Lutador de UFC deveria ser preso imediatamente

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Colby Covington, lutador norte-americano da UFC, declarou, alto e em bom som, que “o Brasil é um chiqueiro” e que “esses animais imundos (os brasileiros) não prestam”, depois disso falou que não queria tradução e que levassem o cinturão a que teria direito. As declarações foram proferidas após sua vitória sobre o brasileiro Demian Maia, no UFC São Paulo, que aconteceu no Ginásio do Ibirapuera. Declarações também foram ditas após forte vaia a que foi agraciado pela torcida.

Não foi a única pérola que o lutador do país do norte proferiu. Durante a semana, o astro ofendeu o Brasil, quando desprezou a luta contra Maia, prevendo que ganharia rapidamente. Já predispondo a plateia contra ele.

No dia da luta, o lutador entrou no ringue levando a bandeira americana em mastro, o que atiçou um pouco mais os torcedores. Como Maia é brasileiro, a postura do lutador foi brindada com sonora vaia. E seu ápice ficou reservado para o final do embate. No twitter, o infeliz afirmou que a torcida cantou “você vai morrer” e, finalizou com “eu os cutuco um pouco de volta e todos perdem a cabeça?”.

Agora, pergunta-se: o norte-americano cometeu crime de racismo e injúria contra o povo brasileiro? E, se sim, não deveria ser preso imediatamente pela Polícia Federal e processado dentro das leis que regem a matéria?

Francisco Celso Calmon, Coordenador do Fórum Memória Verdade e Justiça do ES, afirma que o norte-americano “cometeu crime contra a honra dos brasileiros, injúria e racismo”.

Se tal fato assim se configura, de acordo com a Lei 7.716/89, o lutador teria que se explicar direitinho ao povo brasileiro através da Justiça.  A lei define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor e, no artigo 20, discorre “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” é crime que prevê reclusão de um a três anos mais multa (redação dada pela Lei nº 9.459/97).

O § 2º aumenta o risco do lutador, pois diz que “se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza” a pena vai de dois a cinco anos de reclusão, mais multa.

O lutador feriu, humilhou, abraçou-se com o racismo e cometeu injúria contra todo o povo brasileiro. Sua explicação não o livra da responsabilidade de responder pelo crime. Houve crime, e contra todo um povo.

E, para coroar, fez novamente ao soltar um pedido de desculpas pela imprensa.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Eu creio que no Brasil falar

      Eu creio que no Brasil falar a verdade agora é crime.

      (E para os que se ofenderam, ao invés de pedir a prisão do lutador vocês deveriam se mexer para fazer com o que ele disse sobre vocês não seja mais verdade.)

      1. Se um brasileiro fizesse isso no seu país de nascimento…

        Pergunto diretamente: Se um brasileiro fizesse isso no país em que você nasceu, o que ocorreria com ele? Então esse deve(ria) ser o tratamento dispensado ao estadunidense aqui.

  1. O Brasil não é uma raça, é uma nação
    O lutador não cometeu racismo, pois brasileiro não é raça. Em todos os países há porcos. Aqui tem muitos porcos gordos, prontos para o abate​, como é o caso do Michel Temer, do Aécio Neves, do Sérgio Moro, do Dallagnol, de muitos empresários, de muitos religiosos e do policial que me agrediu, entre tantos outros porcos.

  2. Bom, pra mim, em 1o lugar, a

    Bom, pra mim, em 1o lugar, a falta de senso critico que alguns tem é que é um verdadeiro problema

    1. ABSURDO mesmo é esse esporte  ..isso ser chamado de esporte  ..e milhões de humanos aclamarem tal evento  ..milhões de US$ envolvendo

    2. NÂO, ele não deve ser preso  ..apenas disse o que pensa  ..e sob determinado angulo, tem lá a sua razão

    3. O BRASIL hoje esta diante dum golpe  ..foi desmobilizado num par de anos e esta sendo DESMONTADo em favor de outros  ..favelas abundam pra todo lado  ..o desrespeito a VIDA e ao próximo nunca ficou tão evidente  ..é um cada um por si que da pena, ódio e medo

    ..sei lá  ..abaixo, tirem dois exemplos e concluam vocês

    um que vem da Russia (terra que brasileiro pensa que só tem gente bebada e chucra)

    https://www.youtube.com/watch?v=PAYJSTsA5iU

    ..o outro, é um exemplo da nossa cultura contemporanea  ..e nem falo do Mister KAtra não

    https://www.youtube.com/watch?v=AHVS5DW434g

    concluam

    OH povo que não tem espelho NEM rpojeto de Nação  ..pqp !!!

    1. Dois diretos

      No psirico vomitei (!!!!?!!!!)

      No outro, os olhos saltaram das órbitas, as tripas se deslocaram de dentro para fora e estão aqui pelo chão.

      Pega mais leve, companheiro.

      Por esses e outros semelhantes, concordo com o jumento cidadão e ilustre lutador; educado que é, pegou leve, tem que bater mais forte.

       

  3. Estavam todos errados.

    Desde os organizadores do evento e promotores destas lutas até os bolsomitos no estádio. O lutador em questão apenas verbalizou o que a maioria pensa. Um bando de retardados num estádio gritar que alguém vai morrer é apenas a comprovação da bestialidade de muitos humanos, sejam brasileiros ou estadunidenses.

  4. Não existe crime de opinião

    Não existe crime de opinião na lei brasileira MAS se uma punição fosse devida seria para quem trouxe sse traste para o Brasil e ainda pagando um tipo desses, qual a contribuição que esse individuo nos traz? Pagar um dinossauro para ve-lo aqui?

  5. O que é que é essa

    O que é que é essa ofensazinha frente ao que diz o Aldo Fornazieri no seu artigo de hoje: “a rigor, o STF, o Senado e a Câmara dos Deputados decidiram que é legal que o Brasil seja governado por criminosos e que criminosos podem permanecer em seus cargos até o final de seus mandatos.” 

    Crime nesse país é respeitá-lo, é ama-lo.  E quer saber: as pessoas que estavam lá assistindo a a selvageria que é o UFC merecem o adjetivos ditos por um “animal imundo” maior.

  6. Liberdade de expressão….

    Que o fulano seja uma anta? Não tenho duvidas…..

    Que o MMA seja esporte? Tenho serias duvidas, um esporte onde um lutador pode massacrar um oponente caido no chão e “meio nocauteado”, socando a cara sem maiores problemas, esta longe do meu entendimento do “conceito” esporte…

    Mas dai a querer por o fulano atras das grades…….vai uma grande diferença, se como ele explica, ele foi alvo de “bullying”(palavra na moda) a sua reação é exagerada e fora do contexto, mas compreensível…

    No EUA, praticantes de “esportes” de combate e algo “normal” fazer declarações provocadoras e exageradas, faz parte do jogo….

    Quanto ao racismo, me parece muito estranho falar em racismo quando se trata de nacionalidade….se alguem conseguir me definir a “raça” brasileira ou americana ou australiana…..paises jovens e multi culturais…mesmo a “raça” francesa ou inglesa hoje em dia….

    Se é justo por em cana esse fulano, ponhamos tambem em cana as 10.000 pessoas que cantavam “uh, vai morrer”……ou alguem que critque os EUA…..eu mesmo neste blog….vou em cana….Parece que a “jurisprudencia” Moro vai entrando na cabeça das pessoas…

     

  7. Se assim fosse a torcida

    Se assim fosse a torcida também deveria ser presa por ameaçá-lo de morte.

    Na verdade o que poderia ser feito de concreto, é uma reclamação oficial contra os “donos” do UFC e solicitar mais respeito ao País.

    Isso sim poderia ser feito.

    Prender o cara seria babaquice e arbitrariedade maior do que o que ele fez.

  8. Quando o povo não se dá o respeito
    Fazer o quê? Quando o povo não se dá o respeito, aceita ser governado por um governo antinacional submisso, como cobrar respeito com quem é de fora? isso é resultado da chacota que virou Brasil no exterior graças ao apátridas.

  9. não precisamos nos ofender

    esse cara falou com os brasileiros que são fãs do UFC, que curti essa carnificina psicotica, que apoiam/votam no bolsonaro, de quem apoio o golpe… ou seja, o erro dele foi generalizar os brasileiros, como se todos fossem da direita xucra. se ele tivesse falado especifamente dessa gente, eu não acho que ele estaria errado. 

  10. Nacionalismo barato? Sério?

    Cá entre nós, aceitar como desaforo ou, pior, elevar a crime de lesa-pátria a opinão de energúmeno dita no contexto conhecido dos discursos de warm-up das lutas é a maior idiotice. Por-se ao nível desse tipo de discussão é um absurdo, uma perda de tempo e uma matéria que se esperaria de um blog mambembe de um general de pijamas da década de 70.

    Ei Nassif? Está de férias? Tem estagiário cuidando do contéudo?

     

    1. Perdoe-me Mademoselle,mas

      Perdoe-me Mademoselle,mas estou desconfiado que a senhora voltou.Apenas a duvida,voltou antes ou depois da declaração do Mister Colby Covington?Sou o Rei dos Chatos,segundo a senhora e um certo Moreno Vivo,mas jamais deixei de ser um cavalheiro,como lhe receber sem uma musica:”……………….Os velhos jogam dama na praça/Professores de tudo que é dor/Fingindo esconder a falta que faz/Viver um grande amor/ô,ô,ô,ô,nada mudou/ô,ô,ô,ô,nada mudou”.Seja bem vinda.

  11. A questão elementar é clara

    A questão elementar é clara como o sol do meio dia: se um brasileiro empunhasse a bandeira do Brasil em solo norte americano e pronunciasse os que o tal hominídeo pronunciouu por aqui, os primeiros a defenderem a prisão dele por lá seriam os americanistas daqui.

    Mas, com a bandeira dos EEUU, e em São Paulo, o sujeitinho faz o que quer; é “livre”.

  12. Aqueles pilotos americanos

    Aqueles pilotos americanos que derrubaram um avião com mais de 150 brasileiros dentro – onde todos que estavam no avião derrubado morreram – já vieram ao brasil prestar depoimento?

    O Brasil  de hoje é governado por PORCOS IMUNDOS na presidência da república, no congresso e em todas as instâncias do judiciário, isto é fato.

    O povo brasileiro nada faz diante dos PORCOS qe destroem nosso país todos os dias.

    Como querem que o sujeito se dirija ao brasil?

  13. Ouvir esse monstrengo falar

    Ouvir esse monstrengo falar besteira é repugnante. Agora ouvi aqui alguns comentarista apoiar esse tipo de atitude é de lascar.

  14. Ah, se fosse só em luta-livre…

    O lutador não disse nada além do que dizem os brasileiros que gostam dos EUA mais do que do nosso próprio país.

    Será que serão processados todos os “coxas”? Viralatismo seria, então, crime de lesa pátria?

    Ou no damos respeito ou outros também não nos darão. O ideal seria, além de respeito, amor e admiração, curtirmos nossa nação brasileira. Antes que algum aventureiro “lance mão”…

    Aliás já lançaram mão. O golpe contra o último partido político que afirmou nossa soberania ainda não foi digerido e menos ainda sentido pela população, ainda estamos atordoados e na fantasia de que nos alinharemos com os exploradores (o capital do dólar) na esperança de levarmos alguma vantagem. Mas a conta tarda mas não falha… O trabalho agora, me parece, seria retormar o que entregamos.

  15. “Se tal fato assim se

    “Se tal fato assim se configura, de acordo com a Lei 7.716/89, o lutador teria que se explicar direitinho ao povo brasileiro através da Justiça.”

     

    Ao autor desse artigo, desculpe a indelicadeza: mas isso foi uma espécie de piada?

     

    Cidadãos ianques, via de regra, não são julgados por justiças extrangeiras. Posso estar enganado, mas o governo dos EUA não permite que isso ocorra. O contrário, claro, acontece o tempo todo e ninguém dá a mínima. Brasileiro ser julgado pelo governo ianque é normal… afinal, brasileiro e latinos são sub-raças para os senhores do mundo.

     

    Quanto ao que o brutamontes falou: não é surpreendente. Eu ficaria surpreso se ele cita-se um filósofo ou defende-se causas sociais.

  16. METALINGUAGEM COXINHÍSTICA

    Pelo que li nos comentários, acho que é consenso que o texto é puramente provocativo. Retórica de bom nível, óbvia, mas que leva à reflexão. Só não chega a ser tão irônico quanto o próprio fato em si. Um americano, jogando bosta em brasileiro que odeia o Brasil e que ama os EUA mas que, no afã de ser reconhecido como nação e “causar” pros coleguinhas, passa dos limites diante de seu ídolo, revelando o tipo de gente que por aqui curte uma rinha de homens e se espelha na cultura da qual o próprio “atleta” é disseminador arquetípico, consciente ou não. Ademais, quem espera republicanismo do dito cujo, deveria montar uma rinha pro Cardoso ou pra Dilma. Estes, sim, apanham, levam golpe baixo e ficam esperando que os outros os defendam. O cara não é político, é lutador do UFC.

    Talvez, o rapaz fosse digno de esclarecimentos e de uma pequena aula de cultura brasileira intensiva. Alguém com credibilidade e reconhecimento profissional deveria abrir diálogo com o mesmo em seu espaço social na internet (com certeza, ele tem) e explicar a ele que aqueles que compõem o público fiel do UFC no Brasil é só uma amostra do que há de mais violento, facista e destrutivo neste país. Quem sabe, ele outros praticantes do “esporte” possam cair na real e ver a que tipo de público eles atendem e se identifica com sua modalidade esportiva. Pode ser – pode ser! – que nem todos possuam o perfil bolsonarista-trumpista plenamente satisfeitos com a “filosofia” que disseminam.

  17. Ofensa ou opinião?
    Ato mínimo que só dá IBOPE pras merdas que o cara falou, apesar que ele só expressou em voz alta a opinião que os americanos tem do resto do mundo, não é a toa que é o povo mais querido e amado do mundo!

  18. Ofensa ou opinião?
    Ato mínimo que só dá IBOPE pras merdas que o cara falou, apesar que ele só expressou em voz alta a opinião que os americanos tem do resto do mundo, não é a toa que é o povo mais querido e amado do mundo!

  19. Antes de prende-lo

    Antes de prende-lo imediatamente,teriamos que encacerarmos 253 dinossauros e dinossauras que votaram pela absolvição de Don Altobello.Não vou mais adiante para evitar a tão propalada lotação em presidios.

  20. Por que a surpresa com o que

    Por que a surpresa com o que disse esse animal? O Brasil é mesmo cheio de porcos imundos, e um deles atende pelo nome de Michel Temer.

  21. A SP de Dória, Alckmin e FHC merece; o povo, não!
    Nassif, para quem desembarcou em Cumbica uma semana antes e passou a semana treinando e vivendo em São Paulo, Covington só pode estar se referindo à capital paulista quando fala em “chiqueiro”, mas quando se sabe que convive e treina com os brasileiros donos da American Top Team, na Flórida – depois de se formar em Sociologia pela Universidade de Oregon e presenciar o mais ilustre sociólogo brasileiro tirar os sapatos antes de entrar na Casa Branca, no final dos anos 90 – o xingamento “animais imundos que não prestam” não é gratuito ou impensado. Apelidado de “Chaos” pela própria mãe, esse lutador de jiu-jítsu aplicou-nos o seu golpe predileto , o chamado “gancho de direita”, ao descrever uma cidade realmente imunda, em que o mato brota pelas calçadas e o lixo se espalha pelo chão devido ao fato das equipes de capina e varrição públicas terem sido desmanteladas quando o prefeito que se elegeu com o slogan de “Cidade Linda” tomou posse (e, mantendo o slogan, quer agora se defender da acusação de gastar dinheiro público para manter o slogan em evidência alegando que o mesmo pertence à cidade e não a ele, em campanha eleitoral pela presidência da República). Ao inocentar os animais que vivem em chiqueiro do qualificativo “imundo”, afirmando que se referia aos seus anfitriões, inclusive o governador que é responsável pelo ginásio do Ibirapuera e pela farta munição de lixo com que foi torpedeado depois de derrubar seu adversário brasileiro, Covington sabe que dificilmente será punido ao voltar aos Estados Unidos, dirigido por um presidente empenhado em obrigar os mexicanos e demais latino-americanos a custear uma muralha separando-os de nós, latinos imundos, como o próprio FHC e comitiva deixaram claro, ao entrarem descalços e curvados na Casa Branca. Afinal, povo que se sujeita a ser dominado por prepostos togados treinados pela Escola das Américas estadunidense não deve mesmo prestar – a não ser que nas eleições de 2018 saiba demonstrar seu voto e valor, mesmo correndo o risco de ser novamente desrespeitado pela mesma quadrilha que ignorou o resultado das urnas em outubro de 2013 e deixou Temer leiloando nossas riquezas nacionais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador