NSA espionou visitantes do WikiLeakes

Enviado por jns

A vigilância da NSA pode alcançar os níveis mais profundos de muitas redes.

Glenn Greenwald   Glenn Greenwald

Um  documento classificado da sede da Government Communications, agência top de espionagem da Grã-Bretanha, revelou que a GCHQ usou o seu sistema de vigilância para monitorar secretamente todos os visitantes do WikiLeaks.

Ao explorar a sua capacidade de interceptar as comunicações por cabos de fibra óptica, que compõem a espinha dorsal da Internet, a agência confidenciou a aliados, em 2012, que foi capaz de coletar os endereços dos visitantes em tempo real, bem como os termos de busca que os visitantes usavam para chegar ao local a partir de motores de busca como o Google.

***

Sabemos que a NSA aumentou os seus esforços para coletar dados a partir de computadores, mas, agora, ficou claro que a agência de inteligência possui as ferramentas para comprometer computadores em grande escala. 

As informações vazadas por Snowden e reveladas por Glen Glenwald, mostram que a NSA passou os últimos anos automatizando a forma como plantar softwares de vigilância. 

A chave é o sistema lançado em 2010 – Turbine – que configura automaticamente os implantes e simplifica a busca de dados.

Os agentes só precisam saber qual é a informação buscada, em vez de pesquisar a localização dos arquivos ou outros detalhes específicos do aplicativo. 

A rede de sensores, apelidada de Turmoil, capta, automaticamente, as  informações e transmite para a NSA analisar o seu conteúdo. 

A plataforma combinada permite que a organização possa coletar o conteúdo de milhões de PCs, em vez de se concentrar apenas sobre os alvos de maior prioridade.

Os espiões também têm uma grande variedade de armas à sua disposição, para coletar dados de flash drives e webcams, PCs e interceptar o conteúdo – a Microsoft teria facilitado o acesso ao Outlook.com, SkyDrive e Skype -, bem como redes virtuais privadas. 

A NSA nem sempre vai diretamente atrás de um alvo específico. Ela compromete, frequentemente, os administradores de TI para alcançar as pessoas nas redes que frequentam e instalar websites falsos – a agência já usou um falso Facebook -, alterar o tráfego e instalar o código espião. 

O mais recente vazamento de Snowden não é tão surpreendente, dado que temos visto os governos usarem métodos de espionagem semelhantes, no passado, mas sugere que a vigilância, de um grande número de usuários de computador, pode ser, facilmente, feita pela NSA sem deixar transparecer as técnicas exatas que são usadas.

***

‘Em alguns casos, a NSA disfarçou a sua vigilância como um servidor falso do Facebook, usando o site de mídia social como uma plataforma de lançamento, para infectar o computador de um alvo e extrair arquivos de um disco rígido. Em outros casos, ela enviou e-mails com spam – contendo o malware – que podem ser adaptados para gravar o áudio do microfone do computador e tirar fotos com a webcam, secretamente’, explicam Ryan Gallagher e Glenn Greenwald.

Mais: http://www.engadget.com/2013/07/11/microsoft-reportedly-eased-nsa-access-to-outlook/

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a NSA tem capacidade de gravar todas as ligações de um país

    E agora o Snowden revela que a NSA pode gravar todas as gravações de um país (não somente metadados, a ligação inteira). E ai Anatel? Teles? O que vocês estão fazendo quanto a isso? Adianta Marco Civil, Decreto, Lei se no lado da infra-estrutura existe um buraco sem tamanho?

    http://www.theinquirer.net/inquirer/news/2335020/snowden-leak-reveals-nsa-can-record-all-of-a-countrys-phone-calls

  2. LUAU

    Rádio Táxi no Túnel do Tempo

    Era integrado por Wander Taffo (guitarra), Gel Fernandes (bateria), Lee Marcucci (baixo) e Willie de Oliveira (vocal), oriundos da banda de apoio de Rita Lee, Tutti Frutti, e dos Secos & Molhados.

    Os músicos do Rádio Táxi carregavam a tradição do rock e pop nacional do início dos anos 80, época de uma guinada que proporcionou, à juventude, maior mobilidade, comportamento mais liberal e maior leveza nas relações sociais – diferente da geração que a antecedera.

    [video:http://youtu.be/fT2JO_uIEcg%5D

    [video:http://youtu.be/K3Z0TzMKC08%5D

    Após a morte prematura de um dos seus fundadores, o conceituado guitarrista Wander Taffo, em maio de 2008, a banda foi reestruturada, mantendo Lee Marcucci, Gel Fernandes e, trazendo como convidados, Fábio Nestares (vocal), Marcelo Mello (guitarra) e Flávio Fernandes (teclados).

  3. Criação de vírus??

    Interessante, porque dá a entender que essas agências GOVERNAMENTAIS, diga-se, fabricam vírus e outros programas maliciosos para tentar capturar o que querem, mas estão pouco se importando com casualidades de possíveis vítimas (basta ver a consideração que tem com as vítimas dos ataques das armas de guerra).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador