O lado obscuro dos jovens masculinistas inspirados por Alita

Da Revista Forum

Os meninos que não amam as mulheres

Blogues, fóruns e grupos em redes sociais reúnem jovens com discurso misógino e extremista

Por Camilla Feltrin

A lenda em torno do nome de Nessahan Alita diz que o rapaz era professor de Geografia da rede pública de ensino e também especialista em orientação junguiana, mas que hoje, após passar em um concurso da Funai, estuda a vida de índios. Essa é a lenda, não há nada comprovado. O que existe de real é uma dezena de livros publicados sob esse pseudônimo.

Influenciados pela literatura de Alita, homens e meninos se reúnem em grupos, fóruns e comunidades nas redes sociais para discutir os tais ensinamentos e variações dele. Dois dos principais livros do enigmático escritor são O Lado Obscuro das Mulheres e o Profano Feminino. Em suma, as publicações ensinam que as mulheres não podem ser muito bem tratadas e quanto mais são ignoradas, mais se interessam por um pretendente.

Os seguidores dos livros condenam o uso de violência e ameaças praticadas pelos Sanctos, grupo mais extremista, mas também não deixam de ter pensamentos amedrontadores e chocantes. Com – ou sem – licença poética do filme dos irmãos Wachowski, os jovens dizem que é preciso enxergar a verdade e a manipulação feita pelas mulheres e sair da vida “matrixiana” para poder viver feliz na Real, um suposto estado de consciência capaz de enxergar essa realidade questionável em que as mulheres são monstros e manipuladoras.

A preferência política dos participantes oscila entre direita e extrema direita. Os termos usados são diversos e humilhantes para as mulheres: ‘merdalheres’, ‘feminazis’, ‘m$ol’ (para mães solteiras), ’bucetocard’ (em referência às gentilezas que mulheres bonitas, ou não, conseguem), entre outros do nível.

“Em vez desses homens se adaptarem a um mundo com maior igualdade, eles querem retroceder aos anos 1950, aliás, ao tempo das cavernas, em que o homem honrado precisava caçar. Eles sabem que esse retrocesso não vai acontecer, e por isso gastam seu tempo odiando mulheres e qualquer outro grupo historicamente oprimido que luta por mudanças. Nada disso é novo, mas, com a internet, esses homens frustrados, tristes, desesperados, podem se reunir em blogs, fóruns e páginas no Facebook”, comenta a professora universitária da UFC (Universidade Federal do Ceará) Lola Aronovich, que costuma escrever sobre o movimento em seu blogue (www.escrevalolaescreva.blogspot.com).

Jovens e nerds, esses internautas citam trechos de livros do Nessahan Alita como se fosse uma bíblia e mesmo aparentando serem novos e sem muita experiência de vida (leia-se amorosa e sexual), falam com propriedade que nenhuma mulher presta e estão prontas para enganar os homens com armadilhas naturais de dissimulação. A viagem é endossada por Schopenhauer e trechos da Bíblia e do Alcorão em que os homens são exaltados e as mulheres humilhadas.

Lola acredita que esse tipo de conversa pode gerar vários danos para a sociedade. “Eu creio que os masculinistas devam ser considerados um grupo de ódio. Um discurso desses pode servir de combustível para ações mais concretas como atentados, espancamentos e até assassinatos”, diz. Nos fóruns, é possível encontrar diversos materiais de estudo para a ideologia e debater assuntos pertinentes, desde como aumentar os adeptos do masculinismo no Brasil, sobre o modus operandi das mulheres (como se fossem uma organização ou militância) e a suposta inconstitucionalidade da lei Maria da Penha. Os ensinamentos e dicas são duvidosos e até risíveis. Um dos usuários, por exemplo, discorre sobre a necessidade de alterar sexo entre garotas de programa e ‘civis’ (sic). Um ponto apoiado em todos os grupos é de que as mulheres não gostam de sexo, apenas o fazem como forma de seduzir e controlar o homem.

O jornalista Olavo de Carvalho, o blogueiro Julio Severo e o deputado Jair Bolsonaro são admirados nesses tipos de blogue e tidos como referência. Na ficção, o assassino Max (Marcelo Novaes), da novela Avenida Brasil, Coronel Jesuíno (José Wilker), de Gabriela, com o bordão “Deite que vou lhe usar” são citados como exemplos de macho alfa que não se deixam ser comandados por mulheres.

Ódio na rede

A pregação desse tipo de ódio na internet tem diversos adeptos e é algo tão amplo que pode se transpor para a vida real. No triste caso das crianças mortas por Wellington Menezes de Oliveira em Realengo (RJ), em abril de 2011, surgiu a hipótese de que o atirador participasse de fóruns pautados na superioridade do sexo masculino e de que as mulheres são seres oportunistas. Nada foi comprovado ainda, mas das 12 vítimas fatais, 10 eram meninas.

Durante a Operação Intolerância, deflagrada em março de 2012, a Policia Federal prendeu Emerson Eduardo Rodrigues e Marcello Valle Silveira Mello em Curitiba (PR). Eles eram responsáveis pelo site SilvioKoerich.org. O blogue continha diversas mensagens de ódio contra mulheres, negros, nordestinos, gays e imagens de pedofilia, corpos mutilados e zoofilia. Na época, policias disseram que a relação entre os dois com o assassino carioca seria investigada.

O Anonymous BR foi responsável por descobrir os nomes, endereço e CPF da dupla e entregar voluntariamente para a Polícia Federal. Segundo a usuária @anonim4isback, os dois também têm participação no ataque da rave no Distrito Federal em que 12 jovens ficaram feridos.

A dupla também planejava um ataque a UnB (Universidade de Brasília), semelhante ao de Realengo. No atentado frustrado pela PF, os alvos seriam estudantes do curso de Ciências Sociais da faculdade. O motivo? Pensamentos esquerdistas são repudiados por esse tipo de internauta. Emerson e Marcello são classificados como sanctos, a variação extremista da ideologia masculinista. Metade da capa do Correio Braziliense, em 23 de março de 2012, foi dedicada à operação da PF.

A origem

O termo dos fóruns de homens que discutem A Real surgiu no Orkut, especificamente na comunidades Mulher Gosta é de Homem Babaca e O Lado Obscuro das Mulheres no começo do ano 2000. À época, Nessahan Alita, autor dos livros, participava ativamente das discussões.



Luis Nassif

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. texto raso

    Texto raso e sem conhecimento de causa. Estude o masculinismo, principalmente o americano, que já é um movimento social em consolidação, e aprenda a filtrar a informação que lê antes de postar um desserviço como este. O infeliz de realengo e os misóginos que roubaram a identidade do Silvio Koerich não têm NADA a ver com masculinismo.

    1. Nassahan Alita

      Estou chegando bem atrasada em relação ao assunto. E estou um tanto por fora, mas tenho algo a dizer (que nem sei se tel alguma importância).

      Quando eu soube que o Orkut vai acabar em setembro de 2014, fui pegar algumas fotos do meu antigo perfil original esquecido lá. 

      Aproveitei para ver um antigo fake que eu tinha, quando o acessei vi que tinha um scrap bem antigo para mim que dizia: “Silvio foi preso”, e logo o link desta página.

      Bem, eu sabia quem era o Silvio, sou uma das primeiras, ou a primeira mais ativa, que foi “debater” ou simplesmente brincar nas comunidades: “O Lado Obscuro das Mulheres”, “Elas preferem os canalhas”, “Mulher gosta mesmo é de dinheiro”, “Homens que os entendem”.  E foi por minha causa que Alita saiu do OLBM (O Lado Obscuro das Mulheres”.

      Eu lembro do caso de Realengo, mas jamais pensei que tivesse algo a ver com a internet e com o antigo orkut. Não cheguei a acompanhar profundamente os noticiários na época, vi por cima que se tratava de um rapaz que teria sofrido bullyng e foi se vingar quando mais adulto. Nesta época eu já não frequentava o Orkut há anos.

      Em 2006 aproximadamente eu encontrei ao acaso a comunidade OLODM. Havia alguns avatares lá que tentavam discutir com seriedade os relacionamentos femininos, um deles era Ethereal. A discussões lá, a príncipio, eram amenas, de inicio só observei. Ethereal me disse, se bem me lembro, que o objetivo maior era o homem aprender a ter autocontrole sobre si mesmo e não entrar junto com a mulher (qdo esta for imatura) na emotividade feminina qdo esta estivesse confusa… para assim ajudar suas mulheres. Mas logo vieram grupos mais radicais distorcer algumas das colocações de Alita.

      Estes grupos mostravam revolta por sentirem-se rejeitado por mulheres ditas “alfas” e interpretaram em Alita que tal rejeição se dava por estes meninos serem “fracos”, e entendiam como fracos o fato de serem “carinhosos” e “tímidos” e acabaram por entender que “cair na real” ou sair da “matrix” seria ser mais duro com as mulheres, os mais radicais falam em maltratar por entender que mulheres são masoquistas ou algo próximo a isso.

      Para “comprovar” o que diziam fizeram um tópico chamado “Evidências” no qual postavam links e matérias de mídias sensacionalistas, besterol ou dúvidosas nas quais falavam sobre meninas que sofriam por um cara que não as amavam (logo, isso comprovava, para eles, que a mulher amava o cara pq ele a rejeitava, o que não aconteceria se ele retribuisse o sentimento e blá blá blá). Chegaram a falar da abertura da novela boboca chamada 4 por 4 (da globo) e levando tal coisa a sério diziam que o objetivo da mulher era acabar com o homem, por isso com base em tais asneiras, sentiram necessidade de se unirem num Clube do Bolinha e atacarem a mulherada divulgado os ensinamentos de Alita (mas com as interpretações deles, claro).

      Eu cheguei a fazer um debate desimportante com Alita, foi harmonioso e não levou a nada. Na época, ele preferia  gastar tempo com mulheres mais “radicais” na comunidade. Uma delas era uma colega minha, o codinome Barbie. Ele criou uma comunidade na qual ele era o dono, não lembro o nome, e postava os links dos debates na OLODM.  A proposta daquela comu q ele criou era fazer convites as mulheres para debater com ele, e depois ele compartilhava os resultados com os colegas. 

      Um exemplo era ele mencionar como a mulher com quem ele debatia (que nem tava levando o assunto a sério) tentava desviar o foco da conversa, e ele aconselhava os homens a manter o foco e nunca deixar que uma mulher os desviassem do foco, o que na prática nunca conseguiram fazer.

      O que chamou minha atenção na épca foi ver que o que Alitava falava valia tanto para homens quando para mulheres com MENTALIDADE IMATURA. Então, não resisti e para me divertir, fui fazer um jogo com o caras lá e mostrava o link em off para algumas mulheres. Eu colocava o que Alita dizia sobre as mulheres, no caso cair numa roda emocional por exemplo, ser contraditória, infantil, etc. Assim, eu abria foruns com o objetivo de potencializar emoções nos meninos, tornando-os infantis, e eles agiam do mesmo modo que as descritas por Alita em relação as mulheres. O grupo de mulheres do qual eu fazia parte… não levava mais nada ali a sério, e sim como fonte de diversão. Por isso, algumas até usavam fake masculino, conquistava a confiança dos caras e os faziam de bocós. Demorou para cair a ficha deles, e qdo caiu foi aquela risada nossa de ver as conversas deles qdo descobriram. Só que aí tbm começou a haver uma confusão entre eles mesmos, entre os chamados moderados e os mais radicais.

      E sabem o motivo da confusão que, inclusive, resultou na saída de Alita?

      Havia dois foruns de um novato (acho que era codinome Mendigo) que mostravam preconceito a gays e apologia ao estupro (do qual Silvio concordava). Não achei que estivessem falando a sério, mas o fato é que nem o dono e nem a moderação excluírem o forum (talvez por serem inexperiente), e aparentemente nem Alita e nem os mais moderados se atentaram para tal. Daí eu tive a ideia de fazer um blefe.

      Fiz um print dos foruns, abri um tópico e avisei que eu estava denunciando tudo a PF. Alita se deu conta e temeu verdadeiramente, ele excluiu a comunidade que visava debater exclusivamente com mulheres (que seria um tipo de pesquisa de campo para ele, mas lembrando que ele preferia debater com as mais imaturas mesmo, ou seja, não nem era uma fonte confiável. Seria +/- o mesmo que eu fazer um esteriótipo dos homens a partir dos adolescentes que mal conheciam mulheres). Minha de “debates” que estudava Direito na época riu muito do medo de Alita e colocou mais lenha na fogueira postando artigos do código penal e cybercrimes. Ele excluiu o perfil dele no orkut, mas antes tinha avisado aos outros sobre os cuidados que deveriam ter ao falar sobre as mulheres, pois elas se vitimizam e a sociedade as protegem (imagine como os louquinhos interpretaram, neh). Algum tempo depois ele até voltou apenas para tentar esclarecer alguns pontos e colocar-se explicitamente contra a misoginia e dizer que o objetivo dele era fazer com que o homem aprendesse a lidar com as próprias emoções para conseguir lidar com mulheres (o que era entendido pelos outros como: Não seja um bobão que corre atrás, que trata bem, que se apaixnada e se perde nisso, daí elas tiram proveito e blá blá blá). Ele ficou realmente preocupado em ter seu nome prejudicado e associado a misoginia.

      Eu saí de tais debates/jogos pq comecei a namorar. E meu namorado desaprova esse tipo de atividade por achar imbeciizador (e gerar sombrar multiplas), e com assuntos toscos. Então acabai saindo disso por encontrar rapidamente coisa bem melhor a fazer na vida real.

      O que sei de Alita? Primeiro, há dois anos eu soube que eu e ele temos um amigo em comum na vida real mesmo. Falei para nosso amigo em comum sobre o orkut, e Alita (Cleber) até ficou curioso. É provavel que qualquer dia eu bata um papinho com ele sobre essas aventuras ou desventuras virtuais (ou não).

      Pelo o que entendi, Alita escreve seu livro com base nas próprias experiências pessoais DELE, das observações que ele fez e das leituras dele (que até são boas, como Jung, mas daí tem tbm a INTERPRETAÇÃO dele, neh). Não consigo ler a obra toda dele pq acho muito tosca, já tentei, mas não consigo ler tudo (me dá sono). Acho que muito do que ele fala é vago, algumas coisas servem para ambos os sexos qdo imaturos. As obras dele são tão válidos para os meninos qdo o é o livro “Mulheres são de Marte, Homens são de Vênus” para as adolescentes ainda inexperientes (um tipo de revistinhas para adolescentes ou livretos de auto-ajuda). 

      O problema são quando os desequilibrados entendem que o mundo está em guerra (Homens x Mulheres) e que as mulheres os querem propositalmente destruir como na abertura da novela 4×4 (olha as bases dele, kkkk. E não querem que eu morrar de rir kkkkkkkkkkk). Daí se juntam para sentirem-se forte no mundo virtual (já que não são na vida real), formam grupelhos que escrevem sobre como melhoraram suas vidas após sair da “matrix” (mas olha, 24 horas na internet. Grande melhora!) e que precisam divulgar isso para salvar a raça masculina de um “perigo” que está apenas na insanidade compartilhada deles… e jogam isso para a vida real por meio de atos criminosos (Caso de Realengo).  Wellington escreve sobre como Silvio “salvou” a vida dele no blog central búfalo (rapaz desequilibrado mesmo): 

      http://central-bufalo.blogspot.com.br/2013/03/relato-pessoal-como-silvio-koerich.html

      Quanto ao Silvão original (se não me engano, o estudante Rafael)!!! kkkkkkk, como eu ria dele!!! kkkkkkkkkkkk!!!!  Era muito engraçado como ele se irritava fácil e caia fácil nas bricadeiras da net. Sempre o levei este cara de brincadeira rsrsrs. E agora eu fico sabendo que o codinome dele ficou tão famoso! rs. Lembro que ele, como Rafael (se não me engano) tinha um diário engraçado, mas ele tirou as fotos originais dele qdo o negócio foi ficando “perigoso” para ele. Lembro qdo ele iniciou um blog, foi moderaror de duas comunas, e sentia-se o máximo por ter seguidores e admiradores mais bocós que ele (necessidade de inflar o EGO, sindrome do pequeno poder). Agora, ao menos, ele deve saber o perigo de ser “Líder” para certas coisas, e foi por isso que Alita/Cleber se afastou (viu como Alita teve razão, Silvio?). 

      Bem, o negócio é ignorar estes caras (conselho, inclusive, que Alita dá a eles sobre as mulheres, nos ignorar, o que nunca conseguiram fazer nas redes, rs.. pelo contrário). Denunciar blogs que fazem apologia a crimes. Deixar que eles compartilhem suas frustrações, choraminguem virtualmente, desde que tais não interfiram na vida real das outras pessoas.

      Qto ao Emerson, não cheguei a conhecer, não é do meu  tempo. Mas pelo pouco que vi, é só um pobre desequilibrado inconformado por ter levado um fora de uma ex, depois casou-se com uma mulher razoável e fim. Deve ter aprendido algo com a experiência.

      O “masculinismo” se dá por conta de uma paranóia, um medo imaginário de alguns bobinhos por acharem que as mulheres dominarão o mundo rsrs. Daí eu rio muito com os grupos  de “guerrilheiros” que eles formam (desde que não traga graves consequências a real life,o que tava longe de ser imaginado em 2006), mas no âmbito virtual é fonte de muuuuuuita risada mesmo! kkkkkkkkk

      Velhos tempos no orkut, OLDM: 

      http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5288112160373102837&cmm=64582585

  2. Nessahan Alita e a origem distorcida dos Masculinóides Virtuais

    Alita não fala sobre as mulheres consideradas decentes, afinal não haveria necessidade de falar sobre tal mulher, pois essa jamais sacanearia um homem (e a que sacanea é chamada por ele de VADIA).

    Aparentemente, ele teve uma experiência amorosa que lhe gerou algumas turbulências emocionais (dúvidas, etc.). E para superar as feridas que a situação lhe deu, N.A. colocou-se a analisar a experiência que vivenciou, assim como as de outros homens que tenham passado por algo parecido, analisar o comportamento feminino, fez algumas leituras e partir disso fez apontamentos sobre o que ele chama de O Profano Feminino, cujo proposito seria contribuir com orientações ao homem considerado honrado e que estivesse apaixonado por uma mulher tida como vadia (a que brinca com os sentimentos puros de um homem honrado) para que este tivesse um pouco mais de preparo para lidar com certas situações amorosas (de modo a não enlouquecer).

    Porém, fica a pergunta; Por que os homens ditos de bem se apaixonam por vadias em vez das decentes? (Os apontamentos acabam deixando um pouco no ar que homens honrados se apaixonam por encantadoras vadias). 

    Se uma mulher de bem se apaixonado por uma canalha ou um homem de bem se apaixona por uma vadia, o resultado é obvio, neh.

    O curioso é o interesse de alguns jovens (descabeçados) que se julgam (ex) bonzinhos (e por isso foram mal sucedidos com as ditas vadias, segundo eles, claro) em tentar conquistar as vadias (Não foi em vão que uma mulher criou uma comunidade no antigo orkut chamada Eles Preferem as Vadias em resposta a comunidade Elas preferem os Canalhas). Daí algumas dicas de N.A. (conforme interpretação de alguns de seus seguidores) para um homem de bem lidar ou conquistar uma encantadora vadia:

    1- Não se apaixone;

    2-Trate-as mal (assim se apaixonam, pois gostam de maus tratos);

    3-Aprendam um pouco com os canalhas;

    Resultado: Os masculinóides achando-se donos da verdade ou iluminados por um novo saber (ao qual se referem como “a real”, sair da “matrix” e blá blá) resolveram formar grupelhos e sair internet a fora enchendo o saco das pessoas (homens e mulheres) divulgando suas insanidades e baboseiras das quais eles acreditam ser uma verdade incontestável. E atacam qualquer um que não concordar com eles. Acharam-se no direito e dever de atacar as mulheres por acreditarem que TODAS são, POR NATUREZA, VADIAS (e uma vez que eles acham que vadias gostam de sofrer [já que elas amam canalhas e desprezam “bonzinhos”], e eles as querem conquistar, acham-se mesmo no direito de agredi-las, pois tentam agira como “canalhas”, mas no fim agem como idiotas chatos mesmo).

    Pelo jeito, a vida sem bons sentimentos (em especial por uma parceira de bem) e a busca em “corrigir” vadias para conquistá-las ou se vingar delas apenas os deixaram mais infelizes e perdidos, gerando então a NECESSIDADE de serem os machos virtualmente viris, com AMIGOS VIRTUAIS, tendo uma VIDA VIRTUAL nada saudável. Aprimoraram o AUTO ENGANO.

  3. hoje em dia eu vejo os

    hoje em dia eu vejo os masculinistas da real como algo tao futil, que é a mesma coisa que os problemas de adolescente americano, relacionado a querer aprovação social e merdas do tipo. coisa de moleque mesmo, so que eles continuam com essa mentalidade mesmo depois dos 30.

  4. Distorção

    Cara vc distorceu tudo qeu nessahan prega.

    Vc misturou até politica na história… kkk

    Vc deveria ser preso isso sim, por espalhar este monte de mentiras… 

    Nessahan é exatamente o oposto do ódio, eles nos afasta da manipulação e nos mantêm longe da violência que poderíamos vir a praticar. 

    Cita a opinião da Lola.. cara lola sim é uma doente, pega as suas seguidoras, vc verá mulheres denegrindo homens e até ai tudo bem? kkk

  5. Distorção

    Cara vc distorceu tudo qeu nessahan prega.

    Vc misturou até politica na história… kkk

    Vc deveria ser preso isso sim, por espalhar este monte de mentiras… 

    Nessahan é exatamente o oposto do ódio, eles nos afasta da manipulação e nos mantêm longe da violência que poderíamos vir a praticar. 

    Cita a opinião da Lola.. cara lola sim é uma doente, pega as suas seguidoras, vc verá mulheres denegrindo homens e até ai tudo bem? kkk

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador