Marco Aurélio Mello é eleito para presidência do TSE

Por Assis Ribeiro

Acaba de ser reconduzido à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, que ocupará o cargo pela terceira vez. O primeiro mandato foi de 1996 a 1997, e o segundo, de 2006 a 2008.

No seu segundo mandato, e um mês antes das eleições presidenciais de 2006, concedeu entrevista à imprensa e assim declarou:

No futuro, o processo pode ter consequências sérias”, ao se referir a um processo movido em plena campanha contra o candidato Lula por um suposto dossiê que atingiria Serra.

Disse mais:

Há uma mais valia para quem concorre à reeleição” (…) “O equilíbrio (nas eleições) está solapado“.

Um presidente do mais alto órgão da justiça eleitoral fazer este tipo de declaração está nitidamente visando interferir nas eleições.

Mas, será obrigado em 2014, quando completará quatro anos, tempo máximo de exercício do cargo a passar a presidência para o ministro Dias Toffoli que foi eleito vice-presidente.

Da Agência Brasil

Marco Aurélio é eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral
 
André Richter
 
Brasília – O ministro Marco Aurélio foi eleito hoje (8) para o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro substituirá a presidenta Cármen Lúcia, a partir do dia 19 de novembro. A votação foi simbólica, pois o ministro é o atual vice-presidente do tribunal.
 
Com a eleição, Marco Aurélio ocupará a cadeira de presidente da corte pela terceira vez. O primeiro mandato foi de 1996 a 1997, e o segundo, de 2006 a 2008. No entanto, o ministro não presidirá as eleições presidenciais do ano que vem. Dias Toffoli, eleito vice-presidente, ocupará a cadeira de Marco Aurélio, que deixará o TSE em maio de 2014, quando completará quatro anos seguidos no tribunal, e deverá ser substituído por outro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
 
“Na vida temos encontros e desencontros. Conosco ocorreu justamente o que é salutar, o encontro. A satisfação é toda minha em suceder Vossa Excelência [Cármen Lúcia], porque sei da sua dedicação à coisa pública, do seu zelo para com a coisa pública”, disse Marco Aurélio, após a eleição.
 
O plenário do TSE é composto por sete ministros. Três são oriundos do Supremo, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados nomeados pela Presidência da República.
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. repeteco?

    será que ele repetirá Francisco Rezek ,ex Presidente do TSE, na fatídica eleição de 1989 e depois será agraciado com o cargo de Ministro das Relações Exteriores? Dlima e o PT que se cuidem..

     

  2. Novamente este senhor?
    Não foi ele que declarou que não poderia mais declarar Alckmin presidente em 2006 visto pela apuração dos votos, o candidato do PSDB não ter mais chances matemáticas de alcançar Lula?Com esta parcialidade toda, vai ser novamente presidente do TSE? Para que? Para perseguir o PT novamente como a Sandra Cureau? Depois acusam o PT de aparelhamento!

  3. “Mas, será obrigado em

    “Mas, será obrigado em 2014…a passar a presidência para o ministro Dias Toffoli”

    Quero supor que aquele, por ser petista, é confiável…. acertei?

  4. Com o seu palco imaginário

    Isso inclui os holofotes, o microfone e a sua platéia imaginária que o acompanha assim como a nuvenzinha da família Adams?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador