CIA é obrigada a divulgar informações sobre drones

Por alfeu

Corte dos EUA decide que CIA deve divulgar informações sobre drones

Da Redação – Sul21

Uma corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (15) que a agência de inteligência do país, a CIA, cometeu um erro ao se negar a revelar informações sobre seu programa de drones, equipamentos aéreos não-tripulados usados em operações militares. Em janeiro 2010, a União Americana Pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) pediu que a agência liberasse as informações e, em setembro de 2012, um tribunal decidiu que a CIA tinha o direito de negar o pedido.

Este primeiro julgamento determinou que a CIA não era obrigada conceder informações e dados sobre o uso de drones. No entanto, após uma apelação, um tribunal decidiu nesta sexta-feira (15) que a primeira decisão estava errada. Para a corte, a recusa seria aceitável apenas se o ato de admitir que a CIA possuía dados sobre o uso de drones causasse danos significativos à segurança dos EUA.

No entanto, o programa de drones já foi discutido em público – inclusive pelo presidente Barack Obama e pelo novo diretor da CIA, John Brennan. Assim, de acordo com a corte, a agência não poderia recusar-se a admitir a existência do programa.

A CIA terá, agora, que atender ao pedido da ACLU, mas é possível que use outras justificativas para evitar fornecer informações sobre o tema.

Com informações do RT

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador