Gilmar autoriza análise de imagens do Congresso em inquérito contra Aécio

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A imprensa só noticiou nesta seguna (17), sem muito destaque, mas há 14 dias, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes autorizou que as imagens internas do Cogresso sejam analisadas, a pedido da Procuradoria Geral da República, para identificação dos servidores que transportaram arquivos da CPI dos Correios de uma sala da comissão para o arquivo do Senado.

Segundo inquérito que tramita contra Aécio Neves (PSDB) no Supremo, foi o tucano quem pediu que 46 de 1 mil caixas fossem transferidos de local com a desculpa de que ele queria acesso a esses arquivos para elaborar sua defesa.

Delator da Lava Jato, o ex-senador Delcídio do Amaral disse aos investigadores que Aécio teria agido para atrapalahar a CPI, que ocorreu entre 2005 e 2006. O tucano teria interesse em ocultar trechos que possivelmente comprovam que dados do Banco Rural foram mascarados para esconder os rastros do mensalão do PSDB.

De acordo com o Estadão, os arquivos só foram transferidos de local no dia em que o Supremo autorizou o inquérito contra Aécio, em 3 de maio.

“O objetivo dos investigadores da Polícia Federal é analisar os vídeos para identificar o servidor responsável por levar as caixas e o itinerário pelo qual passou o carrinho com documentos da CPI. Mendes também mandou que sejam comparados os números das caixas transportadas com os que foram pedidos no ofício encaminhado por Aécio pedindo acesso aos documentos, além de que o Banco Rural apresente cópias de todos os documentos encaminhados a CPI. A decisão do ministro do STF é do dia 4 de outubro, mas só foi publicada hoje.”

Delcídio disse um dos emissários de Aécio, na época da CPI, pedindo que prazos fossem prorrogados para que o Banco Rural pudesse trabalhar os dados solicitados pelos parlamentares foi Eduardo Paes, então deputado federal pelo PSDB. 

Outro interessado na eventual queima de arquivo é Clésio de Andrade. “Que os dados [da CPI] atingiriam em cheio a pessoas de Aécio Neves e Clésio Andrade, governador e vice-governador de Minas Gerais”, disse Delcídio em sua delação. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A partir do momento em que

    A partir do momento em que sabemos estar Gilmar à frente dessa demanda, e conhecendo o relacionamento entre o ministro e Aécio, podemos admitir muita coisa, menos que Aécio venha a ser punido. No máximo, vão imputar culpas aos  outros tucanos, jamais a Aébrio Never.

    Provavelmente Gilmar tomou essa atitude por ver que anda falando demais e olhando pro chão. Precisa melhorar sua imagem de tucano visceral para um tucano mais light.

    O fato é que nenhum mnistro do Supremo tem se mostrado mais político que Gilmar. Ele tem cadeira cativa na Globo, onde aparece dia sim e outro também. Quem tiver com saudade dele é só assistir à Globo.

  2. “De acordo com o Estadão, os

    “De acordo com o Estadão, os arquivos só foram transferidos de local no dia em que o Supremo autorizou o inquérito contra Aécio, em 3 de maio”:

    Nao conta que a decisao estava suposta a ser em sigilo judicial e no entanto a “transferencia” dos arquivos para serem queimados foi no exato dia da decisao?

    A decisao vazou um pouquinho rapido demais pro ouvido de Aecio ou eh so impressaozinha?

  3. JUSTIÇA/PSDB/GLOBO É UMA COISA SÓ, NÃO TEM COMO NÃO SER.

    Depois que os caras apanharam os documentos e ficaram vários meses? A justiça brasileira nos faz de tolos e ainda recebe dinheiro, a pior instituição em funcionamento hoje no Brasil é a justiça e o pior ainda, pagamos caro para essa turma nos fazer de tolos. Esse Gilmar é brincadeira. JUSTIÇA/PSDB/GLOBO é a mesma organização, já deram muito na cara, as ações são entrelaçadas e quase sempres co relacionadas pelos mesmos interesses. Sei não mas eu acho que são a mesma coisa.

  4. esperando…

    Agora vai, o Aecio ta mal, vai em cana, certeza………………………………………………………………………………………………………………………………………….. ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    melhor esperar  sentado….

  5. o segredo da garantia para tucanos…

    como consideram que até a necessidade de se defenderem humilha a individualidade deles, fazem desaparecer qualquer tipo de documento comprometedor

    para petistas, tudo o que não existe tentam fazer aparecer

    para tucanos, tudo desaparece antes que exista

    o truque no uso do STF é justamente esse, gente…………………………até o Dantas já garantiu

    o que nos leva a acreditar que é exatamente assim que funciona

     

  6. Minha leitura dessa notícia,

    Minha leitura dessa notícia, inclusive da reação tranquila e serena do investigado: vem chumbo grosso para os culpados de sempre.

  7. tudo combinado antes que aconteça…

    é por isso que as suspeitas são resolvidas rapidamente…………………..

    é para evitar divulgação humilhante

    reparem que para petistas sempre aconteceu lentamente………………………

    até para o caso Dirceu, com perdão só após outra condenação

    quando é tudo uma nojeira só, ninguém se limpa

  8. É previsivel

    O coronel Gilmar Mendes, do PSDB de Goiás não dá ponto sem nó.  Se autorizou alguma coisa, foi pra depois desautorizar ou esconder. Ele também quer saber, pra depois baixar o Top secret,  guardar mais esse segredinho sujo  e fazer um mega favor aos golpistas. Ninguém ousará enfrentá-lo …

  9. Essa investigação não vai dar em nada

    Alguém acha que o Aécio ou outro parasita social qualquer será punido pelos seus crimes?

    Crime de rico a lei encobre

    O estado esmaga o oprimido

    Não há direito para o pobre

    ao rico tudo é permitido.

    Esses parasitas sociais só serão punidos quando a população tomar o poder. Quando isso acontecer, madeira de dar em doido vai descer até quebrar

  10. deja vu….tipo o processo

    deja vu….tipo o processo contra a gloebels, aquele dos R$600mi sonegados pelos 3 patetas….

    e a gravação do local? e a pessoa q levou os documentos? e q verificou o retorno das caixas? quebrar o sigilo bancario e telefonico destes parentes, nada?

    e segue o golpe.

  11. não vai dar em nada..

    … se punirem alguem, vão soltar os cachorros pra cima de um aspone qualquer…

    tucano sempre vai proteger tucano…

    1. mm

      Tem que vir logo uma reforma política que acabe com esse privilégio do foro especial que mantém Aécio e seus  ESQUEMAS

      sob a proteção do STF até que um dia improvável um ministro tenha um faniquito (agora Gilmar) e libere uma investigação.

       

  12. É A NOSSA VELHA MÍDIA PORRETA .. FODONA

    Que agora denuncia “tudinho” enquanto seu Grande Financiador viaja pelo mundo tentando provar que não é Golpista.. Semana que vem o Patrão está de volta “capitaneando” sua esquadra cheio de piratas para roubar o povo na PEC 241… Aqui nos trópicos,  seu fiel escudeiro – o Maia – despacha no seu lugar. Com direito, é claro, a umas cagadinhas. No seu lugar o  prático da Câmara, o Grande Maranhão,  nosso “flanelinha de navio” que aqui pra nós não é tão pior quanto o capitão! Nossa prestimosa Mídia está sacudida nessa semana. O Grande Patrão não está. Então, pode ramelar a vontade. Tá tudo encaminhado: PEC 241, Pré Sal e outros planos. É o momento ideal pra nossa Velha Mídia passar uma imagem de democrática para seus lobotomizados. Vamos em frente! 

  13. OOHH!! Nesse inquérito de
    OOHH!! Nesse inquérito de transportes de documentos,
    Aécio vai pegar mais anos na cadeia q o Dirceu!!
    Isso é a prova q nos fazem de Besta,SIMPLES ASSIM !!!

  14. Despiste para a prisão do Lula?

    Como sou um brasileliro ressabiado  com certas atitudes do  “judissiário”  quando eles tratam de “apurar” denúncias contra tucanos, fico tentando escorraçar  uma pulga que cisma em ficar atrás da minha orelha.  Nessa cumbuca tem angu e com caroço.

  15. Gilmar autoriza análise de imagens do Congresso em inquérito con

    A paixão do sinistro gilmau dantas pelo aéscio e assustadora. Pobre coitado. Que recompensa ele estará esperando?
    Só o Freud entenderia…

    Figuras lamentáveis e vergonhosas. Dois canalhas. Dou graças por não serem meus parentes.

  16. O Circo em Função!

    “Hoje tem espetáculo? Tem, sim, senhor! E o Palhaço o que é?”

    Cancioneiro Popular

     

    Nassif: tudo começo naquele encontro entre o Carasco de Diamantino, o Pseudo da Acadameia e o Saltimbanco do Jaburu. 

    Após rápida leitura na pesquisa secretíssima daquele instituto do pessoal do Jardim Botânico concluiram que precisariam de um pequeno sacrifício partidário para aplacar possível fúria com a prisão do Nove Dedos.

    A daquele que já foi dono da Câmara, o que Verdugo de Curitiba não consegue localizar, concluiram seria um risco dele não gostar de botar a boca no trombone. O molho ficaria pior que o peixe.

    De todos os “complicados”, melhor o Playboy das Alterosas, já que as acusações vão se arrastar pelas Calendas Gregas e até o final estariam prescritas.

    Isto se o “imparcial” julgador não inocentá-lo dos crimes e condenar o Estado e lhe conceder uma pensão vitalícia de US$ 300 mil por mes. Afinal, ele reza pelo Terço.

    E a plateia, a caráter de Palhaços, hurra e zurra e vibrar na presente função do circo Brasil.

  17. O principal responsável pela

    O principal responsável pela crise que resultou no golpe parlamentar ora em vigor no Brasil, esse pulha, esse canalha, esse vagabundo, porque nunca trabalhou na vida, se comporta como dono do trono, mas descofio que será enxotado como um cão sarnento pelos paulsitas e nunca mais será canditado a coisa nenhuma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador