Os abusos de um procurador da República

Do Estadão

MP em Goiás move ação para suspender campanha publicitária da Copa
 
Órgão argumenta que a propaganda ‘Copa das Copas’ está ‘absurdamente divorciada da verdade’
 
Ricardo Brito – O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA – A 17 dias do início da Copa do Mundo, o Ministério Público Federal em Goiás entrou com uma ação civil pública na Justiça para suspender a divulgação da campanha publicitária do governo Dilma “Copa das Copas”. O MP argumenta que a propaganda está “absurdamente divorciada da verdade” ao anunciar que o torneio trará grandes benefícios aos brasileiros em função dos investimentos públicos que teriam sido realizados na infraestrutura e nos serviços públicos.

A ação foi protocolada no início da noite na 3ª Vara Federal de Goiás. O procurador da República Ailton Benedito de Souza, autor da ação, pede que a Justiça conceda liminar para suspender a divulgação da campanha em todos os meios de comunicação e, em caso de descumprimento de uma eventual decisão favorável, que a União pague multa diária de R$ 5 milhões.

Na ação, o Ministério Público lembrou o país foi escolhido sete anos atrás para sediar a Copa. Teve, segundo o órgão, “grande oportunidade e “tempo” para executar os planos de investimento para corrigir as mazelas da infraestrutura e dos serviços públicos, especialmente das cidades-sede.

“De fato, os brasileiros ficaram bastante esperançosos e que as obras da Copa, que consumiram bilhões de recursos públicos, proporcionassem um legado auspicioso, a ser usufruído nos anos vindouros pela sociedade, que, afinal paga a conta”, argumenta o procurador da República, nas 50 páginas da ação.

Entretanto, o procurador da República afirmou que, diante da iminência da realização do evento, “vários empreendimentos projetados para o transporte público e o trânsito foram cancelados ou substituídos por outros de menor impacto, que, primeiro, não serão concluídos a tempo; e, segundo, visam, exclusivamente, mitigar os efeitos da desorganização, da falta de planejamento, da incompetência em executar o que se planejou, relativamente à infraestrutura e aos serviços voltados à realização da Copa, a fim de evitar que o pior”.

O MPF em Goiás chama a campanha de ilícita por não ter nenhum “caráter educativo, informativo ou de orientação social”. As peças, uma de 34 segundos e outra de 63 segundos, são estreladas pela jogadora de futebol Marta, que diz que “Todos ganham” e “Somos um” no evento.

Para o procurador, ao citar uma série de reportagens e fatos relativos à Copa na ação, é público e notório que houve “desperdício” de recursos públicos em obras que não ficarão prontas a tempo do Mundial. Ele diz ainda que a conclusão após a Copa também é bastante duvidosa, diante do término das “pressões” da Fifa, responsável pelo evento, da ineficiência dos investimentos públicos no Brasil e da tendência natural dos brasileiros ao esquecimento das promessas dos que lhes governam.

“Tudo a evidenciar a desorganização, a falta de planejamento e a ineficiência na execução, malgrado parcial, das obras que constituiriam, segundo se propalava nos idos de 2007, não somente a Matriz de Responsabilidades, como também o propalado “legado” da Copa para o Brasil e os brasileiros”, afirma o integrante do MPF ao argumentar que, a despeito disso, o governo promove intensa campanha de marketing em torno do que “seriam suas maravilhosas realizações em prol da Copa e dos seus pretensos benefícios no Brasil”.

Ailton Benedito de Souza lembra na ação que historicamente a Copa tem sido um “poderoso” instrumento de manipulação social, econômica e política, principalmente no Brasil, “o País do Futebol” e a “Pátria de Chuteiras”. 

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Demóstenes Torres fazendo

    Demóstenes Torres fazendo escola, este é outro que deve ter sido banhado nas cachoeiras  de Goiás. Onde se esconde o perigo.

  2. Vai ser babaca assim no

    Vai ser babaca assim no inferno.

    Alguém presisa tomar alguma providência contra este tal de MPF.

    Se metem onde não devem e não se metem onde devem.

  3. O Ministério público é um

    O Ministério público é um antro tradicional de tucanos. Aliás, muitos dos mais ferozes ativistas tucanos são procuradores.

    Sem novidades. Faz parte da campanha.

  4. Mais um militonto.
    Incrível
    Mais um militonto.

    Incrível como o MP, TCs da vida, e PF estão aparelhados por tucanos.

    Ou seria apenas uma ilustração do quão conservadoras são nossas instituições?

  5. Pra mim, só fechando esse MP.

    Pra mim, só fechando esse MP. Procurar o que precisa, eles não procuram. Mas acham chifre em cabeça de cavalo de 5 em 5 minutos. Vão tomar banho de cachoeira, que é o que sabem fazer melhor!

  6. Firme-se jurisprudência

    Pela teoria do promotor A. B. S. (que, apesar das iniciais do noem, derrapa feio), também chamada “teoria do divórcio do fato”, deve ser proibida a veiculação de qualquer campanha “absurdamente divorciada da verdade”.

    Firme-se juridprudência nesse sentido e:

    – casse-se a concessão da Globo;

    – processem-se criminalmente a Folha, o Estado, O Globo et caterva;

    – recolham-se ao xilindró os Srs. A.N., E.C.;

     

    Por último, e não menos importante: transforme-se a sede do Ministério Público de Goiás e seus doutos ocupantes respectivamente em presídio e presidiários.

  7. O cara é LOUCO!
    A justiça

    O cara é LOUCO!

    A justiça brasileira está doente…

    Se ele é incapaz de ver como as cidades receberam investimentos para a copa, NÃO TEM CAPACIDADE DE EXERCER suas atividades dentro da justiça…

    Que procure um partido politico e TENTE SE CANDIDATAR…

    Usar a justiça para isso?

    Chega, né?

  8. Só prá atiçar ainda mais o ódio…rsss

    Lula, o cara, é homenageado com estátua nos EUA. Falta uma no Brasil?

    Do MudaMais, via Brasil 247

    Estátua de bronze do ex-presidente do Brasil faz parte da exposição “A América nos olhos de Yuan Xikun”, no National Mall, em Washington, nos EUA; entre outras pessoas retratadas pelo artista chinês estão Abraham Lincoln (Estados Unidos) e Gabriel García Márquez (Colômbia); presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em outra oportunidade já dissera: “Lula é o cara”; em tempo: quando o petista ganhará homenagem idêntica no Brasil?

    Estátua de bronze do ex-presidente do Brasil faz parte da exposição “A América nos olhos de Yuan Xikun”, no National Mall, em Washington, nos EUA; entre outras pessoas retratadas pelo artista chinês estão Abraham Lincoln (Estados Unidos) e Gabriel García Márquez (Colômbia); presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em outra oportunidade já dissera: “Lula é o cara”; em tempo: quando o petista ganhará homenagem idêntica no Brasil?

    Passando ao largo do mar de complexo de vira-lata em que a oposição quer mergulhar o Brasil (mas não consegue), exposição no National Mall apresenta estátua de bronze do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A escultura faz parte da exposição “A América nos olhos de Yuan Xikun”.

     

    O artista chinês celebra diversas culturas através da história, destacando figuras das Américas. Yuan Xikun é reconhecido internacionalmente por sua habilidade em retratar figuras políticas de destaque.

    De acordo com a divulgação da exposição, as pessoas retratadas foram escolhidas entre aqueles que deram contribuições extraordinárias para a sociedade. São elas: Abraham Lincoln (Estados Unidos), Simón Bolívar (Venezuela), Eloy Alfaro (Equador), Tupac Amarú (Peru), Lula da Silva (Brasil), Juan Pablo Duarte (República Dominicana), Tupac Katari (Bolívia), Juana Azurduy (Bolívia), Andreo De Santa Cruz (Bolívia), Gabriel García Márquez (Colombia), Jose Martí (Cuba) e ‪José de San Martín‬ (Argentina).

    O National Mall fica ao lado da Casa Branca, em Washington, DC, capital dos Estados Unidos, e é um jardim onde são homenageados os ex-presidentes do país. Em torno do National Mall estão diversos museus, como o Art Museum of the Americas (link is external) e é no jardim deste museu que se encontra a exposição de Yuan Xikun.

    Como já disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: Lula é o cara.

      

     

  9. Contra a PEC Barbosa

    Precisamos fazer uma campanha em defesa do teto constitucional, imagina só esses senhores ganhando o dobro d oque ganha a presidente da Republica,

  10. MP de GOIÁS! DEMOSTENES MP de

    MP de GOIÁS! DEMOSTENES MP de Goiás, irmão de Demostenes também. Cachoeira Goiás, Veja e seu “editor chefe” de Goiás. Goiás, terra de DONZELAS PÚDICAS…E POLITIQUEIROS PÚTRIDOS.

    Porque será que NÃO me surpreendo com esta “ação” do MP de Goiás?!

  11. O judiciário será o grande

    O judiciário será o grande protagonista este ano até as eleições. A interferência sistemática em todos os setores, sempre contra os governos eleitos, continua e continuará provocando dores de cabeças, principalmente no governos petistas. 

    Há uma sincronia com a oposição que salta os olhos. A oposição vai a justiça por bobagens e encontrou um local ideal para incomodar o governo. E após o episódio da propaganda do PT na tv, eu me pergunto se a justiça sabe o que é e como funciona a Democracia. Pois há um claro partidarismo nas descisões, embora esse ativismo já tenha sido preconizado por muitos.

    Vejo as atitudes do Joaquim Barbosa sendo usado com referência, e fica claro que ele está usando os petistas presos com fator de peso para as eleições.

    Provavelmente será ministro do Aécio Neves fora nada.

  12. igrejinha

    além do “milenio” qual outra igrejinha esse cidadão frequenta?

    qual é a turma dele?

    se alguém sabe, diga.

    não deixe barato! 

  13. O Ministério Público

    O Ministério Público brasileiro perde, e muito, quando permite que em seus quadros prospere ânimos políticos como é o caso dessa RÍDICULA, PATÉTICA, ABSURDA e CLARAMENTE   P A R T I Z A R I Z A D A  Ação, que de pública só tem o nome. 

    O governo, aliás, qualquer governo tem não só o direito, mas o DEVER de informar a população sobre o que faz ou deixa de fazer. Queria ver se esse “doutorzinho” entraria com uma Ação dessa se o governo publicasse uma matéria informando sobre o que não fez, seja por falta de tempo ou o que for, e não o contrário. 

    O que esse procurador quer mesmo é aparecer. Surfar na onda. Ele não tem nenhuma competência para ficar fazendo avaliações de cunho políticos e juízos de valores com base em subjetividades. 

    Dará,  com certeza,  com os burros n’água

  14. O procurador está

    O procurador está corretíssimo. A búlgara escarlate devia dizer ao povo: não vai ter copa, pois os estádios são inseguros, o sistema de transporte não atende as demandas, a segurança pública é falha, não vá aos jogos pois você corre risco de vida …

  15. Esses ignorantes! Depois

    Esses ignorantes! Depois dizem que é o governo do pt, pt, pt que quer calara a oposição.

    Como operador do direito não passa de um militante político adolescente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador