Não aguento mais ataques ao Brasil, por Guga Chacra

Caso Ryan Lochte uniu brasileiros e aponta sucesso das Olimpíadas do Rio de Janeiro

Jornal GGN – A história mentirosa inventada pelo nadador norte-americano Ryan Lochte e seus colegas, desmascarada em poucos dias, serviu para unir os brasileiros e reconhecer quantas vezes pesamos a mão em críticas ao Brasil. No artigo a seguir Guga Chacra aponta que está mais do que na hora dos brasileiros observarem as qualidades do país e admitir que as Olimpíadas do Rio de Janeiro foram um sucesso, lembrando que em toda a história nenhuma Olimpíada foi perfeita, nem mesmo a de Barcelona.

“Na boa, o Rio tem problemas, óbvio. Ninguém precisa falar o tempo todo. Nova York também tem. Paris, idem. Rio tem assaltos. Paris tem terrorismo. Rio tem favelas. Paris tem seus subúrbios empobrecidos. Podemos não ter um estádio como o de Pequim ou uma piscina desenhada por arquiteta renomada como em Londres. Mas eles tinham uma arena fantástica na praia para o vôlei de praia?”.

Estadão
 
Guga Chacra
 
Eu não aguento mais ataques ao Brasil. Cansei
 
Minha mãe, meu irmão e meu sobrinho estão Rio neste exato momento para ver uma das semifinais olímpicas do polo aquático entre Sérvia e Itália. Amigos meus também estiveram, assim como muitos de vocês que lerão o texto. Não foi uma Olimpíada perfeita. Nenhuma foi. Nem Barcelona. Mas sim foi histórica e teve momentos espetaculares. E vocês sabem que tem sido melhor do que o imaginado – muito boa, tirando a questão da piscina de saltos.
 
Neste momento, estou com lágrima no olho ao ver a foto da minha família no Rio. Queria estar junto, mas estou em Nova York. Até tem um ingresso sobrando para a final do polo aquático com um amigo meu. Vai saber. De repente, apareço de surpresa. Enfim, eles viajaram de São Paulo ao Rio hoje e chegaram ao parque olímpico de transporte público, sem problemas, e estão prontos para ver a partida. Quando estive em Atlanta para ver a final do polo aquático, o metrô não chegava até a região da piscina. Isso sem falar no atentado terrorista que atingiu aqueles jogos.
 
Por este motivo, cansei de ver tantos ataques ao Brasil na mídia americana. Não em toda (Roger Cohen nos defendeu no New York Times, por exemplo), mas em grande parte. Na boa, o Rio tem problemas, óbvio. Ninguém precisa falar o tempo todo. Nova York também tem. Paris, idem. Rio tem assaltos. Paris tem terrorismo. Rio tem favelas. Paris tem seus subúrbios empobrecidos. Podemos não ter um estádio como o de Pequim ou uma piscina desenhada por arquiteta renomada como em Londres. Mas eles tinham uma arena fantástica na praia para o vôlei de praia? Ou provas de remo na mais bela lagoa urbana do mundo? Entrem no YouTube e vejam a deprimente travessia de águas abertas na Olimpíada de 2012. Agora comparem com o magistral mar de Copacabana na mesma competição no Rio.
 
E a cobertura do calhorda, para usar uma palavra educada, do Ryan Lochte por parte de certos setores da mídia americana foi grotesca. Um babaca junto com três amigos bêbados faz bagunça em um posto de gasolina e fala para o mundo que foi assaltado. Escroto. Não me interessa as suas medalhas ou que eu tenha sido seu fã. Você, Lochte, simplesmente é uma figura imatura, insegura e mau caráter. Fique fugido nos EUA contando as suas mentiras. Michael Phelps entrou para a história como o maior atleta olímpico. Você entra como o maior mentiroso. Queimou um país.
 
Mas teve um lado bom nesta história do Lochte. Tirando um ou outro vira-lata, vi que os brasileiros se uniram. Sabemos sim que o Rio é violento. Mas tivemos compromisso com a verdade neste caso, diferentemente do New York Daily News, por exemplo, que colocou a mentira de Lochte na capa como se fosse verdade. Ou muitos que atacaram o Brasil e os brasileiros no Twitter e no Facebook. Será que pedirão desculpas? Alguns, sim. A maioria, não. Uma articulista ultra-conservadora americana nos chamou de esgoto, de latrina, de buraco de merda, de chiqueiro ou como queiram traduzir shithole. E podem me chamar de ufanista. Hoje, sou mesmo. E invejo cada pessoa que está no Rio de Janeiro neste momento.
Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Soube que a Globo dedicou

    Soube que a Globo dedicou ontem um espaço ao famigerado americano, mentiroso e covarde. Não vi, e nem quereria ver. É assim que age a Globo. Tantos brasileiros precisandod e espaço e quem o tem é justamente um safado americano.

    Mas, tem razão quem acha que há males que veem pra bem, porque essa patacoada de americanos ricos e mimados está servindo, sim, para que o mundo tenha ideia de como agem alguns turistas na nossa Terra. Se as televisões hoje reproduzem todas as imagens das Olimpíadas, nãos será difícil a ninguém pesar o lado bonito e o feio, o bom e o ruim, e concluir que tá tudo saindo as mil maravilhas. 

  2. Pois é, para esse povo lá de

    Pois é, para esse povo lá de cima, nós somos como a minoria que é maltratada aqui….Temer seria os americanos e a população seria as mulheres, o negros, gays…vamos mudar isso?

  3. Dito por quem DETONOU O

    Dito por quem DETONOU O BRASIL desde que foi escolhido sede olímpica, com seus “imagine na copa”, “imagine nas olimpíadas”, o testo é bom…mas não impede que o mande à pqp…pelos “velhos tempos”. 

    1. na boa….

      O Brasil é tudo isto que a imprensa internacional relatou e um pouco mais. Se temos uma representação politica que se nutre desta bárbarie, a culpa é exclusivamente nossa. Fazem isto da nossa casa e da nossa imagem, mantendo a afamada sindrome de vira-latas. Permitimos. Sabendo dos traficantes na favela e quem são. Por que não vamos lá e prendemos. Favela é bairro. 99,999% formada por pessoas de bem, como qualquer outro bairro. Fazemos isto quando interessa a nossa elite pública. Será que a pergunta é esta? Trafico é coisa de favela ou coisa de milhões em helicóptero de senador? Despoluição das aguas? Por que não o fizemos? Falta de dinheiro? Como pode ser falta de dinheiro se as empresas de saneamento e aastecimento estão apinhadas de indicados politicos ganhando nababescos salários, financiando agências reguladoras para regular a “merda” das nossa águas em participações milionárias e ainda dão um retorno extraordinário com suas ações em Bolsas de Valores espalhadas pelo Mundo? Um estrangeiro mentiroso não tem o direito de dizer isto, mas nós brasileiros temos a obrigação de saber a verdade. E alterá-la. Se não o fazemos, país de bosta continuaremos.  

  4. No fundo todo o problema

    No fundo todo o problema decorreu do famoso jeitinho brasileiro que foi dado quando os nadadores depredaram o posto de gasolina…. Se tudo fosse feito conforme o figurino formal, os nadadores teriam sido levados para delegacia para responder por dano ao patrimonio, e pronto!! Tudo resolvido. 

  5. Se…

    A colunista americana nos trata como latrina, nossa imprensa nos trata como o que se faz na latrina. E nem podemos reclamar, pois os americanos somente lêem nossa grande e impessoal mídia.

    Mas que a nossa Olimpíada está muito superior à de Atlanta, não sou somente eu que estou dizendo.

    Eles querem mesmo é arrebatar as medalhas de ouro, nosso petróleo (Né Obama – orelhudo) , nossas terras e espalhar sua cultura de meritocracias, dentre outras, além de controlarem as finanças do mundo, de acordo c/ suas convicções.

    Querem dominar até nossas latrinas com tudo o que tem dentro.

     

  6. aguentar não aguento mas não desisto

    Não aguento mais ataque ao Brasil…do pig, a gloriosa imprensa pátria.

    Não aguento mais ataque ao Brasil….para o desmonte das leis trabalhistas, apoiado pela casa grande.

    Não aguento mais ataque ao Brasil….para o desmonte da Petrobrás, apoiado pela casa grande.

    Não aguento mais ataque ao Brasil…para o desmonte da CF88, do SUS, da educação, apoiados pela casa grande.

    Não aguento mais ataque ao Brasil…com a camarilha do FORA TEMER apoiada pela casa grande.

    Não aguento mais, estou de saco cheio do FORA TEMER e de todo tipo de ditadura

  7. Os ataques ao Brasil realmente importantes sao bem outros…

    Que nao ataquem o nosso pré-sal nem nossas estatais. Que nao conspirem para derrubar governos populares. Se nao fizerem esses ataques, podem falar do Rio à vontade, mesmo eu sendo carioca de carteirinha. Nao é isso que é importante.

  8. Eu vejo o presente repetir o passado…

    Não tinha noção do mundo na copa de 1970, mas hoje me sinto como se estivesse em plena ditadura (como farsa):

    “Brasil Ame-o ou Deixe-o”;

    “ESse é um país que vai pra frente, ou, ou, ou”;

    “Brasil, eu te amo, meu Brasil eu te amo”

     

     

  9. AMERICANOS

    O episódio envolvendo os nadadores americanos , sem maiores consequências  , remete a outro episódio envolvendo americanos em território brasileiro que , aí sim , cometeram crime e sairam ilesos : o caso do choque entre o avião da GOL e o jato LEgacy , há dez anos. Episódio em que se difamou o Brasil com o objetivo de livrar a cara dos dois pilotos responsáveis pela morte de 154 pessoas . 

    Conspiração libertou americanos que mataram 154 brasileiros

    http://www.blogdacidadania.com.br/2011/09/conspiracao-libertou-americanos-que-mataram-154-brasileiros/

     

    1. americanos…

      Fabio, e você acreditou naquela desculpa esfarraparada da Justiça brasuleira que o acidente foi culpa dos pilotos? Passavam por cima de terra de ningiuém, que é o espaço aéreo na Amazonia. Era só o Controle Aéreo informar para alterar a rota. Primeiro o governo brasileiro quis culpar uns soldados rasos que faziam este serviço. Quando viu que pegaria mal, acusaram os americanos. E o acidente da TAM? Culpa dos pilotos e do avião? Até hoje em todo o mundo os aviões fazem aterrissagem com o mesmo sistema de frenagem parcialmente desligado. Só que em Congonhas não se aterrisa com chuva, refizeram o sistema de frisagem da pista, além de aumentá-la de extensão com área de escape. De quem você acha que foi a culpa pelo acidente? 

  10. Viva o Rio e Viva o Brasil

    Estive presente aos jogos olímpicos durante dez dias. Fui todos os dias ver competições. Não cheguei atrasado e assisti a todas as competições a que me propus ir. Ainda de quebra, já na cidade olímpica, comprei ingresso para assistir as provas de ciclismo “indoor” no velódromo mais rápido do mundo. O Boulevard, o Pier Mauá, a Casa Brasil e o Fora Temer no belíssimo show de Pretinho da Serrrinha levarei comigo por toda a vida. Quando soube do “assalto” aos atletas norte americanos senti vergonha pelo Brasil mas, quando tudo se revelou uma farsa tive dó daqueles coitados; carregarão essa infâmia pelo resto de suas vidas.

  11. É ate ilário senão trágico

    É ate ilário senão trágico ver a esquerda arrotar nacionalismo, mas quando Evo Morales nacionalizou a Petrobrás Bolivia foram os primeiros  aplaudir, apoiar.

    Maduro o ditador da venezuela declara guerra ao Brasil e quem os malucos de esquerda defendem, lógico Maduro.

    Já é mais que provado que a esquerda entre o interesse nacional e o interesse ideológico não pensam duas vezes,a esquerda trai o país na hora. 

     

     

  12. Será…

    Será que o patriota colunista do Estadão sentiria o mesmo cansaço se no governo ainda estivesse o PT? Óbvio que não. Esse obtuso seria mais um a dar voz aos detratores nacionais ou estrangeiros. O que eu não aguento mais é o cinismo do brasileiro, isso já está totalmente insuportável!

    1. Tem toda razão

      Claro. Cinico e safado. “Nao aguento mais ataques ao Brasil” escreve o indignado articulista. Notem o seu texto: …podem me chamar de ufanista, HOJE, sou mesmo. Mais um calhorda da Globonews/Estadao.

  13. Jogos 2016 de 19 medalhas

    Nassif,

    A Olimpíada 2016 foi um sucesso total, o resto é conversa fiada.

    Fui assistir à competição final de hipismo, em Realengo, e arena praticamente lotada, tinham grupos de torcedores de diversos países a aplaudir os seus, e quando vinha um brazuca o barulho era fortíssimo, com todos batendo o pé na arquibancada de madeira. Conjunto na pista, era possível ouvir o barulho de uma mosca.

    Como sempre fiz,  falei com alguns estrangeiros e todos, sem exceção, elogiaram bastante o RJ e os Jogos, sendo que uma americana me respondeu dizendo que todas as Olimpíadas, daqui prá diante, deveriam ocorrer aqui no RJ. Não fui conferir, mas acredito que o brasilsil tenha tido a sua melhor colocação no Quadro de Medalhas de uma Olimpíada, 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze.

    Falar mal dos Jogos combina à perfeição com pessoas medíocres, aquelas que normalmente não tem nada de útil prá mostrar.

  14. Estou tomado de alegria
    Abri o texto com real interesse de saber o porquê do autor considerava a inacabada olimpíada um sucesso. São duas grandes possibilidades: assistiu tudo da TV e não mora no Rio de Janeiro. Não há nenhum motivo para chamar esse megaevento de sucesso: colocou espaço público e grande somas de verbas públicas a serviço da especulação imobiliária. Buscou desde o início atender a demanda de grandes empresários e investidores, promovendo a maior especulação imobiliária da históriabda cidade. Fortaleceu ainda mais a máfia dos transportes que faz o deslocamento do carioca e fluminense ser absurdamente caro e insuficiênte. O legado das olimpíadas deve ser bastante comemorado sim, pelos empresários da Barra, as famílias donas do transporte público da cidade, os investidores satisfeitos com a gentrificação da região do centro da cidade. As remoções, a especulação imobiliária, o encarecimiento do transporte, as obras mal executadas, as demandas ambientais deixadas de lado (reflorestamento, despoluição da Guanabara) entre outros tantos motivos que devemos esquecer. Vamos nos orgulhar desse lindo evento, sim. Estou tomado de alegria nesse exato momento.

    1. Patético

      Parece que você está sofrendo da síndrome de vira latas. Pense nos dividendos decorrentes da exposição do Rio para todo o mundo por 16 dias consecutivos. Esse é um legado inestimável para todos os cariocas e brasileiros. Talvez você considere que melhor seria viver no mundo de Poliana, onde não existe máfia, corruptos, Michel Temer, Eduardo Paes et caterva. Vá se acostumando: aqui a vida é real.

      1. ouro,prata e bronze

        Gueevara,

        De acordo com mais de um instituto de pesquisa, vieram para os Jogos 2016 cerca de 500 mil turistas, e 87% deles pretendem voltar ao país. O RJ saiu de 28 mil para 60 mil quartos de hotel, cada turista gastou mais de 100 dólares/dia na cidade – Como se vê, foi um fracasso completo.

        Isto me faz lembrar do caosaereo e do apagão que teima em não acontecer. Os brasileirinhos foram bastante contamindados pela Grobo, e taí o resultado. Mas bacaninha mesmo foi a percepção do Ibope – “A Olimpíada foi um desperdício que deu certo.” Eu gostaria de saber quanto tempo foi necessário prá conseguir encontrar esta animalidade.

        Se nos Jogos tivesse a modalidade  ” tirar o sapato e depois lamber o chão”, os do brasilsil ganhariam ouro, prata e bronze.

        Um abraço

  15. Guga, quem detonou e

    Guga, quem detonou e escrachou a olimpíada do Rio foi a mídia, de seu estado. Foi a Follha de São Paulo, o Estadão e a Globo. Milhares de turistas não vieram ao Rio por causa desses safados. Agora que viram que foi um sucesso estão escondidos com o rabinho entre as pernas ruminando sua mesquinharia e inveja. Essa mesma mídia detonou a Dilma da mesma maneira essa mídia é suja e golpista é uma latrina.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador