As esperanças com o novo delegado-geral da PF

De fonte confiável da Polícia Federal recebo a informação de que o novo delegado geral, Fernando Segóvia, merece um voto de confiança.

A PF ficou rachada com a ofensiva dos delegados aecistas que se entrincheiraram na Lava Jato e criaram um poder à parte. Aliás, deixaram um rastro de autoritarismo tão ostensivo, com ações contra jornalistas, que o Ministério Público Federal se tornou a face mais civilizada da truculência.

O racha começou ainda no governo Lula, quando Gilmar Mendes e Daniel Dantas conseguiram afastar o delegado Paulo Lacerda da linha de frente. Na ocasião, o ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos procurou a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, com o apelo desesperado: que impedisse Lula de consumar o afastamento de Lacerda, porque implodiria a PF em grupos políticos incontroláveis.

Foi o que ocorreu. Dali em diante, potencializado pela ampla anomia do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, a PF se tornou uma força cega, com figuras como Márcio Anselmo, Maurício Moscardi Grillo, Erika Marena assumindo um protagonismo e um ativismo político que menosprezavam o trabalho a PF, enquanto corporação, assumindo todos os méritos pelos feitos coletivos. Além de imprimir um partidarismo inconcebível para um poder de Estado.

Segóvia não era o candidato do Ministro da Justiça. Assume com apoio de 80% da corporação.

Não recebe cheque em branco, apenas voto de confiança. Se for bem-sucedido, contribuirá para devolver a PF aos tempos de glória, quando se tornou uma instituição republicana, e não a serviço de grupos específicos de delegados, e o combate à corrupção não era seletivo como se tornou.

Luis Nassif

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a tal história de que a PF

    E a tal história de que a PF pode estar sendo usada pelos Sarney contra o Flávio Dino no Maranhão ?  Se isso for verdade, não dá para confiar muito no sujeito.

  2. Caro Nassif
    É mais do que um

    Caro Nassif

    É mais do que um golpe, é uma guerra de 5ª geração.

    Move-se alguns atores, para que o golpe continue.

    Muda-se alguém, a pedido do Sarney?????????????

    Se alguém tiver esperanças, só se forem os golpistas.

    Saudações

  3. Sou totalmente cético

    Sou totalmente cético. As instituições estão dominadas por golpistas. 

    Espero ser positivamente surpreendido, mas duvido muito que saia qualquer coisa boa daí.

  4. Então …

    Primeira coisa a fazer? partir pra cima de Flavio Dino. Tá explicado. A Policia Federal sempre foi essa merda que tá aí, desde os tempos da ditadura. Me poupe …

  5. Ponto com nó

    Ao contrário da total incapacidade petista de fazer Política — isto é, valer-se dos instrumentos do poder para realizar seus objetivos –,a quadrilha que assumiu o poder, graças à incompetência dos seus detentores legais, é formada por profissionais do ramo, calejados em usá-lo para realizar suas intenções.

    Ao contrário dos petistas, eles não dão ponto sem nó. É tudo muito bem amarrado. Difícil acreditar que tenham dado mancada ao dar este, nomeando alguém que venha a atrapalhar seu plano de locupletar sua máfia, facilitando meganegócios para a máfia financista. Se o delegado Segóvia por acaso fizer por merecer o tal voto de confiança, pondo um ponto final na politização mafiosa de certos colegas seus, é que ele é um craque de primeira, capaz de dar o drible da vaca num time inteiro de campeões, de tarimba acumulada há séculos de controle do poder.

     

  6. Ai! Ai! Ai! Ai! Ai!

    Como sempre, o Nassif e seus “votos de confiança”…

    Ora, estamos falando de um GOVERNO GOLPISTA, FORMADO POR GOLPISTAS, QUE NOMEIAM GOLPISTAS NO PRIMEIRO, NO SEGUNDO E NO TERCEIRO ESCALÕES.

    QUEM PARTICIPA DE GOVERNO GOLPISTA, GOLPISTA É.

    A golpista oportunista e carreirista Flávia Piovesan que o diga… “Ah, mas ela tem uma história digna.” Se fosse digna, não teria aceitado fazer parte de um GOVERNO GOLPISTA.

  7. com uma corregedoria q parece

    com uma corregedoria q parece não atuar não faltará quem o peite.. isso claro dando o ‘bené’ da dúvida….eu, por exemplo, não tirarei as barbas de molho por causa da nova direção… quem viver…. será obrigado a ver mesmo q não queira    ;oP

  8. Nassif, o otimista. Ontem

    Nassif, o otimista. Ontem publicou artigo esperando ação da Dodge contra a Globo, hoje o indicado pelo Sarney merece voto de confiança. 

    O apoio de 80% da corporação significa tão somente que 80% da corporação são coxinhas que convivem bem com a corrupção da direita. E dentro dessa parcela tem aqueles que o apoiam porque sabe que ele não mexerá nos feudos de tráfico de drogas, de contrabando enfim dos crimes que passam pela corporação em troca de propina. Ora, ora, se ele foi indicado pela turma do Temer o resto é peneira.

    Quanto mais cedo reconhecermos que as instituições brasileiras tem em suas fileiras profissionais despreparados e autoritários, militantes políticos e corruptos mais cedo essas instituições serão reformadas. O MPF da Dodge ontem não fez por esperar.  A tarde soltou o pedido de condenação do Lula na Operação Zelotes para desviar o foco da corrupção da Globo. A PF do Segóvia  já está a serviço do Sarney no Maranhão.

    Acreditar nessas instituições e confiar nos seus chefes é fazer papel de idiota.

     

    1. Albert Hirschmann escreveu há
      Albert Hirschmann escreveu há mais de 30 anos “Exit or Voice”. A tese central, de forma bem simplificada, é a de que, nas organizações e comunidades, quanto maiores os custos de reformar o “sistema” por dentro, maiores são os incentivos para os insatisfeitos buscarem outro lugar.

      A mim parece claro que, ao menos por enquanto, o Brasil deu com os burros n’água. Assim, para quem não está indo embora, resta começar um longo trabalho, de gerações, para juntar os cacos do que restou do país. Cada um tem que avaliar, de sua própria perspectiva, se isso vale a pena. Avaliar seus custos. Em nome dos filhos ou netos, porque para nós – tenho 48 anos – a vaca já foi pro brejo.

    2. Não há como não concordar com
      Não há como não concordar com Dona Vera quando aborda esse otimismo exagerado de Nassif sobre certas figuras neo públicas.Raquel Dodge merece crédito de confiança por que?Escolhida no dedaco por Gilmar Mendes,o boca mole II.Por que disputava a tapa com Rodrigo Janot o poder que tudo pode.Eu fico a imaginar de que forma Janot adquiriu tanto prestígio dentro da PGR?Janot além de venal é um semi-analfabeto jurídico.Tipo o juiz bunda suja de Curitiba.Agora lá vez crédito ou voto de confiança para Sagovia,do bolso do jaquetao dos Sarney’s,como se dessa raça ruim pudesse sair alguma coisa que preste.Mino Carta resumiria tudo em uma frase:É tudo a mesma sopa.Para não me acusarem de plágio eu diria que é tudo farinha do mesmo saco.

    1. Faltou o Janot na sua lista…

      Quantas e quantas vezes ele não disse algo parecido com: “Agora, é a hora de Janot provar que é um legalista.” O Janot golpista calhorda de primeira hora… Mesma coisa os acima indigitados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador