O que falta na Europa é mobilidade vertical, por Rogério Maestri

O que falta na Europa é mobilidade vertical e protagonismo dos descendentes das classes trabalhadoras

por Rogério Maestri

Muitos se perguntam por que da revolta dos ingleses contra a Comunidade Europeia e os votos nos movimentos populistas de direita em toda a Europa, se pode pensar que as pessoas que recebam todos os recursos de estados de Bem Estar Social, não deveriam reclamar tendo uma série de direitos e ajudas.

Porém as pessoas confundem conforto e segurança mínima do Estado de Bem Estar Social a satisfação pessoal de cada um com mobilidade social e falta de protagonismo que se baseia todo o discurso Europeu. Espantam-se também pela revolta contra o “establisment” político-burocrático europeu que na realidade fornecem a estes revoltados todos os benefícios sociais que conhecemos. Estes que não entendem porque da revolta esquecem que as pessoas não vivem só de comida!

Por mais que se criem mecanismos de garantia social, de serviços públicos com relativo sucesso a Europa tem um sistema de ensino associado a um sistema de progressão social que torna extremamente difícil a carreira de um jovem filho ou neto de operários aos cargos mais altos tanto das carreiras públicas como das carreiras em instituições privadas.

A imensa maioria dos filhos e netos das classes proletárias em ascender a altos postos de trabalho na administração pública e privada. No exemplo francês, por exemplo, se tu és egresso de uma grande escola (grande escola são escolas de engenharia, de administração pública e de outros setores que são as melhores ranqueadas no sistema de ensino superior) tu terás garantido no setor público vagas para os egressos destas assim como nas empresas privadas serás recebido de braços abertos para tanto. Porém para ascender a estas grandes escolas terás que fazer um curso preparatório em instituições especiais para este fim (Classes  Préparatoires aux Grandes Écoles – C.P.G.E.) desde que tenha conseguido um bom resultado no BAC (exame semelhante ao ENEN, só que diferenciado conforme a carreira a ser desejada).

Dos anos 40 até os anos 70 vários estudos realizados provam que a dificuldade de entrada nas Grandes Escolas aumentou após os anos 80 ou seja no sentido contrário do que se pode pensar (vide Diversité sociale dans les classes préparatoires aux grandes écoles : mettre fin à une forme de « délit d’initié » Publicação do Senado Francês), a diferença é tanta que em 2002 os alunos nas Grandes Escolas eram distribuídos na seguinte proporção conforme a “Origem sócio profissional do pai)

Agricultores 3,5%

Operários 5,2%

Empregados 5,7%

Artesãos 6,36%

Aposentados 7,2%

Profissionais de nível médio 10%

Quadros superiores e profissionais liberais 67,5%

 

Em resumo, profissionais de nível superior, que são uma minoria na França, conseguem colocar 67,5% de seus filhos nas grandes escolas, enquanto filhos dos demais só 32,5% entram nas Grandes Escolas.

Por outro lado o Sistema Educacional Francês permite o ingresso livre nas Universidades em que recebem milhares de títulos diversos, e com um bom diploma conseguem se não ficarem desempregados um emprego de “technicien de grande surface” (faxineiro de supermercado).

Em toda e Europa se reproduz o mesmo tipo de cenário, os grandes cargos e empregos são reservados para a elite da “meritocracia”, enquanto para os filhos do proletariado é reservado um diploma para ficar desempregado e ganhar um auxílio desemprego ou um emprego bem abaixo da formação acadêmica do mesmo.

Esta falta de mobilidade social cria uma verdadeira revolta contra os chamados burocratas em geral e da Comunidade Europeia em particular, pois simplesmente estes filhos de operários e camponeses que ajudaram a construir a Europa dos dias atuais, além do desemprego, se eles conseguirem sair dele, a possibilidade de ganhar um salário inferior a que ganhava um bom operário entre 1955-1975 é muito grande.

Estas pessoas se sentem alijadas das decisões europeias, pois o protagonismo que tem nas organizações políticas e sociais diversas é nulo, são chamados a votar periodicamente e encontram somente partidos de direita ou de esquerda que não apresentam nenhuma solução para os seus problemas.

Nenhum filho de operário ou mesmo de desempregado passará fome, ficará sem abrigo ou ficará sem escola, porém a chance de saírem deste círculo vicioso é muito baixa.

Na realidade o estado de bem estar social deu o mínimo para que seus pobres não passassem necessidade nem que seus filhos aparentemente tivessem a mesma oportunidade da burguesia europeia.

O voto no Brexit, o voto nos partidos de direita e no extremo o ingresso no Daesh é explicado por uma ruptura entre a sociedade de massas e o “establisment” que realmente manda nesta sociedade. Estes movimentos simplesmente adotam um discurso de contrariedade a tudo sem precisar provar nada, e quando são confrontados com intelectuais estes são vistos mais como inimigos como alguém que queira resolver o problema (e grande parte das vezes a identificação é real).

A falácia da meritocracia está levando a ruptura das sociedades que apesar de apresentarem índices mínimos de qualidade de vida satisfatórios não estão dispostas a discutir profundamente uma política de inclusão social real e de azeitamento da mobilidade vertical, pois claramente se vê que políticos e burocratas estão nesta perversa e desleal concorrência com as categorias sociais inferiores, e talvez instintivamente garantam antes de mais tudo a preservação do status quo que lhe dá certa garantia a sua prole.

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maestri, eu conheco UMA unica

    Maestri, eu conheco UMA unica brasileira que mudou de classe social nos Estados Unidos, e mesmo assim porque ela se casou com um homem muito rico.  (salvo engano, era dono de uma das primeiras “Prato”s de NY)

    Uma.  Em 36 anos.

    Eh a sindrome da porta fechada.

  2. Planos diferentes

    Não podemos ver a maior parte dos países Europeus com o mesmo prisma que observamos outras nações. A realidade econômica e social, no mundo todo, é muito diferente entre países e continentes.

    A União Europeia nasce como uma forma de contrabalançar a hegemonia dos EUA na ocupação da parte alta da grande pirâmide mundial, ou o receptáculo final de todo o fluxo financeiro final do capitalismo. O Euro cria uma lagoa de dinheiro na Europa que restringe o fato que fluxos monetários de nações independentes escorreguem por gravidade para a América do norte. Assim, Europa faz a sua própria pirâmide, mas, sem integrar esta ao resto do mundo a pirâmide fica sem base, sem gente, sem pião, mas apenas com a diretoria superior, todos com aposentadorias e benefícios garantidos, na vida mansa. Países periféricos da pirâmide europeia, como Grécia, Sul da Itália, Espanha e outros, ainda não conseguem a inserção de todas as suas populações na ponta da pirâmide aqui criada e, mesmo dentro da zona do Euro, se movimentam ainda com o dólar (turismo e outros).

    A União Europeia não teve um México do lado para lhe fornecer o suporte da sua pirâmide. Tentaram acordos com MERCOSUL, hoje paralisados.

    Trata-se então de luta de “cachorro grande”, onde, discretamente, o dólar e o Euro lutam por ocupar a ponta da pirâmide, com clara vantagem dos EUA, a pesar de tudo o esforço da Alemanha. A aceitação de imigrantes, em tudo isso, não é apenas uma ação humanitária, mas a formação de base social para mão de obra e suporte dos benefícios do andar de cima.

    Já a Inglaterra, desde sempre acostumada a sua pirâmide própria, com clímax no século XIX, pilotando Índia, África do Sul Austrália, Nova Zelândia, parte do Canadá e etc., gosta de trabalhar com Libras Esterlinas, mesmo com o império de hoje pilotando apenas as ilhas Malvinas. De qualquer modo hoje entra na sua barganha habitual, namorando o dólar ou o Euro, visando levar algumas vantagens da “carreira solo” numa guerra pelo controle da ponta da pirâmide global, ora sob os EUA ou sob a Alemanha, a ponta da ponta da Europa.

    Mas, e a patuleia?

    A patuleia global continua na base das pirâmides em conflito, nos países periféricos, fornecendo mão de obra barata, matérias primas e alimentos a esta camada mais alta do planeta. Nesta luta os BRICS se unem, pois contam com possibilidades de destinos parecidos, com amplo território, população e chance de montar uma pirâmide própria. China já o fez, com os seus zilhões de habitantes, criando a sua lagoa financeira com moeda própria.

    Na América latina, muitos já tomam consciência da sua posição na base destas pirâmides globais e reivindicam sua natural ascensão social e econômica. O espírito do MERCOSUL imaginou uma pirâmide própria na América do Sul, mas assistem com pesar as suas bases corroídas pelas intrigas dos EUA e por alienados que levam sua riqueza e os seus sonhos para Miami.

    1. Esta imagem de uma Europa cheia de “assistidos” não existe mais.

      Citei acima os chamdos “Les Restaurants du cœur”, organização de caridade fundada em 1985 pelo palhaço francês Coluche. Eles distribuem COMIDA (sopão) para os sem moradia na França desde aquela época, a evolução do número de pessoas que ficam em praças públicas esperando no INVERNO a comida é algo notável, vide 

      O gáfico que coloquei acima é algo surpreendente, pois nos últimos dez anos DUPLICA o número de pessoas que tem que ir para a praça no inverno para conseguir um prato de comida, passando de 60.milhões de refeições para 130 milhões em dez anos!

      Os turistas que passam pela a Europa simplesmente não se dão conta do que é aquela aglomeração que se forma e rapidamente se dissipa na hora da janta, pessoas que vão lá por um PRATO DE COMIDA.

      Como eu tinha morado na França na década de 90 e retornei para um “sejour” de mais longa duração (dois meses e meio) caiu meus butias do bolso quando vi aquilo, e só quem conhece pobre europeu (que tem que andar com casaco pesado durante o inverno) que identifica direito o que está se passando, são os chamados “novos pobres”, que a cada dia são mais numerosos.

      Se quiseres ter uma noção do que se passa na Europa real, leia https://www.les-crises.fr/0740-les-restaurants-du-coeur/.

       

  3. Maestri o que vc descreve

    Maestri o que vc descreve pude observar quando vivi na Inglaterra. Uma sociedades de castas onde os que RECEBEM DIGAMOS O SALÁRIO MÍNIMO DE LÁ não passam fome. Recebem o mínimo necessário pra pagar as contas no fim de semana e só.  

  4. O que falta no BRASIL é mobilidade vertical
    Esse seria um título mais apropriado para o post. No Brasil quem nasce na favela morre (assassinado) na favela. Na Europa, graças às políticas públicas que o Brasil nem ousa sonhar, como creches, escolas e universidades públicas de excelente nível para TODOS,  ajuda financeira para famílias jovens, etc. etc., o cidadão tem, com o apoio do Estado, todas as chances para ter uma formação de qualidade e uma profissão condizente com seu nível intelectual. Na Alemanha um encanador ou bombeiro exige €52 por hora de serviço (equivalente a quase 200 reais). Aliás, qual o país do mundo que ainda oferecea lenda do lavador de pratos ao CEO de uma empresa ? 

    1. Ana, esta mania de centrar tudo no próprio país é uma…

      Ana, esta mania de centrar tudo no próprio país é uma forma de não pensar no futuro.

      Um encanador na Alemanha é filho de um encanador, neto de outro e “und so weiter”, e imobilidade vertical na Alemanha é tão grande ou até maior que na França, as escolas técnicas são criadas para os filhos dos técnicos e estes não sairão deste circulo vicioso por gerações.

      Se um encanador ganha €52 por hora é que o mercado ainda está aquecido, pois na França era o mesmo há vinte anos, mas tive uma experiência EXATAMENTE ao contratar um serviço de encanador neste país há dois anos que mostrou me cobrou para uma visita e conserto de uma pia a quantia de €20, coisa que há vinte anos seria duas ou três vezes isto.

      Agora o teu texto é de um cinismo violento quando escreves “…o cidadão tem, com o apoio do Estado, todas as chances para ter uma formação de qualidade e uma profissão condizente com seu nível intelectual….Esta pseudo meritocracia que colocas principalmente na sua frase não resiste ao MÍNIMO ESTUDO CIENTÍFICO, a menos que aches que os pobres são pobres porque tem baixo nível intelectual. Se for isto (e espero sinceramente que não seja) diria que tu és NOJENTA e ASQUEROSA.

      1. Ana, ele ta certo,

        Ana, ele ta certo, especialmente sobre o “seu nivel intelectual”, alias, isso doeu ler e voce sabe que gosto muitissimo dos seus comentarios.  Meu encanador, cujo pai ja trabalhava aqui em casa quando ele era um garoto ajudante, veio a meu chamado para possivelmente consertar 4 goteiras nos (velhissimos) canos na minha casa no ano passado.  Ia sair em 2300 dolares, recusei.  Ai eu gastei menos de 400 dolares e fiz tudo -eu, que nunca fiz nada parecido.  Pouco tempo depois tive outro problema complicadissimo e o chamei de novo, ele olhou pros canos que eu tinha trocado por plasticos nordicos (o tal do PEX que eu nunca tinha ouvido falar antes) e disse “mas assim eu fico sem emprego”.  Fez um trabalho excepcional como o pai dele fazia, alias.

        O ponto do Maestri eh a estabilidade de emprego ou do modo de vida, claro.  Ja existiu.  O numero de pessoas que ja nao se movem pra cima e so descem por arquitetura estrutural da sociedade so aumentou -nao diminuiu de maneira nenhuma.

        Entao, primeiro, “eu” (e podia ser voce de tao facil que foi devido aa tecnologia) troquei a encanacao da minha casa toda por um quinto do preco e para aquele servico em particular o meu (neto de) encanador nao foi contratado.

        Mas nao eh somente na encanacao que isso esta acontecendo, claro.  Tenho ate pena de afirmar augustamente que os comentarios aqui no blog sao algumas dezenas de vezes melhores que praticamente todo e qualquer “neto de” jornalista do PIG hoje e agora -e olhe o nivel intelectual deles pelos ultimos 10 anos, por exemplo…  sao indigentes mentais.

        Maestri:  quanto aos consertos de pia, fiz dois pra minha irma ha poucos meses, um custou 23 dolares em eequipamento e o outro custou 10 , nenhuma das duas levou mais que 20 minutos, o ponto sendo que eh mais um tipo de trabalho que um encanador nao vai fazer porque a tecnologia mudou e sua profissao particular esta sendo defasada em trabalhos simples.

        1. So mais um ponto que eu tinha

          So mais um ponto que eu tinha intencao de abordar e nao lembrei:

          Permanencia eh ponto critico da teoria da favelizacao:  permanencia nao pode existir.  Essa eh a razao que Temer (ou Serra, Aecio, ou qualquer um do PSDB) destruiu tudo em que encostou a partir do primeirissimo segundo.

          O Brasil eh “empurrado de barriga” aas asas da teoria da favelizacao.

          E nem menciono o supercomputador brasileiro…

        2. Ivan, quando a minha neta nasceu na Europa eu fiquei de ….

          Ivan, quando a minha neta nasceu na Europa eu fiquei de babysitter por dois meses e meio no apartamento do meu filho, tinha um raio de uma torneira que quando se torcia o registro ela se torcia toda, se tivesse naminha casa eu mesmo tinha arrumado, mas como o meu filho não tinha nenhuma ferramenta (nenhuma mesmo) chamei um serviço urgente domiciliar. Estava pronto para pagar uns 50 Euros, pois quando morei na França em 1990 era mais ou menos o equivalente em FF.

          No mesmo dia veio um jovem artesão Frances com uma boa camionete e em meia hora arrumou tudo, pensei que seria mordido, mas ele até um pouco inibido disse que ia cobrar só a visita, 20 Euros.

          Ele devia ser um dos produtos do desemprego de longa duração que havia sido reconvertido a instalador hidráulico, e seus preços eram razoáveis, ou seja, eles estão numa nova realidade, ganhando a mesma coisa ou menos do que seus pais ganhariam, e mesmo que o crescimento econômico da Europa tenha sido baixo ele existiu, e estes filhos de proletários do passado não acompanharam o enrequecimento do país. Por outro lado a quantidade de automóveis novos e de luxo que vi é bem maior do que as carroças que via no passado, logo há sinais claros (além dos estatísticos) da ruptura entre os mais ricos e mais pobres, e é isto que incomoda os europeus (nem vou falar do aumento na frequência dos franceses no aumento espantodso nos últimos dez anos da freguesia nos chamados “Les Restos du coeur” (sopa do pobre francês) que pode ser verificada na própria pagina da ONG

          (https://fr.wikipedia.org/wiki/Les_Restos_du_c%C5%93ur)

           

          1. “nem vou falar do aumento na

            “nem vou falar do aumento na frequência dos franceses no aumento espantodso nos últimos dez anos da freguesia nos chamados “Les Restos du coeur” (sopa do pobre francês) que pode ser verificada na própria pagina da ONG”:

            Pode falar aa vontade, meu caro.  Eu sou frequentador de lojas de 1 dolar mesmo (anttigamente se chamavam lojas de “99 Cents”.  E acabei de comprar varias coisas do meu brexoh favorito.  E da “99”.

            Nao, nao eh  que estamos passando fome nao.  Eh que nao vale a pena comprar muitas outras coisas.  Pra voce ter uma ideia, a Papaya eh uma loja famosa mundialmente, boa, cara, ta em todo mall, etc, etc, etc.  Nos fomos la 3 semanas atraz pra ver o que minha filha queria escolher pra usar no Brasil (elas estao ai).  Parece brincadeira mas todas, digo, TODAS as blusas que estavam la eram transparentes.  Todas.  Nenhuma excessao!  Minha filha jamais aceitaria isso, era ela quem tava reclamando.  (heranca de ter mae costureira, suponho.)

            Ai nos entramos em outra loja cujo nome me escapa imediatamente…  mundialmente famosa…  “American” alguma coisa.  Mesma coisa.  Era tudo transparente(!!!).

            Mas voltando aa teoria da favelizacao…

            Jas notou que os pobres estao socialmente expostos ate o olho do cu enquanto dos ricos nao se sabe nem dos tamanhos dos pipius?  Mas porque nao?

            Eh teoria de favelizacao de novo.

            Voce estaria interessadissim…

            Ah, nao?  Desculpe a vergonha que eu passei…

          2. Ivan, ir a brechó até a cult!

            O problema que falo é o sujeito ir às 18h no inverno europeu para uma praça para comer um sopão e um pedaço de pão.

            Isto que são os “Les Restos du coeur”, é para quem está fora do mercado, são “les chômeurs de longue durée” e uma nova categoria que invetaram a pouco “les chômeurs de très longue durée”

            O gráfico a seguir mostra a evolução recente desta última categoria.

            Ou seja, a situação se deteriora dia a dia.

        3. Ivan, concordo com você.

          Ivan, concordo com você. Sobre o nivel intelectual, leia, por favor, minha resposta acima. Não sou eu que determino quem deve estudar o quê de acordo com o nivel intelectual, mas as exigências de cada curso e as notas de corte. 

      2. Você tem uma visão

        Você tem uma visão completamente deturpada da Alemanha, ou por ignorância ou por falta de informação. O que acontece com muita frequência são as empresas familiares: o  avô do e canador tinha a empresa e o filho se torna encanador porque vai herdar a empresa e assim por diante. Assim como existem empresas que têm que ser vendidas porque nenhum dos filhos quer assumi-la. E preferem seguir outra profissão. Isso acontece com fazendeiros que criam gado ou mantém uma plantação. Alguns filhos continuam e outros não.Não é porque o Estado não dá a ele a chance !  

        A respeito da minha observação sobre o nível intelectual da pessoa: não se trata de discriminar alguém.  Existem vários tipos de escola para se adequarem aos diferentes tipos de pessoas com suas habilidades, necessidades, vocação, interesse e intelecto. Se uma pessoa tem vocação artística, não tem como obrigá-la a fazer um curso técnico. Os cursos têm nota de corte. Isso quer dizer, se você não conseguiu a nota, você não consegue entrar. A barreira não sou eu que coloquei, mas sim, o que é exigido para cada curso. A nota de corte existe para todos os cursos, técnicos ou universitários. Um curso de Direito é umdos cursos nais difíceis que existem. Além da nota de corte o estudante tem que ter caoacidade intelectual e muito afinco e dedicação, senão não consegue.  É isso que eu quis dizer a respeito do nível intelectual. Não sou eu que faço as determinações de cada curso ! Não tem NADA A VER ( e NÅO: nada haver como você escreve) com o fato de ser pobre ou não e com todas essas ofensas que vc faz a minha pessoa por ser desinformado. E cuidado com seu português, orincipalmente as concordâncias.

        1. Ficou ainda pior.

          Quer dizer que filho de POBRE É BURRO! Quer dizer quem neto do “e canador”, fica sempre encanador e quem é neto dos Krupp sempre fica por cima! Queria saber qual é o percentual dos netos de encanadores que viram industriais e qual o percentual dos netos dos Krupps que viram encanadores? Provavelmente nos dois casos os percentuais devem estar próximos de 0%, ou seja, os Krupps são realmente brilhantes, já os netos dos encanadores….

          Estes tais de exames e notas de corte são uma forma de eliminar aqueles que vem de ambientes onde a cultura social é mais baixa, logo não atingem os parâmetros necessários para entrar em Universidades mais conceituadas.

          Olha quem trabalha em ensino a 40 anos sou eu, e conheço esta tal de meritocracia, uma verdadeira farsa.

          Quanto as minhas concordâncias são “oricipalmente” tão graves como erros em grafia, ou seja, vá se catar.

        2. Ana

          Não gosto muito destas brigas internas no blog, mas me permita uma pergunta: de onde você tirou que  “Um curso de Direito é umdos cursos nais difíceis que existem.” ? 

          Com a quantidade que existe você acredita que a nota de corte seja alta? Pode ser na tua cidade. Eu vejo cada aluno (não estudante, são diferentes)…

  5. Pais a beira da falencia por

    Pais a beira da falencia por causa desse governo interino? Com 1 mes de governo??? Parei de ler nesse ponto, e mais um artigo parcial de gente cega que não consegue  ver a ruina economica do Brasil perpetrada pelo  governo extremamente incopetente da presidenta Dilma.

    1. Bebeste demais ou outras coisas?

      Não citei governo interino, Temer ou qualquer coisa do gênero!

      O artigo não cita Dilma ou qualquer coisa do tipo.

      Comentários deste tipo acho que deverias guardar para o Youtube, lá tem uma série de adolecentes e jovens adultos que fazem os Vlogs que aceitam comentários que não tem nada a haver com que o autor está falando, vá procurar a tua turma, aqui é um local de discussão de assuntos sérios e os comentariastas na sua imensa maioria são também sérios.

  6. Comparando com o Brasil se acha a Europa uma beleza!

    As pessoas não se dão conta que a Europa dos dias atuais tem que ser comparada não com o Brasil, mas sim a Europa do passado.

    No início do século XX o analfabetismo na Europa era algo marginal, a qualidade de vida, apesar das duas guerras que passaram progrediu até 1970, porém após esta data há somente um crescimento econômico vegetativo para o que se deve corretamente falar, proletariado europeu, se vendeu a imagem que se procura vender aqui no Brasil que a saída é o esforço pessoal, porém o que se vê é a proletarização de camadas médias da população com pouquíssimas exceções que servem para confirmar a regra.

    A sociedade europeia e norte-americana são mais cínicas que a brasileira, e através de honrosas exceções mostram a toda população; Vejam, quem se esforça pode até chegar a Presidência da República. Só não dizem que quem não se esforça e nascendo em berço esplêndido tem a chance de também chegar lá com muita facilidade.

    O sucesso profissional para as classes mais desfavorecidas não dão margem a nenhum erro, o sujeito deverá batalhar e ter sorte em toda a sua vida, pois se falhar em uma só fase volta para a condição inicial.

    A obtenção do sucesso capitalista são como dois tabuleiros de jogos de sociedade diferentes, para cada erro de um mais favorecido ele volta uma casa, para um menos favorecido ele volta ao início.

    1. Suas informações são confusas
      Suas informações são confusas e incorretas.A Europa ! Esse termo é muito vasto, qual Europa? A Europa Ocidental, a Europa Oriental, a Europa do Norte, do Sul.  Fiquemos com a Europa Ocidental: início do sec. XX até a 1a. Guerra : auge do Colonialismo com seus frutos. Depois da 1a. Guerra a reconstrução com pagamentos de dívidas de guerra com empobrecimento. Em seguida a crise mundial de 1929 com efeitos devastadores na ecomia com hiper  inflação, desemprego, pobreza, o que levou o fascismo ao pider na Europa. A fase de reconstrução depois da 2a. Guerra, em seguida a grabde fase de lrosperidade e bem estar. Boom ecômico. Evidente que todo boom não é eterno, mas a prosperidade não decaiu. Ela continua sistematicamente estável. De acordo com o Legstum Institut da Inglaterra, em 2014 o índice de prosoeridade e bem estar no mundo mostra: dentre os 15 primeiros colocados no ranking, 11 pertecem a Europa Icidental:1.  Norway2.   Switzerland3.  Denmark4.  New Zealand5.  Sweden6.  Canada7.  Australia8.  Netherlands9.  Finland10.  Ireland11.  United States12.  Iceland13.  Luxembourg14.  Germany15.  United Kingdom
       

      Von meinem iPad gesendet

      1. A riqueza europeia continua aumentando, porém, para quem?

        Confuso estão estes teus links!

        Claro que a riqueza europeia continua aumentando, porém a disparidade de renda também, não adianta colocar dados macroeconomicos sobre a “próspera” europa, pois junto a estes terias que colocar dados de desemprego e, por exemplo, número de horas trabalhadas para manter um padrão mínimo de dignidade.

        Se olhares os dados do número de pessoas que utilizam os sopões distribuídos na rua durante o inverno principalmente, verás que o aumento deste número é assustador.

        Poderia procurar estes dados na rede e mostrar quanto o povo pobre europeu está ficando mais pobre e os ricos mais ricos, mas para quem acha que isto é o mercado que deve corrigir, não vale o tempo que vou perder.

        Querer dizer que este empobrecimento dos mais pobres europeus não existe é muita má vontade ou GRANDE IGNORÂNCIA. Fui procurar na Internet trabalhos sérios que mostram isto, mas achei tantos do FMI, Banco Mundial, OCDE, CEE, Departamento de Estatísca dos USA, que até fiquei tonto, não são trabalhos da Dona Ana Torres.

        Para encurtar o assunto leia alguns links, o título já diz tudo:

         

        Wage and Income Inequality in the European Union CEEL’évolution des inégalités de revenus dans les pays richesToujours plus d’inégalité : Pourquoi les écarts de revenus se creusent OCDETour d’horizon des inégalités croissantes de revenus dans les pays de l’OCDE : principaux constats OCDE 

         

    2. Mude o foco, você fica
      Mude o foco, você fica centrado no Brasil ! A sociedade da Europa Ocidental näo tem divisão de classes, classes A, B, C, D ou E. Nunca houve escravidão.  Não existem “pobres” como no Brasil porque a ConstituiçãoASSEGURA uma vida digna para o cidadão. Mesmo que ele perca o emprego definitivamente por invalidez ou o que seja, ele vai receber do Estado as condições mínimas para viver. O filho de Krupp vsi ao mesmo médico, ao nesmo hospital que os filhos dos “outros”. O pequen Krupp frequenta desde is 6 anos de idade a mesma escola púnlica que o “filho do encanador”. 90% das escolas são públicas e de alto nível.  Não é o sobrenome, a irigem ou a profissão do pai que determinam o curso: um Krupp não vai fazer curso superior porque ele se chama assim. Se ele não tiver a nota, ele  não entra, assim como o filho do encanador. NÅO  pela origem, mas sim, pela capacidade. Se uma criança está com dificuldade na escola e os pais não têm condições financeiras para pagar aula particular, o Estado paga. A herdeira da BMW fez um curso técnico com aprendizado em uma fábrica da BMW com nome falso para não ter regaluas como herdeira da empresa.  Dentro de uma mesma família, irmãos cursam universudade e curso técnico. Usso derruba toda a sua teoria infundada de segregação social. Existem cursos superiores em 2 tipos de universidade: a univ. Teórica e a orientada para a prática. Porque existem pessoas com aptidões diferentes: uma é teórica e lê 24 hs por dia, outra gosta da prática. Existem, portanto, engenheiros dos dois tipos e as emoresas precisam de ambos simultaneamente, sendo que o formado em yUniversidade teórica teve que apresentar uma nota de corte mais alta. É discriminação social ? O nosso marceneito fez o curso ténico de 3 anos de marcenaria e depois fez curso de engenharia na Faculdade Técnica. Mas ele GOSTA da marcensria e ganha tão bem como se fosse engenheiro. Como todos têm qualificação, não há as diferenças aviltantes de salário como no Brasil. Se você trabalha HÁ 40 anos no ensino, como eu também, deve saber como funciona o sistema educacional na Finlândia, considerado o mais eficiente do mundo. Lá, dentro da sala de aula há duas ou três professoras. As crianças são constantemente observadas e aquelas que não conseguiram acompanhar um determinado ponto de uma aula, recebem imediatanente assistência de uma professora que a coloca no nível das outras que acompanharam bem. Com isso, eles conseguem ter todas as crianças no mesmo nível e todas acompanham juntas. É o sistema mais produtivo e justo. Erro de grafia ? ” O sucesso profissional para as classes mais desfavorecidas não dão margem a nenhum erro (…)O sucesso profissional bão dá 

         

      1. Viraste piadista?

        ” ….O filho de Krupp vsi ao mesmo médico, ao nesmo hospital que os filhos dos “outros”. O pequen Krupp frequenta desde is 6 anos de idade a mesma escola púnlica que o “filho do encanador””….

        Esta frase está hilária!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador