Inflação e produção de aço desaceleram na China

Jornal GGN – A inflação anual ao consumidor na China desacelerou em novembro, acalmando o mercado sobre um possível aperto da política monetária do país. Autoridades locais se reúnem ainda nesta semana para detalhar prioridades da reforma para 2014.

A alta das taxas do mercado de dinheiro e títulos indicam que o Banco Central chinês está apertando as condições de liquidez para reduzir os níveis da dívida e conter o crescimento do crédito, embora haja poucos sinais de uma forte virada na política monetária.

 
A inflação anual ao consumidor desacelerou inesperadamente para 3% em novembro ante máxima de oito meses de 3,2%, informou, nesta segunda-feira (9), a Agência Nacional de Estatísticas. Em relação ao mês anterior, os preços recuaram 0,1%, primeira queda em seis meses e ante expectativa do mercado por estabilidade.
 
Já os preços ao produtor recuaram 1,4% em novembro ante o ano anterior — o 21º mês consecutivo de declínio — ante queda de 1,5% no mês anterior, informou a agência. Na comparação mensal, os preços ao produtor ficaram inalterados.
 
A média diária de produção aço bruto da China caiu nos últimos dez dias de novembro ante os dez dias anteriores, recuando quase 2% para 2,091 milhões de toneladas, segundo dados da Cisa (Associação de Ferro e Aço da China) divulgados nesta segunda-feira (9).
 
O recuo de 1,9% é o maior desde a queda de 2,2% ocorrida entre 21 e 31 de julho e desde os 4,5% apurados entre os dias 1 e 10 do mesmo mês. Apesar da queda, a produção chinesa se manteve acima de 2 milhões de toneladas por dia, ritmo iniciado em meados de fevereiro deste ano, a despeito das preocupações do mercado sobre demanda e excesso de capacidade produtiva. Porém, depois de subir 2,2% no início do mês passado, a produção chinesa encerrou novembro em ritmo próximo do final de outubro.
 
A Cisa estima a produção total do país com base em seus membros, incluindo mais de 80 grandes siderúrgicas que perfazem cerca de 80% da produção total de aço da China. Os membros da Cisa produziram em média 1,709 milhão de toneladas de aço bruto por dia entre 21 e 30 de novembro, uma queda de 2,4% ante o período anterior.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador