Organização contra armas químicas leva o Nobel da Paz

Jornal GGN – A Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas) foi a grande vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2013. A organização, que atua desde 1997 na eliminação de armamentos em todo o mundo, ganhou destaque internacional após ficar responsável por destruir o arsenal sírio, incluindo mais de mil toneladas de gases letais. O anúncio, feito pela Real Academia de Ciências responsável pelo Nobel, em todas as categorias, acontece dias antes de a Síria assinar oficialmente o pacto pelo fim das armas químicas.

A Opaq disputava a honraria ao lado da jovem Malala Yousafzai, que ficou conhecida em todo o mundo pela luta dos direitos das mulheres e pelo acesso à educação; o médico cirurgião congolês Denis Mukwege, que dedica sua vida a ajudar mulheres vítimas de estupro; o presidente russo Vladimir Putin e o ex-agente da NSA Edward Snowden, que foi o responsável pelo vazamento de informações a respeito da espionagem mundial feita pelo governo dos Estados Unidos.

Em entrevista a uma rede de TV da Noruega, o diretor-geral da Opaq, Ahmet Uzumcu, afirmou que o prêmio Nobel era um reconhecimento do trabalho da organização, realizado nos últimos 16 anos em nome da paz mundial. Uzumcu também disse que a honraria reconhece os esforços da entidade na Síria, em que os membros “estão, de fato, fazendo um corajoso esforço lá para cumprir suas obrigações”.

O Nobel 2013 já divulgou os nomes dos premiados em Química, Física, Literatura e da Paz. A última categoria a ser divulgada é a de Economia, na próxima segunda-feira (14). Os prêmios, contudo, só serão entregues em 10 de dezembro, data da morte do fundador do sueco Alfred Nobel, químico, engenheiro e industrial, conhecido também pela invenção da dinamite.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador