Lula é o único brasileiro entre os mais influentes de 2023 escolhidos pela Revista Time

Presidente foi enaltecido como 'campeão do clima' e teve o compromisso com o meio ambiente destacado.

Foto oficial do presidente Lula no Palácio do Planalto
Crédito: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi escolhido como uma das 100 personalidades mais influentes deste ano, lista que conta também com Leonel Messi, Beyoncé e Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Não há outros brasileiros em destaque na publicação este ano.

A lista com todos os maiores influenciadores foi divulgada pela Time neste quinta-feira (13). Em seu perfil, assinado pelo vice-presidente norte-americano (1993-2001), Al Gore, Lula é descrito como um campeão do clima.

A publicação ressalta ainda o compromisso com a democracia, Justiça e equidade econômica. “Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade”, descreve Al Gore.

Floresta Amazônica

De fato, o que levou Lula ao destaque na publicação estadunidense é a atuação no meio ambiente. Al Gore chama atenção para a promessa do presidente em proteger a Amazônia, tendo em vista que na gestão anterior, o desmatamento foi reduzido em 72%.

Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática.

Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Bill Clinton

Lula na Time

Esta não é a primeira vez que Lula é escolhido como um dos mais influentes do mundo. Em abril de 2021, a publicação destacou a trajetória de Lula da Silva como líder sindical e presidente do Brasil por dois mandatos, enalteceu sua luta contra a pobreza e a desigualdade social.

A revista também observou seu retorno à cena política, após ter sido condenado e preso por corrupção em 2018, ter a condenação anulada em 2021 e ter se tornado elegível novamente para a presidência em 2022.

Bolsonaro na Time

Enquanto Lula acumula menções positivas na revista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não seguiu a mesma trajetória. Além de não figurar entre os líderes mais influentes do mundo, um artigo de 2019, intitulado O presidente de extrema direita do Brasil é uma ameaça à democracia – e ao meio ambiente, teceu duras críticas à postura em relação aos direitos humanos, à democracia e ao meio ambiente do ex-presidente.

Bolsonaro também foi acusado, em artigo de dezembro de 2020, de acelerar a destruição da Amazônia e, consequentemente, trazer prejuízos ao País.

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador