O fim do sonho judeu

Por Hans Bintje

Para quem tiver acesso ao Estadão, vale a pena compilar os artigos escritos por Daniela Kresch.

Trecho do artigo “Israel vive paradoxo aos 60 anos” ( http://www.estado.com.br/editorias/2008/05/04/int-1.93.9.20080504.4.1.xml ):

“Para o cientista político Shlomo Zener, os traumas e temores nacionais não podem justificar a severidade no modo como são tratados os palestinos. Para ele, a ocupação da Cisjordânia e de Gaza corrompeu o espírito libertário dos primeiros israelenses, que lutaram para criar um Estado moderno, sem perseguições, que servisse de modelo ético depois do extermínio de 6 milhões de judeus na Segunda Guerra.”

Luis Nassif

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que as palavras de Shlomo
    Que as palavras de Shlomo Zener sejam repetidas pelos guerreiros de agora diante de um espelho…Oxalá repercutindo a mesma luz!
    O Estado de Israel foi criado exatamente com esta sabedoria, e o que está acontecendo agora é obra de ignorantes e corruptos cínicos !!!

  2. Creio que as atrocidades
    Creio que as atrocidades cometidas pelo Estado de Israel em nada tem a ver com a sofrida história do povo israelense, hoje já não tão judeu como outrora.

    As atitudes do estado de Israel ja se assemelham as atrocidades praticads pelo estado Alemão na época do nazismo, ao apartheid praticado pelo estado da África do Sul contra o povo do próprio país.

    Ness sentido a atitude do governo venezuelano deve ser adotado como referência para um amplo boicote econômico ao estado de Israel.

    Toda solidariedade ao povo da Palestina e ao Povo de Israel.
    Boicote econômico ao Governo de Israel.
    Permitir apenas a comercialização de remedios e alimentos, devidamente racionado.

  3. Uma vez mostrados, e
    Uma vez mostrados, e repetidos, os requintes de crueldade, o governo da Venezuela agiu muito bem e o mundo inteiro deveria fazer o mesmo, considerando-se que não afetaria em quase nada a vida das pessoas !!!

  4. Penso que Israel esta
    Penso que Israel esta absolutamente sem nenhuma temeridade agora e futura, porque conta com ajuda imperialista dos Usa.Enqto estiver aliado a eles bombas serão lançadas.È tão óbvio a camaradagem norte americana, que o presidente eleito, falou ontem qu eesta preocupado.O QI mais baixo do mundo, com essa fala sabe que ai vem o Bush 2.Se estivesse muito preocupado, ja como presidente eleito, daria outro rumo a isso.Pq até o dia 20 morrerão qtos mais???????

  5. ISRAEL PRATICA HOJE AS MESMAS
    ISRAEL PRATICA HOJE AS MESMAS BARBARIDADES QUE SEU POVO SOFREU NAS MÃOS DOS NAZISTAS ,MASSACRA O POVO PALESTINO ,MISTURA MILITANTES COM CRIANÇAS,NÃO DEIXA ALTERNATIVAS DE SAÍDA PARA AS POPULAÇÕES CIVIS ,EXTRAPOLOU QUALQUER NOÇÃO DE HUMANIDADE , (POR FAVOR ,NÃO TENTEM POR A PECHA DE ANTI-SEMITISMO , ESTA DE COLOCAR COMO COITADINHOS JÁ NÃO COLA),ISRAEL E OS E.E.U.U. TEM QUE ENTENDER QUE OMUNDO MUDOU E ESTÁ MUDANDO E NÃO ACEITA MAIS PASSIVAMENTE OS DESMANDOS DOS DOIS,NEM SEUS PRÓPIOS POVOS. PAZ.PAZ,PAZ……POR FAVOR.

  6. É bom esclarecer que condenar
    É bom esclarecer que condenar veemente a política de Israel em relação à palestina não importa em ser anti-semita. O Estado de Israel, assim como os Estados Unidos, são estados marginais no que concerne às resoluções da ONU. Simplesmente não as obedecem, esvaziando essa corte internacional que, na origem, imaginou-se uma opção à guerra, um modo civilizado de se resolverem as pendengas entre as várias soberanias. Ou seja, tornaram-se, ambas as nações, empecilhos ao desenvolvimento civilizatório. Não gosto do Chaves, mas comungo de seu sentimento de repúdio extremo à política de Israel, ainda que, da parte dele, possa existir uma intenção publicitária. Creio que a expulsão dos embaixadores de Israel de uns dez países da América e outros dez da Europa demonstrariam de forma inequívoca a insatisfação do mundo com as atrocidades praticadas pelos israelenses. Logicamente os interesses comerciais estão acima dos interesses humanos e impedem essa atitude. E, por favor, poupem-me do enfadonho discurso do “escudo humano por culpa do Hamas”. Não interessa se o bandido é que colocou um bebê como seu escudo, não posso é admitir que o bebê seja alvejado.

  7. Israel deve explicações à
    Israel deve explicações à humanidade.As alegadas atrocidades que os judeus dizem ter sofrido, temos conhecimento delas através de livros, jornais etc. O massacre de palestinos é visto ao vivo e a cores, pelos diversos meios de comunicação, em tempo real. São imagens difíceis de serem manipuladas.

  8. O protesto deve ser contra o
    O protesto deve ser contra o Estado de Israel e não contra o povo judeu, que também está sofrendo com a represalha anti-semita que se espalha pelo mundo.

  9. O que foi senão os primeiros
    O que foi senão os primeiros terroristas aqueles judeus que nas suas guerrilhas expulsaram, mataram, família inteiras de palestinos nas suas terras desde 1948?
    Hoje chamar o Hamas de grupo terrorista é fácil pra quem não conhece a história da ocupação do moderno Estado de Israel.
    Esses palestinos que não tem o direito nem de sair da área de conflito estão confinados em um enorme campo de concentração neonazista com 1,5 milhões de prisioneiros, sendo humilhados, sem comida, sem eletricidade, escolas são bombardeadas, casas, mesquitas, ou seja, nenhum lugar é seguro. Qualquer semelhança com o famoso Gueto de Varsóvia será mera coincidência? Ou será que as lições nazistas na verdade são lições judaicas?
    A verdade é uma só: ao invés de evoluir no século XXI, Israel retrocede ao erguer muros da vergonha, apartheids, campos de concentração, e é a única ‘democracia’ racista no mundo!

  10. Para mim acabou a lua de mel
    Para mim acabou a lua de mel com os judeus israelenses. Foi mais de um século de admiração e respeito pelo povo de Israel.
    Hoje, só posso compará-los aos nazistas.
    O pior terrorismo é o terrorismo de Estado. Malditos sejam esses governantes de Israel que sob o pretexto de caçar fabricantes de foguetes artesanais exterminam crianças inocentes.
    Só uma grande reação internacional, cortando (porque não ?) relações com o Estado de Israel, pode estancar esse massacre.
    Que todos sigam o posicionamento de Chavez.
    O que mais espanta é que a solução da questão do Oriente Médio é simples. Um estado judeu e um estado palestino. Uma Jerusalém palestina, outra judaica. Este status garantido por todos os países da ONU.

  11. Tenho uma amiga, judia
    Tenho uma amiga, judia brasileira, que é favorável ao expansionismo terriorial praticado pelo governo israelense. Há alguns anos, durante a segunda Intifada, trocamos algumas idéias sobre a situação de conflito no Oriente Médio. Foi quando coloquei para ela minha opinião contrária às injustiças praticadas contra o povo palestino pelo governo e pelo exército israelenses. Minha posição era, então, a mesma que tenho hoje: Israel é o agressor; é o país que invadiu territórios que a ONU e as leis internacionais consideram pertencer aos palestinos.

    Aliás, os palestinos não podem ser considerados terroristas porque lutam pela sua liberdade e autodeterminação. Não preciso dizer que minha amiga ficou muito brava comigo. Disse que eu estava enganado. Constatei, então, pessoalmente – antes só tinha lido a respeito – a grande ofensiva de desinformação promovida pelo governo israelense. O holocausto promovido pelos nazistas no século 20 sempre serviu como justificativa israelense. Mas creio que os ventos da opinião pública mundial estão mudando de direção. A cada dia que passa aumenta a comoção em favor dos palestinos. Só espero que as atidudes manipuladoras e agressivas do Estado de Israel não resultem num ressurgimento do antissemitismo em larga escala. Precisamos promover um basta à espiral de ódios.

  12. A saída para essa situação é
    A saída para essa situação é sem dúvida a predominância das posições racionalmente mais avançadas, dos dois lados, e o apoio internacional maciço e intenso a esses setores israelenses, palestinos, árabes, ocidentais e tantos quantos outros interesses, visíveis e invisíveis, estão misturados às questões básicas.

    O post pegou direitinho o fio da meada. Muitos dos pontos de confronto nem existem mais, e ainda perduram, por pura confusão dos pensamentos e instrumentalização por interesses paralelos.

    1 – O interesse estratégico e premente do petróleo da região diminuiu muito. Ainda é grande, mas a composição dos produtores mundiais de petróleo hoje é muito diferente.

    2 – A Guerra Fria entre comunismo e capitalismo, entre EUA e URSS, disputando diretamente áreas de influência por causa da localização de armamento estratégico (mísseis intercontinentais com ogiva nuclear) não existe mais! O quadro é outro, também inspira cuidados, mas é muito diverso.

    3 – É perfeitamente possível distinguir entre os conflitos reais, que podem ser resolvidos mediante acordo, inclusive os religiosos e as diferenças culturais, e outros interesses que não passam de líderes obscuros tentando chegar a qualquer espécie de poder que possam ter, usando a disputa árabe-israelense para isso. Isto envolve, por exemplo, a personalidade de algumas lideranças de raízes tribais, ainda.

    4 – Não há nada que impeça palestinos e judeus de conviverem de alguma forma em espaços vizinhos, E TAMBÉM NO MESMO ESPAÇO. A convivência multicultural hoje é uma realidade global. Será que judeus e árabes não convivem em Nova York, em São Paulo, Londres ou Paris? Que venham fazer estágio na 25 de Março, em SP>

    5 – O resgate histórico da criação de Israel e o espírito dos pioneiros precisa ser em parte recuperado. Seria um absurdo Israel e Palestina no futuro criarem um mercado comum? Absurdo algum. Não há religião que possa se opor ao entendimento e ao convívio entre os homens, mesmo entre os povos mais diversos.

  13. O absurdo de “concordar” com
    O absurdo de “concordar” com Hitler seria no mínimo uma anomalia, pois tal como Estado alemão, nazista, o Estado israelense, sionista, planeja e organiza ataques e massacres a civis sob uma ideologia racista (antissemita, pois palestinos também são semitas) e imperialista ( a ideologia generaliza os argumentos, esconde as intenções verdadeiras – políticas e eleitoreiras – e serve de pretexto para a ocupação territorial e apropriação da riqueza alheia).
    O apelo humanista a favor de um povo que, tal como os judeus fizeram, deseja ser representado juridicamente por um Estado não pode ser confundido com a simpatia pela escória nazista.
    A solidariedade com os dois povos semitas que viveram ou vivem circunstâncias aviltantes, a mercê de um Estado policial, também é semelhante, se for legítimo comparar sem cometer o pecado do anacronismo os dois momentos.
    A questão é essa: por que não reconhecer o Estado palestino como aconteceu com a Bósnia? A campanha com esse alvo talvez seja mais eficiente.

  14. ESSA GUERRA ABSURDA,
    ESSA GUERRA ABSURDA, DEMOSTRAÇÃO DE PODER ABSOLUTO E SUPREMAÇIA BELICA DE ISRAEL, SERA QUE O MUNDO VAI ESPERAR MAIS UM SECULO PARA LAMENTAR UM NOVO HOLOCAUSTO.

  15. Bem colocado ali num
    Bem colocado ali num comentário:
    …acabou a lua de mel…
    O problema de Israel é seu próprio governo.
    A nação é refém dum governo e a alternativa não é lá essas coisas, senão pior.
    O aparato militar domina e contamina, pois muita grana rola e a indústria militar é pródiga em propinas.
    Israel armou-se e esqueceu-se da paz.
    Ficou na mão duns poucos que enriquecem com a guerra.
    É um Estado que estimula o conflito pois vê nisso a própria sobrevivência.
    E o povo, à mercê de ataques dos massacrados palestinos, vota nesse aparato militar-agressor.
    É um círculo vicioso.
    Espero que isso não acabe com Israel.
    Creio que sempre há uma alternativa que leve à paz.
    Mas com esses partidos políticos que aí estão, seja Likud, seja Kadima ou seja Trabalhista. Sem contar a miríade de partidecos religiosos radicais.
    Acorda povo de Israel!
    Joguem esses políticos na lata do lixo.

  16. Desculpem lá os idealistas de
    Desculpem lá os idealistas de todos os matizes, mas Israel paga o preço de ser “proxy” dos EUA para o OM. A África do Sul já foi “proxy” dos EUA para a África no passado recente. Todos vimos como a história terminou. A Colômbia assumiu este papel para a AL na década de 1990, e o jogo está só começando. O Irã, atual encarnação midiática do Capeta, dividiu, antes da Revolução Islâmica, o trabalho sujo no OM com Israel. Os “proxies” contiuarão a existir onde se fizerem necessários para a geopolítica dos EUA, pelo menos por enquanto.

  17. Posso estar completamente
    Posso estar completamente equivocado, porque essa longa história de conflitos, contradições, entre israelenses e palestinos, exige mais leitura do que a que tenho hoje, mas a origem dos problemas está na ambição expansionista dos fundadores do Estado de Israel, que jamais se ativeram à demarcação territorial das Nações Unidas de 1948. A bem dizer, desde antes, já os colonizadores judeus vindos de diversas partes do mundo começaram a expropriar terras palestinas à força – a miragem da Grande Israel em território alheio.

  18. A grande mídia nos EUA
    A grande mídia nos EUA desmascarada – http://english.aljazeera.net/focus/war_on_gaza/2009/01/20091585448204690.html

    E colo aqui comentário do Indio Tupi no site do PHA:

    “Aqui do Alto Xingu, os índios lembram que, em novembro de 1947 a Assembléia Geral da ONU recomendou a divisão tripartite da Palestina em um estado árabe (para os palestinos), um estado judeu e uma pequena zona administrada internacionalmente que incluiria Jerusalém (então sob controle imperial britânico).
    Israel só foi aceito na ONU sob a condição de que permitisse aos refugiados palestinos o direito de retorno, eis que haviam fugido da violência que irrompeu na Palestina a partir da criação do Estado de Israel.

    Embora tivesse declarado que acataria a recomendação da ONU — condição para seu ingresso na organização — Israel descumpriu não só essa promessa, como centenas de outras emanadas desse organismo internacional. Daí originou-se o conflito.
    Em maio de 1948, quando o estado sionista foi formalmente fundado, cerca de 300.000 palestinos já haviam sido EXPULSOS de seus lares e fugido da luta, e os sionistas controlavam uma região MUITO ALÉM da área do Estado judeu original proposto pela ONU.
    Ora, foi ENTÃO que Israel se viu atacado por seus vizinos — em maio de 1948; foi então DEPOIS que os sionistas haviam assumido o controle dessa parte muito mais ampla da região, e centenas de milhares de civis haviam fugido, e não ANTES. Essas informações constam do livro “Para Entender o Podert”, do judeu Noam Chomsky (Ed. Bertrand Brasil).

    O próprio Ben Gurion, em suas memórias “The Fateful Triangle”, afirma que Israel não deveria aceitar nenhuma fronteira, independente de se houvesse paz ou não, porque os limites do que ele chamava “aspirações sionistas” são muito mais amplos: incluem o Sul da Síria, a Transjordânia, grandes áreas que ele traçou.
    E disse: “Neste primeiro momento, vamos aliviar, mas de qualquer forma, em última análise, vamos pegá-los todos”: de fato, com relação ao Líbano, Ben-Gurion estava propondo que Israel tomasse o Sul do Líbano, sob alguem pretexto, já em meados dos anos 1950.

    A resolução da Onu sobre a divisão da Palestina em 1947 rigorosamente falando, não pedia dois Estados, pedia, realistamente, a criação de uma confederação econômica, porque as regiões simplesmente são muito estreitamente integradas, as fronteiras são muito difíceis de determinar e era óbvio que não iria funcionar a criação de dois Estados.”

  19. Não podemos deixar que as
    Não podemos deixar que as opções políticas obscureçam nossa razão. Não podemos dar as costas ao sofrimento causado por esta ação militar. Não podemos deixar de nos colocar no lugar dos palestinos presos na faixa de Gaza.

    Só a lógica da morte consegue ver racionalidade onde ela simplesmente não existe. Nada, eu disse nada, pode justificar as cenas que estamos vendo nestes dias sombrios.

    Como pais devermos condenar veementemente a ação Israelense que mata e mutila várias crianças/adolescentes que poderiam muito bem ser nossos filhos.

    Israel pode e deve se defender, mas não é isso que está fazendo neste conflito. Se utilizando de armas proibidas e bombardeando a esmo áreas densamente povoadas, está se igualando aos terroristas que diz combater.

    Não há razão neste conflito, nem por parte dos Israelenses, nem por parte do Hamas, mas é inegável a capacidade infinitamente superior de Israel de causar morte e destruição. É exatamente por este motivo que Israel tem o dever de aguentar os ataques Hamas e procurar combatê-los por outros meios que não causem tanta dor e destruição a civis inocentes, esse é um princípio universal de humanidade. Não se pode utilizar o “dente por dente, olho por olho”, principalmente quando não existe a menor possibilidade de comparação entre as forças inseridas no conflito.

    Israel tem se mostrado um Estado covarde, pois, para ter sucesso em sua ofensiva, dizima uma população que está ilhada e incapaz de se defender.

    Para aniquilar o Hamas, Israel está aniquilando toda uma geração de Palestinos.

    Infelizmente, tanto o Hamas, quanto Israel, estão demonstrando que são farinha do mesmo saco, terroristas na essência (não dando valor algum a vida dos inocentes).

    O povo Judeu e o povo Palestino não merecem seus líderes, porém, os Israelenses é que têm o poder para mudar a situação e nada fazem, com isso, estão sendo cúmplices de atrocidades que irão lhes custar muito caro em futuro próximo.

    Que os inimigos de Israel lhe tenham a piedade que é negada aos Palestinos. Tenho dó e asco de pessoas que conseguem defender ações deste tipo. Nassif, a tristeza é grande…

  20. A criminosa indústria bélica
    A criminosa indústria bélica e suas ramificações política, militar, de propaganda e contra-informação, mantem o permanente estado de terror necessário, para incrementar seu lucrativo negócio.

    O poderoso setor, transforma Israel no moderno Estado terrorista, competindo em ferocidade com seus algozes nazistas.

    O povo de Israel mergulha nesse imbróglio de mistificação e genocídio, turbinados pela crença religiosa de povo eleito, sucumbe ao discurso de lideranças inescrupulosas e fanáticas.
    Estas mesmas condições encontramos no lado palestino. Basta pequenos ajustes, e, reproduzimos o quadro insano que torna dificílimo o trabalho das lideranças honestas, não comprometidas com interesse da industria da guerra e de seu parceiro religioso, retroalimentador do engodo da solução armada.

    Se ao menos a ONU, se prestasse a desempenhar o papel para o qual foi criada. Não, limita-se a função burocrática de cabide de empregos para os afilhados do capitalismo internacional. Uma lástima. Muito bem aproveitada pelo Nazi-Sionismo.

    Orlando

  21. Ninguem melhor que o Prof.
    Ninguem melhor que o Prof. Avi Shlaim, expôs melhor o conflito
    Palestina-Israel – Leiam no blog do Azenha – viomundo

  22. Ninguem melhor que o Prof.
    Ninguem melhor que o Prof. Avi Shalaim, expôs melhor o conflito
    Palestina-Israel – Leiam no blog do Azenha – viomundo,
    Ele ensina hoje na Oxford UNIV.,
    Foi militar no exercito de Israel, porem é totalmente contrario a invasão
    da Palestina – Faz um relato abrangendo l948 até hoje, defendendo o
    direito de Israel ter direito as suas terras, de acordo com o tratado
    de l967, assim como a Palestina.

  23. Nassif, o jogador Leandro
    Nassif, o jogador Leandro Simioni que joga em Beer Sheva, Israel (45 Km da faixa de gaza) em entrevista agora no Arena Sportv, foi perguntado se, devido aos conflitos, ainda valia a pena jogar em Israel.
    A resposta do jogador: Apesar de a cidade já ter sido atingida por alguns mísseis…. é mais seguro viver lá do que em São Paulo…….

    é! o último a sair apague a luz……

  24. Sera que é isto, ver o homem
    Sera que é isto, ver o homem reduzido a um animal de querra lutando por um pedaço de terra, isto me faz lembrar o que um professor de historia me disse na infancia, a historia não é reta mais em curva, falando mais simples possivel, a historia se repete so mudam os participantes dos fatos, deste o inicio dos tempos o homem luta por riquesa, poder, territorios.

  25. Lamentável que o espírito
    Lamentável que o espírito libertário dos primeiros israelenses tenha sido corrompido. Será que ainda sobrou resquício daquele espírito?
    Se sobrou, ele precisa ser resgatado. Se ocorreu uma transmutação para um espírito opressor, uma tentativa de regressão deve ser iniciada imediatamente. Um método psicanalítico que faça assomar à consciência o ideal libertário planetário e, sobretudo, humanitário.
    Procurando ser o mais racional possível, lembrei que cabe ao poderoso resolver o conflito com o frágil. Creio que a seguinte imagem ilustra o meu ponto de vista:
    Tome-se como exemplo um feroz animal que captura a presa e a mantém sufocada. E, antes que assomem críticas, deixo bem explícito que é da natureza de todo e qualquer ser humano o convívio com o animal interior. A presa, assim dominada, procurará se libertar do algoz, o sentido de sobrevivência naturalmente a fará debater-se até o estertor. Porém, a depender da força do animal dominador, a agonia será em vão e não ultrapassará o instinto. A malignidade do golpe, portanto, conseguira acabar com qualquer possibilidade de lucidez que concedesse à presa, no mínimo, a possibilidade de conjecturar sobre a hipótese de liberdade.
    À presa não sobra força para sequer implorar pela vida, quanto mais, pela liberdade.
    Mas dirão que o animal algoz grita exigências que não são cumpridas, impõe condições para arrefecer as unhas.
    De que adianta, no entanto, se a presa não pode mais ouvi-lo.
    Invadida e dominada em seu habitat e no seu espaço, capturada dentro de sua própria casa, mesmo que os trovões dos sons da voz do algoz fossem inteligíveis pela presa, lhe restaria apenas, caso aceitasse as exigências, as marcas das garras no pescoço e o choro tardio diante de suas crianças mortas. Contudo, ainda com receio do retorno do predador, na noite interminável desses últimos dias.
    Portanto, não há outra alternativa a não ser o despertar do algoz para atitudes que transcendam o liame de sua maldade inerente e atinjam a humanidade dele e a universal. Porque seus ataques estão afetando a todos, se é que isso importa a ele.
    Mais um detalhe: O conforto, a tranqüilidade e a segurança que os Israelenses almejam também é o sonho dos Palestinos.

  26. Nassif ,
    o penúltimo
    Nassif ,
    o penúltimo parágrafo do sr. Zener , nao só afronta a nossa percepção a respeito dos acontecimentos no Oriente médio , mas provoca uma reação quase que absoluta de todos que postaram aqui suas opiniões rechaçando com veemência a idéia de barbarismo de outras culturas , deixando aos judeus toda motivação revisionista da história .

  27. Texto com título “pacifista”
    Texto com título “pacifista” travestido de justificativa para os ataques criminosos que essa nação terrorista inflinge ao povo palestino.

    OBS: Só para constar. O Hamas não violou o cessar-fogo. A mídia nativa, serviu e “papagaio” dos jornalimo sionista “esquece de mencionar” que Israel violou o cessar-fogo em 04 de novembro quando matou 4 líderes do Hamas em um ataque com mísseis.

    Alguns articulista estão plenamente convencidos de que o mundo é povoado por idiotas.

  28. Peraí..

    Um ano antes do
    Peraí..

    Um ano antes do Estado de Israel, 800 mil palestinos foram colocados em fuga.

    O Estado de Israel nasceu porque tinha que nascer – faz parte da mesma razão histórica que abrigou o nascimento dos demais estados nacionais. Mas não tem tanto idealismo nesta história – e nem em outras.

  29. Concordo com:

    Enviado por:
    Concordo com:

    Enviado por: Gustavo Amigo

    “O protesto deve ser contra o Estado de Israel e não contra o povo judeu, que também está sofrendo com a represália anti-semita que se espalha pelo mundo.”

    E nunca esquecer daqueles judeus que trabalham pela paz no mundo.
    Não fosse grande parte da sociedade israelense o mundo estaría muito pior.

    Abraço libanês (faço questão de frizar)
    Tuaregue

    Ps: vale a pena ver Naomi Klein http://www.naomiklein.org/main

  30. Procurem um mapa de ocupação
    Procurem um mapa de ocupação da região antes de setembro de 1947, em 1948 ano da criação (segundo a ONU) dos estados judeu e palestino (só o judeu foi criado), e comparem com um mapa de hoje.

    Fica claro para quem quiser ver, o que de fato ocorreu lá.
    Existiu expansionismo ?

    A partir da expulsão de 700.000 palestinos da Cisjordânia (não poderiam conviver ? pergunta boba sob a ótica dos judeus, existe racismo ao se criar um estado judeu puro?) que se refugiaram em Gaza, considerando o poder financeiro de Israel (com a ajuda $$$ americana, ao contrário da Palestina povo pobre) fica nítida toda a intenção de Israel.

    Qual o futuro ? a ocupação do Irã ? ou da Síria ? ou da Jordânia ? O Iraque já foi. Gaza será questão de dias. A Cisjordânia está dominada.

    Existe racismo ? (são povos, portanto não há racismo. A raça é de hebreus, ambos judeus e árabes)

    Afinal o que existe é a luta pelo poder econômico, o domínio das terras, o expansionismo, o desenvolvimento, a ocupação…

    A “raça”, a religião, são cortinas de fumaça.

  31. Visitei o link da Al Jazeera
    Visitei o link da Al Jazeera recomendado pelo comentarista Marko:
    http://english.aljazeera.net/focus/war_on_gaza/2009/01/20091585448204690.html

    Há uma coisa muito interessante que qualquer um pode perceber claramente: os comentários postados lá por americanos refletem uma visão totalmente equivocada do conflito, fruto de uma mídia completamente manipulada.

    Lendo os comentários lá, lembrei-me de uma resenha que escrevi em 2003 sobre o livro A Guerra da Palestina , do jornalista e historiador André Gattaz, publicada em uma revista dirigida a hóspedes de hotéis. Pouco tempo depois da publicação, recebi carta de um leitor judeu americano. Ele me acusava de antissemitismo e dizia que meu texto estava totalmente equivocado, vez que situava Israel como um Estado Terrorista.

    Como não cheguei perto, em nenhum trecho do artigo, de descrever Israel como Estado Terrorista, atribuí o equivoco do leitor ao fato de ser americano e não ter pleno domínio do português e, como judeu, ter sensibilizado pelo tema. Depois de algum tempo mudei minha opinião e percebi que aquele leitor tinha mesmo uma visão manipulada do conflito, da mesma forma que os americanos que se manifestaram no site da Al Jazeera. Isso é fato.

  32. Companheiros comentaristas,
    Companheiros comentaristas, nós não podemos continuar com esta passividade com relação a este genocídio que o estado latrocida israelense está promovendo .
    Já tivemos que aturar o Sr.Gilmar Dantas Mendes e as suas excrescências durante 2008 sem nenhum protesto, e agora, será que vamos ter que aturar estas degenerações do estado israelense sem nenhum protesto ? .
    Façam como eu, participe de atos contra estes genocídas .
    A manifestação que nós(cariocas indignados) fizemos hoje em frente ao consulado americano foi maravilhoso .

    Saudações !

  33. ORIGENS DO TERRORISMO NO
    ORIGENS DO TERRORISMO NO MÉDIO ORIENTE
    Quem começou o terrorismo no conflito árabe-israelense?
    Bombas em cafés: utilizadas pelos sionistas pela primeira vez na Palestina em 17/Março/1937, em Jaffa.
    Bombas em autocarros: utilizadas primeiro pelos sionistas em 20/Agosto e 26/Setembro/1937.
    Bombas em mercados: utilizadas primeiro pelos sionistas em 06/Julho/1938, em Haifa.
    Bombas em hoteis: utilizadas primeiro pelos sionistas em 22/Julho/1946, em Jerusalém.
    Bombas em embaixadas estrangeiras: utilizadas primeiro pelos sionistas em 01/Outubro/1946, em Roma (contra britânicos).
    Minagem de ambulâncias: utilizadas primeiro pelos sionistas em 31/Outubro/1946, em Petah Tikvah.
    Cartas bomba: utilizadas primeiro pelos sionistas em Junho/1947 contra alvos britânicos no Reino Unido.
    Para documentação, consulte-se The Arab Women’s Information Committee e The Institute for Palestine Studies, Who Are the Terrorists? Aspects of Zionist and Israeli Terrorism, (Beirut: Institute for Palestine Studies, 1972).

    Fonte “Resistir”

  34. Caros do blog

    Do comentário
    Caros do blog

    Do comentário do Antônio, acima:
    “Qual o futuro ? a ocupação do Irã ? ou da Síria ? ou da Jordânia ? O Iraque já foi. Gaza será questão de dias. A Cisjordânia está dominada.”

    Este temor me inquieta ha tempos. Receio que ha uma tendência de palestinização de parte do mundo.

    Até

  35. Aí é que está o erro. Ao que
    Aí é que está o erro. Ao que consta, DESDE O INICIO, o Estado de Israel se firmou usando a violencia – violenta – contra os palestinos. Que se procure se informar sobre o comandados do inatacavel Ben Gurion e daquele não tão inatacavel terrorista que chegou a Primeiro Ministro de Israel. Mas isso tudo é “normal”. Não se ocupa e toma terras sem uso de violencia.

  36. Estou em viagem e não sei se
    Estou em viagem e não sei se já postaram aqui estes dois textos:

    O site IPS – Inter Press Service, informando sobre os investimentos de US para equipar Israel. São bilhões de dólares em alta tecnologia de guerra.

    E para mostrar que existem pessoas sensíveis em todos os lados, o texto do judeu Bradley Burston, “Uma oração de um judeu para as crianças de Gaza”

    http://www.ipsnews.net/news.asp?idnews=45337
    “The U.S. weapons systems used by the Israelis — including F-16 fighter planes, Apache helicopters, tactical missiles and a wide array of munitions — have been provided by Washington mostly as outright military grants.

    The administration of President George W. Bush alone has provided over 21 billion dollars in U.S. security assistance over the last eight years, including 19 billion dollars in direct military aid as freebies. ”

    Oração
    A Jew’s prayer for the children of Gaza
    By Bradley Burston
    http://www.haaretz.com/hasen/spages/1052871.html

  37. Tal como hoje, ontem tambem o
    Tal como hoje, ontem tambem o povo de Jerusalém também se deixou levar pela tradição; deu ouvidos aos sacerdotes. Da mesma forma, hoje em dia muitas multidões se deixam levar por uma celebridade qualquer.
    A natureza humana continua a mesma que naquele dia terrível, no qual a multidão frenética virou contra Jesus e gritava: “Crucifica-o!”.

    Pilatos tinha essas mesmas duvidas e emoções ante essas condutas extremadas. Ele queria soltar Jesus (Lucas 23:20). Pilatos até teve o impulso emocional da esposa, que reconheceu que Jesus era justo e disse ao marido que não se envolvesse naquilo. Depois Pilatos perguntou à multidão: “Que mal este fez?” (Lucas 23:22). Aqui, Pilatos começa afirmando que Jesus é inocente e acaba concedendo a sentença de morte que a multidão exigiu. A pressão da multidão, até mesmo o desejo de agradá-la, levaram Pilatos a entregar o nosso precioso Senhor.
    Qualquer semelhança não é mera coincidencia, pois o povo é o mesmo em essencia.

  38. Mouro,
    Me parece incrível que
    Mouro,
    Me parece incrível que o ódio à reação de Israel frente aos Palestinos (que merece toda nossa indignação) faça ressurgir – ou sempre esteve? – o preconceito contra o POVO judeu – não contra decisões de ESTADO de Israel…

    Já até acusaram os judeus de terem matado Cristo…Relíquias da Inquisição..Se rezava em latim: os “pérfidos judeus..”
    Leiam, é do frei betto:
    http://www.voltairenet.org/article138240.html

    Mais, uma comentarista DAQUI diz: “eu vejo que aquele país vai acabar conseguindo que o mundo inteiro lamente que Hitler não tenha exterminado de vez a todos os judeus.”

    Que é isso? Nos próximos massacres entre negros vamos lamentar que o apartheid não tenha os matado a todos???

    Não dá, não comento mais sobre isso – coloquei o que eu acho na comu, aqui não comento mais.

    É uma barbárie o que está acontecendo, não se precisa mais de 2 neurônios para perceber isso..
    Mas os argumentos….
    São de chorar..

    São esses os pacifistas???
    Então tá, ainda bem que a PAZ no OM não depende de nós…

    Os comentários foram liberados por outra pessoa. Conferi as liberações mas essa passou. Já deletei.

  39. Mouro,
    Vc é uma
    Mouro,
    Vc é uma exceção…
    Amanhã estarão me chamando de patrulheira..(e eu nem pedi para apagar, as peçonhas devem ficar à mostra…)

    Libere-se ou não – o fato de não liberar é importante para seu blog – assim as pessoas pensam..

    Não dá…
    No que depender de nossos “pacifistas”, não haverá PAZ, NUNCA…

    Abços

  40. HEIL ISRAEL

    Que te alimentas
    HEIL ISRAEL

    Que te alimentas do sangue de crianças
    Mostra-nos as pilhas de sapatos e óculos
    Tu que mostravas condoídos braços tatuados
    agora vestes as mangas compridas da vergonha.

  41. CABOCLA . . . . . . .

    Nos
    CABOCLA . . . . . . .

    Nos desculpe o destempero, mas ante aos ocorridos muitos de nós nao conseguem ficar como voce, apenas lógica . . . . . voce consegue ficar sem vontade de quebrar tudo vendo o que está acontecendo ?!!!!! . . . . eu nao cara, falta-me palavrões para eu conseguir expressar todo o meu sentimento . . . . . acho muito pouco mercer toda a nossa indignação . . . .

  42. Incrivel como a historia se
    Incrivel como a historia se repete até nos minimos detalhes . . . . . lembram quando alegaram que o povo alemão nao tinha a menor idéia do que ocorria ?!!!!! . . . . agora o povo de Israel fala a mesma coisa . . . . Um monte de bomba de fragmentação lançadas sobre áreas intensamente povoadas . . . . será que vai matar alguem ?!!!! . . . . hummmmmm, que que voce acha Moche ?!!!!! . . . . será ?!!!! . . . . eu acho que não . . . . áh, nao sei . . . .

  43. Ninguem consegue fazer parar
    Ninguem consegue fazer parar essa idiotice chamada ”GUERRA”, onde a ignorância impera. Ninguém sabe mais o que é DIPLOMACIA, os interesses de alguns se sobrepõe à ela. SEJAMOS INTELIGENTES, FAÇAMOS A PAZ, repasse esta frase, as crianças que hoje nascem suplicam por isto!

  44. Do Estadão sexta-feira, 9 de
    Do Estadão sexta-feira, 9 de janeiro de 2009, 01:45

    http://www.estadao.com.br/internacional/not_int304681,0.htm

    Conselho de Segurança pede cessar-fogo imediato em Gaza

    Resolução fala em retirada das tropas israelenses e entrada de ajuda humanitária; EUA se abstêm
    Agências internacionais

    NAÇÕES UNIDAS – O Conselho de Segurança da Onu aprovou uma resolução nesta quinta-feira, 8, que pede uma trégua imediata e duradoura entre Israel e o Hamas. O texto fala ainda na retirada das tropas israelenses e a entrada, sem empecilhos, de ajuda humanitária no território palestino.

    A votação foi unânime, 14-0, com a abstenção dos Estados Unidos……………..

  45. Creio que a abstenção dos
    Creio que a abstenção dos Estados Unidos, que tem poder de veto, na votação da resolução do Conselho de Segurança da ONU, pode ser uma indicação de Presidente Eleito do EUA,Barack Hussein Obama, já está interferindo nas decisões do Governo Bush, também em questões de Política Internacional.

    Vamos aguardar………………….

  46. Cabocla,

    Estás exagerando. A
    Cabocla,

    Estás exagerando. A maioria dos comentários, tanto aqui, como na Comunidade são contra a política de Israel, e não contra os judeus.

  47. Registrar publicamente mais
    Registrar publicamente mais um protesto indignado contra o Nazi-Fascismo Sionista do Estado Israelense, e sua campanha genocida contra um povo indefeso !

    Hitler, onde quer que ele esteja neste momento, no mundo dos mortos, deve estar portando, ironicamente, aquele ‘self-satisfied’ sorriso da Mona Lisa.

    Tambem quero prestar minha solidariedade publica a todos os judeus, em Israel e no mundo inteiro, que vem se manifestando corajosamente contra esse crime abominavel dos sionistas; e tambem aaqueles que nao se manifestam mas que, porem, sofrem silenciosamente e nao compactuam tampouco com tais crimes.

  48. Edson,

    Eu não fico só com
    Edson,

    Eu não fico só com vontade de quebrar algumas coisas, já se foram algumas portas…
    Tenho amigas médicas dos dois lados do conflito. Lá. Hoje.
    Com a da Palestina – que está em Gaza – não consigo falar – falta de Luz? Morta?
    Com a israelense falo, e choramos juntas.

    O que eu estou criticando é a NOSSA posição.
    Claro, indignação é pouco.
    Mas é pior transformar/igualar o conflito em ódio aos judeus, não?
    Não ajuda – vou colar o termo de alguém aí de cima – a romper a espiral de violência.

    A única coisa que podemos fazer são manifestações, como tem acontecido no mundo afora – não aqui sentadinhos no PC – e apoiar RADICALMENTE os moderados – que existem nos dois lados – pela PAZ.

    Sei que é difícil não ter ódio, e para mim a cada dia que passa fica mais. Então lembro que é o que acontece lá – e eles tem mais razão, estão diretamente envolvidos- é porque não se consegue a PAZ e tento me conter.

    Mas NUNCA culpo os povos, sejam os palestinos ou israelenses.

  49. Carlos,

    Questão de
    Carlos,

    Questão de percepção/sensibilidade, sei lá.

    Eu não tenho acompanhado os posts, mas nos primeiros existia uma concentração tal de comentários criticando a EXISTÊNCIA de Israel, que não se justifica, não?(por isso parei de ler, muito ódio destilado, pouco pragmatismo).
    Isso para mim é ataque ao povo, não às políticas de Estado.
    Goste-se ou não Israel está aí há 60 anos, essa discussão não procede.
    Mesma coisa que pelas barbaridades estadunidenses no Iraque a gente achasse que os EUA não deveriam existir como País….

    E sabe o que mais? Os textos e argumentos que postavam – babando porque fizeram um copia e cola – iam desde porque o Rei da Jordânia em 48 era contra Israel (opinião isentíssima) até a citação da Bíblia que judeus mataram Jesus..(e eu que jurava que foram os romanos, mas tem gente que acredita em Papai Noel, então tá…).
    Entremeados por maravilhas de revisionistas do Holocausto, por “interpretações históricas” dos fatos – especialmente a criação de Israel- contra o povo judeu, por postagens de judeus contra a criação de Israel, contra uma suposta arrogância pelos judeus – hoje só os religiosos – que se denominam povo escolhido (mostrando um absoluto desconhecimento do significado disso para os judeus), por comparações ao nazismo.

    Pior, isso desinforma.

    Exemplo:
    Vc tem idéia de porque os judeus postados são conta a criação de Israel? Porque, para eles, a Terra Santa – e é lá mesmo – deve vir DIRETAMENTE do Messias. E será a Grande Israel, não tem terra para palestino não. Quem postou, acredita nisso? Porque precisa ser judeu e desses grupos ULTRA ortodoxos, como os Naturei Karta, que acham Israel um “pecado” contra Deus..
    Quem conhece o que é nazismo, não deveria usar a palavra assim, a Hitler o que é de Hitler…

    Mesma coisa – é que isso agora não aparece – quando vejo TODOS muçulmanos comparados a terroristas, a jihad comparada às Cruzadas…
    Se estivesse acontecendo com muçulmanos minha indignação seria a mesma.

    Enfim, as pessoas são livres para opinar o que quiserem, para fazer o copia e cola que convém, mas deviam pensar mais no que estão colocando, na desinformação que pode gerar…

  50. antissemitas.
    todos
    antissemitas.
    todos antissemitas.
    nassif, chavez, lula, todos nesse site, o tal gideon, freud, einstein, chomski…
    a máscara caiu.
    coisas do século, do milênio…
    querem consolidar o avanço logrado sob george b, o idiota.
    intimidar aquele outro antissemita, obama.
    nunca pensei que houvesse tanto antissemita no mundo.

    israel é um estado paranóico, fundado em delírios religiosos.
    teocracia fundamentalista com verniz democrático.
    africa do sul pré-mandela.

    todos contra o apartheid.
    todos contra o nazismo.
    todos contra o racismo.

    boicote. boicote a israel.

  51. Senhora Cabocla:
    Tens razões.
    Senhora Cabocla:
    Tens razões. Mas por onde andam os judeus que são contra o massacre de Gaza?
    Por exemplo. Aquele moço das gravatas ainda não apareceu para mostrar sua indignação. Para ficar só neste caso…

  52. Acredito que o grande
    Acredito que o grande problema desta guerra interminável reside no conflito de civilizações – Oriente vs Ocidente – e não um conflito entre judeus e palestinos. Milhares de Judeus árabes já viviam há quase mil anos na Palestina desde o chamado de Saladino em 1188, e sofrem tanto quanto os palestinos por esta ofensiva militar. Também acredito que Ambos os lados agem de forma covarde; O hamas por utilizar a população palestina como escudo humano, prometendo shahids enquanto seus líderes vivem confortavelmente no Líbano; e Israel por estar praticando, literalmente, uma guerra de extermínio. O Hamas, na minha opinião, deve ser eliminado. No entanto, cercar 1 milhão de pessoas em uma área, impedir a entrada de ajuda humanitária e bombardear escolas, creches, hospitais e mesquitas, cortando suprimento de água, esgoto e energia para a população civil não tem outro nome senão limpeza étnica. Contra Israel ainda pesa o fato de que este minou a autoridade de todos os líderes moderados do povo Palestino: Da Fatah de Arafat até o Presidente Palestino Mahmud Abbas. Essa política burra jogou toda a articulação política nas mãos dos grupos extremistas como o Hamas e o Hezbollah. Israel não quer a paz, pois eliminou todas as lideranças palestinas capaz de dialogarem em direção a um acordo. E os únicos grupos com algum poder na faixa de gaza são aqueles que não querem dialogar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador