O cerco a De Sanctis

Por Tony

20/02/2009 – 09h00

De Sanctis responde a bombardeio de perguntas da corregedoria do TRF, informa Mônica Bergamo da Folha Online

Hoje na Folha O juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, passou as últimas semanas respondendo a ofícios enviados pela corregedoria do TRF (Tribunal Regional Federal), informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta sexta-feira pela Folha (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a coluna, o bombardeio de perguntas se refere, em sua ampla maioria, à Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Ele teve que responder, por exemplo, por que citou um assessor do STF (Supremo Tribunal Federal) na sentença em que condenou o banqueiro Daniel Dantas, por que deu entrevistas que podem “denegrir” o STF, por que não deu informações sobre um habeas corpus de Dantas (o processo era sigiloso) e por que deu seguimento a um processo que o STF tinha suspendido, o do russo Boris Berezovski, no caso Corinthians/MSI.

Luis Nassif

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pior que é mesmo coisa de
    pior que é mesmo coisa de mafioso…vencemos a ditadura militar militar e agora estamos sendo castigados pela ditadura do gilmar, a do chicote !!!

  2. mas é preciso muita calma,
    mas é preciso muita calma, resistência pacífica, pois eles estão forçando barra para que aconteça mesmo uma revolução social para assim poder implantar o tal estado de direita do gilmar.

  3. Nassif e colegas do
    Nassif e colegas do blog,

    Lamentavelmente estão se concretizando as premonições que fizemos em versos, há quatro meses, com o título “Inversão de Valores”, sobre a Operação Satiagraha da Polícia Fedral. Eís a estrofe que fala sobre essa previsão:

    Nessa inversão de valores
    Já vejo dois condenados
    O Juiz Fausto De Sanctis
    E Protógene, o delegado
    Até porque Daniel
    Só não entrar no céu
    Mas vai ser canonizado.

    Abs.

    Edmar Melo

  4. E nós, mais uma vez, vamos
    E nós, mais uma vez, vamos ficar assistindo a isso, sem fazer nada?

    Ou melhor, apenas postando comentários irados nos blogs da vida?

  5. Gilmar Dantas Mendes é
    Gilmar Dantas Mendes é corintiano ???
    eleitor do Dualibi???

    Uauuuu

    Isso é escandalo !!
    Merece repudio da Fiel !

    Os mano tem que grita na parada. abaixo o gilmar.

  6. Todo o Brasil estará ligado
    Todo o Brasil estará ligado na Rede Globo durante esse Carnaval, alguns estarão vomitando em alguma sarjeta do país, mas quase todos estarão alienados e não enxergarão os crimes que políticos e ministros irão cometer. Viva o Carnaval!

  7. Ele que tome cuidado.Aqui no
    Ele que tome cuidado.Aqui no rs, onde parece ter se instalado o coronelismo que atrasou o, agora livre dele, lindo nordeste, tem governadora que vai á Brasília só para “falar” com uma testemunha da corrupção do governo atual(psdb) e a testemunha, que iria depor nos próximos dias, pasmem, se “suicidou” depois do “encontro”. O rs firou um deus nos acuda.A mídia tenta, de forma vexatória, proteger os corruptos, pois está metida “na coisa até os cabelos”.Senhores, é de arrepiar!A coisa que me consola, é que sabia que tudo isso existia faz tempo,mas como eram protegidos pela midia, não conhecíamos a cara dos crápulas.Agora a corina está se abrindo, porque temos imprensa alternativa, e vemos a verdadeira face dos que se faziam de santinhos.Eles estão confiantes que a midia os livrará disso também, o que, aqui no rs, não é de duvidar.Aliás, já estão tentando desviar o foco.Gente, essas pessoas são insanas, só pode!

  8. ” Bombardeio” parece muito
    ” Bombardeio” parece muito mais uma vontade da jornalista que de fato o que ocorreu. O Juiz não será sequer advertido, que dirá afastado. Mais uma coisa. Na próxima vaga para Desembargador Federal, De Sanctis terá obrigatoriamente de compor a lista, por antiguidade. E quem faz a escolha, da lista tríplice, é o Presidente da República. Assim, só dele depende fazer a justiça que a Justiça não lhe fez. Mas eu me arriscaria a ir mais longe. Com a aposentadoria de Eros Roberto Grau em 19 de outubro do ano que vem ( quando completará 70 anos) e de uma suposta intenção de Celso de Mello em seguir-lhe o exemplo, Lula pode muito bem preencher o(s) cargo(s) com um magistrado de carreira. Que bem pode ser um Desembargador Federal. Afinal, Ellen Gracie era justamente Desembargadora no Rio Grande do Sul quando FHC alçou-a ao STF. Vislumbro um futuro bem mais promissor para o juiz do que imaginam alguns colegas.

  9. Aguardo que a CUT ou alguma
    Aguardo que a CUT ou alguma entidade de magistrados, a OAB, alguém que tenha meios de arregimentação, proponha alguma manifestação de rua contra esta inquisição que se instaura contra juízes honestos. E que lancemos panfletos esclarecendo a população sobre a ditadura que o sr. Gilmar Mendes instaurou para proteger uma casta de bandidos.

  10. A esperança dos pró-Dantas
    A esperança dos pró-Dantas (leia-se, pró-corrupção) era que de Sanctis aceitasse a promoção ao TRF. Não deu. Agora sofrerá pressões diversas que praticamente impossibilitarão seu trabalho. Afastado? Duvido. Seu nome ainda é bem quisto pelo país e o TRF não se dará esse desgaste. Mas censurado ou advertido ele será, com certeza.

    Contudo, alguém se dispôs a analisar as críticas que ele fez ao STF? E o tal assessor de Mendes, num suposto jantar? Onde estão as conclusões? Enfim, PF, faça seu trabalho. Protógenes fez a parte dele. Resta saber quem o governo quer proteger, ou pior, se proteger.

  11. Nassif, segundo o famoso
    Nassif, segundo o famoso livro de Dee Brown ” Enterrem Meu Coração Na Curva Do Rio”, sobre o tratamento dados aos índios na colonização do oeste americano, os apaches eram de longe os mocinhos…

    Você não irá matar minhas fantasias com Buck Jones, Rocky Lane e Bufalo Bill.

  12. Até março ou abril veremos o
    Até março ou abril veremos o De Sanctis demitido e o Protógenes na cadeia.

    Afinal eles tentaram botar em cana o dono do Brasil.

    Que ousadia desses rapazes !

  13. Quando destituirem o juiz De
    Quando destituirem o juiz De Sanctis, só resta falar como Jesus: “Tudo está consumado”. E esperar que um raio rasgue de alto a baixo o prédio do Supremo Tribunal Federal.

  14. Dormia a nossa Pátria mãe tão
    Dormia a nossa Pátria mãe tão distraida sem perceber que era subitraida em tenebrosas transações. Seus filhos erravam cegos pelo continente levavam pedras feito penitentes, erguendo estranhas catedrais. E um dia afinal tinham direito a uma alegria fugás uma ofegante epidemia, que se chamava CARNAVAL o CARNAVAL o CARNAVAL !!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Na lista de alvos do coroné
    Na lista de alvos do coroné Gilmar Dantas estavam:

    – Delegado Paulo Lacerda – exilado

    – Delegado Protógenes – afastado

    Os próximos são:

    – Juiz De Sanctis – já está na mira

    – Procurador De Grandis – vem em seguida

    – Procuradora Anamara Osório – ela não perde por esperar

    É o lado pior do governo Lula: compactuar/fechar os olhos para a ação de Daniel Lex Luthor Dantas e seu assistente, coroné Gilmar Dantas.

    Ah, que inveja da Bolívia e da Venezuela!

  16. Olá, Sérgio Pinto.

    Você tem
    Olá, Sérgio Pinto.

    Você tem razão. Postar um comentário indignado não resolve muita coisa!
    É preciso começar a discutir com os colegas da escola, do trabalho*.
    É preciso começar a formar grupos de discussão para ampliar a consciência cívica que encontramos aqui para o mundo lá fora.

    *No trabalho, só com muito cuidado. Nos meus tempos de funcionário eu acabei arrumando encrenca com a chefia, algumas vezes.

  17. Todos sabiamos que vinha
    Todos sabiamos que vinha chumbo pra cima do de Sanctis. Agora, devemos esperar o que para cobrar das associações de magistrados, de organizações da sociedade civil (Cut, OAB, ABI etc) que intercedam em favor do juiz e em repudio ao Gilmar Dantas e ao Daniel, que querem calar o magistrado, e quem sabe afasta-lo da magistratura. Será preciso que nos mobilizemos para barrar essa covardia e ignominia. Voce poderia criar um abaixo assinado via INTERNET para viabilizar isso? E a divulgação em outros blogs e meios de comunicação a fim de ampliar o numero de pessoas informadas a respeito.

  18. Dormia a nossa Pátria mãe tão
    Dormia a nossa Pátria mãe tão distraida sem perceber que era subitraida em tenebrosas transações. Seus filhos erravam cegos pelo continente levavam pedras feito penitentes, erguendo estranhas catedrais. E um dia afinal tinham direito a uma alegria fugás uma ofegante epidemia, que se chamava CARNAVAL o CARNAVAL o CARNAVAL !!!!!!!!!!!!!!!! Não sei porque hoje lembrei dsta letra do CHICO.

  19. Notícias assim não me
    Notícias assim não me surpreendem mais.
    Podem ver que esta notícia já está à disposição naqueles mesmos lugares de sempre.

    O estrago que se perpetua neste país é sem tamanho.

    Este cerco a De Sanctis já vem há muito tempo.
    Em novembro já existiam no TRF da 3ª, 22 (VINTE E DUAS) medidas para tirar de Sanctis do caso e apenas com relação à ação corrupção de agente público (HC e Mandado de Segurança)

    ___
    – Isto é que ampla defesa e judiciário célere..que piada…

    (mais piada) – É só parar com tudo e depois fazer mutirão disso..mutirão daquilo…e todos ficam contentes…
    __

    Saindo da piada…

    Deverá ter um número consideravelmente maior, depois que se fizer a denuncia da segunda ação.

    Existe ainda na corregedoria a interpelação do Gilmar Mendes que se sentiu ofendido (?) e de Celso de Mello que informa ter havido desobediência à sua ordem de suspender a ação contra o russo, Dualib, o armênio da MSI e outros..

    E para quem não tem conhecimento jurídico,
    De Sanctis terá que responder a todas estas interpelações !!

    Para quem não se lembra ou não sabe, estranhamente
    os dois processos (MSI e Dantas) foram maciçamente interpelados
    em junho, logo depois da FSP a matéria de vazamento sobre a investigação da PF sobre as operações do Oppórtunity..
    Não digo aqui que os dois se confundem, pois não sei, mas sim, da enxurrada de pressão deste momento em diante.

    Quanto a porque citou um assessor do STF, é porque citou todos que de alguma forma apareceram na investigação e diga-se, apareceu a pedido dos réus Chicaroni e Braz.

    Quanto à entrevista que denigrem o STF ?
    Não vi nenhuma. Apontem-me uma.
    Vi sim, o Gilmar Mendes chamar a PF e MP de incompetentes, que o TRF e STJ de manter denuncias ineptas e aventureiras, vi pré julgar questões como do Jungmam, sobre o uso de algemas e outras..
    – Assisti também, ao julgamento do mérito do HC do Dantas, com ampla divulgação pela tv ao vivo e a cores, foi pautado ao ataque sem precedentes a um magistrado.

    – Vi uma desembargadora do TRF, plantar mentiras e servir de menina de recado do patrão bravo.

    Então ..quem denegriu quem ?

    Quanto a NÃO DEU INFORMAÇÕES sobre o HC…para quem?
    Ao STF, no HC/95009 ?

    Pareceu isto aos leigos, quando Eros Grau, “bradou” ter pedido informações em junho e estas chegaram um mês depois (nas férias !)
    Pois não foi.
    É só checar este HC no STF.
    Publicado em 18/06, oficio enviado ao De Sanctis em 17/06.
    Dia 26/ 06 já estava no STF TODA a informação.
    Dois apensos.. Sabem quantas folhas tem dois apensos?
    Vale frisar que..NÃO SE TRATAVA DE RÉU PRESO.

    Seria não deu informações ao Investigado Daniel Dantas?
    mas estava em fase de inquérito, nem denuncia havia…

    E por fim,

    Quanto ao caso do meu querido mais lavanderia Corinthians, de desobediência que teria supostamente cometido contra decisão monocrática de Celso de Mello, em HC, façam uma busca no google, caso contrário este comentário ficará enorme…dica..coloquem apenas dois nomes na busca..o juiz e o min. Mello.

    O juiz já respondeu esta questão ao STF em junho de 2008..!!!

    Realmente…estão querendo fritar o MM.

  20. Prezado LN

    Vou colocar pela
    Prezado LN

    Vou colocar pela quarta vez o mesmo comentário sobre juizes, advogados e afins que não fazem absolutamente nada em relação ao gilmar mendes e toda essa situação.

    “Sâo todos farinha do mesmo saco”

    Até agora não veio nenhum destes me desmentir. Vestem a carapuça.

  21. Carlos Eduardo (15,37)..matou
    Carlos Eduardo (15,37)..matou em cima ao sugerir esta canção…

    è isto mesmo, muitos ainda não perceberam que estas questões são norteadoras do processo democrático e de um pais mais justo e limpo, que está sendo enterrado com as questões paralisantes do CNJ e STF.

  22. Prezado Nassif.
    Este País só
    Prezado Nassif.
    Este País só se livrará da corrupção, quando surgir brasileiros patriotas, como
    o atirador de elite iraquiano que com um rifle com luneta já mandou mais de 100 soldados americanos para o inferno, somente assim os grandes ladrões do dinheiro publico deste País poderão ser punidos!

  23. Vejam o que acontece neste
    Vejam o que acontece neste país com aqueles que procuram cumprir com os seus deveres de forma honesta e dentro da lei.
    Mas existe uma JUSTIÇA MAIOR, E ESSA JUSTIÇA FAZ JUSTIÇA!
    Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. – Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. – Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)
    Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. – Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. – Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)
    Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse entrará no Reino dos Céus. Muitos me dirão, naquele dia: Senhor, Senhor, não é assim que profetizamos em teu nome, e em teu nome expelimos os demônios, e em teu nome obramos muitos prodígios? E eu então lhes direi, em voz bem inteligível: Pois eu nunca vos conheci; apartai-vos de mim, os que obrais a iniqüidade. (Mateus, VII: 21-23).

  24. entre 14/08/08 e 14/11/08, a
    entre 14/08/08 e 14/11/08, a Corregedoria do TRF , através de da Secretária Informática, mapeou os acessos à internet nas vara federais.
    Queriam saber o que acessavam…

    isto que é independencia….

  25. Até a corregedoria da PF está
    Até a corregedoria da PF está contra o De Santis, deveria ficar quieta, e parabenisar o De Santis e o Protógenes pelo belo serviço prestado a Nação, e
    não chama-lo a dar explicações!
    Tá tudo dominado pelo Daniel Dantas, isto é lamentável!

  26. O que se pode esperar de uma
    O que se pode esperar de uma justiça como essa, quando um ministro é pego vendendo sentença para traficante de drogas ou, outros corruptos de outra categoria, recebe como punição aposentadoria precoce, com vencimento proporcional ao tempo de contribuição?

  27. Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes (16,36)

    Apenas quem tem o poder legal de fazer…
    é o Senado (na especificidade) e o STF (em crimes comuns)

    Escolha…

    PS. mas nada impede do povo ir ao Senado e reivindicar o que de Direito.

  28. Nassif

    Passei aqui para me
    Nassif

    Passei aqui para me dar ao luxo de ler seu blog e cruz credo, tudo acontece nas férias, nos feriados, no carnaval..

    Olha esta de SP…

    D´URSO VAI OFICIAR A SERRA PARA VETAR A LEI 43/09
    17/02/2009

    O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, manifestou-se contrário ao projeto de lei 43/09 , aprovado na Assembléia Legislativa de São Paulo, nesta terça-feira(17/2), e pretende oficiar ao governador José Serra para que não sancione o texto, por apresentar vício de constitucionalidade e não assegurar acesso dos advogados aos inquéritos policiais. O projeto prevê a adoção de medidas de segurança a vítimas e testemunhas nos boletins de ocorrência e inquéritos policiais, mantendo seus dados em envelope lacrado à disposição da Justiça.
    D´URSO VAI OFICIAR A SERRA PARA VETAR A LEI 43/09

    Para D´Urso, o projeto tem vício de constitucionalidade

    “ Este projeto, ao nosso ver, apresenta vício de constitucionalidade porque regra tema processual penal, cuja competência é exclusiva da esfera federal”, diz D´Urso, ressaltando que a necessária proteção de testemunhas e vítimas já está contemplada em lei federal e por isso mesmo não deveria ser preocupação do legislador estadual.

    Além da inconstitucionalidade, o presidente da OAB SP vê com preocupação o fato de o projeto não assegurar acesso ao advogado. “ Qualquer iniciativa que verse sobre investigação criminal deve ser pautada à luz da Súmula Vinculante nº14 ,do Supremo Tribunal Federal, que garante o acesso do advogado constituído vista dos inquéritos policiais, ainda que tramitem sob sigilo”, ressalta.

    No entender de D´Urso, o texto da Súmula 14 assegura prerrogativas profissionais dos advogados para bem exercer sua atividade no interesse do direito de defesa do cidadão, quando estabelece: “É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa”.

    D´Urso lembra que problema semelhante foi apresentado pela Lei Estadual 11.819/05, que estabelecia o uso do sistema de videoconferência no Estado de São Paulo, considerada inconstitucional pelo STF, porque disciplinava matéria explicitamente regulada pelo Art. 185, do CPP, de competência da União.

    ” Seja pelo vício de origem ou pela falta de previsão de acesso aos advogados, pretendo oficiar ao governador, José Serra, nesta quarta-feira (18/2), para que não sancione a Lei 43/09, uma vez que a proteção às testemunhas e vítimas já tem previsão legal”, afirma D´Urso.

  29. 20/02/2009 – 14:24 Enviado
    20/02/2009 – 14:24 Enviado por: Eduardo Willians Bandeira de Melo

    Acho que a expressão “o cerco a” está inadequada. Ela sugere algo como “o bandido está ficando encurralado”, o que não creio que seja a intenção do post.

    Quando os apaches impunham um cerco à cavalaria, os mocinhos é que ficavam cercados.

    Nassif, vou dar um tiro na sua fantasia de mocinhos e bandidos, pelamordeDeus, apaches encurralando a cavalaria???

    Isso tá parecido com a “ditabranda”, um revisionismo histórico…rs

    Esqueceu do general Custer?

  30. É, Nassif, convém lembrar o
    É, Nassif, convém lembrar o general Custer – e, também, que depois (1890) houve o massacre de Wounded Knee…

    Quanto ao juiz Fausto de Sanctis, que continue firme, exemplar, sem vender a alma aos diabos.

  31. Duas do santo :

    Renascer,
    Duas do santo :

    Renascer, no site Ultima Instancia :
    de oficio, o D’ urso e o Fischer e turma do STJ paralisaram uma ação enorme, até que todos os recursos sejam julgados.

    e

    no MT chegou esta notícia também…

    Banco Santos
    A empresa Maremar, do grupo Santos, foi intimada pelo Banco Central a pagar US$ 93 milhões por inserção de informações incorretas em 122 contratos de câmbio, que favoreceram o ex-presidente do banco, Edemar Cid Ferreira. Segundo o jornal Valor Econômico, os contratos informavam a entrada de capital estrangeiro a longo prazo para a participação em empresas no país, mas quase todo o valor teria sido repassado à mulher de Edemar, Márcia de Maria Costa Cid Ferreira (R$ 487 milhões), à BrasilConnect (R$ 143 milhões) e à Procid Invest (R$ 29 milhões), duas das empresas do grupo Santos. Em junho de 2006, a Maremar foi intimada pelo BC a prestar esclarecimentos. O ato de constituição da empresa vedava o envolvimento da sociedade em avais, fianças e endossos em favor de terceiros, mas o banco concluiu que a principal atividade da Maremar era a concessão de empréstimos. Segundo o administrador judicial do Banco Santos, Vânio Aguiar, a massa falida recorrerá para questionar o valor da multa.

  32. Roberto Locatelli

    Até tenho
    Roberto Locatelli

    Até tenho umas conversas deste tipo com meus colegas de trabalho (muitos dos quais, leitores assíduos da Veja, tietes do Serra e etc).

    O que posso lhe afirmar é que há o risco de você ser o messiânico do departamento, isso quando não for o Petralha ….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador