Prefeito tucano tenta impedir show de Caetano Veloso em ocupação em São Bernardo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A gestão do prefeito de São Bernardo do Campo Orlando Morando (PSDB) mobilizou a Guarda Civil Municipal para impedir a passagem de carros que transportam equipamentos de som necessários à realização de um show do Caetano Veloso na ocupação do MSTS e Povo Sem Medo, no bairro Planalto. “É um retrato do que tem sido a postura da prefeitura com a ocupação desde o primeiro dia”, diz Guilherme Boulos.

Por conta da ação da GCM, artistas que também participam da mobilização nesta segunda (30) se dirigiram para o Paço, numa tentativa de negociar a liberação dos equipamentos.

Em vídeo divulgado pela Mídia Ninja é possível ver as atrizes Letícia Sabatela, Alinne Moraes, Sonia Braga e a cineasta Marina Person fazendo um apelo aos secretários de Morando, classificando a atitude da Prefeitura como anti-democrática e informando que o show vai acontecer de qualquer jeito. O evento está previsto para as 19h.

O prefeito não aparece no vídeo recepcionando as artistas e representantes do movimento, mas sim membros do primeiro escalão do governo que pediram para o vídeo ser interrompido pois se tratava de uma “reunião de trabalho” que não deveria ser exposta ao público sem autorização.

O portal G1 divulgou uma carta de moradores das proximidades da ocupação à Prefeitura solicitando medidas para evitar a realização do show, por motivos de segurança. A carta lembra ainda que a ocupação é ilegal e já houve ordem da Justiça para fazer a reintegração de posse da área. Por decisão do Tribunal de Justiça, a ordem deve ser cumprida somente após negociação com o poder público, que deve ocorrer em 11 de dezembro.

Segundo Guilherme Boulos, a mobilização desta segunda é uma maneira de pressionar as autoridades a discutiram o acordo esperado pelo TJ-SP. Ele ainda afirmou que, hoje, cerca de 8 mil famílias estão lotadas na área que pertencia a uma construtora e estava inutilizada há décadas.

Eleito em 2016, Orlando Morando já protagonizou outro episódio polêmico envolvendo censura. Ele impediu uma jornalista do veículo ABCD Maior de participar de uma coletiva de imprensa, alegando que o jornal era ligado ao PT.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Truculência

    De tudo que temos visto, so falta mesmo decretarem em alto som que “Quem manda no Brasil são os novos gorilas do fascismo e ponto final”.

  2. Qual a base legal para

    Qual a base legal para apreender os equipamentos? Isso não seria crime? Existe ainda órgão idôneo que possa investigar essa ocorrência ou estão todos vendidos já ou com medo?

  3. Esse Boulos ė MARAVILHOSO e

    Esse Boulos ė MARAVILHOSO e essa enorme ocupação em São Paulo um tapa  na cara nos coxinhas e batedores de panelas

     paulistanos. Maravilhoso também artistas de renome como

    Sonia Braga, Aline Moraes, Letícia Sabatella e Caetano Veloso emprestando seus nomes a essa nobre causa e a esse povo tão necessitado.

     

     

     

     

     

     

  4. Prefeito tucano tenta impedir show de Caetano

    O portal G1 talvez esteja mentindo para impedir o show, com a divulgação desse pedido da vizinhança. Não seria a primeira vez, já que na sexta-feira (27/10) deu notícia da INEXISTENTE cassação da medida cautelar do juiz Ricardo de Sales, que  havia suspendedido o leilão do pré-sal. A Globo é o diário oficial do golpe (de Romulusbr.com) mas sem precisar de lastro de realidade para os fatos que divulga.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador