiro público fossem queimados para salvar bancos falidos?

     

  2. O F M I está errado .E Janio

    O F M I está errado .E Janio de Freitas, Guilherme Boulo e Riccardo Melo estão certos. ?

       Não é hora de ficar emcima do muro.A situação do páis está grave,

                    Escolha seu lado, com muito pensar.

                        Mas não demore muio, antes que caia o ÚLTIMO alicerce da casa encima de vc.

  3. Parece que o FMI vai errar

    De novo. As ultimas notícias estão evidenciando que o Brasil voltou a crescer. A direita raivosa já está babando de ódio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador