Caetano e a pressão dos militares

Se essa revelação for verdadeira, deixa Caetano numa situação delicada. Negociar a volta ao país em troca de dois shows na Globo pode não parecer muita coisa nos dias atuais mas, à época, demonstrava falta de firmeza de caráter, de convicção ideológica, para dizer o mínimo. Se a história não foi bem assim, a situação dele é ainda pior.

Do Uol

Caetano Veloso relata pressão de militares por apresentações na TV Globo ao retornar do exílio

O cantor Caetano Veloso afirmou que um grupo de miltares forçou a sua participação em dois programas da TV Globo durante o retorno do compositor ao Brasil, em 1971. O relato foi dado pelo artista de 69 anos durante entrevista concedida à equipe de seu próprio site. O UOL Entretenimento teve acesso a um trecho da explicação (veja o vídeo abaixo).

Exilado na Inglaterra desde 1969, Caetano Veloso conseguiu voltar ao país na época por intermédio de Maria Bethânia, que dialogou junto às autoridades da ditadura militar para que o cantor pudesse acompanhar a missa de celebração dos 40 anos de aniversários de seus pais.

Detido pelos militares logo ao aterrissar no Brasil, Caetano lembra da participação nos programas de Chacrinha e “Som Livre Exportação”, que teria sido arranjada com o objetivo de transmitir ao povo brasileiro a ideia de que “tudo estava normal”.

O cantor ainda lembrou da vigilância constante que sofreu por parte do exército em 1971. “Dois caras ficavam na porta da casa da minha mãe a noite toda”, relata Caetano no trecho divulgado. “Ficavam me vigiando, fiquei angustiado.”

A íntegra do depoimento será divulgada nesta quarta-feira (18) no site do cantor.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador