José Dirceu se defenderá em primeiro interrogatório de Moro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – “Zé Dirceu deve falar, ele quer falar”, disse o advogado Odel Mikael Jean Antun, afirmando que o ex-ministro abrirá mão do direito ao silêncio em seu primeiro interrogatório na Operação Lava Jato, pelo juiz Sérgio Moro, nesta sexta (29). 
 
Preso desde agosto do último ano, na Operação Pixuleco, é acusado pelos investigadores da Lava Jato de de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Segundo os procuradores, o ex-ministro recebeu direta ou indiretamente um total de R$ 11,9 milhões de forma ilícita, em forma de pagamentos de empreiteiras que prestaram serviços à Petrobras por consultorias que Dirceu nunca teria feito.
 
Depois de cinco meses em prisão preventiva no Paraná, José Dirceu dará sua versão sobre as acusações. “A denúncia inteira tem uma série de falhas, uma série de questões que devem ser esclarecidas. E o Zé está pronto [para falar]”, disse o advogado, sem adiantar quais pontos o ex-ministro deve esclarecer.
 
Além de Dirceu, outros 14 são réus na mesma ação penal, entre eles o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor de Serviços Renato Duque e o ex-gerente da diretoria Pedro Barusco. Assim que foi preso, Dirceu permaneceu em silêncio na CPI da Petrobras e em depoimento na Polícia Federal, no fim de agosto. 
 
De acordo com Dirceu, são mentiras as acusações que partiram do empresário Milton Pascowitch, lobista da Engevix e que fechou delação, que induzem o pagamento de propina através de imóveis e financiamentos. A defesa lembra que outros dois delatores, Fernando Moura e Júlio de Camargo, mostram que Pascowitch mentiu.
 
Nesta segunda (25), Moro interrogou Vaccari, Duque, Bob Marques e Júlio César dos Santos, este último sócio do ex-ministro. Todos preferiram ficar calados diante do juiz da Lava Jato. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas de que adianta falar? A

    Mas de que adianta falar? A chamada Força Tarefa tirou a figura do juiz natural. Quando isso acontece não adianta falar…

  2. Pode falar, apresentar provas

    Pode falar, apresentar provas que é inocente, qualquer coisa, não vai adiantar. A mídia há tempos já condenou Dirceu, e o juiz vai sempre acompanhar o voto da relatora platinada.

  3. UM herói brasileiro. Assim

    UM herói brasileiro. Assim foi na época do gov. militar e seguiu até a fantástica carreira como ministro. Estamos no agaurdo, fique tranquilo DIrceu. Tudo vai dar certo.

  4. Driceu

    Nossa sociedade. O homem que poderia ter sido Presidente do Brasil, um ícone, um mito, o home que fez de Lula  o Presidente, um herói, um inspirador de gerações ser interrogado por um rato.

  5. Depois de quase 6 meses

    José Dirceu presta o primeiro depoimento. E o que ele ficou fazendo nestes ultimos 6 meses? Spa do Moro a custas da sociedade? Este juiz pilantra não poderia ter feito este depoimento a pelos menos uns 5 meses e 3 semanas atrás? Que justiça é esta que manda prender e joga a chave fora? Gostaria de saber se fosse um PSDBista como Aécio ou Serra e agregados, nossa isenta imprensa e juiz Gilmar Mendes não estariam denuciando o estado policialesco que virou este país e até mais de 2 HC não sairiam em menos de 12 horas.

  6. Primeiro prendem um homem por

    Primeiro prendem um homem por 5 meses e, agora vamos ver o que ele tem a dizer, né? Isso deveria ser em cadeia nacional. Moro não aguenta 15 segundos de JD.  Coloca esse Moro no lugar dele, Zé! Pede pro advogado gravar tudo no celular e posta nas redes sociais. Acaba com ele, grava e vaza pra gente!

    O Brasil só tem um juíz, todo mundo acaba parando no Moro MENOS Aécim e Cunha. Pq a gente tá pgando salário dos outros servidores se a única vara ativa em Pindorama é a 13ªVF de Curitiba?

  7. Que os advogados de Dirceu

    Que os advogados de Dirceu fiquem muitíssimo atentos à “edição” do depoimento. Se possível, fazer 3 ou 4 gravações ao mesmo tempo. O justiceiro do Paraná está nos impondo uma realidade paralela. 

    1. Concordo com vc. Talvez fosse

      Concordo com vc. Talvez fosse melhor já ter o texto gravado e digitado; Na hora é so ler o que já foi veiculado. Qdo os jornais e o MP começarem a inventar a gente já sabe o que foi  lido. Digita, grava o audio. solta o audio e o texto e na hora só lê pro pateta do Moro.

  8. Vaccari, Duque, Bob Marques e Júlio César dos Santos

    ficaram calados? Achei ótimo quero ver o Moro provar algo sem delação e sem  suposições.

  9. ” Nesta segunda (25), Moro

    ” Nesta segunda (25), Moro interrogou Vaccari, Duque, Bob Marques e Júlio César dos Santos, este último sócio do ex-ministro. Todos preferiram ficar calados diante do juiz da Lava Jato. 

    Todos preferiram ficar calados. Até paece que eles tinham opção. Tem que dizer o que Moro quer pq se não é assim, Moro, inventa. Portanto, melhor é ficar quieto mesmo. Essas pessoas estão sendo torturadas pelo judiciário; pior, é o MP que patrocina a barbárie. JB só parou qdo o advogado de Genoíno enquadrou ele. Mesmo assim JB esticou a corda até o Ato marcado, CUT, MST, movimentos sociais em frente ao STF as 14h… Trtaram de fazer um acordo rápido que as 22h do dia anterior é que fomos informados do adiamento do Ato e, acordamos com a renúncia de JB. Com Moro vai ter que ser a mesma coisa. Ato pesado em Curitiba, até que façam acordo como fizeram com JB. Assim como na AP470. na Lava à Jato tb não existe direito de defesa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador