Moro sai de férias, mas encarrega juíza de seguir na Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Montagem: Brasil 247
 
Jornal GGN – O juiz federal Sérgio Moro saiu de férias. Mas encarregou a juíza substituta Gabriela Hardt a sequência das atividades da 13ª Vara Federal em Curitiba na Operação Lava Jato. E foi a magistrada que insistiu que o ex-tesoureiro do PT, Paulo Adalberto Alves Ferreira, deixasse um imóvel como garantia da fiança de sua soltura da prisão. 
 
Moro autorizou que Adalberto Alves Ferreira fosse liberado da prisão preventiva após assumir que o PT e todos os partidos políticos utilizam recursos não declarados para financiar as campanhas eleitorais.
 
A “confissão” ocorreu na última quarta-feira (14), quando o ex-tesoureiro foi interrogado por Moro. 
 
“Negar informalidades nos processos eleitorais brasileiros de todos os partidos é negar o óbvio. É um problema da cultura política nacional, dr. Moro. Eu não estou aqui para mentir para ninguém. Estou aqui para ajustar alguma dívida que eu tenha, minha disposição aqui é essa”, disse.
 
A declaração foi suficiente para o magistrado do Paraná decidir a liberação do investigado, preso na Operação Abismo, detido desde o dia 23 de junho na superintendência de São Paulo em decorrência de outra Operação, a Custo Brasil.  
 
No despacho que autoriza a liberdade para Paulo Adalberto Alves Ferreira, Moro determinou medidas a serem obedecidas pelo réu: o pagamento da fiança de R$ 1 milhão; a proibição de deixar o país e de entregar seus passaportes; obrigação de comparecer a todos os atos da investigação; proibição de mudar de residência sem autorização e a proibição de se aproximar ou ter contato com outros acusados. 
 
Desempregado e com dívidas no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, a defesa de Paulo Adalberto entrou com dois recursos da fiança, alegando a impossibilidade de realizar o recolhimento da quantia. Moro negou o primeiro pedido e, agora, Gabriela negou o segundo.
 
A juíza substituta afirmou “há problemas na documentação anexada pela Defesa” e que os comprovantes de dívida e de imposto de renda podem ter “erro material”. Por isso, pediu esclarecimentos da documentação e, enquanto isso, sugeriu que o investigado indique um imóvel que servirá de caução.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso…
    Em dois anos

    Enquanto isso…

    Em dois anos de operação, milhares de investigados, centenas de presos de todos os partidos, EXCETO… do PSDB..

  2. E com Márcio Fortes, nada! Canalhas, canalhas, canalhas!

    Um canalha reconhece o outro e se reconhece no outro. sérgio moro escolheu bem quem o substitui nas férias. Essa juizeca já garantiu holofotes e primeira página. joaquim barbosa fez e faz escola.

  3. Não entendi a confissão estar

    Não entendi a confissão estar entre parenteses

    O PT não usa caixa 02 ?

    Achei que o PT confessou o caixa 2 no mensalão, ao afirmar que tudo não se passou de caixa 2, inclusive  para pagar a campanha de partidos que nem os apoiou na eleição

  4. Foi só falar em Moro…

    E eu me lembrei do “atentado terrorista” na Alemanha.

    Os alemães não estavam falando em ataque terrorista, mas após o telefonema de Obama p/ a Ângela Merckel e a coisa mudou totalmente.

    Nem acredito que Obama seja tão mau assim, mas que ele é obrigado a sê-lo.

  5. Férias de Arromba!

    Nassif: para onde vai Savonarola dos Pinhais, em férias? Acertou que disse para o Tio San. Outra pergunta — para que local? Aqui as opiniões se dividem. Para uns, Berverly Hills, a procura de casa para um novo domicílio. Para outros, Disneylandia onde estariam valores históricos dos seus sonhos — Tio Patinhas e Popeye. Uma terceira vertente fala de Miami. Ele e o gogoboy de Pato Branco, parece, ficarão na casa do Morcegão, esperando um certo senador extremista para comparecerem, como representantes do Brasil, à posse de Trump.

  6. Similiraridades

    A esquerda , romanticamente , é considerada uma tendência política voltada para a valorização social. Inegavelmente é um ideal nobre que a diferencia da direita capitalista , onde impera o lucro pelo lucro.Infelizmente , desde sempre a hipocrisia se sobrepõe à politica e à ética , fundamentos a que  a ideologia socialista mais deveria honrar.

  7.  
    Espero que essa miséria se

     

    Espero que essa miséria se espatife no solo ao desabar do carrinho na “montanha russa” do parquinho da Disney.

    Orlando

  8. Não foi só o Vacari que foi preso?

    Quantos tesoureiros de outros partidos foram presos? Quantos mais do PT estão engaiolados pelo savonarola? Quais as justificativas? E ele vai levar todos seus seguranças juntos? Vai fazer uma festa de arromba as nossas custas? Enquanto meu Papai Noel está ficando caquético o dele vai continuar com sua gordura mórbida? 

     

  9. Boa viagem…..

    Aproveita pra fazer um curso, sei la, ingles?Ou outra coisa tipo o que um juiz pode e deve fazer e o que um juiz não pode nem deve fazer?Curso assim de uns 10 anos? que tal……se for por falta de adeus…..va pela sombra…..

  10. Será o Sérgio Moro uma Gabriela Hardt de cueca?

    Será de fato uma juíza ou um arremedo de juíza? Seria mais um Sérgio Moro de calcinha?

    Será que usa fio dental?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador