Do vice-prefeito de Barcelona a juristas, o protesto contra invasão do ENFF pela polícia de Alckmin

A Polícia Civil invadiu o Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST (Movimento dos Sem Terra), com a mesma sem-cerimônia com que a PM invade casas humildes de periferia. Entraram dando tiros para cima e ameaçando os primeiros que apareceram, sem se importar com a presença de idosos e crianças.

Ao abrir a porta do salão, a primeira surpresa: em vez de marginais, um grupo de trinta estrangeiros recepcionados pelo MST. O líder do MST, João Pedro Stédile, não estava pois, naquele momento, era recebido pelo Papa Francisco.

Só aí se deram conta do furo cometido. Saíram rapidamente, mas não a tempo de evitar manifestações de protestos que estão chovendo de todo o mundo.

 

ALGUMAS MANIFESTAÇÕES:

icardo Lodi

 

“A invasão policial, sem mandado judicial, da Escola Florestan Fernandes, do MST, constitui não só um dos mais graves dos muitos episódios recentes tendentes à instauração de um regime de exceção, como a evidente tentativa de criminalizar os movimentos sociais e todos os segmentos que não concordam com os rumos autoritários que vem tomando conta do nosso país.”

(Ricardo Lodi Ribeiro, professor adjunto de Direito Financeiro da UERJ).

adih Damous

“Se havia alguma dúvida, agora na há mais: já estamos vivendo sob o estado policial”

(Wadih Damous, Deputado Federal)

arso Genro

“É exceção a pleno vapor, exibindo as suas garras, depois da forte agressão à soberania popular no golpe contra Dilma.”

(Tarso Genro)

 

eonardo Isaac Yarochewsky

“O avanço do estado policial como consequência do golpe vem atropelando os direitos e garantias fundamentais a serviço do Estado de exceção ”

(Leonardo Isaac Yarochewsky)

 

erardo Pisarello

“Esta mañana la policía ha atacado una escuela del @MST_Oficial en Brasil. Desde BCN condenamos la violencia y exigimos respeto a los DDHH”

(Gerardo Pisarello, Coprefeito de Barcelona-ES)

 

oão Ricardo Wanderley Dornelles

“Estamos vendo o nascimento de uma ditadura. O golpe vai se consolidando como um Estado de Exceção que enterrou a Constituição democrática e não respeita os direitos fundamentais.”

(João Ricardo Wanderley Dornelles, Professor de Direito da PUC-Rio)

 

 lexandre-de-moraes-rosa

 

Maquiavel fez escola. Toda a maldade de uma Vez. Estado aparelhado. População com medo. O cotidiano militarizado. Resistir até o fim.

(Alexandre Morais da Rosa, Juiz de Direito e Professor da UFSC)

 

A ilegal invasão da Escola Florestan Fernandes em Guararema-SP, de forma irresponsável e com munição letal, mergulha ainda mais o Brasil nas sombras do Estado Policial, onde a seletividade e ilegalidade determinadas ações (tanto policiais como judiciais) voltaram a ser a regra, bem ao estilo das ditaduras latinoamericanas chefiadas por Washington.

(Ricardo Franco, advogado junto ao Tribunal Penal internacional)

 

ugênio José Guilherme de Aragão

“O assalto armado policial à Escola Florestan Fernandes é mais um assalto a nossa jovem democracia, que vem sofrendo rápido processo de degeneração. O ameganhamento da política e das instituições constitui um assustador sinal do avanço do fascismo no Brasil. Fiquemos alertas.” –

(Eugênio de Aragão, Professor da UnB, Subprocurador-geral da República e ex-Ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff)

 

aria José Fariñas Dulce

Maria José Fariñas Dulce

“Esta es su manera de asentar las bases del autoritarismo antidemocrático, criminalizando los conflictossocieconómicos, convirtiendolosen cuestiones de orden público y manipulando un inducido miedo a los ciudadanos” 

(Maria José Fariñas Dulce, Catedratica de la Universidad Carlos III -Madrid Y Miembro del Tribunal Internacional por lá Democracia en Brasil)

 

ubens Casara

“O poder político e o poder econômico agem sem limites. Os direitos fundamentais são afastados sem pudor. Vive-se a era pós-democrática”

(Rubens Casara, Juiz de Direito)
 

 

ômulo de Andrade Moreira

“Se havia alguma dúvida quanto ao golpe, estamos agora vivendo o que sempre ocorre pós-golpe: tudo é possível em nome da manutenção da ordem estabelecida pela força.”

(Rômulo de Andrade Moreira, Procurador de Justiça /BA e Professor de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da Universidade Salvador – UNIFACS)

arol Proner

“O Brasil obscurece e estarrece o mundo com o injustificável e ilegal abuso de autoridade contra a Escola Nacional Florestan Fernandes, já não faltam motivos para a sociedade se levantar contra o Golpe fragrante e sistemático que viola a Constituição e todas as Cartas de Direitos Humanos”

(Carol Proner, Professora de Direito Internacional da UFRJ)

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Wagner Moura e Lirinha

    “Em vídeo, o ator Wagner Moura manifestou ‘absoluto repúdio’ à invasão pela polícia à Escola Florestan Fernandes, do MST, em Guararema, São Paulo, na manhã desta sexta-feira 4; ‘Se alguém tinha dúvida de que o Brasil vive um estado de exceção, um estado policialesco, a invasão na Escola Florestan Fernandes pela polícia é uma demonstração covarde de truculência, típica de regime de exceção’, disse; o cantor e compositor Lirinha, que está no local, também gravou um depoimento contra a ação truculenta; ‘Mais uma prova de que estamos num estado de suspensão da democracia’, disse; policiais derrubaram portão, pularam janela e entraram atirando na escola, que tinha estudantes no momento.”

    Do 247.

  2. A truculência é proporcional

    A truculência é proporcional à estupidez dessa gente. Por isso cada vez mais concordo com o que Nassif disse na TVE Bahia que via a chance de Lula ser preso por causa da burrice da gente que tomou o poder na marra. 

    1. É a síndrome dos holofotes.

      Sem falar na briga entre eles próprios, um querendo aparecer mais do que o outro, pra ver quem tem a maior melancia pendurada no pescoço.

  3. meu deuses me ajudem aí! ao

    meu deuses me ajudem aí! ao invés de ascender estamos regredindo…  estamos na selvageria. mas não será um  leviatã  que nos salvará disso…

    1. se bancarmos criancinhas

      se bancarmos criancinhas esperando o papa agir para conter os bandidos, estamos todos mortos pela assassina ditadura, opus sei lá de que porcaria.

  4. Povo 7 x Polícia 0. Enquanto
    Povo 7 x Polícia 0. Enquanto isto o nosso STF fica indignado por críticas a um juiz maluco. O pior STF que já existiu.

  5. Me digam só uma coisa:
    A Globo vai repercutir?

    Então, “pega nada”.

    Podiam ter esfolado neguinho na porrada lá dentro, também não aconteceria nada, caso não fosse repercutido pela Globo.

    Vocês não entendem, nenhum político fala sobre tevês educativas.

    Ninguém fala sobre a importância da comunicação pública.

    Mas ficam todo ouriçados porque o Prefeito de Barcelona se manifestou.

    E daí?

    O tuiter dele vai passar na Globo?

    Acordem, crianças.

    1. Infelizmente verdade, no curto prazo

      Com certeza não é um tuite do vice-prefeito de Barcelona, nem a reação de acadêmicos brasileiros que mudarão a situação e farão o governo atual recuar. Achar o contrário é o mesmo que acreditar no Papai Noel.

      Porém é mais um pequeno ponto que vai aumentando o descrédito do governo atual no cenário internacional. Em algum momento essa sucessão de desgastes acaba contribuindo para uma mudança. Pode levar muito tempo, é verdade, mas acontece.

      Por isso a importância de reagir e expressar sua indignação não pode ser desprezada.

      1. Depois da PEC 241 passada,

        Depois da PEC 241 passada, pode entrar o Lênin que não adianta.

        Com a PEC aprovada, podem declarar o Lula presidente pelos próximos 20 anos no dia seguinte, que o país estará morto já.

  6. Quanto tempo durará esse

    Quanto tempo durará esse estado de exceção?

    Não se estigamtiza assim as crianças, isso fica para sempre… Quanto tempo, quantas gerações levará até que as crianças que moram em assentamentos se formem aldultos cidadãos sem medo, autoconfiantes, sentindo-se pertencentes à sociedade, com obrigações, direitos e respeito às leis, e não como se fossem marginais?

    – “Mas a polícia nos persegue, mamãe. A polícia!”

    – “Eu sei, meu filho, mas quem está fora da lei é a polícia…”

     

  7. …enquanto isso, na corte do

    …enquanto isso, na corte do “pacato” interior paulista, quintal central do golpe de alckmin e seus corruptos: globo-tvtem, sesi, “igreja católica”, em sintonia os escravocratas irmãos gandra martins e lógico, mais o secretário desse alckmin que desse interior é, …

    …mais uma edição do “sarau” do golpe, para encantar golpistas na acolhedora e para eles, misteriosa penumbra, e anestesiar burros deslumbrados. Tudo isso no feriado de finados, ao mesmo tempo em que planejam mandar seus assassinos contra o povo…Graças à Deus, dessa vez se estreparam !

    http://glo.bo/2f5GSxq 

  8. São Paulo é uma ditadura há

    São Paulo é uma ditadura há mais de dez anos,

    havia e ainda há o silencio cumplice da midia vendida e mafiosa, antes ainda se tinha algum pudor, hoje perderam totalmente a vergonha…………

    1. Ditadura, mas com amplo apoio

      Ditadura, mas com amplo apoio popular !!!

      O Paulista come merda e ri !!! E agora conseguiu afundar o Brasil todo na merda !!

      Pela derrubada dos golpistas e pela independência de São Paulo !!! Se os Paulistas quiserem se afundar, que se afundem sozinhos e parem de tentar submeter o país todo a seu sadomasoquismo.

       

  9. Pensei que a bandidagem dos

    Pensei que a bandidagem dos meganhas ia demorar pelo menos igual em 64, mas parece que a violência oficial chegou bem antes. Sinto que minha família não possa chispar dessa bosta!

  10. Quem comandou essa desastrosa

    Quem comandou essa desastrosa e repugnante operação pagou um King-Kong de proporção jamais vista na história. Policiais despreparados, amedrontados, atrapalhados e o pior de tudo, armados com munição letal, ameaçando crianças e idosos, sob os olhos de vários estrangeiros.

  11. Sabe uma coisa que é bem

    Sabe uma coisa que é bem diferente, mas que no fundo é a mesma coisa? Pois é: a atual conjuntura e a que precedeu a ruptura democrática em 1964.

    Bem diferente porque o Brasil daqueles tempos era diferente, o contexto era o da guerra “fria”, a Esquerda e a Direita eram mais delineadas ideologicamente e estruturadas operacionalmente, a turbulência política era maior e a conjuntura econômica bem pior. Por último, o personagem de peso e decisivo naqueles momentos – as Forças Armadas – eram atores políticos condicionados pela já alegada disputa ideológica entre EUA e URSS. 

    Entretanto, há um fenômeno fundamente parecido, mas só que em proporção bem maior: uma ambiência totalmente refratária a Política como mediadora de conflitos, formuladora de propostas e gestora da esfera pública. Um vácuo que sorrateiramente vem sendo preenchido por um aparato repressivo turbinado pela Constituição de 1988, por uma imprensa partidarizada e uma parcela da população impregnada de ódio político-ideológico.

    A resultante ou saída para esse  impasse sobrepuja  completamente  minha capacidade de análise.

  12. Tenho vizinhos e parentes nas

    Tenho vizinhos e parentes nas polícias e mesmo sabendo que são os ricos quem mais solapam comportamentos e leis usando e abusando das amizades no Judiciário, todos, todos eles repetem algum mantra contra a população em geral, especiamente, contra os trabalhadores mais pobres.

    Nos grupos de expressa repressão contra o povão e ódio contra a democracia que vemos nas redes sociais, sempre há policiais. 

    E com eles nas mãos, os ricos golpistas e traidores se mantém no comando do país.

    E onde ficam os Militares?

    Bem, as polícias tem 550.000 soldados em contato diário com a população. As FFAA só entram quando é para chutar o balde…E sempre se aliam aos ricos!

    Tamô F……!

  13. Vai passar

    Do cupinzal que o Brasil se tornou, os operários polícia se prestam a oprimir o seu próprio povo. Foram treinados e são comandados pelos egressos da ditadura anterior. Não tem problemas morais, a máquina de propaganda plimplim comanda os seus dois neurônios. Outros guerrilheiros da pena remunerada enchem as telinhas com seus vieses e contorcionismos para motivar os cidadãos remediados que pensam que são ricos. Um desses imbecis pagos ou bobos midiotas, vem aqui com a camisa da seleção, tirar estrelinhas dos comentaristas. Dão com essa ridícula atitude cumprida a sua obrigação com a pátria ou com os Millenares contratantes. Afinal o monstro do comunismo petista bolivariano se esconde atrás de cada cortina no pais.

    O pior é o papel de gente preparada? de Curitiba até Brasília, altissimos togados funcionários públicos com salários e vantagens indecentes que motivados por ideologia$ estrangeiras se ocupam em destruir o Brasil, condenando nossas futuras gerações ao atraso e ao terceiro mundismo eternos. As forças armadas que deveriam defender a pátria a tudo passivos assistem, mantendo apenas alguns infiltrados e quando tomarem partido oficialmente será do lado das rainhas e reis do cupinzal, gente da pior espécie, notórios bandidos processados, a começar pelo ridículo cupim rei usurpador.

    Vai passar!

    [video:https://youtu.be/9A_JrsJF6mM%5D 

  14. Só podia ser

    No estado de SP e ou Paraná ! Justamente os estados dominados pelo PSDB e pelos imigrantes EUROPEUS. Cujos antepassados aqui aportaram fugindo da fome e da guerra em seus países. Mas quem foi “Rei, nunca perde a magestade”, e parece-me que não aprenderam nada com a vida de seus antepassados e querem novamente a guerra.

    O sr. Alexandre – min. da justiça  indicado pelo sr. Alckmin ( do PSDB) e por isso mesmo  “incaível” (pode derrubar o Temer, mas cair, jamais) , é o mandante de tudo isto, como fazia e ainda faz em SP.

    E pensar que esse governador está sendo “preparado” p/ ser o próximo governante do país. Com a aprovação dos irmãos do norte, a Cobra vai fumar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador