Lula depõe nesta quarta sobre sítio de Atibaia, após mais de 200 dias preso em Curitiba

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – Preso desde 7 de abril, o ex-presidente Lula será levado à sede da Justiça Federal do Paraná para prestar depoimento sobre o sítio de Atibaia, a terceira ação penal que tramita na Lava Jato contra o petista. O depoimento está previsto para ocorrer às 14h. O petista está preso há mais de 200 dias e seu encontro não será com o juiz Sergio Moro, que abandonará a toga para ser ministro do governo Bolsonaro, mas com a substituta Gabriela Hardt.
Segundo informações do UOL, Lula percorrerá um trajeto de cerca de 5 quilômetros entre a Superintendência da Polícia Federal, onde está detido, e a sala de audiências da Justiça Federal. Não há detalhes sobre o percurso. A reportagem diz que o esquema de segurança será um pouco menor, devido ao recuo das manifestações.
 
A militância do PT foi convocada pela presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann, a ocupar as ruas em protesto contra a prisão política de Lula. Nas redes sociais, os apoiadores do ex-presidente devem promover uma ação no Twitter contra a sentença do caso triplex e pela liberdade do petista.
 
“Antes de ser levado para a Justiça Federal, Lula deverá receber a visita do candidato derrotado do PT a presidente, Fernando Haddad, que também é um de seus advogados. Haddad, porém, não participará da audiência do interrogatório.” O advogado Cristiano Zanin não tem previsão de falar com imprensa.
 
Desde abril, quando foi preso, Lula só teve uma aparição pública, em 5 de junho, em depoimento via teleconferência ao juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio de Janeiro.
 
O depoimento sobre o sítio deveria ter ocorrido em meio ao processo eleitoral, mas Moro adiou a agenda para evitar que Lula fosse exposto na mídia.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ….os Dalanhois, Moros et
    ….os Dalanhois, Moros et caterva sabem que Lula é inocente,..no entanto conseguiram, através de sofissticada manipulação levada a cabo por anos a fio pelo Poder Verbalizador, a superestrutura (midia, judiciario, religiões mercenárias e sistema educacional) encarregada de construir subjetividades junto as massas, construir a imagem de que Lula praticou algum crime: condenaram-no com base em fraude processual para que sua saida do cenário politico provocasse um vazio politico a ser ocupado pelo BolsoTemer, que conduziram e continuarão conduzindo este pais ao abismo…._________________________________________ existe dois tipos de gente no mundo: o delator e o relator…….o delator delata deprecia o outro por 30 dinheiros….o relator relata com fidelidade à verdade…._______________________________________ o delator é a condição mais humilhante para um ser humano e, também não fica atrás quem compra a delação, não é mesmo senhor Dalanhol, Moro, Irmãos Marinho, milicos et caterva, bando de politicos deploráveis que usam as Instiuições para para praticar injustiças, como esta praticada contra Lula para provocar um vacuo politico a ser ocupado pelo que de pior existe na poitica brasileira, a turma do BolsoTemer….____________________________________________ ..vejam que a principio o delator Leo Pinheiro isentou Lula de qualquer ilegalidade no tal sitio e triplex, no entanto foi “convencido” a dizer o que dizer o que, hoje sabemos, foi uma inaceitavel fraude processual para tirar Lula do jogo politico e assim garantir a eleicao de Bolsonaro que, por sua vez, molhou as mãos do juizeco pelos serviço sujo prestado….______________________________  

    Procuradores travam acordo de Léo Pinheiro por inocentar Lula_________________________________

    O Jornal de todos Brasis

    Procuradores travam acordo de Léo Pinheiro por inocentar Lula652 QUA, 01/06/2016 – 12:09ATUALIZADO EM 01/06/2016 – 12:09

    Jornal GGN – Um acordo de delação premiada que favorecesse o já condenado a 16 anos de prisão, Léo Pinheiro, ex-presidente e sócio da OAS, não foi fechado porque, em suas narrativas, o empresário inocentou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ______________________

    Ao contrário do que mostrou o rápido avanço do acordo com executivos da Odebrecht, como Marcelo e seu pai Emílio, que prometeram revelar esquema de caixa 2 com todas as campanhas majoritárias recentes, a negociação de Pinheiro teve início em março deste ano e, depois de três meses, ainda não há perspectivas de que os investigadores aceitem a colaboração do executivo.____________________________ Isso porque, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a versão dos fatos dada por Léo Pinheiro ao caso da reforma do apartamento triplex, no Guarujá, e do sítio, no interior de São Paulo, é considerada pouco crível pelos procuradores da Força Tarefa._________________________ A versão dada pelo ex-presidente da OAS foi que Lula não teve influência ou papel na reforma do apartamento e nas obras do sítio. Segundo Léo Pinheiro, os investimentos na propriedade de Atibaia ocorreram a pedido de Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, em 2010, último ano do governo do ex-presidente. À Polícia Federal, Okamotto confirmou que pediu as obras no sítio._________________________________________  Já no Guarujá, Léo Pinheiro afirmou que decidiu reformar o triplex para agradar o ex-presidente, e não como contrapartida de algum benefício que o grupo tenha recebido por Lula. A OAS investiu em cerca de R$ 1 milhão nas obras do apartamento, mas a família do ex-presidente não se interessou pelo imóvel. ______________________________________________ A versão é a mesma apresentada pelo ex-presidente Lula aos investigadores. Desde que foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) de Porto Alegre, em agosto do último ano, por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, Pinheiro aguarda apenas o julgamento de um recurso, podendo retornar para a prisão neste mês, já em cumprimento da pena da Lava Jato.________________________________________  https://jornalggn.com.br/noticia/procuradores-travam-acordo-de-leo-pinheiro-por-inocentar-lula

     

  2. A Gleise disse que o

    A Gleise disse que o julgamento é uma farsa. Corretiísima. Porém, pergunto: Se é uma farsa, e foi assim o tempo todo, porque aceitar deixar o Lula passar por vilão para aquele bocó de toga da globo passar por herói? Porque não fazem como os cubanos que mandaram uma banana pros fascistas do Brasil e vão sair fora do mais médicos? De vez em quando tem que chutar o balde, mas o Pt não sabe o que é isso. Explico: é mandar à merda uma situação injusta que se perpetua de maneira arbitrária e nenguém faz nada para revertê-la.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador