Livro conta evolução dos elos das empreiteiras com o poder desde a ditadura

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O historiador Pedro Campos, doutor pela Universidade Federal Fluminense, a afirmação à Folha deste domingo (13) que a delação de Emílio Odebrecht sobre corrupção entre governos e empresas existir há décadas “coincide com sua pesquisa sobre as empreiteiras na ditadura, também apresentada no simpósio de FGV, PUC-Rio e Brown.”
 
Em 2014, Campos lançou o livro “Estranhas Catedrais”, que abordava a evolução dos elos das empreiteiras com o poder público desde a ditadura. 
 
“Campos registra a mudança de estratégia das empreiteiras diante da abertura política. O foco no governo e nos oficiais se desloca em direção ao Poder Legislativo e aos partidos, que voltam a ter peso com a redemocratização”, publicou o jornal.
 
“Os documentos das construtoras passam a relatar intenso trabalho de pressão junto a deputados e senadores para liberar recursos para obras e fazer passar medidas de interesse do setor, que incluía o financiamento de campanhas”, acrescentou.
À Lava Jato, o patriarca da Odebrecht disse que não entende a hipocrisia da grande mídia, que trata a corrupção política e empresarial descoberta pela operação como se fosse um novidade. Ele disse que, ao contrário disso, os grandes meios de comunicação sempre souberam que os desvios foram institucionalizados muitos anos antes do PT chegar ao poder. 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. livro….

    Ou seja, o Empresário Brasileiro é extorquido pelo Poder Políitico, que usa do Poder Público, também para esta finalidade há décadas. E depois, o “Cara de Pau” vem à mídia e acusa o Empresariado por covardia em não investir. E ainda afirma que está preopcupado na garantia de empregos dos brasileiros. É Surreal como podemos aceitar por tanto tempo esta Cleptocracia de Canalhas. Então voltam Bandidos Hipócritas com a Redemocratização se dizendo AntiCapitalistas e refazem a Constituição. E o que você espera por 30 ou 40 anos? Que tenha sido combatido esta pratica criminosa, ainda mais, que tais Políticos fizeram carreira dizendo combater o Capital e a Corrupção. E o que você descobre?Tudo Bandido. E a Imprensa ainda tentando diminuir a Justiça que revela tamanho crime. “Mas vejam bem, sempre houve esta espécie de crime na Política”. Ah! Bom. Então tá. O Brasil se explica. E se lamenta. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador