Receita Federal apura operações de brasileiros em contas secretas na Suíça

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Receita Federal afirmou neste sabado (14) que apura as operações realizadas por brasileiros em contas secretas mantidas na Suíça pelo HSBC. Em nota à imprensa, o fisco admitiu que teve acesso à parte da lista que foi vazada no Swissleaks e divulgada por meio de uma associação internacional de jornalistas, o ICIJ. 

No Brasil, o único jornalista que teve acesso ao documento é Fernando Rodrigues, do UOL. Ele afirma que são 6.606 contas bancárias brasileiras que atendem a 8.667 clientes, e um valor movimentado entre 2006 e 2007 que equivale a R$ 20 bilhões.

Rodrigues explicou em seu blog que não vai publicar a lista na íntegra porque a maioria dos nomes não são de “interesse público” e também não é possível afirmar quais contas contêm indícios de irregularidades. Ele pediu ajuda das autoridades brasileiras para separar o joio do trigo, mas sustenta que os órgãos não estão colaborando com celeridade.

Leia mais:

Conta secretas do HSBC paralisam o mundo, menos o Brasil

Fernando Rodrigues: o álibi para sentar em cima da informação

A Receita Federal afirma que análises preliminares de alguns contribuintes citados na relação indicam “omissão ou incompatibilidade de informações prestadas ao fisco”. Alguns desses contribuintes já tinham sido investigados. Agora, o órgão quer “cooperação internacional” para identificar os contribuintes e levantar os valores não declarados para poder recorrer à Justiça.

Nota da Receita Federal:

Nesta semana o ICIJ – International Consortium of Investigative Journalism (Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo) publicou a informação da existência de 6,6 mil contas bancárias abertas no Banco HSBC na Suíça, no período de 1988 a 2006, supostamente relacionadas a 4,8 mil cidadãos de nacionalidade brasileira, que totalizariam saldo em 2006/2007 no valor de U$ 7 bilhões.

A Receita Federal, por meio de sua unidade de inteligência, teve acesso a parte dessa lista contendo o nome de pessoas que supostamente possuíam relacionamento financeiro com aquela instituição financeira na Suíça.

As análises preliminares de alguns contribuintes já revelam hipóteses de omissão ou incompatibilidade de informações prestadas ao Fisco Brasileiro, entre outros casos.

A Receita Federal segue aprofundando as pesquisas sobre o tema, com o intuito de obter mais informações, inclusive mediante cooperação internacional, para a correta identificação do maior número possível de contribuintes relacionados e o levantamento de possíveis valores não declarados, passíveis portanto de autuação fiscal e de representação fiscal para fins penais em razão da ocorrência de crime contra ordem tributária.

É relevante notar que alguns desses contribuintes já haviam sido investigados anteriormente pela Receita Federal, a partir de outros elementos constantes em suas bases de dados.

A Receita Federal também está em articulação com outras Instituições para traçar estratégia conjunta para a identificação e responsabilização desses contribuintes por eventuais crimes contra o sistema financeiro e de lavagem de dinheiro

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vai ficar provado MAIS UMA

    Vai ficar provado MAIS UMA vez o que eu sempre falei:  a direita eh arquitetada para vazar dinheiro.

    Voces vao ver isso com os proprios olhos:  nao havera sequer um petista no meio desse correntistas.  Nenhum, nada, zero.  TODOS tucanos.

  2. Resta saber se haverá

    Resta saber se haverá seletividade também nessas investigações, e se o Ministro da Justiça vai ligar para alguns sonegadores sentindo peninha deles.

  3. espero que a receita federal

    espero que a receita federal pegue pelo menos os mais graúdos

    desta lista engavetada pelo fernando rodrigues.

    ora, não eh mito nem enredo cinematográfico que estamos acostumados a ver por tanto tempo:

    depositar dinheiro na suiça já traz em si uma suspeita.

    claro que é preciso investigar, mas esses senhores criadores de

    impostometros costumam mesmo é especializar-se em evasão de divisas,

    uma maneira fácil de amealhar dinheiro na base do gogó

    (muitas vezes chantagens, engavetando dossies)

    e das manipulações contábeis e financeiras..

  4. Direito do brasileiro SABER.

    Direito do brasileiro SABER. Fui cobrada pela receita de um erro da administradora de imoveis que contrato para administrar alugueis,  ameaçada de multa e os bilionarios sonegando livremente. A Globo, overseas,  livre, leve e solta com garantia de impunidade para SONEGAR, Restaure-se a moralidade ou locupletemos todos nós.

    1. Concordo plenamente. Nós que

      Concordo plenamente. Nós que pagamos imposto de renda corretamente para que o dinheiro seja aplicado no desenvolvimento social do Brasil queremos saber. Eu que sempre contribuí com causas sociais no Brasil e NUNCA me utilizei de renúncia fiscal, quando legalmente poderia ter feito, quero saber.

      Atenção, vamos olhar para todas as direções onde há indício de corrupção: neste exato momento muitos brasileiros estão comprando imóveis caríssimos em Miami (Florida, EUA) em DINHEIRO VIVO. Isso é muito mais suspeito do que o dinheiro apreendido recentemente dentro de um cofre de uma empresa suspeita de estar envolvida em corrupção ativa na Operação Lava-a-Jato. Só não sabemos disso por que a mídia golpista não tem interesse que isso venha a público.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador