OAB/SP se omite em relação aos estudantes paulistas, por Breno Tardelli

Do Justificando

Enquanto Defensoria e MP fazem aliança histórica pela educação, onde está a OAB?

Breno Tardelli

É de se comemorar a aliança histórica entre duas entidades que costumam a se confrontar em fóruns espalhados por todo país. Defensoria Pública e Ministério Público, quase um Corinthians e Palmeiras na prática do Direito, se uniram para derrubar a odiosa medida de Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo, que, sob o cínico pretexto de reorganizar a educação, empurra goela abaixo o fechamento de escolas e a precarização do estudo.

Promotores, Defensores e Defensoras chamaram toda a mídia para anunciar uma ação civil pública em conjunto para suspender essa reorganização, manter os alunos onde estão matriculados e, de quebra, tornar público o debate sobre o ensino do estado. Pode ser que a liminar não seja concedida, que o juiz encontre alguma coisa qualquer para se livrar do peso de decidir algo desse tamanho. Pode ser que não. Seja qual for o resultado, a ação já é simbólica – grava na história a luta das instituições pela educação.

De outro lado, a ação revela um fato triste: a inexistência da OAB/SP no cenário político atual. Uma Ordem que vai com unhas e dentes para cima das velocidades nas marginais de São Paulo, mas que é omissa e conivente com o massacre a que estudantes estão sendo submetidos.

Pare e pense um pouco. Quando foi a última vez que a OAB/SP encabeçou alguma luta democrática? Seja na educação, na segurança pública, as masmorras em que seres humanos são depositados, descriminalização das drogas, do aborto… Qualquer luta. Repito, última vez que se mobilizou para algo foi na questão da velocidade das marginais. Ridículo. Tem também a famigerada pauta da corrupção, de cunho inquisitivo e que flerta perigosamente com a repressão estatal e perda de garantias individuais. 

A OAB/SP está tão perdida que a última vez que falou algo foi para “comemorar” a prisão de Delcídio do Amaral. Comemorar. O que se passa na cabeça de uma instituição que representa advogados e advogadas a comemorar uma prisão?  O que se passa na cabeça da instituição que, supostamente, conhece a tragédia pessoal, familiar e estatal que é o cerceamento da liberdade a celebrar o cárcere? De Delcídio, ou quer que seja, a prisão é sempre trágica. Alguém avise a OAB/SP disso.

O mais preocupante é o início do mandato. Marcos da Costa, presidente da seccional paulista acaba de ser reconduzido ao cargo, com mais três anos pela frente. Ao que tudo indica, a inexistência da entidade vai se postergar mais um pouco.

Brenno Tardelli é diretor de redação no Justificando.
Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem é esta tal de OAB?

    Além de arrecadar uma fortuna e fazer uma limitação violenta na possivel concorrencia com os testes dos já formados que querem ser advogados, que mais faz este tal de oab?

    E o medo do pig? E o medo do moro?

  2. Eles estão mais preocupado é

    Eles estão mais preocupado é com o quinto constitucional. Eles querem é ou ser nomeados desembargadores de tribunais ou influenciar na nomeação, é para isso que a oab serve de fato. O resto é balela para enganar desavisado.

  3. Eu tenho a impressão que

    Eu tenho a impressão que nossa sociedade acha que a OAB é um partido político.

    É? Porque eu nunca votei neles e SEI QUE não me representam.

     

    Dito isto, tanto faz o que pensam sobre qualquer assunto. Eu quero saber a opinião do partido QUE VOTEI mas infelizmente ele não tem opinião sobre quase nada.

    Teve tópico cobrando posicionamento do PT?

  4. A canalhice em São Paulo

    A canalhice no Estado de São Paulo permeia todas as esferas do poder tucano e os poderes obscuros, e na OAB Paulista ou paulistana, nunca entendi a diferença, não haveria de ser diferente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador