Justiça do Amazona inocenta Pazuello por crise do oxigênio

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Ex-ministro de Bolsonaro foi absolvido com base na nova Lei de Improbidade Administrativa

O ex-ministro Eduardo Pazuello. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Justiça Federal do Amazonas julgou improcedente uma ação do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e outras cinco pessoas pela crise do oxigênio em Manaus (AM), que ocorreu no início de 2021 em meio à pandemia da Covid-19.

De acordo com a ação proposta pelo MPF, os “réus foram responsáveis pela crise do oxigênio no estado do Amazonas, durante o recrudescimento da pandemia de COVID-19 em janeiro de 2021, devido os réus se omitirem no cumprimento de seus deveres funcionais”.

No entanto, o juiz federal Diego Leonardo Andrade de Oliveira, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, usou a  nova Lei de Improbidade Administrativa para considerar a ação improcedente.

De acordo com a norma, sancionada em outubro passado por Jair Bolsonaro (PL), agentes públicos só podem ser responsabilizados por ações em que haja a comprovação de dolo ( a intenção da prática do crime), além de não considerar ato de improbidade danos causados por imprudência ou negligência.

Desta forma, Oliveira argumentou que seria necessário a comprovação de que a conduta dos acusados foi motivada por interesses próprios.

Também foram inocentados o ex-secretário de saúde do estado, Marcellus José Barroso Campelo, Mayra Isabel Correia Pinheiro, Luiz Otávio Franco Duarte, Hélio Angotti Neto e Francisco Ferreira Máximo Filho.

LEIA MAIS:

Bolsonaro escala Pazuello para elaborar programa de governo, diz jornalista

Covid-19 – Pós-Carnaval: As taxas de crescimento estão agora em 0,0515% (casos) e 0,0135% (mortes), por Felipe Costa

Barroso errou ao levar a vigilância dos militares para dentro do TSE, diz representante da ABI na comissão eleitoral

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador