Lembrando caso Lula, deputados pedem que Gilmar impeça nomeação de Moreira Franco

 
Jornal GGN – Em 18 de março de 2016, Gilmar Mendes decidiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poderia ser nomeado ministro da Casa Civil do governo da então presidente Dilma Rousseff, porque significava, segundo ele, uma tentativa de obstruir a Justiça nas investigações da primeira instância da Operação Lava Jato, Sérgio Moro.
 
Com base nesse decisão, os deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS), Wadih Damous (PT-RJ) e Chico D’Angelo (PT-RJ) protocolam no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação contra a nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência, com foro privilegiado.
 
Moreira Franco foi acusado de receber R$ 4 milhões de propinas, em 2014, quando era ministro da Aviação Civil. A informação faz parte de depoimento do ex-superintendente da Odebrecht, Claudio Melo Filho. 
 
As delações da Odebrecht foram aceleradas, desde que a presidente do STF, Cármen Lúcia, homologou os conteúdos nesta segunda-feira (30) e os relatos já estão nas mãos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para dar início aos procedimentos, sejam eles pedidos de buscas e apreensões, conduções coercitivas e prisões preventivas.
 
 
Como a relatoria da Lava Jato no Supremo foi definida nesta quinta (02), sob o comando agora do ministro Edson Fachin, os pedidos de Janot e da equipe de procuradores já podem começar a ser analisados e autorizados pelo STF. 
 
E, justo neste momento, Michel Temer nomeia Moreira Franco como Secretário-Geral da Presidência da República. “É ilegal e imoral”, disse o deputado Wadih Damous (PT-RJ). Para os parlamentares, a medida do presidente tem relação com o andamento das delações dos 77 executivos e ex-funcionários da Odebrecht. 
 
Além disso, os deputados pediram não só a urgência na análise da ação, como também que o caso seja julgado por Gilmar Mendes, uma vez que foi o próprio ministro que julgou que Lula estava suspenso de assumir o Ministério de Dilma, alegando a suposta obstrução da Justiça.
 
“[A nomeação de Lula] vem para fugir da investigação que se faz em Curitiba, deixando esse tribunal muito mal”, disse Gilmar, à época.
 

18 comentários

  1. Frase de F H C em suas

    Frase de F H C em suas memórias:

    Moreira Franco é um bom aliado, desde que seja mantido DISTANTE de cofres.

  2. Em um país normal Mendes

    Em um país normal Mendes estaria agora bastante encrencado, porque se tentar defender Franco irá deixar óbvia a sua parcialidade (e portando inapto para ser juíz). Então ele teria que acabar com o seu aliado impedindo que ele se torna ministro, ou se acabaria como juíz ao provar para todo mundo que é parcial ao agir de formas distintas e criminosas em casos iguais.

    Mas como o Brasil insiste em ser uma república bananeira então Mendes irá beneficiar Franco como se jamais tivesse lidado com um caso igual antes, Franco irá fingir ser perfeitamente normal a nomeação dele, a mídia irá se fazer de cega e muda e a população continuará em sua catarse acusando o PT de corrupção.

  3. FORA DE PAUTA MAS A

    FORA DE PAUTA MAS A SUBLIMIDADE PERMITE:

    Maria Inês Nassif

    38 min ·  

    Até sempre. dona Marisa.

    Não sei se um coração chora, mas a tristeza hoje é tanta que se torna lágrima, uma chuva de lágrimas, uma tempestade. É uma ventania da tristeza que atravessa o país, no momento em que Marisa Letícia, morta, ainda não conseguiu morrer de fato. O seu cérebro cansado foi antes, cheio de dor, de sangue, de mágoas. Calou-a. Não fosse o cansaço, talvez ainda ela pudesse dar um sorriso, dizer um palavrão, contar uma história, proteger a prole; e ameaçar inimigos com a promessa de cuidar do marido para que ele, forte por seu cuidado, os enfrente de peito aberto. O último sopro de vida de Marisa Letícia se foi. Os aparelhos ainda seguram os tique-taques do coração, por pouco tempo. Mas o tique-taque não é mais a vida de Marisa Letícia.
    Em dezembro, Marisa, num jantar entre amigos, fez um brinde realista: não a dias melhores, mas à força que deveríamos ter para enfrentar dias ainda mais negros. “Não serão dias fáceis”. Minutos adiante, comentando a perseguição ao ex-presidente Lula, disse que os perseguidores não iriam conseguir matá-lo. Ela não deixaria. “Eu vou cuidar dele e ele vai morrer velhinho”. Uma profissão de amor e fé no marido.
    Não serão dias fáceis os que nos esperam e Marisa Letícia não estará ao lado de seu companheiro. Mas terá deixado o seu recado: por piores que os dias sejam sem a sua presença, Lula deverá ter forças para lutar e vencer seus adversários. Ela cuidará disso, de onde estiver. E, mais tarde, conseguirá, de lá, brindar a nós, que ficamos para trás, e a dias melhores. Tintim, dona Marisa. A dias mais serenos, mais felizes e mais justos, que um dia virão. E que teríamos gostado de compartilhar com você

     

  4. Pode esperar que hoje o Moro já com o áudio e vai jogar hoje JN

    Pode esperar que hoje o Moro, aquele juiz tucano, vai vazar aúdio de conversa entre Temer e o a Gato Angorá. Quando atropelou a CF para vazar conversa de Dilma e Lula alegou que o povo teria o direito de saber.  Pode esperar que ele Moro vaiz o áudio de conversas de hoje entre Temer e o Angorá. Espere.  Mas espere sentado, tá bom.

    O Moro nao vai vazar o áudio porque o golpe já foi dado e os verdadeiramente corruptos estão confortáveis em seus postos e ele(Moro) pode até barganhar e virar ministro do STF. Quanto a gatunagem dos que tomaram de assalto o poder,  como não são cobrados pela Globo/JN, seus malfeitos não importam, quer dizer, é como se não existissem. Ah se fosse o Lula. Ah se fosse Dona Marisa…

    Kiko Nogueira: Não dá para dissociar o AVC de Marisa Letícia da Lava Jato.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-da-para-dissociar-o-avc-de-marisa-leticia-da-lava-jato-por-kiko-nogueira/

  5. Depois do STF ter vomitado o

    Depois do STF ter vomitado o golpe, a esquerda continua acreditando na Justiça.

    Francamente… mais preocupados com seus cargos, salários e aposentadorias, os líderes esquerdistas deixaram um punhado de bandidos assaltar o poder sem dar um tiro. 

    Temer entrará para a história do Brasil como um velhaco, traidor, vendido e dissimulado.

    Mas os adversários dele sairão desta opera bufa como covardes, lenientes e cúmplices do golpe de 2016. 

    • Esse nosso país!

      “…preocupados com seus cargos, salários e aposentadorias, os líderes esquerdistas deixaram…” , eu também estou considerando que os únicos que irão pagar de fato com esse processo todo, serão Dirceu, Palocci e Lula, uma vez que os pelegos, tragados – ero de avaliação do Lula e do pt? – para o centro do governo, não reagem.

      Fico perguntado aos botões… Quais serão os contras que mp, tem contra esses caras?

       

       

    • Que brasil, meu caro???????

      Que brasil, meu caro??????? Depois do Golpe, o que existe mesmo é “Essa Porra”!!!!!!!!!!!!!!!!!!111

  6. Só lembrando que o caso nunca

    Só lembrando que o caso nunca foi a plenário, morreu com a liminar dada por Gilmar Mendes e depois foi esquecida por conta do “desaparecimento” da causa. Se eles entrarem mesmo com o pedido no STF, nada garante que o juiz que o julgue seja Gilmar e, mesmo se fosse, este ainda sim poderia confirmar sua decisão anterior e logo em seguida colocà-la para votação dos demais ministros que, por questões óbvias, formariam consenso contrário ao ministro. Isso se ele mesmo na maior cara de pau não disser que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

  7. O stf vai indeferir a petição

    O stf vai indeferir a petição inicial, visto que o jn não vai noticiar nada mesmo …

  8. Foi uma boa ideia….

    mas sinceramente acho mais facil elefante voar…..em todo causo, vou esperar sentado pra não cansar…….

  9. Neste caso a nomeação não é

    Neste caso a nomeação não é “desvio de finalidade”, mas “finalidade de desvio” , por isso ele não interviu.

  10. A nomeação de Moreira Franco

    A nomeação de Moreira Franco não caracteriza obstrução da justiça com desvio de finalidade por parte de Michel Temer? A banalização de decisões políticas tomadas pelo ministro Gilmar Mendes não guarda coerência com atual realidade do governo Temer.

  11. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome