Janot é confirmado por Dilma para a Procuradoria-Geral da República

 
Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff enviou a indicação de Rodrigo Janot para o Senado, reconduzindo o procurador-geral da República para mais um mandato de dois anos. Janot foi o mais votado nas eleições para PGR, com 799 votos, contra 462 de Mário Bonsaglia e 402 de Raquel Dodge. No total, 983 procuradores votaram, sendo que cada um tem direito a escolher três nomes.
 
Rodrigo Janot terá de passar por uma sabatina na Comissão de Constituição de Justiça no Senado e, caso aprovado, seguirá para análise do plenário da Casa, onde precisará de pelo menos 41 votos de um total de 81 votos.
 
Da Folha
 
Dilma decide indicar Rodrigo Janot à Procuradoria-Geral da República
 
A presidente Dilma Rousseff escolheu nesta quinta (6) reconduzir Rodrigo Janot para mais um mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República e já enviou a indicação para a apreciação do Senado.
 
Nesta quinta pela manhã, a presidente recebeu a lista tríplice dos mais votados da categoria das mãos do presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), José Robalinho Cavalcanti.

O procurador-geral obteve 799 votos, seguido de Mário Bonsaglia, com 462 votos. Raquel Dodge, em terceiro, recebeu 402 votos. Ao todo, votaram 983 procuradores, sendo que cada um pode escolher três nomes.
 
O resultado folgado da eleição mostrou que a categoria apoia o trabalho de Janot à frente da Procuradoria. Ele tem sido criticado e alvo de ameaças de retaliações de congressistas devidos às investigações que atingem políticos no Operação Lava Jato.
 
Janot terá que passar por uma sabatina e votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e, se seu nome for aprovado, seguirá para análise do plenário da Casa onde precisará de pelo menos 41 votos dos 81 votos. Dos 27 titulares da comissão, oito são investigados por suposta participação no esquema de corrupção da Petrobras.
 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que também é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal a pedido de Janot, nega disposição para dificultar a escolha do procurador.
 
Renan chegou a acusar Janot de agir politicamente na definição dos investigados. Nas últimas semanas, o senador diminuiu o tom dos ataques publicamente, numa estratégia para sair do foco.
 
Como o mandato de Janot termina no dia 17 de setembro, no Senado há quem aposte em manobras para atrapalhar a recondução do procurador como, por exemplo, adiar a sabatina. 
 
Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dos últimos PGR Janot é com

    Dos últimos PGR Janot é com certeza o melhor, o menos partidarizado e o mais sério.

    Entretanto, falta a Janot mais coragem, coragem de investigar e processar tucanos enfrentando a mídia que lhes protege.

    Janot pode escrever seu nome na história se controlar a ‘tropa’ e o que considero o mal do século: a vontade irresistível dos membros do MPF de ser capa da revista veja.

    Boa sorte.

    1. Sendo assim, não menos

      Sendo assim, não menos partidário, não mais sério que os anteriores.

      Somente mais polido.

      Esses homens estão pouco se lixando pra história. Querem garantir o presente e o futuro. A tomada do poder é fundamntal pra isso.

      Os perdedores que fiquem com o registro histórico e suas inúteis divagações.

  2. Não sei nem para o que eu

    Não sei nem para o que eu torço… esse cara é Tucano muito do emplumado… pode tirar o Cunha, mas e depois ???

     

     

  3. Já houve o acordo

    Tranquilo que já. Renan faz parte dele. É um acordo entre Dilma, que quer a absolvição em eventual processo de impeachment no Senado, Renan, que não quer ser denunciado por Janot, e o próprio Janot, que queria continuar a ser Procurador-Geral da República. Se houve a indicação de Dilma para que Janot permaneça no cargo, tudo indica que houve esse acordo entre os três, Dilma, Renan e Janot.

    E com a indicação de Lula como ministro (talvez não da Casa Civil, que seria o ideal, como eu sugeri), o Governo Dilma começará a encontrar a saída da crise política.

    Tirando os ruídos, os supérfluos e os superdimensionamentos de algumas análises, o que sobra de real é isso.

    1. Compartilho mais da avaliação

      Compartilho mais da avaliação de Jean willis sobre a crise. Ainda assim, torço, desesperadamente, que teu prognóstico se confirme.

  4. Se fosse politica essa

    Se fosse politica essa votação e os partidos de fora fossem ali representados teriamos:

    PSDB – 799 votos!

    PMDB – 462 votos!

    PT – 402 votos!

    Moralizar o quê?

    Se tivessem que moralizar alguma coisa, MUITA COISA JÁ TERIA QUE SER DIFERENTE!

    O que está acontecendo e conseguindo é DERRUBAR O QUE ERA A BASE ALIADA!

    A caça ao cunha até agora só caiu na cabeça da Dilma!

  5. Acordo feito?

    O acordo foi feito? Não. Simplesmente foi cumprido o dito. O primeiro da lista seria indicado. E tem gente que se conformou com isso.

    Não tem essa de “abafa” com a Dilma, que não esperou nem um dia e já indicou Janot. Afinal, um mês é mais que suficiente pra pasar por uma sabatina e ser submetido à aprovação. Agora é com o Senado.

    Se alguém no Senado quiser ficar contra a “indicação” do MP referendada por Dilma que se habilite. Não nos esqueçamos que Renan já foi denunciado pelo PGR Gurgel no STF, por peculato, falsidade ideologica e uso de documento falso, e não por conta da Lava Jato. Detalhe, o relator do processo agora é o Ministro Fachin.

    Renan está enrolado desde sempre. Esse é um dos problemas de Renan e Cunha não suportarem a Dilma.

    1. O Senado NÃO TEM PRAZO para

      O Senado NÃO TEM PRAZO para sabatinar, pode guardar a indicação na gaveta. O mandato de Janot termina em 17 de setembro, sem aprovação no Senado assume o subprocurador, vice de Janot.

      1. Se não me engano o Vice é a

        Se não me engano o Vice é a Ela Wiecko.

        Apesar que o Janot pode trocar o vice.

        O Gurgel fez isso com a Debora Duprat quando esta o desagradou.

  6. Agora vê se honra a calças

    Agora vê se honra a calças que  veste e o cargo que ocupa e denuncia alguém da oposição.

    O Aécio por ex.

    Deixa de ser medroso e cagão.

    A audiència da Globo anda em baixa, não precisa temer pela sua imagem perante os coxinhas.

    Só você pode estancar um golpe em andamento, denunciando alguém importante da oposição.

    Segestão de outro nome, Serra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador