Barbosa afirma que país não está pronto para presidente negro

Jornal GGN – O presidente do (STF) Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, declarou, em entrevista à jornalista Miriam Leitão, de O Globo, que o Brasil ainda não está pronto para um presidente negro. Para Barbosa, a reportagem da Folha de S. Paulo, que revelou a compra de um apartamento em Miami, foi uma invasão “brutal” da sua privacidade.

Segundo o presidente do STF, nunca pensou em se envolver com política, mas tem sido abordado por populares pedindo sua candidatura, e isso tem se refletido nas pesquisas. “No momento em que um candidato negro se apresente, esses bolsões (de intolerância) se insurgirão de maneira violenta contra esse candidato”.

Para Barbosa, há sinais de intolerância na mídia. O presidente do STF reclamou das reportagens do jornal Folha de S. Paulo, que revelaram a contratação de seu filho pela Rede Globo, e a compra de um apartamento em Miami. De acordo Barbosa, “houve uma violação brutal da minha privacidade”. O presidente do STF se defendeu, afirmando que a compra foi realizada legalmente e que foi declarada, de forma transparente, no Imposto de Renda.

Barbosa poderia ser destituído por uso indevido de apartamento funcional

Barbosa também afirmou que é um erro achar que um jornal pode tudo. Os jornais e jornalistas têm limites que vêm sendo ultrapassados por temor de uma eventual candidatura, disse.

Questionado se já foi discriminado no Itamaraty, o presidente do STF afirmou que isso aconteceu em todos os lugares onde trabalhou, mas que aprendeu a conviver com a e superar o poroblema. Segundo o presidente do Supremo, o Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil. Ele destacou que, quando se candidatou para integrar o corpo diplomático brasileiro, passou nas provas escritas e foi eliminado na fase de entrevistas, segundo ele fruto de discriminação, mas ressaltou que “todos os diplomatas” gostariam de estar na posição que ele alcançou.

Com informações do jornal O Globo

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador