Moro dispensa mulher de Cunha de audiência, devolve passaporte e dá 4 meses à defesa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – No mesmo despacho em devolve o passaporte de Cláudia Cruz – investigada na Lava Jato por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas – o juiz Sergio Moro aceitou um pedido da defesa da esposa de Eduardo Cunha (PMDB) para que sete testemunhas na Suíça e Cingapura sejam ouvidas por meio de cooperação com as autoridades internacionais. Para isso, Moro estipulou o prazo máximo de quatro meses para “esperar a resposta ao pedido de cooperação.”

Moro estimou o prazo levando em conta que há “acusados presos cautelarmente”, mas considerando, sobretudo, o direito à “ampla defesa” de Cláudia Cruz. No despacho, Moro sinaliza que considera essas testemunhas dispensáveis para o processo em que a jornalista é acusada de usufruir das contas que Cunha mantinha no exterior, abastecidas com dinheiro desviado dos esquemas de corrupção na Petrobras.

“Apresentou a defesa argumentos para defender a imprescindibilidade da prova e quesitos. Retificou que, em realidade, são sete testemunhas, pois havia nome repetidos, e retificou o endereço de uma delas (Angela Nicolson). Observando os quesitos, é muito duvidosa a imprescindibilidade da prova, como exige o art. 222­A do CPP, disse Moro.

Para ele, “a questão relevante quanto à origem dos recursos [das contas usadas por Cláudia Cruz] encontra­-se no domínio de conhecimentos dos titulares das contas, no caso, em princípio, Cláudia Cordeiro Cruz e seu cônjuge, e não no dos empregados bancários ou responsáveis pela constituição dos trusts ou off­shores.”

“Da mesma forma, a questão relevante é saber se, caso os ativos tenham origem criminosa, tinha a acusada ciência disto, o que os mecanismos de compliance dos bancos, em princípio, nada resolverão. De todo modo, a bem da ampla defesa, resolvo deferir essa prova.”

Na mesma decisão, Moro atendeu a mais dois pedidos da defesa de Cláudia Cruz: devolveu seu passaporte, mas indicou que, para deixar o País, a jornalista necessitará de autorização judicial; e dispensou a mulher de Cunha de audiência programada para esta quinta-feira (26).

Há alguns dias, saiu na imprensa despacho de Moro criticando a dificuldade da Lava Jato em localizar Cláudia em seu endereço residencial para fazer notificações.

“Informa a Defesa de Cláudia Cordeiro Cruz que a acusada possui residência no Rio de Janeiro/RJ, situada na Avenida Heitor Doyle Maia, 98, Barra da Tijuca, e na cidade de Brasília, na SQS 316, Bloco B, Apto 202. Noticia, ainda, que a acusada declarou­-se intimada da audiência que irá ocorrer no dia 26 de agosto de 2016, da qual, inclusive, requereu dispensa. Anotem­-se os endereços da acusada. Defiro o pedido de dispensa, sob a condição de que a intimação para os atos processuais vindouros seja realizada na pessoa de seus advogados. Ausência de oposição será interpretada como concordância tácita.”

O único pedido que Moro não concedeu à defesa de Cláudia Cruz foi a imposição de sigilo sobre o inquérito, alegando que – com exceção dos dados protegidos por lei – o caso é de interesse público.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Armação ilimitada.

    Se os advogados da mulher do Cunha pedissem aquele juízo para ele ir para a puta que o pariu, certamente o pedido seria deferido a bem da ampla defesa que todos os acusados que não são petistas tem direito.

    1. Exato!

      O deus no caso se chama Sérgio Moro.

      Nosso deus manda prender com facilidade a cunhada do Vaccari e o irmão do Dirceu.

      Depois solta, parece que foi engano.

      Mas a senhora que gasta um milhão de dólares no cartão de crédito…nãnãnina não…todas as garantias e prerrogarivas estão asseguradas para a senhora Cunha.

  2. Olha a pizza

    Tudo encaminhado conforme o script estabelecido pelo impeachment de Dilma.

    Serviço de gratidão á Cunha por tudo que articulou e fez pelo golpe.

    Em setembro, caso se consolide a derrubada de Dilma, as notícias e decisões da lava jato vão para a seção de notas das revistas, jornais e televisões, apenas pequenas e breves notinhas sem relevância alguma.

  3. Qual será o presente que juiz

    Qual será o presente que juiz irá ganhar após destruir o PT e a economia? Um posto de professor nos Eua, um posto do STJ ou Supremo?

    Como PHA diz: Viva o Brasil!

    1. Vai ganhar mais uma medalha e

      Vai ganhar mais uma medalha e uma selfie com os metralhas. O homi é doido por uma medalha de lata para aumentar a coleçāo.

  4. A (in)justiça brasileira

    A (in)justiça brasileira assusta qualquer um. É uma loucura…quem puder não se meta com essa justiça. Kafka virou fichinha diante de tamanho descalabro…

  5. Esse cara não tem nada de

    Esse cara não tem nada de deus. Mais parece um vassalo do capeta (três capetas, pra ser mais exato). Não tem culhões nem pra convocar uma jornalista mequetrefe da rede globo pra depor, imagina acatar delações contra Serra e Aécio. Os trolls aqui do GGN são muito parecidos com ele. Covardes, enfiaram os rabos entre as pernas e sumiram completamente do blog. 

  6. Esse Moro é uma mãe para o
    Esse Moro é uma mãe para o Cunha e a Cláudia, ah se fossem petisca, seria uma madrasta. Ó gente faladeira, então vocês não sabem que o Moro estava procurando o endereço dela era para devolver o passaporte?

  7. Escárnio absoluto.

    Prezados leitores,

    Comparem o tratamento dado ao ladrão eduardo cunha e sua esposa com aquele dispensado ao ex-presidente Lula e à família dele, ao José Dirceu, ao José Genoíno, aos petistas ou àqueles que serviram aos governos petistas, aos empresários e executivos presos por tempo indeterminado (alguns ficaram meses trancafiados em cela, mesmo sem que houvesse contra eles acusação formal), ao casal de publicitários Joã Santana e Mônica Moura…

    Enfim, sérgio moro é um juiz criminoso, nazifascista; ele é quem deveria estar condenado e preso. 

    Observem que não aparece mais ninguém aqui no blog defendendo moro ou qualquer um da ORCRIM da Farsa a Jato.

     

  8. Nunca se viu tamanha

    Nunca se viu tamanha parcialidade da justiça brasileira em todos os tempos.

    A mais nova e devastadora maneira de fazer injustiça. Essa ninguem pega….

  9. Ė o troco da Lava Jato…
    … às críticas de Gilmar aos vazamentos contra o STF. Um PR messiânico confrontou Gilmar ontem, timidamente. Agora Moro vem com artilharia pesada.

    Esses todos, Moro e Cunha, e Gilmar, são farinha do mesmo saco. Entulho autoritário. Se merecem. Que se destruam.

  10. Esse é o verdadeiro retrato

    Esse é o verdadeiro retrato desse Moro. Os verdadeiros milagres fazem pouco barulho… um juiz que manda intimar um ex-presidente coercitivamente sem motivo nenhum que justificasse agora atende a uma senhora pobre mortal, ainda bem que é mortal, que gasta muito e muito dinheiro… vaidades das vaidades sr Moro. Deus proteja o Brasil das pessoas de bom caráter como o ex-presidente Lula acusado de tantas inverdades… 

  11. Sim, moro é o caraDos

    Sim, moro é o cara
    Dos marinhos e tucanos
    Da escória dos humanos
    Da justiça suja e rameira

    Da puta vestida de freira
    Fazendo ponto na Vara.

     

  12. O MORO É BOBO MAS NÃO É

    O MORO É BOBO MAS NÃO É MALUCO.. ELE SABE MUITO BEM COM QUEM PODE DAR UMA DE MACHO.. 

     

    NINGUÉM NO BRASIL SE METE A BESTA COM O CUNHA…”IL CAPO DI TUTI CAPI”

     

  13. Alguém ainda acredita que

    Alguém ainda acredita que este juiz e a lava jato querem acabar com a corrupção?

    O que eles queriam e conseguiram foi apear o PT do governo e ferí-lo de morte.

    Para atingir o objetivo acabaram com a economia do país gerando no mínimo uns 3 milhões de desempregados e a ruína de vários projetos estratégicos para o país.

    O resto é conversa mole ou papo furado.

    Espero que um dia paguem pelo estrago que fizeram.

  14. Quatro Meses? Dezembro…

    Será coincidência que o “término da operação” tenha sido “agendado” para o final do ano?

    Debocham de nós, riem da e na nossa cara, pisam sobre os nossos mais caros sentimentos e valores.

    E ficamos todos assistindo, teclando e nos lamentando.

    Merecemos?

  15. Aconselhada

    A esposa do Cunha deve ter recebido orientação da mulher do Carlinhos Cachoeira, que ameaçou o Juiz e ficou por isso mesmo. A Cláudia Cruz se superou!

  16. Enquanto a mulher do

    Enquanto a mulher do marketeiro do PT não fechou acordo de delação premiada com Moro, ela não saiu da cadeia. Ficou meses presa até assinar a delação que eles predeterminaram o que deveria conter.

    Já, com a mulher do Cunha, Moro age diferente. Dá a eça o direito da dúvida: “Será que ela sabia que o dinheiro do Cunha era sujo?”

    Hó Deus, que dúvida cruel aflige este pobre juiz!

    Primeiro ficou meses sem intimá-la porque “não sabia o CEP” da acusada.   Agora, ela nem vem mais ao caso.

     

  17. Safadeza Monumental

    Realmente o Mino Carta tem razão. Dom João VI fora um notável artesão, pois criara  mais extraordinária obra prima da safadeza mundial: chama Brasil.

  18. ME BASTA O CUNHA …

    Mas vejo uma grande fúria no confronto da Cláudia, bastaria que o Cunha fosse preso,  creio que ela livre pode nos dar muito mais, pelo menosmpara alguns de nós … Eu gosto de imaginar que serei eu, o seu homem depois do Cunha. Eu faria ela me dizer qual era a posição preferida do seu ex e lhe ensinaria outras, mas se não serei eu este homem, me contento em saber que alguém lhe está metendo os chifres … quer pena pior ? 

  19. É o modo de operação da quadrilha.

    Por acaso você já viu o maluf ser julgado no brasil? Pois é, o temer é cunha e carne com a corrupção. Assim agem os blindadores dos corruptos, vão postergando, adiando, enrolando os processos para que nunca cheguem a lugar nenhum.

  20. Moro na lavajato, Rodrigo Maia na Câmara

    já está preparada a festa, Moro livra na lavajato, Rodrigo Maia na Câmara e Cunha ri dos idiotas que sairam às ruas pedidndo o afastamento da presidenta. 

  21. Quando será o encontro de

    Quando será o encontro de ‘deus’ com jesus.com? O faroeste caboclo está esperando o homem que sabia demais. Ou será melhor dizer o homem que fazia demais? Ou manda-chuva da república da ordi e progressio.

  22. Mesmo com provas materiais

    Mesmo com provas materiais contra ele Jant demorou 6 meses para deunciar Cunha para dar tempo dele acolher o pedido de impedimento e a Dilma caiu no conto do republicanismo no Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador