Seis vezes em que Lula é inocentado em delações, contrariando a Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Levantamento do GGN mostra que, quando o assunto é Lula, a Lava Jato está engessada. Procuradores usam delações e outros instrumentos de apuração para provar que estão certos sobre os crimes narrados

Jornal GGN – Pelo menos seis vezes a grande mídia lançou luz, ainda que timidamente, sobre delações premiadas que inocentam Lula dos crimes apontados pelos procuradores da Lava Jato. Na maior parte delas, há registro de ameaças de suspensão das negociações porque os investigados não estavam dançando conforme a música – na contramão da tese de que as confissões feitas à força-tarefa são todas espontâneas.

Nesta terça (11), a Folha de S. Paulo, sob a ótica dos procuradores, noticiou que a Lava Jato negou delação de ex-empresário da Odebrecht “próximo a Lula”. Segundo a reportagem, Alexandrino Alencar (1) estaria protegendo o ex-presidente, embora tenha sido condenado a 15 anos e sete meses de prisão por Sergio Moro. 

Alencar teria dito, em entrevistas que antecedem a assinatura do acordo de cooperação, que Lula intermediou, sim, em favor de Taiguara Rodrigues dos Santos (o “sobrinho”), a contratação da Exergia pela Odebrecht em Angola, mas não recebeu propina em troca disso. A subcontratada também executou as obras que a Lava Jato insiste que nunca existiram. Além disso, garantiu que as palestras que Lula ministrou, patrocinado pela Odebrecht, são reais, para a decepção dos procuradores. 

“O sítio de Atibaia é outro ponto de atrito. O ex-executivo afirma que o valor de R$ 1 milhão gasto em benfeitorias pela Odebrecht na propriedade frequentada por Lula foi um agrado pela atuação do petista a favor do grupo baiano, e não uma contrapartida a determinados contratos com o governo federal.”

Quem também informou que Lula não recebeu contrapartidas por agrados que recebeu da OAS foi Leo Pinheiro (2). Condenado a 16 anos de prisão, Pinheiro, segundo os procuradores, tem protegido Lula, o que dificulta o acordo de delação premiada. Em junho, a Folha publicou que “as obras que a OAS fez no apartamento tríplex do Guarujá e no sítio de Atibaia foram uma forma de a empresa agradar a Lula, e não contrapartidas a algum benefício que o grupo tenha recebido”, mas a Lava Jato achou essa informação “pouco crível” e, por isso, ameaçou tornar a negociação infrutífera.

Meses depois, quando Veja publicou que Pinheiro supostamente citou Dias Toffoli e nomes ligados ao PSDB em seu depoimento, a Procuradoria Geral da República anulou a delação.

No caso do triplex, o GGN mostrou que sete de 11 testemunhas ouvidas pela Lava Jato não conseguiram confirmar que o imóvel pertencia a Lula ou sua esposa, Marisa Letícia. Funcionários da OAS que participaram da reforma, no Edifício Solaris, denotaram que a ideia da cúpula da empresa era tranformar o espaço em apartamento modelo para atrair compradores – inclusive, Lula.

Ontem, a Folha informou que Marcelo Odebrecht (3), condenado a mais de uma década de regime fechado por Moro, está emocionalmente debilitado desde que recebeu uma ameaça explícita da força-tarefa em relação a viabilidade de seu acordo de delação.

A reportagem indicou que uma acusação de peso contra Antonio Palocci e Guido Mantega deveria ser feita por Odebrecht, pois a Lava Jato – que já mantém Palocci preso desde o final de setembro – está interessada em provar a tese de que os dois ex-ministro de Lula e Dilma Rousseff cobraram propina para o PT.

Em junho, as delações de Flávio Gomes Machado Filho e Otávio Azevedo (4), executivo e ex-presidente da Andrade Gutierrez, também foram vazadas na grande mídia. E, como mostrou o GGN, ambos inocentaram Lula da denúncia de que, em troca de fazer lobby para a expansão de negócios de empresas brasileiras na Venezuela, teria recebido vantagens indevidas. Os dois delatores também reafirmaram que Lula, de fato, executou cinco palestras contratadas pela Andrade.

José Carlos Bumlai (5), em dezembro e 2015, saiu na grande mídia admitindo que solicitou empréstimo ao banco Schahin a pedido do PT, mas “inocentou” Lula de participação na transação. Ele também negou que tenha trabalhado para manter Nestor Cerveró na Petrobras ao lado de Lula.

O ex-diretor da área internacional foi uma indicação pessoal de Delcídio do Amaral (ex-PSDB e ex-PT), que atuava na estatal desde o governo FHC. Depois do Mensalão, Cerveró foi patrocinado pelo PMDB no Senado. Quando da necessidade de discutir a CPMF, o PMDB na Câmara pediu para indicar um substituto, e o próprio Cerveró admite, em delação premiada, que Bumlai buscou Michel Temer (PMDB), e não Lula, para discutir sua permanência na estatal.

Cerveró (6) também entregou à Lava Jato mais detalhes sobre a movimentação de Delcídio para tentar evitar uma delação contra si. O GGN mostrou, com base nos depoimentos dos dois ex-diretores da Petrobras, que ao contrário do que a força-tarefa acredita – que Lula mandou Delcídio comprar, com recursos de Bumlai, o silêncio de Cerveró – o ex-senador vinha pagando o ex-advogado de Cerveró para impedir qualquer acordo de cooperação. 

Esse breve levantamento vai ao encontro dos artigos de Luis Nassif, neste portal, denunciando o engessamento da Lava Jato. Quando o assunto é Lula, os procuradores parecem já ter os crimes definidos, usando as delações e outros instrumentos de apuração apenas para provar que têm razão sobre a narrativa construída para enquadrar Lula como o chefe da propinocracia. 

Em Xadrez do não temos provas, mas temos convicção, Nassif, ao abordar a “teoria do fato”, explica: “Antes de começar a investigar os investigadores montam uma hipótese de partida, e apegam-se a ela como se fosse matéria de fé. Julgam que qualquer correção da rota inicial poderá ser interpretada como erro. Insistindo na narrativa inicial, acabam forçando a barra, minimizando informações que não a confirmem, e forçando a busca de evidências que a reforcem. É daí que decorre esse bordão de ‘não temos provas, mas temos convicção’ que, ao contrário do que parece, não é uma postura isolada, mas uma posição recorrente em investigações apressadas ou pré-endereçadas.”

UM PARALELO COM PMDB E PSDB

Estivesse a força-tarefa de ouvidos abertos ao que os delatores dizem de forma espontânea, Lula e PT não seriam apresentados em coletivas de imprensa do Ministério Público Federal como os inventores da roda.

Nas vezes em que um procurador da República questionou a Delcídio do Amaral sobre o esquema de corrupção na Petrobras, ele deixou dois pontos bem claros: 1. Ele estava lá, desde Fernando Henrique como presidente, desviando recursos para seu caixa dois pessoal. 2. A entrada do PMDB e PP na base do governo Lula, principalmente após o Mensalão, foi o marco que “institucionalizou” a cobrança de propina em cima de contratos da estatal. 

Ainda sobre a espontaneidade desvalorizada pela Lava Jato, o GGN apontou pelo menos duas situações em que a força-tarefa ignorou delações contra o PSDB: a lista de doações oficiais e “particulares” de Eike Batista a tucanos e o acordão no Congresso para derrubar Dilma e estancar as investigações contra “políticos de todas as vertentes.”

Cabe, por fim, um paralelo sobre como as denúncias na Lava Jato têm dois pesos e duas medidas.

Na visão dos procuradores, com base nas falas de Delcídio, o fato de Lula ter tido uma “visão internacionalista” da Petrobras é uma das provas de que ele sabia de todos os projetos (e esquemas de desvio) que aconteciam em seu governo. É de se “supor”, disse o delator, que Lula estava ciente de tudo.

Cerveró disse algo muito similar sobre FHC: que o ex-presidente acompanhou milimetricamente a construção emergencial de usinas termelétricas às vésperas do apagão dos anos 2000, de onde os ex-diretores desviavam dinheiro dada a dispensa de licitação para contratar máquinas para a geração de energia. Mas, nesse assunto, em vez de espetáculo midiático, há segredo de Justiça.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conversem com os juízes e

    Conversem com os juízes e saberão que 99% (pouco menos, até mais) se irrita com a inépcia em geral dos procuradores. Se fizerem levantamento na justiça, verão a quantidade estapafúrdia de ações arquivadas por falta de consistência probatória por parte do mpf. No entanto, em curitiba “acharam-se”: os puliça, os procura e o juizite (com o afago do cumpadi de palegre). Sem contar o douto janot(a) que quer ser do stf. o stf, por sua vez, haja falta de cnj, morre de medo da mídia e, assim, acolhera o desMoronado em suas estrepulias: puliça, procura e verdugo. Até quando?

  2. Como já ficou claro há muito

    Como já ficou claro há muito tempo, não a menor necessidade que as acusações contra Lula sejam verídicas, tenham fundamento, sejam verossímeis, nem que os “fatos” contidos nela tenham realmente ocorrido.

    Essas acusações, que não suportam nem um minuto de contestação, por frágeis, descabidas, e distorcidas, serão a base de sua próxima prisão e condenação.

    Há muito tempo a lavajato perdeu a vergonha, que aliás nunca teve. É filha da corrupção secular das elites desse país, bem como do comprovado mau-caratismo da mídia brasileira. 

    E não nos esqueçamos a mais terrível revelação das gravações do Jucá, o envolvimento do STF no golpe, e, por consequência, na destruição política de Lula.

  3. Jogo da pesada.

    Tudo isso que foi comentado tem uma forte dose de credibilidade. Há sem dúvidas fatos que mostram a perseguição a Lula. No entanto, há uma pergunta que precisa ser respondida. E daí? Será que Lula vai fazer como a Dilma fez entregando o cargo de presidente de bandeja sem uma reaçãozinha sequer, sabendo-se vítima de um golpe, numa boa? Contra esse pessoal ou você joga o jogo deles ou estará perdido, não tem jeito. A reação de Lula tem sido muito protocolar se ele é inocente como achamos que seja, ele precisa por a banda na rua e ir pro pau. Lula precisa desafiar e encarar esses caras que blefam o tempo todo e ele aceita numa boa. Lula tem que encará-los de frente desafiá-los a apresentar provas concretas e não ficar só no protocolar.

  4. A destruição de Lula

    Eu estou preocupada em como tudo isso vai acabar. A forçação de barra é tanta da força-tarefa da Lava Jato, que vão condenar brutalmente todos os que não colaborarem com o projeto de incriminar Lula para condena-lo. A proposito dessas pressões de que se lê, sobretudo em artigos da grande midia, de que sofre a Lava Jato, ela vem de onde ? Da Procuradoria Geral da Republica, da propria midia e de quem mais?

  5. Parabéns Cíntia Alves e Luís Nassif!

    Prezados Luís Nassif e Cíntia Alves.

    Considero uma honra poder ler grandes reportagens e análises inteligentes, aprofundadas e reveladoras, como as que vocês têm proporcionado aos leitores.

    Esta reportagem, em particular, é do tipo que podemos classsificar como demolidora, pois ela expõe todo o caráter político-partidário e o uso da estratégia conhecida como lawfare, visando perseguir, incriminar, condenar, aniquilar e encarcerar o ex-presidente Lula. Não há mais qualquer dúvida de que a Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional, deflagrada seguindo ordens do alto comando internacional do golpe (que fica nos EUA), que em território nacional envolve as corrompidas e cooptadas instituições burocráticas do Estado (PF, MP e PJ), para aniquilar o PT, os líderes petistas, ex-ministros que serviram aos governos petistas e a Esquerda Política em geral. Além da burocracia estatal, outra ORCRIM trabalha pelo golpe: o PIG/PPV.

    Em relação ao uso de dois pesos e duas medidas, mostrando claramente que a ORCRIM da Fraude a Jato visa aniquilar o PT e proteger o PSDB e a direita oligárquica, plutocrática, escravocrata, privatista e entreguista, apresento a seguir duas notas que acabo de ler no Tijolaço, provando isso.

    Para petistas, “condução coercitiva”; para tucanos, “um toque no celular”

    POR FERNANDO BRITO · 11/10/2016

    Nestes tempos em que qualquer petista, mesmo sem ser réu ou investigado, é conduzido com aparatos bélicos para prestar declarações, na tal “condução coercitiva” com que Sérgio Moro começou a “testar” reações à futura prisão de Lula, chama a atenção a notícia de hoje no Estadão sobre o “depoimento” prestado por telefone celular pelo ministro da s Cidades, Bruno Araújo,  do PSDB, a pedido da defesa da mulher de Eduardo Cunha, Cláudia Cruz.

    Perguntas genéricas, respostas mais ainda, nenhum elemento que pudesse ter qualquer importância, a favor ou contra, sobree as acusações de que ela foi cúmplice do marido nos desvios de dinheiro de que o ex-presidente da Câmara é acusado de ter praticado.

    Só falta agora Eduardo Cunha ser inquirido através do “whatsup”.

     

     

    A “justica” para os casos tucanos: “ah, prescreveu…”

    POR FERNANDO BRITO · 11/10/2016

    A Justiça brasileira, agora, quando se trata de desvios cometidos dentro de um governo de esquerda. é “vapt-vupt”. Prende, arranca delação e aplica condenação.

    E o STF, “precavidamente”, já decreta que não há mais esta história de recorrer em liberdade.

    É cana, desde a “cognição sumária”, da qual alguém só se livra dom dedurações a granel.

    Mas é curioso como o mesmo MP e a mesma justiça agiram, como toda a liberdade para fazerem o que quisessem, quando o assunto é um escândalo tucano, o caso das negociatas feitas via Banco Central no momento em que acabou a fantasia do 1 real = 1 dólar de Fernando Henrique.

    Hoje, em O Globo, isso fica claro.

    Desviaram o equivalente a US$ 1,5 bilhão, ou mais de R$ 5 bilhões. Uma Lava-Jato inteira.

    E…prescreveu…

    A culpa foi dos recursos ou por eles ficaram parados por anos a fio nos tribunais?

    Leia reportagem de Chico Otávio, um dos melhores repórteres investigativos deste país:

    O caso Marka-FonteCindam, escândalo financeiro que abalou o governo federal em 1999, chegou ao fim sem a punição dos responsáveis. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, decidiu declarar os crimes prescritos, uma vez que já se passaram mais de oito anos da última condenação. Com isso, ficaram livres do cumprimento de penas de quatro anos de prisão o ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, os ex-diretores Claudio Nesse Mauch, Demóstenes Madureira de Pinho Neto e Luiz Bragança (já falecido), além do ex-diretor do banco FonteCindam Luiz Antônio Andrade Gonçalves.

    O escândalo ocorreu na crise cambial deflagrada em janeiro de 1999 (início do segundo governo de Fernando Henrique Cardoso) pela mudança do sistema de câmbio no país, quando o regime de bandas fixas deu lugar ao da “banda diagonal hexógena”, elevando o teto da cotação do dólar. Como o Marka e o FonteCindam tinham patrimônio aplicado em contratos de venda no mercado futuro de dólar, receberam um socorro do Banco Central, que vendeu dólares a R$ 1,25 para as duas instituições, quando a moeda americana era cotada a R$ 1,30 no mercado. Com a operação, os bancos puderam cobrir as posições vendidas e escaparam de ser liquidados pelo BC.

    Dois anos de investigação, com o envolvimento de Ministério Público Federal, Polícia Federal, Receita e Tribunal de Contas da União, entre outras instituições, concluíram que as autoridades do BC tinham ligações com os donos dos pequenos bancos. O processo, com cerca de cem volumes, apurou um prejuízo ao governo federal de US$ 1,5 bilhão. Os principais acusados receberam, inicialmente, penas de 10 a 12 anos, mas só o banqueiro Salvatore Cacciola, ex-dono do Marka, ficou pouco mais de três anos preso porque havia fugido e, em decorrência disso, perdera direito aos benefícios legais.

    Os demais condenados jamais cumpriram um só dia da pena. Com uma sequência de recursos jurídicos, eles conseguiram vitórias contra a sentença. A mais expressiva delas ocorreu em 2005, quando nova decisão judicial reduziu as penas para quatro anos. Para evitar o trânsito em julgado, os advogados ingressaram imediatamente com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o caso, desde então, estava parado.

    Ao fazer, recentemente, mutirão em sua vara para agilizar os processos envolvendo crimes do colarinho branco, a juíza Ana Paula constatou que, desde a última condenação, em 2005, já havia se passado mais que o dobro do tempo da pena, de quatro anos. Sendo assim, só lhe restou a obrigação de declarar o caso prescrito.

     

  6. O que estes abutres tem medo de dizer

    O que estes abutres tem medo de dizer é que possivelmente tem informações “indevidas” (coletadas as margens da etica e legalidade) que possam indicar um “trafico de influencia”  em um governo. Caramba, o que significa meu filho pedir dinheiro para o sorvete com a turma??? Não é “trafico” de influencia?  Um governo que esta moviemtando Deus e o mundo para estabelecer-se no cenario internacional de estar cheio daquele tipo de “trafico de influencia”.

    Mas o que eles tem na manga não permite a eles nem mesmo indiciar, então só sobra a convicção de gabinete. Srs, o inferno está infestado de pessoas convictas !

  7. Inocentado

    Sobre qualquer aspecto jurídico o LULA está inocentado. Se somarnos a estes depoimentos inocentadores, outros que foram indenidamente acusadores depois de uma prisão tipo tortura (torturaram um senador em exercício com gazes da exaustão de motor diezel, incrivel), e as violações aos mínimos direitos humanos dele e de sua família, não resta a menor dúvida: LULA é inocente e perseguido politicamente. Só possível em um governo e ambiente golpistas.

    Depois de anos procura incessante ninguem sabe mais que o Lula é inocente dos que os próprios policiais e procuradores que com isso não se conformam e partem para a vingança tão feroz como idiota. Juizes incluidos.

    Lula é reu e denunciado de um processo político golpista.

  8. Documentário

    Lembram-se daquele vídeo do “Porta dos Fundos”, destacando Duvivier e Porchat, que fez bastante sucesso nas redes, o “Delação”? Pois bem, acho que não é peça de humor, não. É, na verdade, um documentário!

  9. Prender ou não

    Acho que nesse momento o grande lance na bolsa de apostas é: o Lula será preso? Se sim. Quando? Mas por que ainda não prenderam? Faltam provas? Ora, no Tribunal Nazista de Curitiba, prova é meramente um detalhe insignificante, portanto não é problema. Será? Manter um ex-presidente preso sem provas concretas não é fácil, não estou querendo dizer que não vão tentar ou até mesmo fazer. Até porque o radicalismo extremado dos procurados de Curitiba contaminou a cúpula da PGR e são esses analfabetos que dão as cartas. Eles (os nazistas de Curitiba) sabem que o golpe tem que ser preciso. Veja o caso de João Goulart, a ditadura civil-militar preferiu vê-lo fora do país do que na prisão, apesar de toda a ameaça que pairava caso ele retornasse ao Brasil.

  10. Qualquer pessoa nesse país

    Qualquer pessoa nesse país seria condenada pela farsa jato se eles quisessem. Inclusive o juiz da globo, com seu salário de 87 mil e palestras para o pig, pósdb e sei lá mais onde. Esse aí não aguentaria 30 minutos de jornal Nazional, ainda mais se resolvessem falar sobre sua atuação no caso Banestado e suas viagens aos EUA. 

  11. Tenho convicção que Lula é banqueiro.

        Que um grande gangster, chefe de uma tremenda organização criminosa, seu “cabeça”, que desviou bilhões de dolares, e somente pairam sobre ele, um suposto apartamento, que mesmo sendo um “triplex”, é em praia ruim ( Asturias ), cercada de classe média emergente, alem de colonias de férias para remediados, e um sitiozinho de fim de semana em Atibaia, pergunto :   Que porra de chefe de gang é este ?

          Ou ele é muito burro, ou honesto, mas talvez nossos bravos promotores estejam frente a frente,  convictos que Lula é um genio do crime transnacional , uma sumidade da criminalidade, perto dele Abramamovich, a Camorra, a Mafia, são meros ladrões de galinha, Madoff um principiante, quem sabe estão convictos que Lula não tem contas na Mossack & Fonseca, mas sim ele seja o dono dela, pois esta clarissima a convicção que Lula não tem contas em bancos externos ou em paraisos fiscais, mas sim é obvio que ele tem um Banco, aonde não se sabe, talvez em Cuba, aliás uma convicção ainda não muito clara, é sobre um Banco em Luanda, cujos funcionários chamam o CEO de ” Companheiro Presidente”, e obrigatoriamente todos, de gerente para cima, são obrigados a cultivar uma barba simbólica, seria de Lula.

           Portanto as favas com delações, provas, estas besteirinhas que só comprometem a convicção, e deixam este facinora internacional ,fora do alcance da implacavel justiça das araucarias, pois nunca nada será provado, afinal banqueiros milionários possuem varias formas de escapar da justiça.

  12. ora bolas, o que interessa são as convicções

    Temos que provar as convicções, devem dizer os procuradores ( nome mais sugestivo do que este não poderia existir) Quanto aos outros, não temos convicçoes, logo , nada há a se provar, continuam.

  13. Parabéns Nassif e GGN. Voces

    Parabéns Nassif e GGN. Voces estão mostrando em (quase) todos os detalhes e em cores vivas o que é a Lava a jato.

    Em outras palavras estão deixando a criatura nú. Uma nudez obcena, pornográfica que deveria chocar todos os indíviduos sensatos do país. de esquerda, centro ou direita.

     

  14. Incrível, já na primeiro

    Incrível, já na primeiro depoimento disponibilizado pelo estadão em 19 de setembro último, onde a testemunha é Armando Dagli Magre diz que no dia em que a esposa de Lula visitou o apartamento olhou a vista e admirou e na concepção dele.. tava na cara que foi a primeira vez que ali esteve a Sra Marise, inclusive ele diz: Falei isto para o Cassio Conserino.

    Fui buscar o depoimento colhido pelo tal Cassio Conserino em dez de 2015, e lá não está nos termos das declarações (termos estes nas notas taquigráficas em 3ª pessoa) esta parte.

     

    __________________

    GGN disponibilize os vídeos dos 11.

    Busquem, também, os do Paulo Gordilho. 

     

     

  15. No caso do triplex, o GGN

    No caso do triplex, o GGN mostrou que sete de 11 testemunhas ouvidas pela Lava Jato não conseguiram confirmar que o imóvel pertencia a Lula ou sua esposa, Marisa Letícia. Funcionários da OAS que participaram da reforma, no Edifício Solaris, denotaram que a ideia da cúpula da empresa era tranformar o espaço em apartamento modelo para atrair compradores – inclusive, Lula.

    ____________________________

    As outras 4 conseguiram GGN? (11-7)

  16. CARTA ABERTA AOS GLOBODIOTAS

    Por James Kafka

     

    A semente do nazi-fascismo está germinando no Brasil com a mesma intensidade como foi disseminada em várias partes do mundo em passado não muito distante!

     

    A propaganda brutal para demonizar o PT, suas lideranças mais representativas e simpatizantes de um modo geral é idêntica a que foi posta em prática por Hitler e Mussolini na Europa, atraindo fundamentalistas de todos os naipes, e que culminou com o exterminou de milhões de judeus.

     

    Uma lavagem cerebral que faz você odiar sua própria mãe. Onde dentro de você nada mais restará de você mesmo que não seja um desejo absurdo de exterminar um inimigo que até bem pouco você sequer imaginava que existisse ou contra ele você nutrisse qualquer tipo de preconceito ou raiva.

     

    O estímulo a manifestações falsamente cívico-moralistas contra os judeus, estigmatizando-os perante o mundo, pintando-os como demônios e responsáveis por todas as mazelas, também é idêntica ao que fazem hoje contra os petistas, aos quais designaram como petralhas para que ficasse cravada em cada um de nós a marca sinistra de quem deve ser eliminado.

     

    Uma lobotomia midiática coletiva, portanto, cientificamente elaborada para danificar a mente dos mais vulneráveis, levando-os a perseguirem os próprios irmãos, marcar com símbolos nefastos suas moradias para que a chusma alienada e enfurecida destruísse a casa e o dono, como fazem agora com as sedes do partido dos trabalhadores,

     

    Isso dói muito porque o nosso Brasil não tem tradição de violência. Quero dizer: não tinha. Até bem pouco éramos saudados no mundo como um povo bom, hospitaleiro e alegre, apesar de todas as dificuldades de um país gigantesco governado durante 504 anos por castas desalmadas, escravocratas por excelência, onde 90% de sua população eram privados de bens elementares.

     

    De repente, contudo, justamente no momento em que o país, pela primeira vez em séculos passa a ser governado por um partido oriundo das massas excluídas, quando seus filhos mais humildes experimentam o gosto de entrar numa Universidade, possuir sua casa própria, seu carro, de frequentar shoppings e viajar de avião – bens antes acessíveis apenas a poucos privilegiados -, eis que nos transformamos nesse inferno, sob furioso ataque externo e a condescendência de um governante ilegítimo e entreguista.

     

    Ora, todo mundo sabe que o PT não surgiu como aventura de um tirano ou como mais um engodo das elites podres, em que sublocam os seus em siglas de aluguel para ludibriar a massa depauperada. Não. O PT floresceu no justo desejo dos desvalidos e foi ganhando corpo em todos os segmentos da sociedade, até se transformar em uma das maiores agremiações partidárias do planeta, com total legitimidade para assumir o governo de um país secularmente injusto para com seus filhos mais necessitados.

     

    Da mesma forma todo mundo sabe que esse partido cometeu erros graves a partir do momento em que assumiu um país recém-saído de uma ditadura, desbancando poderosos que nos governavam há 500 anos, mas sem tomar de imediato as medidas essenciais para poder governar sem maiores sobressaltos, que seria eliminar da estrutura governamental todas as sinecuras ali plantadas de pai para filho. Pelo contrário. O que o PT fez foi vedar os próprios olhos a esses descalabros seculares, ou, miseravelmente, fazer alianças espúrias com esses piratas.

     

    Mas é exatamente aqui que insiro o questionamento que silencia os hipócritas: seria só o PT o único responsável por toda a desgraça que contamina o Brasil? Quem, de sã consciência, engoliria que um partido de bandeira vermelha, cujo líder, um nordestino semi-letrado, assume um governo tradicionalmente dominado por escravocratas, daqui e de fora, teria forças para administrar sozinho tantos interesses e conflitos?

     

    Para conseguir governar um país tão desigual, o PT se viu obrigado a fazer concessões à escória estabelecida nos postos-chaves do Estado Brasileiro desde a sua fundação, onde o Brasil funcionava como mera força auxiliar dos senhores de pátrias colonialistas.

     

     O PT, portanto, uniu-se a essas forças corruptas não porque quisesse, mas porque não havia outra alternativa. Aliou-se aos barões desalmados, por imposição! Alguns elementos do partido, talvez, até por convicção mesmo ou vocação para o mal-feito, não sei; outros, porém – a grande maioria – viram nessa parceria com os infames apenas uma maneira de poder governar sem maiores transtornos e ter como por em prática as políticas de salvação dos miseráveis.

     

    Ainda que você não queira analisar por esse aspecto, reflita somente se é justo você satanizar um partido que esteve no governo por apenas uma dúzia de anos, e eximir de todas as culpas uma casta poderosa e insana que o dominou por 504 e que embora não fosse oficialmente governo na presente quadra, com esse esteve visceralmente atrelado por conta do aparelhamento de todas as instituições do Estado, às quais nunca deixou de controlar.

     

    Pense também se é justo exterminar moralmente um grande líder que surgiu do povo e não da mídia e que é reconhecido mundialmente por um feito inédito e extraordinário em toda  a história da humanidade, que foi retirar milhões de seres humanos do esgoto e inseri-los no mapa da dignidade. Reflita se é justo que se persiga de modo tão hediondo apenas o partido desse líder e se acoberte os corruptos da casta dominante.

     

    Reflita, por exemplo, sobre o porquê de agentes do Estado ignorarem dezenas de delações e provas consistentes contra elementos que derrubaram um governo legítimo, eleito por 54 milhões de brasileiros, enquanto forjam apenas convicções espúrias para execrar petistas em rede nacional de uma TV cujos donos se tornaram bilionários sustentando ditadura!

     

    Ora, por que diabo só o partido que governou por apenas 12 anos é o único corrupto?! E os outros que governaram 504 anos?! – Essa é a síntese.

     

    Sei que é humanamente impossível arejar a mente de um indivíduo contaminado pela propaganda nazi-fascista, mas espero que você raciocine só um pouco e veja se é bom para você mesmo residir em um país cujos mandatários praticam injustiças contra seu povo, com amparo de uma banda apodrecida das instituições! Pense só nisso: se eles podem exterminar moralmente uma das maiores lideranças do mundo e até enfiá-la numa masmorra pelo resto da vida, o que não fariam contra você, um simples mortal?

     

    Não suponha, pois, que pelo fato de você se considerar arremediado ou rico, você esteja imune à catástrofe que se abaterá sobre o nosso país com a fragilização de nossas instituições, desmonte das parcas conquistas que obtivemos nesses últimos anos, e ascensão do nazi-fascismo. Não se iluda! Eles também irão te pegar! Porque o PT simboliza pobre, nordestino, negro, índio, favelado, sulista, homossexuais, artistas, prostitutas, intelectuais, pequenos empresários, filósofos, defensores de direitos humanos, policiais, padres, estudantes, professores, enfim a grande massa que produz as riquezas deste país que tentam fragilizar ao extremos para entregá-lo aos invasores na bacia das almas. Porque o PT é uma imensa parcela de Brasil, com todos os seus contrastes. É você. Somos todos nós.

     

    1. Seis vezes em que Lula é inocentado em delações, contrariando a

      Prezado Sr. James Kafka.

      Estou divulgando sua mensagem, com o seu nome como autor. Espero não contrariá-lo.

      Acrescentei um subtítulo.

      AOS PRECONCEITUOSOS.

      Um grande e carinhoso abraço,

      Dilma Coelho

  17. Se houvesse justiça…mídia…democracia…

    Se houvesse justiça nesse país, das duas uma:

    ou a PGR daria um basta nessa caça ao Lula,

    ou faria a mesma perseguição a diversos políticos como Cunha, Aecio, Serra, FHC, Alckmin, Temer, Moreira Franco, Jucá, e grande parte do governo atual.

     Se houvesse uma grande mídia respondável, ela cobraria um mínimo de coerência do Judiciário contra essa perseguição seletiva.

    Mas isso só se o país fosse uma democracia. Tal como está, mais se parece uma ditadura não declarada.

  18. Lula inocentado

    Muito barulho por muito

    Esse ano o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul confirmou uma sentença de primeiro grau onde fui absolvido de uma ação penal na área ambiental. Para não cansar o leitor com detalhes, faço uma analogia, deste caso, com várias ações, algumas em fase de inquérito contra o ex-presidente Lula.

    A absolvição se deu por falta de provas de que havíamos (há outros réus no processo – CNJ: 0020422-73.2008.8.21.0060), dado ordens para que árvores fossem cortadas no espaço público que seria utilizado para a construção da Sede da Câmara de Vereadores de Panambi. Tanto no meu caso como nos de Lula o que chama a atenção é o tempo em que as ações foram propostas. No meu caso, mais de dois anos depois do fato e, inclusive, com ajustamento de conduta por parte do Município, cumprido. No caso de Lula, são noticias de jornais usadas anos mais tarde.

    Nos casos de Lula as delações premiadas inocentam Lula dos crimes apontados pelos procuradores da Lava Jato. Na maior parte delas, há registro de ameaças de suspensão das negociações porque os investigados não estavam dando o que realmente se queria: a condenação de Lula. Vejam que Lula não está sendo absolvido, o que ocorre pela falta de provas, está sendo inocentado, ou seja, as provas dizem o contrário. As palestras são reais, não há propina no sítio, o tripléx só se sustenta no Power point…

     

    Mesmo assim, é de se inferir que Lula será condenado. Volto ao meu caso. Em que pese o garantismo de primeira e segunda instancias, o fato é que a intenção do MP não poderia ser atingida tão facilmente em processos normais, sem uma força tarefa. Os fatos foram em 2006 a ação foi proposta em 2008 e as sentenças em 2015 e 2016. A intenção era atingir um dos réus que, inclusive, responde na cadeia, por uma série de processos contra o Patrimônio Público.

     

    O juiz fulminou a pretensão do MP dizendo que o caso era “impunível na esfera penal, restando somente a reparação civil do dano ambiental que fora realizada na esfera extrajudicial”. O juiz continua:  “Numa análise conclusiva, a presente ação penal é um caso de “muito barulho por nada”. E ainda “o final (deste capítulo) da história: o dano ambiental foi devidamente reparado e acusados, enfim, restam absolvidos, embora com grande perda de tempo e dinheiro para todos os envolvidos nesta trama da cena judiciária criminal”.

     

    No meu caso não se permitiu que por vias tortas o MP pudesse usar um processo para atingir objetivos estranhos. Isso, obviamente nem estava nos autos. Porém, assim como na “República de Curitiba” estava no mundo. No caso de Lula é muito barulho por muito, porque se trata de condenar alguém que como nenhum outro vendeu o Brasil lá fora, gerando empregos aqui e divisas (exportações). Aliás, a motivação e os autores da Lava Jato são os de vender o Brasil aqui dentro, gerando desemprego e divisas lá fora com royalties e outras pilhagens. 

  19. Lula, aquele que não se dobra e nem se curva…

    Neyde Araujo‎ para União das Esquerdas

    1 h · Goiânia, Goiás · 

    Se pudessem mergulhar na história e dali retirar feitos de Lula, certamente seus inimigos não pensariam duas vezes. 
    Se pudessem avançar contra aquele que os atinge na alma e causa inveja pela sua capacidade oratória, de ação e visão, não pensariam duas vezes. Devoram Lula com os olhos, o cérebro, e com a boca o comem Lula por inteiro. 
    Como gostariam de internalizar Lula, aquele que não se dobra e nem se curva. Mas não conseguem internalizá-lo, ele é singular, inédito, forte, altivo, carismático, popular e conversa com clareza sem pompas ou timidez. A vida e o sofrimento o ensinou a lutar. A pouca comida lhe ensinou o que é a fome. A pobreza lhe ensinou o que não é bom para o ser humano e o fez humano.
    Aprendeu com o sofrimento a esperar, a compreender mas sobretudo a ser nobre em todas as circunstâncias. 
    Esse é o Lula. Esse é o líder que veio do seio dos pobres e dos trabalhadores. É histórico, emblemático e tem a identidade do povo brasileiro. 

  20. Lula, aquele que não se dobra e nem se curva…

    Se pudessem mergulhar na história e dali retirar feitos de Lula, certamente seus inimigos não pensariam duas vezes.

    Se pudessem avançar sobre aquele que os atinge na alma e causa inveja sobre a sua capacidade oratória, de ação e visão,não pensariam duas vezes. Devoram Lula, com os olhos, o cérebro e com a boca, o comem Lula por inteiro.

    Como gostariam de internalizar Lula, aquele que não se dobra e nem se curva. Mas não conseguem internalizá-lo, ele é singular, inédito, forte, altivo, carismático, popular e conversa com clareza, sem pompas ou timidez. A vida e o sofrimento o ensinou a lutar. A pouca comida o ensinou o que é a fome. A pobreza o ensinou o que não é bom para o ser humano e o fez  humano.

    Aprendeu com o sofrimento a esperar, a compreender, mas sobretudo a ser nobre em todas as circunstâncias.Esse é o Lula, esse é o líder que veio do seio dos pobres, e dos trabalhadores. É histórico, emblemático e tem a identidade do povo brasileiro.

    Esse texto é da amiga Neyde Araujo de Goiania, GO.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador