‘O Estado é laico’, avisa Marco Aurélio a Bolsonaro

Segundo o ministro, não só o Estado é laico, como a corte, parte deste Estado, não poderia ser erigida com base em critérios religiosos.

Foto UOL

Jornal GGN – Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), respondeu à Jair Bolsonaro, sobre estar na hora de escolher um evangélico para a Corte. O ministro lembrou ao presidente que ‘o Estado é laico’, e cogitou ser tal fala um ‘arroubo retórico’ permitido pela liberdade de expressão. As declarações do ministro foram evidenciadas em matéria do jornal O Globo.

Segundo o ministro, não só o Estado é laico, como a corte, parte deste Estado, não poderia ser erigida com base em critérios religiosos. Para ele, é a formação jurídica e a defesa da Constituição Federal que deve pautar a escolha dos integrantes da Corte. Sua fala se deu em resposta ao discurso feito por Jair Bolsonaro.

‘Não sabemos se alguém professa o Evangelho. Temos católicos e dois judeus (Luiz Fux e Luís Roberto Barroso). Mas o importante é termos juízes que defendam a ordem jurídica e a Constituição. O Estado é Laico. O Supremo é Estado’, disse Marco Aurélio. Disse ainda que ‘foi a visão dele, potencializando o lado religioso’.

Há pouco tempo, Bolsonaro avisou que a próxima vaga do STF seria ocupada pelo ex-juiz Sergio Moro, agora ministro da Justiça. A essa declaração, Mello emendou que ‘não se sabe se ele é evangélico, mas quem sabe?’, perguntou ele, ‘talvez ele se converta agora’, brincou o ministro.

7 comentários

  1. Bueno, primeiro o dito Aurélio devia dizer isso para o toffolóide que assola o stf junto com as rosinhas, as carmencitas e outros de mesmo pejo. Depois, devia ter cuidado, pois, sabe-se lá o que os olavetes e bolsonários entendem por “laico”; vá que pensem ser o “esposo” da cadela Laika, sim, aquela russa lançada ao espaço. Todo cuidado é pouco.

  2. Nassif: tem que avisar o ministro que isto é balela do daBala. No mínimo tá querendo tirar uma casquinha nalgum benefício que o “vangélicos” possa lhe proporcionar, especialmente livrando o bando de maiores investigações no envolvimento com as Milícias, a morte de Marielle, que parecem envolvidos, o caso do LaranjaQueiroz, a economia que patina (pra trás) e a questão do porte de armas.

    Porque se for pra botar “avivado”, o Gogoboy de PatoBranco é o mais indicado. Promovera shows na TV da Corte, com Powerpoint prá tudo quanto é lado. Ilustrações de altissima competência.

    Também, o ProfetaMaldito, que tem as bênçãos do dono do Templo de Salomão e do Carcamano da Moóca. Quem melhor? Ele dirá até que o Carrasco de Diamantino atirou pedra na cruz de Cristo. Como fez com o SapoBardo.

    Ou que EliotNessTupiniquim funde uma denominação nova, JesusCristoPadroeiroTrambiqueiro, em sua terra afetiva, BeverlyHils. Dizem que o cargo foi negociado desde 2016. Já imaginou os benefícios. Jesus até desse da goiabeira.

    Começará uma nova fase da Igreja vinculada ao Estado. Desta feita, todos os pastores (inclusive os de cabras) serão funcionários do governo, sustentados pelo erário público. Já tivemos isso. É só voltar, com outra denominação. Será um avanço celestial, digno de um autêntico MESSIAS…

  3. sem a laicidade e a impessoalidade dos
    burocratas do estado,
    o caminho será o da continuidade dos eternos privilégios
    dessa camada obscena da elite que ganha altos salários
    e se locupleta no estado por mais de quinhentos
    anos sempre dando golpes de estado
    para manter-se no poder em defesa
    de uma minuscula classe rentista que se refestela
    na boca de fumo dos altos juros do banco central…..
    um conluio evidente e histórico agora repetido na
    deforma da previdencia, onde os banqueiros pagam
    os anúncios para que a grande midia golpista e rentista
    capitaneada pela rede globo defenda o
    indefensável –
    o fim da
    previdencia – com mentiras infames….
    o mesmo conluio que leva as riquezas do país e
    provocou a prisão do presidente lula para que a
    entrega do país fosse realizada pelos governos
    golpistas do temer e de sua continuidade, o de bolsonaro…
    só não vê quem já ficou cego em função do
    descolamento da retina da realidade cruel
    que nos cerca mas que alguns preferem não enxerga-la
    para enfim evitar enfrentá-la por ser tão abominável
    e inadmissível….
    até que o estado de exceçãose letivo nos leve ao barbarismo
    fascista que atropela a democracia mas que os
    manifestantes jpvens e com bom jumor rechaçam
    finalmente e dão uma nova esperança a todos os
    que lutam por um muno melhor…

  4. Bom, a ideia, que despreza o laicismo do Estado Brasileiro, apenas, abrirará precedente, para que todas as religiões, com razão, exijam direitos iguais de indicarem seus representantes e, adivinhem o que acontecerá?
    Que ideia, hen? E o Brasil e seu povo? como ficam?

  5. Tudo o que os crentes esperavam era a vinda do messias.
    Ele chegou, com os seus ” lindos olhos azuis” e governa o brasil.
    Colocar no supremo um eva angélico só pode ser da vontade de deus,
    Instalado no supremo, o eva angélico, ” senduvidamente ” patrocinará a “justiça divina”
    Alá aqui no bar!!!
    E viva a ” teocracinha”!
    Sinceramente,
    o brasil anda tão cansativo…

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome